masterblaster

Bartitsu - provavelmente a primeira forma de artes marciais mistas na Europa

Recommended Posts

18 minutos atrás, masterblaster disse:

@Gurkha, @NEGO DÁGUA, @João P, @rivvithead, @André Filho, @oxeboxing, @Timbó, @pipo, @Daniel Mendoza
 

Materia bem interessante. Talvez a primeira forma de artes marciais mistas na Europa, inclusive com jiu-jitsu.

Então mestre porque houve tanto impacto com UFC 93 no mundo das lutas?

Vc que era adulto na época foi essa revolucão mesmo? 

Pq os EUA parou para treinar jiu jitsu, ou foi exagero?

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
4 horas atrás, NEGO DÁGUA disse:

Então mestre porque houve tanto impacto com UFC 93 no mundo das lutas?

Vc que era adulto na época foi essa revolucão mesmo? 

Pq os EUA parou para treinar jiu jitsu, ou foi exagero?

 

Nego, isso foi criado como uma defesa pessoal muito completa, abrangendo boxe, savate, jiu-jítsu, judô e esgrima, essa adaptada para as bengalas, que eram muito usadas na Inglaterra vitoriana.

O UFC como evento foi uma revolução sim e uma jogada de marketing fantástica. Todo mundo parava para ver o Royce vencendo os brutamontes. 
@oxeboxing, eu agradeço a atenção, seus comentários enriquecem qualquer tópico.

@pipo, nem eu conhecia. Quando li baritsu no livro do Sherlock Holmes pensei que tivessem usado o termo jiu-Jitsu erroneamente, daí fui pesquisar e encontrei isso. Que ressalta a importância do jiu-jítsu japonês, que foi treinado na Inglaterra em 1880! Você vê que quando a arte suave entrou aqui já tinha precursores na Europa. Impressionante. Tanto que o criador usou seu nome é o da arte que aprendeu quando foi ao Japão, daí o Bartitsu que depois virou baritsu.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Wikipédia

Bartitsu é uma arte marcial mista, híbrida e ecléctica e método de defesa pessoaloriginalmente desenvolvido na Inglaterradurante os anos de 1898 a 1902. Desenvolvida pelo inglês Edward William Barton-Wright no fim do século XIX. Em 1898, depois de viver 3 anos no Japão, criou uma nova arte de defesa pessoal: o Bartitsu, que combinava elementos de diferentes estilos de luta como jiu-jitsu, judô e boxe. Em 1901 ele foi imortalizado (como "Baritsu") por Sir Arthur Conan Doyle, autor das histórias de mistério de Sherlock Holmes.[1] Embora dormente durante a maior parte do século XX, Bartitsu vem experimentando um renascimento desde 2002.[2]

Bartitsu
200px-Bartitsu_montage.jpgTécnicas de defesa pessoal do bartitsu
Informação geral
Prática Arte marcial
Foco Híbrido
Dureza Contato pleno
Outras informações
Esporte olímpico Não
Sítio oficial http://www.bartitsu.org
Cronologia das artes marciais  ·  Lista de artes marciais  ·  Projeto Artes Marciais

Cultura PopularEditar

O personagem Mokichi Robinson, da série de Mangá Kengan Ashura é, na obra, o último praticante da Arte do Baritsu(Versão fictícia do Bartitsu).

Referências

  1.  «SHERLOCK Ho-Ho-HOLMES: A Great Christmas Gift?». Kung Fu Magazine. Consultado em 27 de dezembro de 2009
  2.  Godfrey, Emelyne (2009). «Sherlock Holmes and the Mystery of Baritsu». History Today. 59 (5): 4–5

Ligações externasEditar

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim @masterblaster , tive contacto com praticantes desta arte no passado. Bem direta ao ponto. Sem floreios e cheia de "manhas e artimanhas". 

Editado por Gurkha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
18 horas atrás, Gurkha disse:

Sim @masterblaster , tive contacto com praticantes desta arte no passado. Bem direta ao ponto. Sem floreios e cheia de "manhas e artimanhas". 

Vc é  um cara com uma vivência extraordinária 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
21 horas atrás, masterblaster disse:

Nego, isso foi criado como uma defesa pessoal muito completa, abrangendo boxe, savate, jiu-jítsu, judô e esgrima, essa adaptada para as bengalas, que eram muito usadas na Inglaterra vitoriana.

O UFC como evento foi uma revolução sim e uma jogada de marketing fantástica. Todo mundo parava para ver o Royce vencendo os brutamontes. 
@oxeboxing, eu agradeço a atenção, seus comentários enriquecem qualquer tópico.

@pipo, nem eu conhecia. Quando li baritsu no livro do Sherlock Holmes pensei que tivessem usado o termo jiu-Jitsu erroneamente, daí fui pesquisar e encontrei isso. Que ressalta a importância do jiu-jítsu japonês, que foi treinado na Inglaterra em 1880! Você vê que quando a arte suave entrou aqui já tinha precursores na Europa. Impressionante. Tanto que o criador usou seu nome é o da arte que aprendeu quando foi ao Japão, daí o Bartitsu que depois virou baritsu.

Dizem que um dos motivos de Conde Koma ter se fixado no Brasil  início do século XX foi que existiam japoneses aos montes na Europa ensinando  jiu jitsu,  mas por incrível  que pareça só o Brasil  se conservou o ne-waza  , por insistência  do Hélio

 

Osvaldo , Rolls e Rickson  acho que mudaram o patamar do chão  brasileiro. 

Osvaldo passou 5 anos no Japão  e trouxe tudo de lá que faltava,  aqui se completou tudo  com catch wrestling  .

Engraçado  como a humanidade  esquece de tudo tao rápido. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
4 minutos atrás, NEGO DÁGUA disse:

Dizem que um dos motivos de Conde Koma ter se fixado no Brasil  início do século XX foi que existiam japoneses aos montes na Europa ensinando  jiu jitsu,  mas por incrível  que pareça só o Brasil  se conservou o ne-waza  , por insistência  do Hélio

 

Osvaldo , Rolls e Rickson  acho que mudaram o patamar do chão  brasileiro. 

Osvaldo passou 5 anos no Japão  e trouxe tudo de lá que faltava,  aqui se completou tudo  com catch wrestling  .

Engraçado  como a humanidade  esquece de tudo tao rápido. 

Verdade. Aqui houve essa insistência mesmo. Na Inglaterra o boom do bartitsu durou cerca de 4 anos, de 1898 a 1902 aproximadamente. O criador Barton viveu no Japão por 3 anos. Acho pouco tempo para assimilar tudo, a menos que estivesse totalmente imerso nisso. E pode até ser, porque era um estudioso e adaptou a ponto de se tornar um sistema de defesa pessoal excelente.

Mas começou a retornar em 2002, talvez até por influência indireta do MMA. O @Gurkha postou que teve contato com praticantes da modalidade.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
16 minutos atrás, NEGO DÁGUA disse:

Vc é  um cara com uma vivência extraordinária 

Fala amigao, Este cara que conheci foi leao de chacara ( bouncer) na Australia e talvez Irlanda ( era irlandes).

No mais, apenas uso meu tempo com pessoas e coisas interessantes e sempre quero aprender de quem sabe mais. 

Ja percebeu que tem gente que te "rouba" o tempo? 

O fato de ter viajado muito  ajuda nisso tambem, mas ha de se ter a vontade e interesse.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
17 minutos atrás, masterblaster disse:

Verdade. Aqui houve essa insistência mesmo. Na Inglaterra o boom do bartitsu durou cerca de 4 anos, de 1898 a 1902 aproximadamente. O criador Barton viveu no Japão por 3 anos. Acho pouco tempo para assimilar tudo, a menos que estivesse totalmente imerso nisso. E pode até ser, porque era um estudioso e adaptou a ponto de se tornar um sistema de defesa pessoal excelente.

Mas começou a retornar em 2002, talvez até por influência indireta do MMA. O @Gurkha postou que teve contato com praticantes da modalidade.

Na vdd a mistura  de lutas é  inerente  ao homem desde de sempre. 

Porém do nada isso se perdeu  e o Ruas retornou. 

Assim como o Royce.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado por me marcar, @masterblaster. Demorei para responder pq queria ver o vídeo antes, mas vou responder de uma vez hehe Esse é um estilo muito interesssante, já tinha lido sobre ele, mas achei poucas coisas 'reais' e confiáveis sobre o estilo na atualidade, sua manutenção e evolução, etc. Parece ser muito interessante, parece que mistura muito do boxe pré luvas, antigos estilos de jujutsu adaptado a ternos e técnicas de auto defesa da época. Sempre quis conhecer mais sobre esta arte. Pessoalmente, em uma luta entre duas pessoas com ternos, como era na época vitoriana, a mistura de boxe sem luva para encurtar + clinch e projeção + jiu jitsu é o caminho mais seguro para ter uma maior chance de vencer um conflito físico ali ou dominar/imobilizar um agressor. hehe 

Acho fascinante como diferentes culturas criaram diferentes sistemas de lutas, seja misturada com religião e outros aspectos culturais ou não,. E essas  "menos artísticas e mais pragmáticas", que buscando racionalmente a melhor forma de vencer um combate, e só isso, me interessam ainda mais. Gosto muito de ler e pesquisar sobre diferentes estilos. Vou ver o vídeo com calma depois. Obrigado por compartilhar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
On 9/8/2023 at 12:02 PM, masterblaster said:

Materia bem interessante. Talvez a primeira forma de artes marciais mistas na Europa, inclusive com jiu-jitsu.

Mestre, assisti agora. 

Muito, muito interessante, praticamente igual ao jiu-jitsu brasileiro voltado ao vale-tudo que era praticado aqui, tirando a parte de bastões e bengalas, porém a extinta capoeiragem carioca tinha drills usando bengalas que parecem semelhantes, muito bom.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 9/16/2023 at 12:03 PM, Daniel Mendoza disse:

Obrigado por me marcar, @masterblaster. Demorei para responder pq queria ver o vídeo antes, mas vou responder de uma vez hehe Esse é um estilo muito interesssante, já tinha lido sobre ele, mas achei poucas coisas 'reais' e confiáveis sobre o estilo na atualidade, sua manutenção e evolução, etc. Parece ser muito interessante, parece que mistura muito do boxe pré luvas, antigos estilos de jujutsu adaptado a ternos e técnicas de auto defesa da época. Sempre quis conhecer mais sobre esta arte. Pessoalmente, em uma luta entre duas pessoas com ternos, como era na época vitoriana, a mistura de boxe sem luva para encurtar + clinch e projeção + jiu jitsu é o caminho mais seguro para ter uma maior chance de vencer um conflito físico ali ou dominar/imobilizar um agressor. hehe 

Acho fascinante como diferentes culturas criaram diferentes sistemas de lutas, seja misturada com religião e outros aspectos culturais ou não,. E essas  "menos artísticas e mais pragmáticas", que buscando racionalmente a melhor forma de vencer um combate, e só isso, me interessam ainda mais. Gosto muito de ler e pesquisar sobre diferentes estilos. Vou ver o vídeo com calma depois. Obrigado por compartilhar.

Não tem como postar algo referente a história e evolução das lutas e não pensar imediatamente em você, meu amigo. Seu conhecimento nessa área é absurdo e engrandece qualquer debate.

É exatamente como você descreveu, e outro ponto que gostei demais foi a adaptação da esgrima para o uso com bengalas. Em plena era vitoriana e eduardiana elas faziam parte da indumentária masculina. Muito bacana.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora