Entre para seguir isso  
NEGO DÁGUA

Pedro Valente cita que Hélio foi o primeiro preta de Judô da história do Brasil e seu total rompimento com o Japão!!

Recommended Posts

8 horas atrás, Timbó disse:

Sakuraba espancou o Royce de todo jeito, deu tanto chute que chegou a quebrar a perna dele. Não sei onde vc viu que ele possa ter tido alguma vantagem ali

15min iniciais foi do Royce. Um round normal.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 10/17/2023 at 11:04 PM, NOCAUTE! disse:

Eu acho que já falei isso; já li que o nome do jiu jitsu, era ju jitsu do. Inclusive na Europa tinha praticando desta arte, por exemplo o remco pardoal que lutou contra o Royce no ufc 2 (salvo engano) ele entrou defendendo de kimono o Ju Jitsu.

acho que foi dos Gracie’s a iniciativa de mudar de ju para jiu e talvez tirar o Do no final

Os europeus colocaram em alguns jornais jiu, o brasileiro copiou, o Pedro fala da pronúncia tbm o japa escreve Ju mas fala jiuu jitsu. 

O do vem da ideia de algo mais educacional que o jitsu que é voltado para o marcial. Com a proibição dos samurais varias artes mudaram o nome de jutsu para do. O Ken jutsu ou arte da espada virou Kendo ou caminho da espada. O Ju jitsu ou arte suave ( fluida, sem tradução literal) era tudo q não tinha arma, virou Judo ou caminho suave...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
21 minutos atrás, PHDookie disse:

Os europeus colocaram em alguns jornais jiu, o brasileiro copiou, o Pedro fala da pronúncia tbm o japa escreve Ju mas fala jiuu jitsu. 

O do vem da ideia de algo mais educacional que o jitsu que é voltado para o marcial. Com a proibição dos samurais varias artes mudaram o nome de jutsu para do. O Ken jutsu ou arte da espada virou Kendo ou caminho da espada. O Ju jitsu ou arte suave ( fluida, sem tradução literal) era tudo q não tinha arma, virou Judo ou caminho suave...

Parece que os irmãos Gracie  tiveram o mérito  de fazer uma loucura,  acreditaram em um estilo de luta que ninguém  mais fazia no mundo virou tudo judô  .

E na minha opinião  a prática para o Vale Tudo  foi infinitamente  superior , o Gracies  fizeram boxe e capoeira  .

Tanto que o próprio Kimura apanhou feio do Waldemar  Santana em um vale tudo o mesmo retratou no seu livro

 

Engraçado  que o Brasil  e Japão  tiveram  uma aproximação  e o Brasil  superou e muito os produtos japoneses  de luta

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
10 minutos atrás, NEGO DÁGUA disse:

Parece que os irmãos Gracie  tiveram o mérito  de fazer uma loucura,  acreditaram em um estilo de luta que ninguém  mais fazia no mundo virou tudo judô  .

E na minha opinião  a prática para o Vale Tudo  foi infinitamente  superior , o Gracies  fizeram boxe e capoeira  .

Tanto que o próprio Kimura apanhou feio do Waldemar  Santana em um vale tudo o mesmo retratou no seu livro

 

Engraçado  que o Brasil  e Japão  tiveram  uma aproximação  e o Brasil  superou e muito os produtos japoneses  de luta

Nesse ponto Brasil e fora da curva. Não tem muita explicação.

não éramos beligerantes. Não tínhamos artes marciais, ou fomos colonizados por povos que aplicavam arte marcial.

pode ver, que pais de terceiro mundo tem tantos lutadores que ganharam judô, k1, boxe, mma e grappling.

eu acredito que o fator do Brasil ter se destacado é o fator genético. Essa mistureba de raças deu uma heterose. Povo saiu casca grossa, forte.

e no mma é 99% culpa dos Gracie’s. Que nos desafios criou a modalidade. E talvez até tenha indiretamente criado a luta livre!

outra coisa, eu comecei a gostar de arte marcial pq queria ser como  Bruce Lee, jiraya, changeman e etc… e não foi só eu não. Todo mundo ia pro Karatê qdo criança com essa intenção.

hoje as crianças querem ser YouTubers….

 

Editado por NOCAUTE!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 minuto atrás, NOCAUTE! disse:

Nesse ponto Brasil e fora da curva. Não tem muita explicação.

não éramos beligerantes. Não tínhamos artes marciais, ou fomos colonizados por povos que aplicavam arte marcial.

pode ver, que pais de terceiro mundo tem tantos lutadores que ganharam judô, k1, boxe, mma e grappling.

eu acredito que o fator do Brasil ter se destacado é o fator genético. Essa mistureba de raças deu uma heterose. Povo saiu casca grossa, forte.

e no mma é 99% culpa dos Gracie’s. Que nos desafios criou a modalidade. E talvez até tenha indiretamente criado a luta livre

Vc citou um fato .

Somos amplamente  superiores em luta  ao Japão menos no judô..

Jiu jitsu  ele fazem o Brasileiro,  o Rickson  foi lá e os surrou e depois  os alunos do Carlson  como o Paulão  .

Kickboxing  ele são melhores  em produzir eventos mas lutador  que é  o que importa hj o Brasil  engole, fora no MMA  que os japas eram surrados.

No boxe sem estrutura  saiu um fenômeno  o Eder Jofre. 

Kyokushin  e shotokan  o Brasil  passou o Japão. 

Sei lá Brasileiro  é embasado .

E fora a velocidade  absurda que o brasileiro  aprende  

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
14 horas atrás, NOCAUTE! disse:

Não tem muita explicação.

Esporte é uma forma boa e rápida de ascensão social em uma sociedade pouco capitalista e com pouca mobilidade social como a brasileira. O judô foi criado justamente porque estava se perdendo a cultura marcial para a cultura mercantil no Japão pela introdução do capitalismo no Japão no século XIX, que só aumentou no século XX (Japão, é bom lembrar, quase supera os Estados Unidos como a maior economia mundial ali nos anos 70 e 80).

Se você pegar os lutadores brasileiros e fizer um questionário sócio-econômico, eu acredito que a maioria veio de faixas econômicas mais baixas, incluindo aí os Gracie.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
16 minutos atrás, Lonely disse:

Esporte é uma forma boa e rápida de ascensão social em uma sociedade pouco capitalista e com pouca mobilidade social como a brasileira. O judô foi criado justamente porque estava se perdendo a cultura marcial para a cultura mercantil no Japão pela introdução do capitalismo no Japão no século XIX, que só aumentou no século XX (Japão, é bom lembrar, quase supera os Estados Unidos como a maior economia mundial ali nos anos 70 e 80).

Se você pegar os lutadores brasileiros e fizer um questionário sócio-econômico, eu acredito que a maioria veio de faixas econômicas mais baixas, incluindo aí os Gracie.

Olá meu amigo, sobre os lutadores Brasileiros  principalmente da era inicial do jiu jitsu e ate do vale tudo anos 90  boa parte era na classe méida alta ou ate ricos assim possamos dizer!!

Brasileiro erroneamente  tem ódio quem se dar bem , como jargão " "' rico não tem raça ou sangue, favela é coragem" sabemos que a realidade social realmente interfere em algumas situações mas na boa, existe playboy corajoso e frouxo e pobre corajoso e frouxo também, então o maior ódio que muitos se tinha de dos lutadores de jiu jitsu que era um arte elitista tanto o Carlson que popularizou.

Hélio só dava aula para a elite carioca, os próprios Gracies  mesmo são de uma família bem abastada na época , o pai do Hélio era um rico comerciante que faliu , mas a origem é elite.

Veja todos os caras da Carlson mesmo ele popularizando, Murilo Bustamente, Ze Mario, Amaury Bitetti, os cara passavam o dia na academia, largaram a faculdade ou profissões( veja todos os grande lutadores de jiu jitsu, era médicos, advogados e etc)

O própio Ruas o pai era policia federal, o Pedro Rizzo o pai engenheiro  na época e ele fazia faculdade de medicina e largou tudo.

O pessoal da LUTA LIVRE, poucos eram pobres de verdade, o Johil o pai era advogado, ele é advogado

 

Editado por NEGO DÁGUA

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
3 minutos atrás, NEGO DÁGUA disse:

Olá meu amigo, sobre os lutadores Brasileiros  principalmente da era inicial do jiu jitsu e ate do vale tudo anos 90  boa parte era na classe méida alta ou ate ricos assim possamos dizer!!

Brasileiro erroneamente  tem ódio quem se dar bem , como jargão " "' rico não tem raça ou sangue, favela é coragem" sabemos que a realidade social realmente interfere em algumas situações mas na boa, existe playboy corajoso e frouxo e pobre corajoso e frouxo também, então o maior ódio que muitos se tinha de dos lutadores de jiu jitsu que era um arte elitista tanto 

 

Olá, amigo, não sabia! Eu tinha a impressão que a maioria vinham de origens humildes. Eu sei que os Gracies educaram a elite carioca, mas não sabia que os lutadores mesmo tinham essa origem. Obrigado por me corrigir.

Editado por Lonely

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 minuto atrás, Lonely disse:

Olá, amigo, não sabia! Eu tinha a impressão que a maioria vinham de origens humildes. Eu sei que os Gracies educaram a elite carioca, mas não sabia que os lutadores mesmo tinham essa origem. Obrigado por me corrigir.

Veja o restante da resposta , na verdade o pessoal da luta livre e boxe tailândes era mais povão

Mesmo assim alguns era os playboys de bairro pobre

Mas o jiu jitsu mesmo pobre era o Waldemar, com todo respeito ao Carlson nem na academia dele ele gostava de trabalhar, era um boa vida literalmente

João Alberto, Pedro Valente , todos eram da elite carioca, na verdade onde vc via pobre era e ate hj no velho boxe, na capoeira artes suburbanas que vc ver o bicho pegar de verdade ate hj 

Arte oriental sempre privilegiaram a elite nas primeiras gerações!!

E outra brasileiro é bom demais na porrada mesmo, vc ver que em poucos anos desde lá de trás se batiam em japoneses que inventaram o esporte, vc ver o Cosmo espancou a Tailândia toda  e hj vários são tops lá o kickboxing mesmo o Brasil virou potência após a abertura do Glory ,deu uma queda pq todos os tops foram ao MMA, simplesmente por grana e reconhecimento, MMA da muito mais dinheiro que kickboxing se vc alcançar o topo do esporte.

Uma bolsa top no kickboixng é 150 a 200 mil dólares , isso o cara que entra top 15 ou 10 do UFC pode ganhar com o bônus.

O top 5 já ganha muito mais.

Ou seja um campeão de MMA ganha bem mais que um campeão de kickboxing

Insuperável é o boxe, Canelo sua última luta ganhou 50 milhões kkk absurdo né

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rickson chegou no esporte com certa idade e lesões já, seu prime foi beeeem antes.... esse cara foi um nome assustador... a galera sai do contexto, como se fosse hj em dia.. eu não entendo essa vira latice, todos caras que treinaram com o Rickson diz que era sem condições, a não ser um mané do Carlson que pegou o cara qse morto e não foi finalizado e diz que levou vantagem.... é foda...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 10/18/2023 at 7:21 AM, NEGO DÁGUA disse:

@masterblaster @Timbó @rivvithead @Axiotis @junior-sjc @JOAO MIR JJ @NOCAUTE! @João P @afterforever @oxeboxing @Garfield @LAWYER @pipo

Interessante  como o jiu jitsu  e judô eram a mesma coisa, e a evolução  da arte através dos mestres Hélio e Carlos,  passando  pelo Carlson,  Osvaldo  entre tantos ate o Rolls  e finalmente  acaba com o Rickson  fazendo o jiu jitsu  Brasileiro infinitamente  superior  ao japonês!!

Rickson  filho do mestre Hélio venceu o sobrinho  do Kimura  facilmente  usando o jiu jitsu  feito aqui e aprimorado e melhoraso aqui.

 

Me lembro que alguem comentou aqui que o Mestre Helio nao gostava de tudo o que era japones no JJ.

Talvez nem tanto, mas ele com certeza percebeu a inutilidade de certas coisas para as brigas/desafios que ele tinha em mente sob a tutela do seu falecido irmao.

NIsso se perdeu um elemento educativo importante que ainda se ve no Judo, apesar das politicas aqui no Brasil (Mamede & Cia).

Por isso que JJ nao e' para certos tipos de carater. Treinar esta gente so vai trazer mais problemas.

Mas os lucros falam mais alto, as confederacoes deste tipo de luta ate hoje nao se entendem e as lutas intestinas ainda rendem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
13 minutos atrás, Gurkha disse:

Me lembro que alguem comentou aqui que o Mestre Helio nao gostava de tudo o que era japones no JJ.

Talvez nem tanto, mas ele com certeza percebeu a inutilidade de certas coisas para as brigas/desafios que ele tinha em mente sob a tutela do seu falecido irmao.

NIsso se perdeu um elemento educativo importante que ainda se ve no Judo, apesar das politicas aqui no Brasil (Mamede & Cia).

Por isso que JJ nao e' para certos tipos de carater. Treinar esta gente so vai trazer mais problemas.

Mas os lucros falam mais alto, as confederacoes deste tipo de luta ate hoje nao se entendem e as lutas intestinas ainda rendem.

Oi mestre, fui eu quem disse , na verdade  quem disse isso goi no portas fechadas  o mestre @Alm dizia que se alguém chega-se  no tatame di Hélio  e falasse,  Oss , ele repreendida  fortemente  com esporro  dizendo que não  gostava disso  que ele era um anti Japão,  hoje temos a explicação,  ele até disse a grosso modo, que não  falava oss, pq o Helio no  dizia .

Sinceramente  acho um certo exagero  acho que é sinal de educação,  respeito  , treino em locais que  vc fal mas é  de boa sem exagero  que já vi na kyokushin,  um oss, gritando  , mas cada um na sua .

Já vi o Murilo falando que no tatame  dele vc cumprimenta as fotos dos mestres  na parede   o professor  r próprio tatame,  que no Carlson  não  tinha isso, era uma bagunça  que ele hj ele ver  como erro grave .

Pelo que o Pedo valente  fala o Hélio deixou forte foi a luta de chão  ele sabia que existia que Judo e jiu jitsu  era mesma coisa   e ele disse  que a grande diferença  foo quando o Judo se dava as costas e jiu jitsu  nunca isso no início  das competições  de judô e jiu jitsu. 

Eu tenho uma opinião  Helio foi excelente  lutador de judo/jiu jitsu  porém sempre deu ênfase  ao chão  talvez pelo eficiência  Sinceramente  não  sei , mas sempre visou a parte de vale tudo , isso para mim ele superou o Japão com quilômetros  de distância,  me parece que o Rolls que  colocou o jiu jitsu  em outro nível em relação  o que existia .

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
4 horas atrás, NEGO DÁGUA disse:

Eu tenho uma opinião  Helio foi excelente  lutador de judo/jiu jitsu  porém sempre deu ênfase  ao chão  talvez pelo eficiência  Sinceramente  não  sei , mas sempre visou a parte de vale tudo , isso para mim ele superou o Japão com quilômetros  de distância,  me parece que o Rolls que  colocou o jiu jitsu  em outro nível em relação  o que existia .

100% correto, cada um faz a sua versao de uma arte. O Helio foi quem tornou o JJ mais eficiente e seguro para autodefesa. Como disse antes, acrescentou algo mais de outras artes como elemento surpresa tambem.

Tambem notei como no falecido Carlson a coisa era um pouco mais a vontade. Nisso se perde algum detalhe importante. Acho que o Carlson pela propria historia de vida estava pouco interessado na parte formativa dos jovens, SE comparado com o Mestre Kano.

Editado por Gurkha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
3 minutos atrás, Gurkha disse:

100% correto, cada um faz a sua versao de uma arte. O Helio foi quem tornou o JJ mais eficiente e seguro. Como disse antes, acrescentou algo mais como elemento surpresa tambem.

Tambem notei como no falecido Carlson a coisa era um pouco mais a vontade. Nisso se perder algum detalhe importante. Acho que o Carlson pela propria historia de vide estava pouco interessado na parte formativa dos jovens, SE comparado com o Mestre Kano.

Assim, quem sou eu para falar algo, mas o Carlson  era uma pessoa  bem distante  de qualquer  filosofia  ou formação  rígida de luta ate mesmo era bem estranha  sua forma de ensino , muitos não  o viam de quimono , veja depoimentos  de Bustamante,  Eallid, Paulão, Amaury  dizem que  não  tomavam aula propriamente  com o Carlson  , foram aprendendo muito com um mestre chamado  Clóvis  pouco conhecido  e o Carlson  ia da toques , chegava no vale tudo mesma coisa difícil  vc até saber qual era rsss diferencial  do Carlson. 

Amaury  mesmo disse que vivia muito no Osvaldo  oq tinha mais atenção  no Carlson  era mais o sparring. 

Mas o Pedro Valente disse  que o melhor discípulo  do Hélio foi o Carlson  pelos desafios de vale tudo que enfrentou 

Hélio fez um estilo de JJ para realidade , ele chutava bem, derrubava , boxeava  com o forte na luta de chão,  eu bato sempre nessa tecla , será  que ele via o Ruas como um lutador de jiu jitsu  pq ele viu no Marco um estilo de luta que ele fazia?

Eu falo umas besteiras em relação  ao Japão   mas é  algo sublime vc ver um brasileiro  como o.Helio  pega um.tesouro japonês  e modificar  e fazer ele uma luta totalmente  brasileira,  primeiro  de realidade  com.soco  chute , queda,  depois seus descendentes  fizeram ela ficar tão diferentes que o.judo kosen  , discípulo  do limura sucumbiram facilmente  ao jii jitsu  praticado  por sua família 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, NEGO DÁGUA disse:

Eu falo umas besteiras em relação  ao Japão   mas é  algo sublime vc ver um brasileiro  como o.Helio  pega um.tesouro japonês  e modificar  e fazer ele uma luta totalmente  brasileira,  primeiro  de realidade  com.soco  chute , queda,  depois seus descendentes  fizeram ela ficar tão diferentes que o.judo kosen  , discípulo  do limura sucumbiram facilmente  ao jii jitsu  praticado  por sua família

Sim meu amigo, nada mais verdadeiro.

Por favor nao me tome por mal no que vou dizer agora.

Mas somente nossa sociedade instavel e violenta poderia mudar ou enfatizar (dependendo da otica), um estilo de luta como o Jiu Jitsu.

Dependendo do lugar do Brasil, em particular o Rio  ,nao da para se focar somente em "arte  marcial" para fins de filosofia, meditacao ou estetico como no Japao.

No geral, aqui no Brasil tem de se lutar contra tudo e todos mesmo.

A Russia e Asia Central tem uma situacao parecida tambem.

Editado por Gurkha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso