dvd1975

Quarenta e cinco anos após a morte, a influência de Bruce Lee ainda é sentida no moderno MMA.

Recommended Posts

9 minutos atrás, Lucas Timbó disse:

A toalha foi jogada pq o Royce tomou um chute na perna que quebrou um osso mesmo, não conseguia mais nem andar direito

Sim, o assunto é Sakuraba x Gracies

Tem a fonte que o Royce machucou a perna. Eu li que foi por exaustão.

Só citei o Arona porque vc citou outros caras que o saku ganhou são bons de jiujitsu:

"Tem como saber tirando como parâmetro o que o Sakuraba fez com o Renzo, Royce, Ryan, Newton, Allan Goes, caras tops no chão e que o Sakuraba dominou. Outra coisa, a luta só iria pro chão se o japa quisesse"

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
29 minutos atrás, 100kilos disse:

Tem a fonte que o Royce machucou a perna. Eu li que foi por exaustão.

Só citei o Arona porque vc citou outros caras que o saku ganhou são bons de jiujitsu:

"Tem como saber tirando como parâmetro o que o Sakuraba fez com o Renzo, Royce, Ryan, Newton, Allan Goes, caras tops no chão e que o Sakuraba dominou. Outra coisa, a luta só iria pro chão se o japa quisesse"

Ele mesmo diz isso em entrevistas, que rachou a perna dele e ele disse que não conseguia mais nem andar. Se fosse por gás ele teria continuado até morrer ali

Sim, eu citei isso falando sobre o Rickson, Arona no MMA tá em um nível bem acima desses citados e quebrou o Sakuraba mesmo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Apesar da ternura entre os foristas em diversos momentos, esse tópico tá interessante. Muitos detalhes técnicos e fatos históricos. 

Apesar de não ser profundo conhecedor da história do MMA, arrisco a dizer que Bruce Lee teve influência sim no desenvolvimento inicial da cultura de luta que culminou nas artes marciais mistas. Isso não significa que ele seja o pai do MMA e nem que precisaria ter se testado mais em combates reais. Aliás, como um ator famoso que era, seu alcance pode ter sido bem maior onde estava. Sua influência, nesse caso, pode ter sido mais filosófica/teórica do que real.

Então quando os Graces começaram a desafiar diversos estilos para provar a superioridade do JJ, a necessidade de valência que se observou desses desafios reais acabou comprovando o que já era visto nos cinemas - a superioridade da arte mista em relação à arte pura.

Claro que diversos antecessores devem ter tido essa visão de futuro e empreendido ações em direção às artes mistas, estudando e formando lutadores. Seria até ingênuo da nossa parte achar que conhecemos todos eles e que podemos chegar no "Adão" do MMA. 

Mas uma andorinha não faz verão. Então a magia do cinema associada aos desafios reais entre estilos podem ter trabalhado juntos na difusão da filosofia que culminou no vale tudo e no MMA.

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 minutos atrás, cabrió disse:

Apesar da ternura entre os foristas em diversos momentos, esse tópico tá interessante. Muitos detalhes técnicos e fatos históricos. 

Apesar de não ser profundo conhecedor da história do MMA, arrisco a dizer que Bruce Lee teve influência sim no desenvolvimento inicial da cultura de luta que culminou nas artes marciais mistas. Isso não significa que ele seja o pai do MMA e nem que precisaria ter se testado mais em combates reais. Aliás, como um ator famoso que era, seu alcance pode ter sido bem maior onde estava. Sua influência, nesse caso, pode ter sido mais filosófica/teórica do que real.

Então quando os Graces começaram a desafiar diversos estilos para provar a superioridade do JJ, a necessidade de valência que se observou desses desafios reais acabou comprovando o que já era visto nos cinemas - a superioridade da arte mista em relação à arte pura.

Claro que diversos antecessores devem ter tido essa visão de futuro e empreendido ações em direção às artes mistas, estudando e formando lutadores. Seria até ingênuo da nossa parte achar que conhecemos todos eles e que podemos chegar no "Adão" do MMA. 

Mas uma andorinha não faz verão. Então a magia do cinema associada aos desafios reais entre estilos podem ter trabalhado juntos na difusão da filosofia que culminou no vale tudo e no MMA.

 

 

Eu acho que o Brasil tem a participação mais ativa no desenvolvimento do MMA em nível mundial.

Na primeira metade do século XX o Mestre Bimba já desafiava lutadores de todos os estilos (e vencia com excelência).

Dizem que até o lendário Rei Zulu fazia algo parecido lá pelos idos dos anos 1970/1980.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
33 minutos atrás, Dacascos-CWB disse:

Eu acho que o Brasil tem a participação mais ativa no desenvolvimento do MMA em nível mundial.

Na primeira metade do século XX o Mestre Bimba já desafiava lutadores de todos os estilos (e vencia com excelência).

Dizem que até o lendário Rei Zulu fazia algo parecido lá pelos idos dos anos 1970/1980.

Japão e Brasil, com certeza. Os primeiros pretas de Jigoro Kano saiam mundo a fora difundindo o judô e fazendo esses desafios. No Brasil tem muita gente, os Gracies, Tatu, Sinhozinho, Bimba, Manoel Rufino

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
9 horas atrás, Lucas Timbó disse:

Sakuraba não treinou jiu-jitsu coisa nenhuma, cara, pelo amor de Deus. O catch wrestling existe há séculos e o Sakuraba sempre treinou essa modalidade, que é exatamente um anti-jogo pro jiu-jitsu. Vc acha que toda luta de chão é jiu-jitsu?

Eu entendo a questão do peso e do tempo, é claro que vai prejudicar um cara mais leve se ele estiver lá enfrentando um cara mais pesado e que queira mais amarrar a luta do que dar prosseguimento. É por isso que o estilo do Pride voltou a ser ideal pros Gracies, e mesmo assim não obtiveram êxito lá

 

Ok, timbó... se você acha que ele não treinou defesa de quedas, posições na guarda pra se defenser de um triângulo, armlock e etc... ok... aaaah, mas esses golpes tem em outras artes e não é só JJ... e daí? são golpes de JJ também e se treinou o anti-jogo como vc disse treinou JJ...

após o UFC 4 a cada ano ficou mais difícil pros gracies e não foi diferente no pride... a cada ano que passou eles viraram mais um lutador que sabia jiu-jítsu... mas, repito, que pra mim isso não importa. No UFC4, em 1994, já cumpriram o objetivo do clã após décadas e gerações da família...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
9 horas atrás, Lucas Timbó disse:

Ele mesmo diz isso em entrevistas, que rachou a perna dele e ele disse que não conseguia mais nem andar. Se fosse por gás ele teria continuado até morrer ali

Sim, eu citei isso falando sobre o Rickson, Arona no MMA tá em um nível bem acima desses citados e quebrou o Sakuraba mesmo

O que eu lembro foi dele ter dito que quebrou um osso do pé na hora de se defender... Algo assim ... Eu mesmo pensava que era por causa dos chutes nas pernas mas parece que na hora de defender o chute quebrou um osso do pé dele..  sei lá se foi isso do pé ou apenas os chutes nas pernas mas ele não conseguia mais andar direito e desistiu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
9 horas atrás, Lucas Timbó disse:

Ele mesmo diz isso em entrevistas, que rachou a perna dele e ele disse que não conseguia mais nem andar. Se fosse por gás ele teria continuado até morrer ali

Sim, eu citei isso falando sobre o Rickson, Arona no MMA tá em um nível bem acima desses citados e quebrou o Sakuraba mesmo

Arona e Sakuraba já tinham o mesmo peso quase... e todos sabemos o jogo do Arona, jiu-jítsu gracie.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 7/21/2018 at 11:44 AM, NEGO DÁGUA disse:

Assim foi um pesquisador não um lutador , lutadores lutam pra mim..

Carlson, Hélio, Zulu, Euclides , Waldemar nessa época rodavam o mundo atrás de desafios, apesar de todos que treinavam com Bruce Lee falarem que era um gênio.

Reza a lenda que Ali quando ele morreu disse venceu o único homem capaz de me vencer!!

Ele teve algumas lutas na rua. Mas nada que se compare aos que você mencionou.

O titulo "a influência de Bruce Lee ainda é sentida no moderno MMA".  Me cheira forçação de barra. Desculpem os admiradores, mas quem começou  isso tudo (MMA, esporte no qual o UFC e' o que ainda tem de melhor) foram os brasileiros mesmo.

Quanto aos conceitos, principalmente no que tange a defesa pessoal, muita gente já tinha pensado nisso antes (e.g. Bruce Tegner, Mestre Imi, etc. ).

Bruce Lee obviamente era um excepcional artista marcial sim, mas marqueteiro como poucos. Sabia vender uma ideia e ate omitia ou nao citava ideias de outros ( um deles era o filosofo indiano Krishnamurti). Ele criou ou aumentou pelo menos dois personagens em torno de si, o filosofo original e o lutador imbatível (basta ver como a maioria das pessoas o vê).

Fico as vezes pensando se não querem inventar uma nova lenda (agora com o MMA).  De novo a sugestão, usando palavras e meias verdades.

Parece que sempre tem a mão dos empresários dele ou membros da família neste assunto. Como em outras lendas que sempre se repete na mídia, que não vale dizer aqui.

Ajuda nas vendas.

Valeu!

 

Editado por Gurkha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 minutos atrás, Gurkha disse:

Ele teve algumas lutas na rua. Mas nada que se compare aos que você mencionou.

O titulo "a influência de Bruce Lee ainda é sentida no moderno MMA".  Me cheira forçação de barra. Desculpem os admiradores, mas quem começou  isso tudo (MMA, esporte no qual o UFC e' o que ainda tem de melhor) foram os brasileiros mesmo.

Quanto aos conceitos, principalmente no que tange a defesa pessoal, muita gente já tinha pensado nisso antes (e.g. Bruce Tegner, Mestre Imi, etc. ).

Bruce Lee obviamente era um excepcional artista marcial sim, mas marqueteiro como poucos. Sabia vender uma ideia e ate omitia ou nao citava ideias de outros ( um deles era o filosofo indiano Krishnamurti). Ele criou pelo menos dois personagens em torno de si, o filosofo original e o lutador imbatível (basta ver como a maioria das pessoas o vê).

Fico as vezes pensando se não querem inventar uma nova lenda (agora com o MMA).  De novo a sugestão, usando palavras e meias verdades.

Parece que sempre tem a mão dos empresários dele ou membros da família neste assunto. Como em outras lendas que sempre se repete na mídia, que não vale dizer aqui.

Ajuda nas vendas.

Valeu!
 

Fora essa onda que ele vencia karatecas americanos em treino , mestre Lawyer disse no outro fórum que karatê americano era uma piada antes, porém foi dessa piada que nasceu o kickboxing hj na minha opinião é uma arte marcial superior ao karatê!!

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
11 minutos atrás, NEGO DÁGUA disse:

Fora essa onda que ele vencia karatecas americanos em treino , mestre Lawyer disse no outro fórum que karatê americano era uma piada antes, porém foi dessa piada que nasceu o kickboxing hj na minha opinião é uma arte marcial superior ao karatê!!

 

Concordo, inclusive o boxe americano sempre foi uma luta de primeira categoria ( o Lee tirou dali muitas coisa para seu "JKD". Na sua arte marcial ele  usava o Wing Chun com parcimônia, pois sabia que Wing Chun funciona melhor com leigos ou com quem pratica Wing Chun, mas se colocar contra um boxer treinado...).

Quanto ao que fazem com o Lee ($$$$)  isto tem um nome em inglês Bruce-exploitation.

Editado por Gurkha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, Axiotis disse:

Arona e Sakuraba já tinham o mesmo peso quase... e todos sabemos o jogo do Arona, jiu-jítsu gracie.

Jiu-jitsu do Arona era uma mistura, usava muito mais controle de posições, há quem diga até que era amarrão, grande bobagem 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
47 minutos atrás, NEGO DÁGUA disse:

Fora essa onda que ele vencia karatecas americanos em treino , mestre Lawyer disse no outro fórum que karatê americano era uma piada antes, porém foi dessa piada que nasceu o kickboxing hj na minha opinião é uma arte marcial superior ao karatê!!

  

Sim, o Karatê americano era ridículo nas décadas de 1960 e 1970. O Elvis Presley recebeu faixa preta fazendo firula e usando um quimono ridículo que seria rejeitado em qualquer academia séria.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, Gurkha disse:

Concordo, inclusive o boxe americano sempre foi uma luta de primeira categoria ( o Lee tirou dali muitas coisa para seu "JKD". Na sua arte marcial ele  usava o Wing Chun com parcimônia, pois sabia que Wing Chun funciona melhor com leigos ou com quem pratica Wing Chun, mas se colocar contra um boxer treinado...).

Quanto ao que fazem com o Lee ($$$$)  isto tem um nome em inglês Bruce-exploitation.

Mas pelo que vejo o kickboxing americano é muito forte , tipo surgiu de uma piada e depois ficou bem sério!!

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora