Entre para seguir isso  
NEGO DÁGUA

Análise espetacular de Dudu Dantas no Connect Cast entre Alex Poatan vs Adesanya

Recommended Posts

17 hours ago, Axiotis said:

Ele até joga com a guarda alta em alguns momentos mas quando ataca baixa demIs ainda mais quando quer atacar na cintura.

Bem, o seu chute, com certeza, é uma opção dele. Mas fico procurando saber o benefício e não acho... a não ser que seja pra economizar um gás, tentar fotografar menos... sei lá

Eu já ferrei o ligamento quando deu mal o passo... teve um período que em vez de dar o passo eu meio que deslizava na ponta do pé da perna de apoio pra chutar... mas dojo era de lona, fui em outra academia com aquele tatame de borracha e quando fiz isso o pé agarrou, mas o quadril com o corpo foi e sobrou pro joelho que está no meio do caminho do corpo.

Então se você jogar o quadril pra dar mais potência, você tem que dar o passo senão seu joelho vai para o espaço.

Então ele não joga o quadril, logo não precisaria dar o passo. As outras artes que tem chute todas jogam o quadril e dão o passo mesmo que discretamente... mas lembrando de umas lutas que vi do carate kyokushin lembro de uns chutes como que o poatan dá... mas varias lutas naquela curta distancia, socando o tórax e dando chute como poatan... mas nao manjo nada de kyokushin pra saber se ensinam das duas formas e etc

Só adicionando o que já foi comentado, veja o Adesanya falando com o Poatan ainda no octogono depois da luta. Ele diz que já não tava conseguindo mais se movimentar, que tava machucando muito e que queria aprender a fazer também desse jeito. Como não é efetivo cara? Chutando desse jeito o Adesanya não consegue defender pq telegrafa muito menos, sem contar que fica menos exposto ao não dar o giro. Isso são palavras do próprio Adesanya que sabia que iria ser golpeado com chutes novamente assim como na primeira e nessa foi pior ainda, com menos de dois rounds já tava nitidamente sentido, não conseguia defender. Tudo que esse chute é, é efetivo hahahaha 

Procura ver depois ambos no octogono, vou pesquisar se eu achar coloco aqui.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
17 horas atrás, Axiotis disse:

Ele até joga com a guarda alta em alguns momentos mas quando ataca baixa demIs ainda mais quando quer atacar na cintura.

Bem, o seu chute, com certeza, é uma opção dele. Mas fico procurando saber o benefício e não acho... a não ser que seja pra economizar um gás, tentar fotografar menos... sei lá

Eu já ferrei o ligamento quando deu mal o passo... teve um período que em vez de dar o passo eu meio que deslizava na ponta do pé da perna de apoio pra chutar... mas dojo era de lona, fui em outra academia com aquele tatame de borracha e quando fiz isso o pé agarrou, mas o quadril com o corpo foi e sobrou pro joelho que está no meio do caminho do corpo.

Então se você jogar o quadril pra dar mais potência, você tem que dar o passo senão seu joelho vai para o espaço.

Então ele não joga o quadril, logo não precisaria dar o passo. As outras artes que tem chute todas jogam o quadril e dão o passo mesmo que discretamente... mas lembrando de umas lutas que vi do carate kyokushin lembro de uns chutes como que o poatan dá... mas varias lutas naquela curta distancia, socando o tórax e dando chute como poatan... mas nao manjo nada de kyokushin pra saber se ensinam das duas formas e etc

O benefício é acertar sem telegrafar. O próprio Adesanya elogia esse chute baixo na entrevista pós luta e no encontro entre eles nos bastidores.
O Karatê mais tradicional tem muitos chutes que seguem a lógica de serem o menos telegrafados que possível, você não vai ver chutes altos porque eles consideram muito arriscado ficar sem base, se preocupando mais em resolver as lutas com as mãos. Os chutes mais altos vão entrar nos estilos fora de Okinawa mais quando começam a rolar intercâmbios com lutas como o Muay Thai em desafios e o Savate pelo contato com marinheiros franceses.
Eu acredito que o Poatan chegou nesse chute por experimentação e por ter encontrado sucesso na aplicação. Não é um chute desleixado, é um movimento pensado pela eficiência da sua aplicação. Ele nunca telegrafa esse golpe.

Editado por Rucci

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@NEGO DÁGUA, acho que o Dudu andou pesquisando aqui antes de falar! Kkkk!

Brincadeira. Mas não acho que aquela guarda do Poatan seja uma adaptação técnica, aquilo  é um erro crasso dentro da adaptação técnica dele. Concordo com você que no início ele lutava de guarda alta, e foi baixando por conta do que o @Axiotis falou, kickboxing com oponentes mais baixos e luva grande, além de poder jogar na distância pela envergadura maior. Mas mesmo lá já era uma falha a ser corrigida, porque sempre se complicou com oponentes mais baixo que conseguiam ir para a curta. Guarda baixa e erro sim, principalmente para quem joga plantado. E se a guarda está alta, com a palma da mão na têmpora, teria minimizado o impacto do soco que pegou ali.

Quanto aquele low kick, é difícil de entender o jeito dele, mas aquele ali já faz parte de uma adaptação individual, até porque funciona.

A guarda não tem jeito. Estamos falando que ia ter um preço desde a primeira luta dele no UFC, e infelizmente acabou tendo mesmo. Nem da para minimizar dizendo que o soco ia entrar de qualquer jeito. Só entrou porque Adesanya e equipe estudaram essa falha do brasileiro e treinaram sequências para aproveitar essa falha quando tivessem oportunidade. Não existe acaso nesse nível de luta. Mérito total do nigeriano.

E falando sério, a análise do Dudu foi excelente, mas toda análise de quem entende o mínimo de striking acaba convergindo para esse ponto. 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
7 minutos atrás, masterblaster disse:

@NEGO DÁGUA, acho que o Dudu andou pesquisando aqui antes de falar! Kkkk!

Brincadeira. Mas não acho que aquela guarda do Poatan seja uma adaptação técnica, aquilo  é um erro crasso dentro da adaptação técnica dele. Concordo com você que no início ele lutava de guarda alta, e foi baixando por conta do que o @Axiotis falou, kickboxing com oponentes mais baixos e luva grande, além de poder jogar na distância pela envergadura maior. Mas mesmo lá já era uma falha a ser corrigida, porque sempre se complicou com oponentes mais baixo que conseguiam ir para a curta. Guarda baixa e erro sim, principalmente para quem joga plantado. E se a guarda está alta, com a palma da mão na têmpora, teria minimizado o impacto do soco que pegou ali.

Quanto aquele low kick, é difícil de entender o jeito dele, mas aquele ali já faz parte de uma adaptação individual, até porque funciona.

A guarda não tem jeito. Estamos falando que ia ter um preço desde a primeira luta dele no UFC, e infelizmente acabou tendo mesmo. Nem da para minimizar dizendo que o soco ia entrar de qualquer jeito. Só entrou porque Adesanya e equipe estudaram essa falha do brasileiro e treinaram sequências para aproveitar essa falha quando tivessem oportunidade. Não existe acaso nesse nível de luta. Mérito total do nigeriano.

E falando sério, a análise do Dudu foi excelente, mas toda análise de quem entende o mínimo de striking acaba convergindo para esse ponto. 

 

Mestre , esses caras  aprenderam o Poatan com gente vi Luciano  usando expressões  que modéstia parte vc e eu usamos,  como Estilo próprio ao seu corpo, " muay thai Brasileiro "

 

Cara ninguém  conhecia  o Poatan mundialmente  falando ...

Poatan tem um defeito cabeça  dura demais... complicado  .

Sobre o low dele não  sei ao certo , sei que para ele dar muito certo. 

Sei lá Poatan  é  um ser estranho , primeiro  auge físico total numa idade que muito caem , nunca fez tratamento  hormonal , cara sabe nem o que suplemento  , veio saber com o Glover. 

É  um cara meio folclórico  em alguns sentidos .

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
15 minutos atrás, NEGO DÁGUA disse:

Mestre , esses caras  aprenderam o Poatan com gente vi Luciano  usando expressões  que modéstia parte vc e eu usamos,  como Estilo próprio ao seu corpo, " muay thai Brasileiro "

 

Cara ninguém  conhecia  o Poatan mundialmente  falando ...

Poatan tem um defeito cabeça  dura demais... complicado  .

Sobre o low dele não  sei ao certo , sei que para ele dar muito certo. 

Sei lá Poatan  é  um ser estranho , primeiro  auge físico total numa idade que muito caem , nunca fez tratamento  hormonal , cara sabe nem o que suplemento  , veio saber com o Glover. 

É  um cara meio folclórico  em alguns sentidos .

 

Você lembrou bem uma vez, em certo aspecto parece o Maguila, com mais habilidade.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 4/17/2023 at 10:09 PM, NEGO DÁGUA disse:

Meus amigos  ou eles  leram algo aqui ou vcs @masterblaster e @oxeboxing são espetaculares. 

Oxe o Dudu  falou sobre o jab tapa visão 

@masterblaster o Dudu falou da guarda baixa na hora do cruzado,  mano eles falam da perna do Adesanya  está acabada e falaram algo que eu concordo Adesanya  ainda teme o Poatan

Dudu cita algo que eu o Master citamos e o @João P o cornar falam "calma , Alex " ele não  seguiu as orientações. 

Ele estava  segundo segundo âncora muito nervoso,  foi pars cima com tudo  e não  foi com Strickland,  e digo final do terceiro round deu u. Cruzado limpo no Blindado e não  foi com tudo ali foi algo talvez fruto de uma atitude afoita  e acabou dando brecha. 

 

PVT é muito alto nível, análise perfeita dos amigos aqui e do Dudu no conect cast.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
29 minutos atrás, Rody Stark disse:

PVT é muito alto nível, análise perfeita dos amigos aqui e do Dudu no conect cast.

Vc deve nada a Ninguém  daqui sabe muito também   outra eu sei nada apenas falo o  que   eu acho 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
4 horas atrás, masterblaster disse:

(...)

Brincadeira. Mas não acho que aquela guarda do Poatan seja uma adaptação técnica, aquilo  é um erro crasso dentro da adaptação técnica dele. Concordo com você que no início ele lutava de guarda alta, e foi baixando por conta do que o @Axiotis falou, kickboxing com oponentes mais baixos e luva grande, além de poder jogar na distância pela envergadura maior. Mas mesmo lá já era uma falha a ser corrigida, porque sempre se complicou com oponentes mais baixo que conseguiam ir para a curta. Guarda baixa e erro sim, principalmente para quem joga plantado. E se a guarda está alta, com a palma da mão na têmpora, teria minimizado o impacto do soco que pegou ali.

(...)

A guarda não tem jeito. Estamos falando que ia ter um preço desde a primeira luta dele no UFC, e infelizmente acabou tendo mesmo. Nem da para minimizar dizendo que o soco ia entrar de qualquer jeito. Só entrou porque Adesanya e equipe estudaram essa falha do brasileiro e treinaram sequências para aproveitar essa falha quando tivessem oportunidade. Não existe acaso nesse nível de luta. Mérito total do nigeriano.

(...)

 

https://www.instagram.com/reel/CrGNxU7JszO/?igshid=YmMyMTA2M2Y=

 

Repare após os 0:40. Dá para ver perfeitamente: imagine a mão do Poatan onde deveria estar na guarda alta ali, o ombro mais justo, não alteraria nada, entraria ainda.

Concordo que é um erro guarda baixa na curta, apesar de eu não acreditar ser possível o Poatan usar e manter o nível, pq foi um vício criado ali desde sempre, mesmo dando certo para ele.

Mas nesse caso não foi a falta de guarda alta o "erro" que fez com que tomasse o contra golpe decisivo ali e perdesse a luta.

O estudo para a aplicação do contra golpe em cima da esquerda acho que certamente influenciou sim a estratégia. Mas penso que mesmo se ele aplicasse com a guarda mais alta, certamente ainda seria o momento para aplicar o contra golpe faltal em uma situação que está acuado, no golpe mais forte e mais decisivo do brasileiro. É praticamente, se não impossível não se abrir em meio a execução de um golpe forte.

Guarda alta não impede o contra golpe bem aplicado entrar por isso, pega no meio da aplicação do golpe, como pegou no Poatan.

Concordo ser um erro a guarda baixa, mas não acho que na luta em si foi o erro que o levou a ser derrotado. 

Editado por Daniel Mendoza

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
59 minutos atrás, Daniel Mendoza disse:

https://www.instagram.com/reel/CrGNxU7JszO/?igshid=YmMyMTA2M2Y=

 

Repare após os 0:40. Dá para ver perfeitamente: imagine a mão do Poatan onde deveria estar na guarda alta ali, o ombro mais justo, não alteraria nada, entraria ainda.

Concordo que é um erro guarda baixa na curta, apesar de eu não acreditar ser possível o Poatan usar e manter o nível, pq foi um vício criado ali desde sempre, mesmo dando certo para ele.

Mas nesse caso não foi a falta de guarda alta o "erro" que fez com que tomasse o contra golpe decisivo ali e perdesse a luta.

O estudo para a aplicação do contra golpe em cima da esquerda acho que certamente influenciou sim a estratégia. Mas penso que mesmo se ele aplicasse com a guarda mais alta, certamente ainda seria o momento para aplicar o contra golpe faltal em uma situação que está acuado, no golpe mais forte e mais decisivo do brasileiro. É praticamente, se não impossível não se abrir em meio a execução de um golpe forte.

Guarda alta não impede o contra golpe bem aplicado entrar por isso, pega no meio da aplicação do golpe, como pegou no Poatan.

Concordo ser um erro a guarda baixa, mas não acho que na luta em si foi o erro que o levou a ser derrotado. 

Grande Daniel! Tudo bem? Sabe por que discordo? Porque se o Poatan usualmente tivesse a guarda alta, o Adesanya não treinaria uma sequência que pudesse ser utilizada em uma eventual falha do brasileiro. Se você ver, a guarda do MMA e um pouco diferente haja vista que, feita corretamente, a palma da mão defende a têmpora, os punhos se encontram a frente do queixo, os cotovelos cobrem a costela e os dedos protegem a parte de cima da cabeça. Então acho que o primeiro golpe não entraria tão em cheio e o segundo seria defendido. Além do que, certamente as entradas foram estudadas em cima da falha do brasileiro. Com certeza o estudo seria diferente se o Poatan usualmente tivesse a guarda alta, não sei se usaria exatamente aquele combo naquela situação. Para mim, o fato de ter entrado uma combinação que poderia ter derrubado o Poatan mesmo se ele usasse a guarda alta (hipoteticamente) ocorreu por a preparação do nigeriano ter sido feita explorando a usual guarda baixa do brasileiro. Nesse nível tudo e muito sopesado e estudado. 
 
Honestamente, nem acho a guarda um vício tão difícil de corrigir. Se você reparar, as lutas iniciais dele no kickboxing eram com ela alta, desceu por conta da altura dos oponentes e da própria envergadura. Agora terá que subir novamente.

Para mim o mais difícil ali será agregar defesa de quedas e chão. Vai depender do quanto ele está disposto a sair da zona de conforto e aceitar um bom treinador.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu fui um dos que apontou a falha na guarda do Poatan, acho que a guarda alta ajuda mas só ela nao resolve, quando a sequencia ou o golpe é muito forte, ficar plantado com a guardinha fechadinha da uma falsa sensação de  "segurança", e só aumenta o risco de vc cair babando, obvio que ajuda, mas se tratando de mma, é muito melhor evitar ser encurralado se movimentando, e uma vez encurralado, se evadir lateralmente o quanto antes, acho que a antecipação dos golpes é mais eficiente do que simplesmente levantar a guarda e ficar fechadinho achando que a palma das suas maos vao te salvar de um chute "a lá crocop" ou un cruzadao "a la Vanderlei Silva" na tempora.

Editado por Ultimate Fighter

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
18 minutos atrás, Ultimate Fighter disse:

Eu fui um dos que apontou a falha na guarda do Poatan, acho que a guarda alta ajuda mas só ela nao resolve, quando a sequencia ou o golpe é muito forte, ficar plantado com a guardinha fechadinha da uma falsa sensação de  "segurança", e só aumenta o risco de vc cair babando, obvio que ajuda, mas se tratando de mma, é muito melhor evitar ser encurralado se movimentando, e uma vez encurralado, se evadir lateralmente o quanto antes, acho que a antecipação dos golpes é mais eficiente do que simplesmente levantar a guarda e ficar fechadinho achando que a palma das suas maos vao te salvar de um chute "a lá crocop" ou un cruzadao "a la Vanderlei Silva" na tempora.

Salva muito sim, embora realmente fosse melhor ficar movimentando como você falou. Só que movimentar não é uma característica do Poatan ou algo que ele vá desenvolver, então se nem a guarda ele tiver, vai dar nisso que deu mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenho que fazer uma ressalva aqui sobre a questão da guarda. Não creio que foi a guarda que traiu o Poatan no momento do golpe que definiu a luta, ele estava no meio de um ataque quando foi acertado. De fato, ele se aproximar com as mãos baixas foi assustador pra mim, mas não foi exatamente essa a causa do nocaute. O Israel foi muito feliz em pegar o tempo do ataque duplo dele e contra golpear na fração de segundo certa para explorar a abertura.
Em geral os lutadores mais medianos tendem a alternar os golpes entre mão esquerda e mão direita. O Alex tentou lançar dois cruzados de esquerda seguidos para tentar quebrar o padrão. O Israel tem todo o mérito pelo nocaute porque conseguiu prever que era essa sequência que estava vindo.
Eu discordo que guarda baixa em si seja um problema, se quem usa sabe o que está fazendo. É arriscado, sim, mas em compensação te dá um controle maior da distância para quem deixa o braço da frente esticado, o que prejudica o senso de distância de quem está do outro lado. Mas é uma manobra segura na longa distância. Na curta, mesmo quem tem isso como estilo, deve ter o reflexo de levantar os braços para evitar tomar golpes limpos.
Embora o Poatan cometa essa falha, não concordo que foi o que determinou a sua queda naquele lance derradeiro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
20 horas atrás, hvalentim disse:

Só adicionando o que já foi comentado, veja o Adesanya falando com o Poatan ainda no octogono depois da luta. Ele diz que já não tava conseguindo mais se movimentar, que tava machucando muito e que queria aprender a fazer também desse jeito. Como não é efetivo cara? Chutando desse jeito o Adesanya não consegue defender pq telegrafa muito menos, sem contar que fica menos exposto ao não dar o giro. Isso são palavras do próprio Adesanya que sabia que iria ser golpeado com chutes novamente assim como na primeira e nessa foi pior ainda, com menos de dois rounds já tava nitidamente sentido, não conseguia defender. Tudo que esse chute é, é efetivo hahahaha 

Procura ver depois ambos no octogono, vou pesquisar se eu achar coloco aqui.

 

Não disse que não é efetivo, disse que é contra a maré de milênios de evolução da técnica e que poderia ser ainda mais efetivo. Quis inventar a roda, pra mim ficou no meio do caminho, ou seja, não é o topo da técnica.

Ricardo Arona chutava assim.

Editado por Axiotis

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
5 horas atrás, Rucci disse:

Tenho que fazer uma ressalva aqui sobre a questão da guarda. Não creio que foi a guarda que traiu o Poatan no momento do golpe que definiu a luta, ele estava no meio de um ataque quando foi acertado. De fato, ele se aproximar com as mãos baixas foi assustador pra mim, mas não foi exatamente essa a causa do nocaute. O Israel foi muito feliz em pegar o tempo do ataque duplo dele e contra golpear na fração de segundo certa para explorar a abertura.
Em geral os lutadores mais medianos tendem a alternar os golpes entre mão esquerda e mão direita. O Alex tentou lançar dois cruzados de esquerda seguidos para tentar quebrar o padrão. O Israel tem todo o mérito pelo nocaute porque conseguiu prever que era essa sequência que estava vindo.
Eu discordo que guarda baixa em si seja um problema, se quem usa sabe o que está fazendo. É arriscado, sim, mas em compensação te dá um controle maior da distância para quem deixa o braço da frente esticado, o que prejudica o senso de distância de quem está do outro lado. Mas é uma manobra segura na longa distância. Na curta, mesmo quem tem isso como estilo, deve ter o reflexo de levantar os braços para evitar tomar golpes limpos.
Embora o Poatan cometa essa falha, não concordo que foi o que determinou a sua queda naquele lance derradeiro.

Pra mim guarda baixa em curta distância ainda sempre será um grande erro. A Adesanya acertou 2x essa combinação mas duas lutas, 1x foi salvo pelo gongo e a outra lona.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
13 horas atrás, Daniel Mendoza disse:

https://www.instagram.com/reel/CrGNxU7JszO/?igshid=YmMyMTA2M2Y=

 

Repare após os 0:40. Dá para ver perfeitamente: imagine a mão do Poatan onde deveria estar na guarda alta ali, o ombro mais justo, não alteraria nada, entraria ainda.

Concordo que é um erro guarda baixa na curta, apesar de eu não acreditar ser possível o Poatan usar e manter o nível, pq foi um vício criado ali desde sempre, mesmo dando certo para ele.

Mas nesse caso não foi a falta de guarda alta o "erro" que fez com que tomasse o contra golpe decisivo ali e perdesse a luta.

O estudo para a aplicação do contra golpe em cima da esquerda acho que certamente influenciou sim a estratégia. Mas penso que mesmo se ele aplicasse com a guarda mais alta, certamente ainda seria o momento para aplicar o contra golpe faltal em uma situação que está acuado, no golpe mais forte e mais decisivo do brasileiro. É praticamente, se não impossível não se abrir em meio a execução de um golpe forte.

Guarda alta não impede o contra golpe bem aplicado entrar por isso, pega no meio da aplicação do golpe, como pegou no Poatan.

Concordo ser um erro a guarda baixa, mas não acho que na luta em si foi o erro que o levou a ser derrotado. 

O que @masterblaster disse é que só foi estudado esse contra golpe pq havia falha ali e essa falha é uma guarda muito baixa a curta distancia e a prova que foi estudado é que Adesanya acertou 2x em 2 lutas e a prova que é influenciou muito é que 1x foi salvo pelo gongo e outra foi lona.

Lembrei até do nocaute do Shogun sobre Lyoto socando por cima da guarda quando lyoto se aproximou atacando, diferente, mas lembrei.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso