André Filho

PBP UFC 281 - Adesanya x Poatan.

Recommended Posts

1 hora atrás, masterblaster disse:

Nego e @oxeboxing , lembram o que estávamos comentando sobre esta luta, que a melhor estratégia prevaleceria até uma mão entrar, e que a maior probabilidade seria de que a do Poatan entrasse? Embora isso pudesse ser considerado imã análise trivial, foi exatamente o que aconteceu, e o que se desenrolou foi uma luta de kickboxing, e linda.

@junior-sjc, sua análise também foi muito precisa. Vi gente falando “ah, mas você disse o óbvio”, só que pouca gente estava arriscando dizer esse “óbvio” antes.

E Nego, para mim Poatan está abaixo apenas do Éder Jofre como maior striker do Brasil.

É que não era tão óbvio dizer que o Adesanya controlaría o Poatan, porque do outro lado estava um cara super condecorado também, então eu entendo que mutos de nós estava achando que seria 50x50. Foi só uma análise fria mesmo que eu fiz sobre o fato de que o controle de espaço que o Adesanya tem seria o diferencial, e realmente foi. Ele está mais adaptado pra encontrar ângulos em um espaço maior.

Só que eu não contava com uma coisa que aconteceu na luta, que o @NEGO DÁGUA e o @oxeboxing já tinham cantado a bola, que é a pressão que o Poatan poderia fazer, retirando essa vantagem de movimentação e pegando o Adesanya em algum movimento lateral com um cruzado.

Eu fiquei realmente impressionado com a facilidade que o Poatan teve de tirar o centro do octógono do Adesanya. Em todos os rounds o Adesanya foi encurralado na grade. Nunca ninguém tinha feito isso com ele, por conta da leveza com a qual ele evade. Isso mostra o quão fino é a caminhada do Poatan no cage. Ele cortou todos os caminhos de escape que o Adesanya teve.

Obvio que só isso não é o suficiente para vence-lo, porque mesmo acuado o Adesanya ainda tem aqueles diretos velozes, que entram por cima e acertam duro, e também por ser um contra-golpeador habilidoso. Inclusive foi o golpe que pegou duramente o Poatan no final do primeiro round.

Agora só um achismo da minha parte. Acho que se o Poatan tivesse soltado o jogo antes, o Adesanya teria dormido antes também. O Adesanya sentiu muito a mão do Poatan, e eu achei o brasileiro meio travado depois daquele direto, (Totalmente compreensível) embora ele tenha se recuperado bem no intervalo do round.

no quarto round o Adesanya estava encurralado na flgrade mas o Poatan não soltava os golpes. Achei meio estranho aquele momento da luta. Mas quando o corner acendeu a luz de emergência, aí o Poatan acordou pra luta.

Lutaça! Esse é o mais alto nível de stricking do MMA sem dúvidas 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
11 minutos atrás, junior-sjc disse:

É que não era tão óbvio dizer que o Adesanya controlaría o Poatan, porque do outro lado estava um cara super condecorado também, então eu entendo que mutos de nós estava achando que seria 50x50. Foi só uma análise fria mesmo que eu fiz sobre o fato de que o controle de espaço que o Adesanya tem seria o diferencial, e realmente foi. Ele está mais adaptado pra encontrar ângulos em um espaço maior.

Só que eu não contava com uma coisa que aconteceu na luta, que o @NEGO DÁGUA e o @oxeboxing já tinham cantado a bola, que é a pressão que o Poatan poderia fazer, retirando essa vantagem de movimentação e pegando o Adesanya em algum movimento lateral com um cruzado.

Eu fiquei realmente impressionado com a facilidade que o Poatan teve de tirar o centro do octógono do Adesanya. Em todos os rounds o Adesanya foi encurralado na grade. Nunca ninguém tinha feito isso com ele, por conta da leveza com a qual ele evade. Isso mostra o quão fino é a caminhada do Poatan no cage. Ele cortou todos os caminhos de escape que o Adesanya teve.

Obvio que só isso não é o suficiente para vence-lo, porque mesmo acuado o Adesanya ainda tem aqueles diretos velozes, que entram por cima e acertam duro, e também por ser um contra-golpeador habilidoso. Inclusive foi o golpe que pegou duramente o Poatan no final do primeiro round.

Agora só um achismo da minha parte. Acho que se o Poatan tivesse soltado o jogo antes, o Adesanya teria dormido antes também. O Adesanya sentiu muito a mão do Poatan, e eu achei o brasileiro meio travado depois daquele direto, (Totalmente compreensível) embora ele tenha se recuperado bem no intervalo do round.

no quarto round o Adesanya estava encurralado na flgrade mas o Poatan não soltava os golpes. Achei meio estranho aquele momento da luta. Mas quando o corner acendeu a luz de emergência, aí o Poatan acordou pra luta.

Lutaça! Esse é o mais alto nível de stricking do MMA sem dúvidas 

Leitura perfeita.

Tem muita  gente aqui falando erroneamente  que o Adesanya  foi perfeito  e o Poatan venceu na brutalidade  não,  daqui a pouco vão falar do peso em off e etc ou falar que ele tem estrutura de 93 enfim..

O corner ajudou a vencer a luta realmente. 

Ali vc viu a luta de altíssimo  nível que sinceramente  não  me lembro de ter visto no mma uma com tanto  detalhe técnico. 

Adesanya  teve um azar com.o Alex que ele sabe chegar no Adesanya  luta em pé e  tem tanto xadrez como a no chão vc precisa está uns 4 passos adiante do seu oponente  aí vc o frustra totalmente,  porém o Alex se ajusta o Adesanya  olha vai pra trás pq ver a força  é  uma tarefa difícil  , Alex tem técnica  , força e alcance, complica muito

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Adesanya falou que os chutes do Poatan, os calf kicks, muchacaram bastante e comprometeram a movimentação e o footwork dele. Provavelmente quando ele chutou e acusou a perna já estava machucada por conta dos chutes do brasileiro. 

Parece que os chutes foram fundamentais pra limitar a movimentação do nigeriano e facilitar pro Poatan encurtar e fechar a conta. Com exceção dos dois primeiros golpes da sequência final que foram mais longos o resto foi tudo coloca no Adesanya, só cruzados muito potentes e o ex campeão sentiu mais a mão direita dessa vez. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
58 minutos atrás, NEGO DÁGUA disse:

Leitura perfeita.

Tem muita  gente aqui falando erroneamente  que o Adesanya  foi perfeito  e o Poatan venceu na brutalidade  não,  daqui a pouco vão falar do peso em off e etc ou falar que ele tem estrutura de 93 enfim..

O corner ajudou a vencer a luta realmente. 

Ali vc viu a luta de altíssimo  nível que sinceramente  não  me lembro de ter visto no mma uma com tanto  detalhe técnico. 

Adesanya  teve um azar com.o Alex que ele sabe chegar no Adesanya  luta em pé e  tem tanto xadrez como a no chão vc precisa está uns 4 passos adiante do seu oponente  aí vc o frustra totalmente,  porém o Alex se ajusta o Adesanya  olha vai pra trás pq ver a força  é  uma tarefa difícil  , Alex tem técnica  , força e alcance, complica muito

O que é impressionante no Poatan é a velocidade de aprendizado dele. A diferença entre a primeira luta dele no UFC e essa é nítida.

Outra coisa que é incrível nesses dois, mas acabou ficando mais óbvio no Poatan ontem é a lucidez dele no corner. Ele sabe exatamente o que tá acontecendo na luta e tudo o que o corner fala ele executa com precisão absurda.

Esse, no meu ponto de vista, era um problema crônico do Anderson Silva. Ele não ouvia o corner, voltava e fazia coisas totalmente diferentes do instruído. Ele só perdurou como campeão porque era realmente genial até fazendo coisas erradas.

Mas o Poatan é lúcido demais e o glober foi cirúrgico no corner ontem. Quando parar, o glover vai ser um grande treinador.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
21 minutos atrás, kachorro_loko disse:

Adesanya falou que os chutes do Poatan, os calf kicks, muchacaram bastante e comprometeram a movimentação e o footwork dele. Provavelmente quando ele chutou e acusou a perna já estava machucada por conta dos chutes do brasileiro. 

Parece que os chutes foram fundamentais pra limitar a movimentação do nigeriano e facilitar pro Poatan encurtar e fechar a conta. Com exceção dos dois primeiros golpes da sequência final que foram mais longos o resto foi tudo coloca no Adesanya, só cruzados muito potentes e o ex campeão sentiu mais a mão direita dessa vez. 

A potência do Poatan é uma aberração. Tudo o que ele aterrissava, até mesmo jabs, machucavam o Adesanya. Vc vê claramente o desconforto do cara tomando os golpes dele

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, jaspion89 disse:

Ele ficou zonzo antes de soar o gongo, quando o Adesanya percebeu e foi pra cima, aí terminou o round, mas isso não tira o mérito da sua vitória, pelo contrário mostrou que tem estrela de campeão.

Na real o golpe que faz ele balançar mesmo é o que conectou depois de soar a corneta. Ele sente o primeiro, mas não a ponto de bambear. Adesanya foi malandro naquela hora mas o dano significativo daquele lance foi totalmente ilegal.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se o Poatan ou o Charles tivessem a postura nas entrevistas e o inglês do Moicano, esses caras conquistariam a America e o mundo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
12 minutos atrás, alfred disse:

Se o Poatan ou o Charles tivessem a postura nas entrevistas e o inglês do Moicano, esses caras conquistariam a America e o mundo.

Verdade, Moicano fala bem pra caramba .

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, junior-sjc disse:

O que é impressionante no Poatan é a velocidade de aprendizado dele. A diferença entre a primeira luta dele no UFC e essa é nítida.

Outra coisa que é incrível nesses dois, mas acabou ficando mais óbvio no Poatan ontem é a lucidez dele no corner. Ele sabe exatamente o que tá acontecendo na luta e tudo o que o corner fala ele executa com precisão absurda.

Esse, no meu ponto de vista, era um problema crônico do Anderson Silva. Ele não ouvia o corner, voltava e fazia coisas totalmente diferentes do instruído. Ele só perdurou como campeão porque era realmente genial até fazendo coisas erradas.

Mas o Poatan é lúcido demais e o glober foi cirúrgico no corner ontem. Quando parar, o glover vai ser um grande treinador.

 

Impressionante   né começou a treinar aos 22 anos e aos 24 já era o melhor do Brasil  no profissional. 

Ao 23 o melhor amador, extremamente  veloz seu aprendizado. 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Engraçado  como as coisas mudam.

Antes o MMA  brasileiro  estava morto , não tínhamos mais nada só a Amanda. 

O Charles fez bonito ma categoria  mais difícil  do Planeta e pode recuperar essa  cinta. 

O Glover que ganhou é pode repeta-la

O Daico na 57 muito bem.

O Poatan  campeão  da 84 com um cara que já ers lenda da divisão comp o Adesanya. 

Tem 2 meninos de Brasília muito bons até São irmãos darão o que falar.

Não tem aquele  glamour todo como era na era do Anderson   Shogun,  Lyoto, Cigano.

Mas essa luta parou o mundo um duelo de strickers  como foi Charles vs Islan duelo de grappling.

Acho um bom momento   parabenizar  o Joinha sempre falei isso empresário  é  fundamental  , o cara cortou o caminho deu as lutas certas , não  fáceis po o que valia o Poatan pega o Derek ou Sergipano em vez do Strickland  , o jogo não casava e tinha que ser uma caminhada sem erros.

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sobre a luta de novo... 

Elogios aqui a Adesanya o striker de MMA mais inteligente que eu já vi, sinceramente, o cara é pura habilidade e CÉREBRO, muito inteligente e cheio de armas. Apesar de todo falatório pré-luta ele veio fazer o que sabe de melhor, cozinhar a luta com as regras de MMA no braço até o fim, MAS... na frente dele tava um cara tão inteligente quanto e com tantas armas quanto ou talvez só um pouco menos. 

Primeiro round foi de muito estudo o Adesanya provou ali que ia usar seu jogo de bate sai, falsear distância, por armadilhas e circular, os chutes na perna do Poatan foram fortes, mas os chutes do Poatan estavam mais fortes ainda, muito estudo, o Poatan tocou menos mas quando tocou abalou mais, deu pra sentir o Adesanya acelerando mais a movimentação. 

Pra mim, um fator decisivo que mudou totalmente o curso da luta foi aquele direto + cruzado que o Adesanya deu literalmente no último segundo do round, realmente machucou e balançou o Poatan, senti meio que ao fim do round o Poatan deu uma relaxada, meio que parou de vez na frente do Adesanya que não teve dó em desferir golpes potentes. Ali a confiança do Poatan foi abalada pois eu vi nos rounds seguintes outro lutador, um cara que tava reagindo muito bruscamente as fintas do Adesanya e até se desequilibrando sozinho, aquela queda que o Adesanya conseguiu foi uma mistura de mérito do Adesanya com um vacilo do Poatan pois ela foi bem feia. Apesar de ter vencido o segundo round com uma queda bem sucedida e que me surpreendeu na hora, em todo momento que o Poatan encurralava o Adesanya na grade parecia que ele ficava meio receoso de se expor e não fazia absolutamente nada, o que deu muita oportunidade de Adesanya clinchar pra amarrar a luta. 

Como conversei com o @masterblaster e o @junior-sjc, essa luta ia ser definida por quem conseguia usar melhor as regras de MMA, e o Adesanya usou e abusou disso, no MMA não tem separação após muito tempo no clinche e nem tem o fator chão, isso foi muito bem usado pelo Adesanya que provou ser melhor adaptado as regras, até o 4º eu achei que o Adesanya realmente iria ganhar, mas como ficou claro que o problema do Poatan era um bloqueio mental o Glover foi fundamental pra motiva-lo a ir pra cima com tudo. 

No 5º round eu vi outro Poatan nem parecia que estava cansado como pareceu no 4º round, não aceitava mais o clinche, e começou a encurralar usando combinações, e rapidamente o Adesanya sucumbiu. 

Pra mim depois desse 5º round, fiquei com a impressão de que se não fosse aquele 2-3 do Adesanya no último segundo do primeiro round o Poatan teria vencido no segundo round. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora