pipo

Kron Gracie parecia ter vindo de uma 'cápsula do tempo em 1995' – Dana White no UFC 288

Recommended Posts

16 horas atrás, PHDookie disse:

O pai do Hélio era rico mas beberrão e mulherengo sem responsabilidade nenhuma. A mãe deles larga o marido e se muda para o Rio. Carlos como mais velho vira o arrimo da família. Dizem que era noivo de uma moça  a moça teve tuberculose ele ficou com a menina no quarto até o final, ela morreu ele não... 

Hélio tinha o irmão como pai, no livro do Rickson o Hélio só levava em consideração a opinião do Carlos, mais ninguem. Carlos mandava o Helio lutar em uma data o Helio lutava. Dizia o que o Helio tinha que comer ele comia. Virou um guru da família tomava banho de sol pelado e na comia carne. George era afeiçoado a um outro irmão que teria morrido jovem. Seguiu seu caminho sem se importar com os comandos do Carlos. E como não teve descendentes para contar sua história, ficou um pouco esquecido, mas seria tão bravo quanto hélio. 

Nos anos 50 o Barreto conta que a academia Gracie chegou a ter 700 alunos. As aulas eram individuais e duravam 30 minutos. Tinham uma lavanderia industrial para lavar todos os kimonos. Com 6 meses de treino um aluno podia virar instrutor de jiu jitsu, defesa pessoal.

Só pequena correção  teve um filho não  este não  é  ligado ao jiu jitsu,  fora que se surgiu , Ivan Gomes  e Euclides  foi pelo George ir rodando pelo nordeste  e lá os professores  com pouco tempo de contato transmitinham conhecimento.

Acho que até 2000 era assim, conhece um cara marrom de judô  que se auto determinou preta de jiu e detalhe dizem que anos 90 os alunos deles ganharam muito de azul que na época era muita coisa.

Então George passa 1 ou 2 anos numa localidade ensina aquilo que ninguém  sabia , a coisa ia andando .. a ex esposa do Ivan diz que ele era muito agradecido  a seus professores  de jiu jitsu,  da partida, porém ele era auto didata e aprendeu muito  quando morou no Rio com o Carlson e Hélio.

Como  eu digo tudo chegou a um ponto ser igual a hoje e depois tudo se perdeu.

@oxeboxing meu conterrâneo lembra quando  o Cigano , surgiu ? Eventos pequenos  igual a hj, em shopping  mesma história,  e dali surgiu um campeão  mundial  que sabia só boxe amador , e treinava  com desconhecidos. 

Lembra quem hoje? Malhadinho..que será campeão  do UFC, seu principal  estilo é  o jiu jitsu,  ele é  expoente? Não,  lutou de quimono e sem , mas até onde eu saiba nunca ganhou nada grande, mas no MMA  é  um monstro, vc acha que o Jairzinho  não  treinou a morrer ? Defesa de queda ? Mas não  deu... , quem são os sparring  do Malhadinho? Quem é professor  de wrestling? Faz camping fora? Até no Rio ou em São Paulo? O cara é  espetacular  .

Jones irá parar...., tirando ele vejo o Malhadinho  campeão. 

Dei um exemplo  de coisas que a 17 anos atrás começaram,  e hj retornaram do nada , MMA  estava morto nego lutando no interior,  evento pequeno  para não  ficar parado, hj a coisa cresceu. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
13 horas atrás, Timbó disse:

George e Hélio quase chegaram a lutar nos anos 30 ou 40, não recordo agora, mas saiu até em jornal. Mas o George tinha rompido com ambos pq o Carlos queria mandar sempre, ao que parece a maior raiva era pq o George era muito aberto a treinar o catch wrestling, tanto que passou um bom tempo treinando com o Tatu

Na verdade  Hélio treinou MUITO  o catch com o Dudu e com o Rufino ele lutou e brigou com ambos , o último  uma covardia até. 

Mas existia um intercâmbio  enorme entre as lutas , a capoeira  era brutal nessa época,  Helio aprendeu todos dizem que era Excelente  de capoeira,  aí em lutas profissionais,  desafios,  ficou fácil  , foi o primeiro  lutador vencer capoeiristas  com total solidez a fama do Hélio inicialmente  veio disso.

Como eu já falei, Hélio tinha um professor  particular de capoeira,  treinou e lutou boxe, uns dizem que até Savate a primeira  luta ocidental similar ao kickboxing  atual.

Aí eu acho que ele entendia que seja filhos não  precisavam apanhar, e ele criou um estilo de luta de pisao  e encurtamento e em mundo que até 1993 ninguém imaginava  que agarrando vc venceria um stricker ou um homem forte. 

Realmente  foi muito inteligente e durante muito tempo deu certo.

Brasil para eles era  Rio de Janeiro,  tinham um domínio da região  , todos falavam mas poucos ou só o Ruas e Eugenio  bateram de frente, digo com os Gracies mesmo, fora que congelaram  o Ruas de todo jeito , era o único adversário  a altura no próprio ambiente. 

Rorion foi para os EUA  muitos não  falam , mas o Rorion foi invicto em desafios venceu grandes lutadores,  entre eles o Benny Urquidez do kickboxing,  fora diversos campeões  de wrestling,  Judo, karate, kempo , o cara começou a participar de filme, foi capa da playboy  e dizia o melhor do mundo é  meu irmão  mais novo do Brasil,  ou seja já se nascia o misticismo  em cima do Rickson,  Japão Open  ele era apontado como franco  favorito .

 

Ou  seja os Gracies  são um fator preponderante  no MMA  mundial  apesar de seus erros 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
13 horas atrás, Timbó disse:

George e Hélio quase chegaram a lutar nos anos 30 ou 40, não recordo agora, mas saiu até em jornal. Mas o George tinha rompido com ambos pq o Carlos queria mandar sempre, ao que parece a maior raiva era pq o George era muito aberto a treinar o catch wrestling, tanto que passou um bom tempo treinando com o Tatu

Teve uma coisa assim nos anos 50. O George teria voltado para o Rio e queria abrir uma academia de jiu-jitsu , como não tinha futebol com a fama de hoje os jornais chegaram a incentivar uma  luta entre o  Helio e o George. Mas parece que nunca aconteceu e não sei se ele chegou a abrir a academia...

Pessoal tem que entender que se para nós o jiu jitsu é uma paixão para os Gracie além disso é o que põe comida na mesa deles, é como eles alimentam os filhos e são muitos viu, pelo menos 250 diretos fora os indiretos. Vc falaria mal da sua própria empresa?? Falaria olha eu sou dono da Fiat mas uso Honda pq é muito bom...  Não existe isso galera. Eles vão defender e nós tbm defenderiamos o que é nosso...não é só uma arte marcial é o business da família.

Kron dizer sou do jiu-jitsu mas treino boxe e karatê, pq senão não consigo vencer, é atestar para um leigo que o jiu-jitsu não é tão bom assim...opa se um Gracie precisa treinar karatê talvez eu devesse treinar karatê e não jiu-jitsu...

Quem da dinheiro em academia não é o profissional é o amador que treina. E isso em qualquer esporte...

Imaginam vcs no lugar do Rickson x Sakuraba. O maior nome da família o homem melhor que o Royce.

Ganhar do sakuraba acrescentaria o que aos Gracie's?

Agora onde estaria o jiu-jitsu se o Rickson perde para o sakuraba( o q era bem possível) ? Arriscaria o negócio da sua família e o nome dela só para provar que é melhor que outro homem? Olha o peso da derrota do Kron, agora imagina o Rickson que era e é milhões de vezes mais relevante....

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
3 horas atrás, Gurkha disse:

O Ruas, na aparencia, sempre esteve um tanto a parte do pessoal da LL. Estava sempre procurando gente que pudesse acrescentar aos seus planos de se tornar profissional. Nao admira que procurou o Mestre Leitao para treina-lo.

Ruas já falou isso  bem claramente,  que não  defendia a luta livre  pq no desafio de 1984 não  deram apoio, não  fizeram corner nem nada 

E disse quando  treinou com  o Mestre Osvaldo  Alves , o pessoal  da Luta livre  diss que não podia ele saiu, e foi para o Leitao. 

Ruas se fosse hj viajaria o mundo , buscando conhecimento. 

Pedro Rizzo  disse que fez um parte do camping  do Anderson  e o Pedro foi visitar o Marco nos EUA,  pois o camping era lá e eles foram treinar.

O Marco Ruas disse:  Me ensina , o que esses caras estão treinando  hoje dia  de mais moderno, preciso aprender !!

Rizzo, fala : tá maluco,  vc é  Marco Ruas vc sabe tudo  que existe de luta, e prontamente  o Ruas : deixa de besteira  e me ensina 

Isso tudo é entrevista  recente. 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
28 minutos atrás, PHDookie disse:

Teve uma coisa assim nos anos 50. O George teria voltado para o Rio e queria abrir uma academia de jiu-jitsu , como não tinha futebol com a fama de hoje os jornais chegaram a incentivar uma  luta entre o  Helio e o George. Mas parece que nunca aconteceu e não sei se ele chegou a abrir a academia...

Pessoal tem que entender que se para nós o jiu jitsu é uma paixão para os Gracie além disso é o que põe comida na mesa deles, é como eles alimentam os filhos e são muitos viu, pelo menos 250 diretos fora os indiretos. Vc falaria mal da sua própria empresa?? Falaria olha eu sou dono da Fiat mas uso Honda pq é muito bom...  Não existe isso galera. Eles vão defender e nós tbm defenderiamos o que é nosso...não é só uma arte marcial é o business da família.

Kron dizer sou do jiu-jitsu mas treino boxe e karatê, pq senão não consigo vencer, é atestar para um leigo que o jiu-jitsu não é tão bom assim...opa se um Gracie precisa treinar karatê talvez eu devesse treinar karatê e não jiu-jitsu...

Quem da dinheiro em academia não é o profissional é o amador que treina. E isso em qualquer esporte...

Imaginam vcs no lugar do Rickson x Sakuraba. O maior nome da família o homem melhor que o Royce.

Ganhar do sakuraba acrescentaria o que aos Gracie's?

Agora onde estaria o jiu-jitsu se o Rickson perde para o sakuraba( o q era bem possível) ? Arriscaria o negócio da sua família e o nome dela só para provar que é melhor que outro homem? Olha o peso da derrota do Kron, agora imagina o Rickson que era e é milhões de vezes mais relevante....

 

Vc tem toda razão!!

Era o tipo de coisa , o Rickson  preferiria brigar  com o Sakuraba  na academia  que em um ringue!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
4 horas atrás, NEGO DÁGUA disse:

Ruas se fosse hj viajaria o mundo , buscando conhecimento

Com certeza. Outro lutador que admiro muito ja tinha feito isso.

 

4 horas atrás, NEGO DÁGUA disse:

Ruas já falou isso  bem claramente,  que não  defendia a luta livre  pq no desafio de 1984 não  deram apoio, não  fizeram corner nem nada

Nao tenho todas as entrevistas dele por isso estava supondo. Vou assistir assim que posivel.

Entao faz sentido porque ele evitou a briga  naquela invasao, porque sabia o quao pequeno era aquele mundo onde os caras estavam se metendo com os do JJ. Melhor foi contornar mesmo e fazer sua propria historia.

Carlson, esperto, ainda tentou trazer ele para perto, mas como o Ruas disse as minhas vitorias seriam do Carlson no final.

Conheco uma pessoa que fazia algo pior ainda: chamava alunos para seu meio e, narcisista,  exigia deles que dissessem que tudo que conseguiram ou aprenderam foi gracas a ele. Nao tinham sua propria historia anterior. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
19 minutos atrás, Gurkha disse:

Com certeza. Outro lutador que admiro muito ja tinha feito isso.

 

Nao tenho todas as entrevistas dele por isso estava supondo. Vou assistir assim que posivel.

Entao faz sentido porque ele evitou a briga  naquela invasao, porque sabia o quao pequeno era aquele mundo onde os caras estavam se metendo com os do JJ. Melhor foi contornar mesmo e fazer sua propria historia.

Carlson, esperto, ainda tentou trazer ele para perto, mas como o Ruas disse as minhas vitorias seriam do Carlson no final.

Conheco uma pessoa que fazia algo pior ainda: chamava alunos para seu meio e, narcisista,  exigia deles que dissessem que tudo que conseguiram ou aprenderam foi gracas a ele. Nao tinham sua propria historia anterior. 

Essa pessoa  seria de Curitiba,  começa com R ?

Ruas disse isso claramente  que nunca defendeu a bandeira  da Luta livre , e fez certo onde a luta livre está?

Ninguém  a conhece quando  alguém tira o quimono ele dizendo vc faz LL ..

O jiu jitsu  virou mundial.

Ruas Nunca comprou muito essa de guerra contra o jiu jitsu  até pq ele treinava jiu jitsu  de quimono durante anos com o Osvaldo o mesmo disse em entrevista,  que o Ruas aprendeu chão  de verdade  foi com ele...

Ruas até disse de quimono  eu apanhava demais e quando  fazia solto e agarrado ele brincava com os caras. 

Aí veio a fama ..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, NEGO DÁGUA disse:

Essa pessoa  seria de Curitiba,  começa com R ?

Ruas disse isso claramente  que nunca defendeu a bandeira  da Luta livre , e fez certo onde a luta livre está?

Ninguém  a conhece quando  alguém tira o quimono ele dizendo vc faz LL ..

O jiu jitsu  virou mundial.

Ruas Nunca comprou muito essa de guerra contra o jiu jitsu  até pq ele treinava jiu jitsu  de quimono durante anos com o Osvaldo o mesmo disse em entrevista,  que o Ruas aprendeu chão  de verdade  foi com ele...

Ruas até disse de quimono  eu apanhava demais e quando  fazia solto e agarrado ele brincava com os caras. 

Aí veio a fama ..

Era uma pessoa de Curitiba sim, o Mestre Naja.

Ruas fez certo concordo. Nao teria ido a onde foi.

Na verdade foi o JJ que fez guerra a ele. Perderam uma oportunidade de ouro de traze-lo se tivessem sido mais polidos/politicos.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
44 minutos atrás, Gurkha disse:

Era uma pessoa de Curitiba sim, o Mestre Naja.

Ruas fez certo concordo. Nao teria ido a onde foi.

Na verdade foi o JJ que fez guerra a ele. Perderam uma oportunidade de ouro de traze-lo se tivessem sido mais polidos/politicos.

 

Ruas tinha uma visão profissional  da parada,  ele não era santo,saia na mão ele mesmo admitiu , mas não  era arruaceiro  , vc ver que ele nunca foi atrás de ninguém  pra brigar , ninguém  ia até ele , como fizeram com o Hugo.

O JJ viu nele um perigo real, um cara alto,  forte,  destemido, pesado , que sabia lutar aquele estilo   que o Hélio tinha visto na sua juventude  e o Carlson  também,  pensaram  " ainda existe essa espécie  de lutador , como ? Ele aprendeu sozinho a misturar tudo !!!", Ruas ia atrás de sparring,  só o Pedro aguentou o tranco.

Imagine o Ruas com o Carlson daria coisa boa viu,  dominariam  o mundo .

Como já te falei, será  que o Ruas vale tudo, não  era uma espécie  de Ju Jitsu que até o Maeda queria  fazer,  lembrei de algo que ele não  vinha de uma linhagem kosen judô,  na verdade  no Japão existiam lutadores  melhores de chão  ele desenvolveu muito com o catch wrestling  americano,  e aprendeu capoeira  aqui no Brasil , boxe com ingleses  no porto e quis criar seu próprio estilo de jiu jitsu,  com. Luvas de 4 onças,  chutes,  socos,  quedas e chão..

Seu amigo o Nogucho disse que o Naja deixou de fora o professor  de boxe Carlão  que foi muito importante  na formação  do muay thai de Curitiba. 

Vemos que tudo no início é  complicado,  até o muay thai do Brasil  é  bem difuso,  esses dias vi uma reportagem  de um tal de Edson Souza ten um aluno dele por aqui , esse  Edson é  de São Paulo. 

Diz ele aprendeu com um tailandês  e fazia tudo igual lá, pq era atualizado por vídeos  vhs, revistas e etc.

Ou seja até o pioneiro ou surgimento  é  complicado..

Na Bahia vc é  cheio de pai , eu treino com um cara que se diz muay thai  mas na verdade  é  kickboxing  com cotovelos  e eu atr curto.

O início de tudo é  extremamente  complicado,  vc ver livros escritos antigos do início da humanidade  , tudo se perdeu , vikings que descobriram a as Américas e os portugueses e ingleses  apenas seguiram onde eles foram. 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
19 hours ago, Gurkha said:

Carlson, esperto, ainda tentou trazer ele para perto, mas como o Ruas disse as minhas vitorias seriam do Carlson no final.

Lembro também que os alunos de Carlson que fizeram a cabeça dele pra não insistir nisso de trazer o Ruas, o Carlson tinha muita admiração com o Ruas, tanto que naquela entrevista antiga pro combate em que estava o Alan e o Carlson e o Ruas do outro lado discutindo a luta contra Belfort o Carlson sempre faz uma média ali elogiando o Ruas, era visível que o Carlson queria o Ruas como aluno. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
On 5/27/2023 at 1:12 PM, NEGO DÁGUA said:

@oxeboxing meu conterrâneo lembra quando  o Cigano , surgiu ? Eventos pequenos  igual a hj, em shopping  mesma história,  e dali surgiu um campeão  mundial  que sabia só boxe amador , e treinava  com desconhecidos. 

Lembra quem hoje? Malhadinho..que será campeão  do UFC, seu principal  estilo é  o jiu jitsu,  ele é  expoente? Não,  lutou de quimono e sem , mas até onde eu saiba nunca ganhou nada grande, mas no MMA  é  um monstro, vc acha que o Jairzinho  não  treinou a morrer ? Defesa de queda ? Mas não  deu... , quem são os sparring  do Malhadinho? Quem é professor  de wrestling? Faz camping fora? Até no Rio ou em São Paulo? O cara é  espetacular  .

Jones irá parar...., tirando ele vejo o Malhadinho  campeão. 

Dei um exemplo  de coisas que a 17 anos atrás começaram,  e hj retornaram do nada , MMA  estava morto nego lutando no interior,  evento pequeno  para não  ficar parado, hj a coisa cresceu. 

Toda razão mano.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse ataque que ele desfere chutes sentado, é para manter o adversário em uma distância segura e fazer a levantada técnica em seguida...  não devia ser usada pensando que com isso vá ganhar uma luta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
23 horas atrás, oxeboxing disse:

Lembro também que os alunos de Carlson que fizeram a cabeça dele pra não insistir nisso de trazer o Ruas, o Carlson tinha muita admiração com o Ruas, tanto que naquela entrevista antiga pro combate em que estava o Alan e o Carlson e o Ruas do outro lado discutindo a luta contra Belfort o Carlson sempre faz uma média ali elogiando o Ruas, era visível que o Carlson queria o Ruas como aluno. 

Sim, Oxeboxing verdade. Acho que foi o Wallid e/ou Amauri que nao queriam mesmo. Talvez esteja errado sobre o Amauri, mas conhecendo um pouco do Wallid, fico pensando a treta. 

Agora, no caso do Kron. Voce nota um estilo de lutar obviamente semelhante ao Royce e Rickson ( se bem que Rickson fez muito muito mais no Japan Open), mas desleixado. Talvez o Dana exagerou um  pouco sobre a capsula do tempo, pois o Maia segue o mesmo raciocinio, se bem que e' uma evolucao,  um excellente lutador de JJ para o MMA. Ele e' fora da curva, por isso sobreviveu no JJ quase puro, nao teria por que o Kron nao melhorar se quisesse buscar algo fora do que ja sabe e tivesse animo pra isso. 

Se bem que isto depende do talento natural da pessoa tambem.

Agora, uma questao sobre o Carlson naqueles primeiros tempos: Noto que existem fotos de suas lutas mas isso mostra pouco de seu estilo. Como era? gostava de lutar na guarda? era trocador ate certo ponto (como o Murilo)  para levar pra baixo?

Esta e' minha duvida, se voce ou algum amigo forista puder me ajudar, @LAWYER, @masterblaster, @NEGO DÁGUA, @gardenal, @PHDookie, @smd, @pipo, @Alm, @André Filho agradeco !

Editado por Gurkha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
33 minutos atrás, Gurkha disse:

Sim, Oxeboxing verdade. Acho que foi o Wallid e/ou Amauri que nao queriam mesmo. Talvez esteja errado sobre o Amauri, mas conhecendo um pouco do Wallid, fico pensando a treta. 

Agora, no caso do Kron. Voce nota um estilo de lutar obviamente semelhante ao Royce e Rickson ( se bem que Rickson fez muito muito mais no Japan Open), mas desleixado. Talvez o Dana exagerou um  pouco sobre a capsula do tempo, pois o Maia segue o mesmo raciocinio, se bem que e' uma evolucao,  um excellente lutador de JJ para o MMA. Ele e' fora da curva, por isso sobreviveu no JJ quase puro, nao teria por que o Kron nao melhorar se quisesse buscar algo fora do que ja sabe e tivesse animo pra isso. 

Se bem que isto depende do talento natural da pessoa tambem.

Agora, uma questao sobre o Carlson naqueles primeiros tempos: Noto que existem fotos de suas lutas mas isso mostra pouco de seu estilo. Como era? gostava de lutar na guarda? era trocador ate certo ponto (como o Murilo)  para levar pra baixo?

Esta e' minha duvida, se voce ou algum amigo forista puder me ajudar, @LAWYER, @masterblaster, @NEGO DÁGUA, @gardenal, @PHDookie, @smd, @pipo, @Alm agradeco !

Sinceramente  nunca soube muito como  o Carlson era lutando. 

Conan e outros dizem que ele era incentivado de treinar outros estilos de luta .

Vi uma lances  de uma luta  contra o Waldemar  , onde ele chutou .

Acredito  que trocava um pouco e botava pra baixo.

Mas são perguntas que só quem é da época pode responder,  poderiam ir atrás do que ainda estão por aqui .

Infelizmente  recentemente  muitos se foram,  mestre Osvaldo parecia muito  lúcido e forte e 1 amo após a resenha foi para o outro plano

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, NEGO DÁGUA disse:

Sinceramente  nunca soube muito como  o Carlson era lutando. 

Conan e outros dizem que ele era incentivado de treinar outros estilos de luta .

Vi uma lances  de uma luta  contra o Waldemar  , onde ele chutou .

Acredito  que trocava um pouco e botava pra baixo.

Mas são perguntas que só quem é da época pode responder,  poderiam ir atrás do que ainda estão por aqui .

Infelizmente  recentemente  muitos se foram,  mestre Osvaldo parecia muito  lúcido e forte e 1 amo após a resenha foi para o outro plano

 

Pois e' meu amigo, fico pensando nisso , mas creio que o Carlson certamente tinha que botar pra baixo quando os cara eram maiores (Waldemar, Ivan Gomes). Achei isso na wikipedia (ingles):

"Ele defendeu um "estilo guerreiro", que enfatizava a proeza física, agressividade, forte pressão, quedas e treinamento cruzado para disciplinas como judô e luta livre para melhorar o jogo.[6] Gracie também acreditava na filosofia de que a única maneira de seguir em frente era se testar e, para isso, você precisava abrir seu conhecimento ao público, em vez de manter o jiu-jitsu em segredo. A diferença de estilos e métodos de treinamento levou a uma rivalidade com o ramo de jiu-jitsu mais ortodoxo de Hélio Gracie".

Parece que, depois de se aposentar, ainda trocou informacao com o falecido Rolls. Parece me.

Editado por Gurkha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora