Elton Brasil 0 Posted February 22, 2021 Em 1992 um saudoso professor de jiu-jitsu me mostrando o VHS da Globo do desafio de 1991 entre Jiu-Jitsu e Luta-Livre Share this post Link to post Share on other sites
-=Luiz_Guilherme=- 0 Posted February 22, 2021 Legal essa postagem, dá uma grande nostalgia... Lembro que conversava com alguns amigos na academia em meados de 2004, aí não tinha TV à cabo, procurava na internet as lutas e lembro que as primeiras que baixei foram a primeira do Wand x Rampage e a do Minotauro x Bob Sapp, fiquei impactado com essas lutas e comecei a ir pesquisando tudo em relação à MMA/Vale Tudo, ali pra 2006 descobri o fórum aqui e comecei a acompanhar e ler tudo que era publicado aqui e de lá pra cá acompanho bastante... Share this post Link to post Share on other sites
uju 0 Posted February 22, 2021 meados dos anos 90 uma amigo emprestou uma vhs gravada com o UFC 6 eu acho...a final foi Tank e Oleg...depois vi as outras fitas com royce, ruas, vitor, vale tudo na band ...depois veio a era do pride, em 2004 conheci o PVT ai fiquei mais antenado nos detalhes. Share this post Link to post Share on other sites
Moicano79 0 Posted February 22, 2021 Eu chegando em casa com a fita VHS do UFC1, meu pai no inicio dizendo que era "telequete" , mas depois das porradas valendo, ficamos vidrados assistindo. Share this post Link to post Share on other sites
M.A.D 0 Posted February 22, 2021 UFC 1, vendo o Royce Gracie passar o carro geral. Treinava judo na época, mas o Jiu Jitsu, apesar de saber que existia, nunca tinha visto em ação mesmo. Lembro que na época tinha umas revistas especializadas e vira e mexe rolva desafio do Ralph e Renzo Gracie contra uns malucos do Hapkido, algo do tipo. Início dos anos 90, moleque de tudo (41 anos hoje), ficava vidrado nessas paradas. Ainda acreditava que ninjitsu funcionava, que era a arte mais mortal do mundo kkkkkkkkk. Share this post Link to post Share on other sites
Valderazzi 0 Posted February 22, 2021 Abril de 1995, estava viajando na Califórnia, hospedado em um hotel em Carmel, praia entre San Francisco e LA. Ligo a TV e ali está passando uma luta entre um magrinho de kimono e um brutamontes, ambos enroscados no chão. Logo em seguida, Uma luta entre um bigodudo fora de forma e um outro cara, ambos acabando na mesma posição. As lutas? UFC 5, Royce Gracie x Shamrock e Dan Severn x Oleg Taktarov. Um ano depois, entrei no jiu jitsu. Share this post Link to post Share on other sites
Bunito 0 Posted February 23, 2021 Blz PVT! UFC 1 em 1993, Royce Gracie vencendo geral Share this post Link to post Share on other sites
Ultimate Fighter 0 Posted February 23, 2021 (edited) UFC 1, 1993, eu tinha uns 10 anos, a cena mais impactante foi uma luta do Pat Smith contra um branquelo do hapkido que entrou pra lutar com uma calça e camiseta regata preta, começou a luta e o Pat Smith mandou um pisão no peito que fez o cara do hapkido voar um metro pra trás e cair atordoado, em seguida o Pat montou e deu uma saraivada de socos e cotoveladas que deixaram o cara completamente destruído, foi bem pesado ver aquilo. Mas o Royce dominou o Pat Smith como se o negao fosse uma mulher chiliquenta, na minha visão de criança eu achava que o Royce era forte pra caralho pela facilidade que dominava os gigantes. Um ano depois entrei no Jiu-jitsu com o mestre Sérgio Gós, um senhor que já devia ter seus 50 anos, fazia parte de uma turma de mestres aqui de SP do Octávio de Almeida. Depois descobri um fórum da revista tatame, o ano era 1996, ou 97 não lembro bem, mas tinha uma galera boa que entendia bem de luta além de umas figuras, tinha um sujeito de Nick "Colorado" que se dizia da capoeira e desafiava todo mundo no fórum e o pessoal pegava pilha, quando o fórum fechou todos migraram pro fórum do Magapi que rapidamente virou a melhor e principal fonte de notícias sobre "vale tudo", o auge do fórum durou até 2001, mas lembro que em 1999 descobri o site portal do Vale Tudo, que já demonstrava potencial que ia crescer, tinha um fórum com um layout bacana mas quase nenhum participante, acho que só dois caras postavam, um tal de Pride-Mateus e Marcos Lamenha, com a decadência do fórum do Magapi em 2000 pra 2001 todos que eram de lá foram migrarando pro PVT, e provavelmente tem gente daquela época aqui ainda. Edited February 23, 2021 by Ultimate Fighter Share this post Link to post Share on other sites
Raphael Rezende 0 Posted February 23, 2021 21 horas atrás, Valderazzi disse: Abril de 1995, estava viajando na Califórnia, hospedado em um hotel em Carmel, praia entre San Francisco e LA. Ligo a TV e ali está passando uma luta entre um magrinho de kimono e um brutamontes, ambos enroscados no chão. Logo em seguida, Uma luta entre um bigodudo fora de forma e um outro cara, ambos acabando na mesma posição. As lutas? UFC 5, Royce Gracie x Shamrock e Dan Severn x Oleg Taktarov. Um ano depois, entrei no jiu jitsu. Valderazzi, sumiu!!! E aí mano, tá pela Austrália ainda??? Share this post Link to post Share on other sites
Raphael Rezende 0 Posted February 23, 2021 (edited) Lembro que quando eu comecei a assistir os UFC's, na locadora só tinha as edições I, II, III, IV e V, e logo zerei todas. Depois, chegou a VI e VII, e eu assisti na ordem. Já do Ultimate Ultimate em diante, o pai do meu cunhado, que tinha SporTV em casa, gravava pra mim quando passava e me mandava os VHS's. Um cara que eu me amarrava era o Don Frye, ele ter vencido aquele UFC VIII foi foda, só gigante, depois atropelou o Amaury Bitetti no IX, que era um cara bem conhecido aqui no RJ... Lembro que quando o vi sendo atropelado no X pro estreante Mark Coleman foi uma surpresa, eu devia ter uns 10, 12 anos, fiquei até triste kkkkkkkkkkkk. Edited February 23, 2021 by Raphael Rezende Share this post Link to post Share on other sites
Anderson Azevedo 0 Posted February 24, 2021 O primeiro UFC Share this post Link to post Share on other sites
NEGO DÁGUA 0 Posted February 24, 2021 A todps os presentes era muito pequeno nessa época mas @João P @Andrey vcs falando do Lewis vs Blayds que o jiu jitsu não esta funcionando contra a besta que ao contrário do Ngannou foi pro chão com nego bom de jiu como o russo que lutou com o Werdum e sobrevive. Ai vc ver o Royce um cara de 1.85 e 76 no máximo ,sem musculatura não era fraco porem pegou um brutamontes desse enorme e venceu . Hj vc ver caras fortes,preparados perdendo e outra cabra macho viu ,fez o mundo referência o Brasil e outra o Hélio tava ali mostrando que um homem normal vence um gigante numa luta através da arte dele. Eu vi os bastidores do UFC 1 não tinha oba oba sim muita preocupação, hoje eu entendo tava ali 70 anos ou mais de uma teoria maluca de velho brasileiro que acreditava piamente no que dizia quw teve outros filhos tentando fazer um exército. A preocupação era tanta que o Rickson ta ali caso algp desce errado pra provar a eficiência e proteger a família cara isso é pra filme . O orgulho do Helio em provar que não um atleta , forte sim seu filho , normal, sem tanto talento poderia vencer homens gigantes. Share this post Link to post Share on other sites
Ultimate Fighter 0 Posted February 24, 2021 19 minutos atrás, NEGO DÁGUA disse: A todps os presentes era muito pequeno nessa época mas @João P @Andrey vcs falando do Lewis vs Blayds que o jiu jitsu não esta funcionando contra a besta que ao contrário do Ngannou foi pro chão com nego bom de jiu como o russo que lutou com o Werdum e sobrevive. Ai vc ver o Royce um cara de 1.85 e 76 no máximo ,sem musculatura não era fraco porem pegou um brutamontes desse enorme e venceu . Hj vc ver caras fortes,preparados perdendo e outra cabra macho viu ,fez o mundo referência o Brasil e outra o Hélio tava ali mostrando que um homem normal vence um gigante numa luta através da arte dele. Eu vi os bastidores do UFC 1 não tinha oba oba sim muita preocupação, hoje eu entendo tava ali 70 anos ou mais de uma teoria maluca de velho brasileiro que acreditava piamente no que dizia quw teve outros filhos tentando fazer um exército. A preocupação era tanta que o Rickson ta ali caso algp desce errado pra provar a eficiência e proteger a família cara isso é pra filme . O orgulho do Helio em provar que não um atleta , forte sim seu filho , normal, sem tanto talento poderia vencer homens gigantes. Concordo com quase tudo, só discordo do peso, que variava de 79 a 83kg, no UFC em que ele enfrentou o Severn pesou 83kg. E na parte de que ele foi um filho do Hélio, sem tanto talento e mesmo assim venceu homens gigantes, essa parte tbm discordo, o Royce pra mim entre os irmãos foi o que mais tinha talento pro mma, tinha um bom time pra derrubar, não telegrafava igual Rickson nas entradas de queda, era mais ágil em pé na hora de se esquivar de algumas pancadas mais fortes, nunca engoli muito essa história de que eles botaram o Royce no lugar do Rickson pois senão o Rickson venceria todos facilmente e por ter mais massa achariam que venceu pq é forte e não técnico, pra mim a família já sabia que o Royce era mais capacitado pra vencer os primeiros UFC do que o Rickson, tanto que anos depois quem foi lá tentar quebrar a invencibilidade do Sakuraba foi o Royce e não o Rickson, só não enxerga quem não quer o fato do Royce ser mais habilidoso no mma do que o Rickson e que a família confiava mais nele nas provas de fogo. Share this post Link to post Share on other sites
NEGO DÁGUA 0 Posted February 24, 2021 47 minutos atrás, Ultimate Fighter disse: Concordo com quase tudo, só discordo do peso, que variava de 79 a 83kg, no UFC em que ele enfrentou o Severn pesou 83kg. E na parte de que ele foi um filho do Hélio, sem tanto talento e mesmo assim venceu homens gigantes, essa parte tbm discordo, o Royce pra mim entre os irmãos foi o que mais tinha talento pro mma, tinha um bom time pra derrubar, não telegrafava igual Rickson nas entradas de queda, era mais ágil em pé na hora de se esquivar de algumas pancadas mais fortes, nunca engoli muito essa história de que eles botaram o Royce no lugar do Rickson pois senão o Rickson venceria todos facilmente e por ter mais massa achariam que venceu pq é forte e não técnico, pra mim a família já sabia que o Royce era mais capacitado pra vencer os primeiros UFC do que o Rickson, tanto que anos depois quem foi lá tentar quebrar a invencibilidade do Sakuraba foi o Royce e não o Rickson, só não enxerga quem não quer o fato do Royce ser mais habilidoso no mma do que o Rickson e que a família confiava mais nele nas provas de fogo. Cara vc não entendeu o mais sem talento pro jiu jitsu não tinha praticamente vale tudo oficial nessa época só no Nordeste mesmo só vc ver o Parazinho quanto lutou antes do UFC. Sobre peso vc deve estar correto porem falei 76 a 80 vc falou 79 a 83 uma variação plausível que ocorre em diversas fontes mesmo assim era comum em termo de estrutura vc não viu um cata forte ,sim um homem normal ele podia ter força aqui a relatos do mestre Helio ser extremamente forte apesar de magro. Sobre o Rickson vc falou besteira, ele era sim melhor aue royce e muito Royce pode ter maia feitos. O que ocorreu sobre não lutar UFC não foi nada disso do Rickson ser forte sim uma questão entre ele o Roriin retratado por todos membros e midia especializada ,Royce declarou que seu irmao mais velho era muito melhor e sim foi uma coisa dita por mesrrs antigos aqui que o Rickson tava lá pra segurar a bronca caso o Royce não segurasse o Hélio tava ali como patriarca e Gracie brigam entre eles mas nessa época o jiu jitsu era ganha pão e a mina de ouro ate o Carlson nessa luta contra o Kimo fez parte do camping já que o Rickdon após firma seus compromissos financeiros pessoais no Japão não se importou com Royce mais , porem o Carlson sabia que o jiu jitsu era importante o Rillion tava lá também. Cara independente o Rickson era o melhor do jiu jitsu daquela época arte desconhecida tinha experiência ( pra época) lutou com o Zulu(independente se rolou regras o Zulu era melhor que qualquer um ali) era experiente nas portas fechadas, foi professor do Royce ,treinou com Rolls era seu substituto natural . Royce foi maior , mas o Rickson meteu a porrada no japan open se não se testou depois ai outra história mas fez sua parte também e detalhe eu sou da trocacao todos sabem mas daria luta com o Sakuraba sim..o Gracie poderia ganhar mas..Não lutou já pra mim o jogo com o Ruas não casava o rei das ruas muito mais pesado, forte, alto se fosse com tempo por decisão sem tempo poderua rolar empate com o Rickson se jogando no chão direto e correndo da luta. Rickson era respeitado issp é indiscutível em 94 foi feito um desenho Baki aonde o protagonista roda o mundo pra tentar vencer seu pai e dizem no EUA não existem lutadores de verdade vá para o Brasil lá vc encontrara um desafio era o Rickson.. Não sou muito fã dele se deixou levar por una vaidade exacerbada essa coisa de invencível que nunca perdeu nem na fila do Colégio que nunca teve medo etc etc mas foi durante um periodo o melhor do mundo. A coisa por serr um esporte novo evoluiu em 96 já não dava mais como é ate hj. Mas é inegável que os caras foram importantes e outra vc ver os cara do jiu jitsu não pegarem esses ogros e na época ele e o Royce pegavam Share this post Link to post Share on other sites
Gurkha 0 Posted February 24, 2021 (edited) 8 horas atrás, Ultimate Fighter disse: UFC 1, 1993, eu tinha uns 10 anos, a cena mais impactante foi uma luta do Pat Smith contra um branquelo do hapkido que entrou pra lutar com uma calça e camiseta regata preta, começou a luta e o Pat Smith mandou um pisão no peito que fez o cara do hapkido voar um metro pra trás e cair atordoado, em seguida o Pat montou e deu uma saraivada de socos e cotoveladas que deixaram o cara completamente destruído, foi bem pesado ver aquilo. Mas o Royce dominou o Pat Smith como se o negao fosse uma mulher chiliquenta, na minha visão de criança eu achava que o Royce era forte pra caralho pela facilidade que dominava os gigantes. Um ano depois entrei no Jiu-jitsu com o mestre Sérgio Gós, um senhor que já devia ter seus 50 anos, fazia parte de uma turma de mestres aqui de SP do Octávio de Almeida. Depois descobri um fórum da revista tatame, o ano era 1996, ou 97 não lembro bem, mas tinha uma galera boa que entendia bem de luta além de umas figuras, tinha um sujeito de Nick "Colorado" que se dizia da capoeira e desafiava todo mundo no fórum e o pessoal pegava pilha, quando o fórum fechou todos migraram pro fórum do Magapi que rapidamente virou a melhor e principal fonte de notícias sobre "vale tudo", o auge do fórum durou até 2001, mas lembro que em 1999 descobri o site portal do Vale Tudo, que já demonstrava potencial que ia crescer, tinha um fórum com um layout bacana mas quase nenhum participante, acho que só dois caras postavam, um tal de Pride-Mateus e Marcos Lamenha, com a decadência do fórum do Magapi em 2000 pra 2001 todos que eram de lá foram migrarando pro PVT, e provavelmente tem gente daquela época aqui ainda. Rapaz bons tempos aquele do forum Tatami, ja postava la. No forum do @Magapi tambem tinha bastante coisa legal. Valeu a lembranca. No Mais Royce no UFC 1 com certeza. Comprei uma revista Kiai nas banca (ainda tenho) que mostrava ele a primeira vez, depois foi a fita VHS. Edited February 24, 2021 by Gurkha Share this post Link to post Share on other sites