pipo

Kron Gracie parecia ter vindo de uma 'cápsula do tempo em 1995' – Dana White no UFC 288

Recommended Posts

15 minutos atrás, pipo disse:

Nego, o @Timbó´ja respondeu algumas coisas aqui e cima... era outro padrão

mesmo os adversários não sabendo tanto de JJ (o que faz uma diferença, isso é fato), a galera entrava pra pegar mesmo.. 

é só ver caras mais lá atrás no Pride como Sakuraba, Carlos Newton, o próprio Minota que ja entravam pra torar um braço, uma perna..

vou esquecer de algum nome foda, mas lembro do gênio do Paulão, idem Demiam, do Toquinho que quebrava mesmo, o Charles (que hoje parece que prefere ser trocador, sei lá), o Frank Mir que mesmo pesado tinha giros e ataques pra todo lado, o Aoki..

O Jacaré e o Arona mesmo finalizando pouco, tinha muita efetividade em grudar, amassar e perdiam pouquíssimas chances 

o jogo do Carlos Condit por exemplo, se caisse  na guarda , era ataque a cada segundo.. lembro que até o GSP quase que se fode.

Werdum, Alexey Oleynik nos pesados.

tinham caras que eram horríveis de assistir, mas o jogo era de foder qualquer um, como o Jake Shields, Jon Fitch

caras bons tb: Kenny Florian, Jim Miller, Joe Lauzon

um cara odiado por aqui, mas com um JJ foda é Vinny Magalhães "Pezão"

com certeza devo ter esquecido alguém foda

eu sei lá oq danado essa galera nova expoente do JJ quer no MMA.. não atacam um braço, uma chave e pé, perdem posições simples..

Veja o Paulão falando , ele fala que existe muito erro bobo e fundamento nos lutadores atuais!

Se bem que ele errou bem feio na luta entre Charles vs Islan, mas ele é humano acerta a maioria das lutas e isso já um mérito retado.

Charles foi campeao assim, eu falei aqui @JOAO MIR JJ é testemunha, falei, Charles está vencendo, porem erros grotescos na trocação , vi um treino dele de manopla na praia que meu Deus, muito erro bobo, nem foi com  o Diego foi com outro cara chamado Ciçero , Islan  chegou diferente bom em pé , todos achavam que no chão seria empate e em pé o Charles deitava e se viu foi um massacre que o Charles e equipe , viram e pensaram" opa, temos que recuar e ver o que está errado esse cara nos superou e muito"

Caras como o Anderson são atemporais , serão tops em qualquer época  tem um refino muito foda da luta.

GSP, Fedor não , o russo tem a sorte que historicamente pesados são ruins e incompletos , acho que a era Overrem, Cain, Werdum, Cigano foi bem rica, seria testes para o Fedor.

Nem o Miocic maior pesado da história do UFC é completo , chão nulo.

77 sempre teve excelente nível e Gsp fez o esporte evoluir .. era um nerd da luta.. mas tenho minhas dúvidas se ele venceria o  Usman 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 5/9/2023 at 9:26 AM, Gurkha disse:

Segue a resposta:

Dai treinarem outras artes, para anula-las. @masterblaster qual sua opiniao?

Grande Gurkha, tudo bem? Desculpa a demora na resposta, fiquei muito ocupado aqui no trabalho e pude ver o vídeo só agora.

Concordo em boa parte com o entrevistado. Os Gracie não ficaram experts em nenhuma outra modalidade, mas com certeza treinaram e estudaram as outras lutas para criar defesas, adaptar o jogo e Deda forma conseguir criar o marketing tão grande em cima do jiu-jítsu que estavam divulgando. Tanto é que num dos primeiros UFCs tinha um lutador de jiu-jítsu puro, o Remco Pardoel, que salvo engano perdeu para o Royce, mas não sabia fazer muita coisa no 8. Lembro dele quedando um oponente bem mais leve e ficando em cima dele de barriga para cima sem fazer nada, até se lembrar de que podia usar os cotovelos e nocauteou o oponente cotovelando para trás, sem sequer olhar direito onde estava golpeando.

Logico que estudaram as outras artes, mas se perderam quando não aceitaram evoluir e fazer uso delas, acreditando na própria lenda, de que haviam criado uma modalidade infalível. Tal coisa não existe. Na natureza e na vida se cria quem supera e se adapta, quem evolui. Isso aconteceu ao longo da evolução do esporte, mas não com eles, à exceção do Renzo. Todo mundo se lembra do Werdum arrastando o traseiro no chão contra o Overeem, mas ele acabou indo para a CB e evoluindo seu strike. Quase uma década depois vemos o Kron tendo a mesma atitude, mas sem evolução nenhuma. Aí complica mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 5/10/2023 at 9:34 AM, NEGO DÁGUA disse:

Veja o Paulão falando , ele fala que existe muito erro bobo e fundamento nos lutadores atuais!

Se bem que ele errou bem feio na luta entre Charles vs Islan, mas ele é humano acerta a maioria das lutas e isso já um mérito retado.

Charles foi campeao assim, eu falei aqui @JOAO MIR JJ é testemunha, falei, Charles está vencendo, porem erros grotescos na trocação , vi um treino dele de manopla na praia que meu Deus, muito erro bobo, nem foi com  o Diego foi com outro cara chamado Ciçero , Islan  chegou diferente bom em pé , todos achavam que no chão seria empate e em pé o Charles deitava e se viu foi um massacre que o Charles e equipe , viram e pensaram" opa, temos que recuar e ver o que está errado esse cara nos superou e muito"

Caras como o Anderson são atemporais , serão tops em qualquer época  tem um refino muito foda da luta.

GSP, Fedor não , o russo tem a sorte que historicamente pesados são ruins e incompletos , acho que a era Overrem, Cain, Werdum, Cigano foi bem rica, seria testes para o Fedor.

Nem o Miocic maior pesado da história do UFC é completo , chão nulo.

77 sempre teve excelente nível e Gsp fez o esporte evoluir .. era um nerd da luta.. mas tenho minhas dúvidas se ele venceria o  Usman 

 

Discordo quanto ao Fedor. O russo venceu nomes que foram campeões no UFC e pesados da época que considero melhores do que muitos atuais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
3 minutos atrás, masterblaster disse:

Discordo quanto ao Fedor. O russo venceu nomes que foram campeões no UFC e pesados da época que considero melhores do que muitos atuais.

Eu não fiz claro ou talvez vc não entendeu..

Apenas disse que o Fedor tecnicamente não seria atemporal.

Em seu auge hoje ainda seria top, e na sua época e ate época de Cain e Cigano no auge a divisão dos pesados  era muito melhor que a atual.

Muito eu cito o Ngannou mas o Miocic ganhou de todos em decadência o Cigano mesmo não tão bem, ganhou dele.

Porem não o acho com uma técnica igual ao Anderson, um DM ou Jones.

Acho que o Anderson lutaria em 50 anos após nossos tempo atual, estilo lendas do boxe igual Ali, Tyson etc..

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 minuto atrás, NEGO DÁGUA disse:

Eu não fiz claro ou talvez vc não entendeu..

Apenas disse que o Fedor tecnicamente não seria atemporal.

Em seu auge hoje ainda seria top, e na sua época e ate época de Cain e Cigano no auge a divisão dos pesados  era muito melhor que a atual.

Muito eu cito o Ngannou mas o Miocic ganhou de todos em decadência o Cigano mesmo não tão bem, ganhou dele.

Porem não o acho com uma técnica igual ao Anderson, um DM ou Jones.

Acho que o Anderson lutaria em 50 anos após nossos tempo atual, estilo lendas do boxe igual Ali, Tyson etc..

 

Agora entendi o que você falou. Mas não diferencio muito o russo nesse aspecto. Ele fez o que não vejo muita gente fazendo até hoje, finalizou oponentes jogando por baixo deles. Coleman e Randleman por exemplo. Mas entendi o seu ponto, referindo-se a lutadores que manteriam o mesmo jogo em qualquer época.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
11 minutos atrás, masterblaster disse:

Agora entendi o que você falou. Mas não diferencio muito o russo nesse aspecto. Ele fez o que não vejo muita gente fazendo até hoje, finalizou oponentes jogando por baixo deles. Coleman e Randleman por exemplo. Mas entendi o seu ponto, referindo-se a lutadores que manteriam o mesmo jogo em qualquer época.

Gsp foi algo mais de muito treino e inteligência  de estratégia  e ele está a frente nesse quesito. 

Até hj eu lembro ele tinha 84 quilos  perdia pouco e não  se desgastada.

Fora que jogava bem em todas as áreas. 

Hj vc ver que existe gente assim. 

Anderson  acho que não  tem

DM está no One  e faz a divisão do UFC  ser fraca sem ele 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
6 minutos atrás, NEGO DÁGUA disse:

Gsp foi algo mais de muito treino e inteligência  de estratégia  e ele está a frente nesse quesito. 

Até hj eu lembro ele tinha 84 quilos  perdia pouco e não  se desgastada.

Fora que jogava bem em todas as áreas. 

Hj vc ver que existe gente assim. 

Anderson  acho que não  tem

DM está no One  e faz a divisão do UFC  ser fraca sem ele 

Verdade. Concordo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
On 5/8/2023 at 1:31 PM, Raphael Rezende said:

Quantos Gracie's temos em ação hoje, talvez dois? Kron e Neiman?? Pergunto isso, pra levantar a possibilidade da postura do Kron ser um padrão da família, mesmo que nos dias de hoje, ou será que foi uma estratégia exclusiva dele???

Sabemos que os Gracie's nunca (nenhum deles) foram completos, por mais que um ou outro saiba aplicar um ou dois socos em pé, é um fato que eles continuam unidimensionais, excelentes no chão sim, mas unidimensionais, o que hoje, é um péssimo hábito. Eles precisam se reinventar, admitir que não dá mais, ponto. Arriscaria dizer que nenhum deles hoje, seja (com todo respeito a todos) Royce, Renzo, Rickson, Royler ou Ralph, conseguiria chegar longe no MMA, se continuassem com a filosofia que "só o jiu-jitsu salva".

Vi uma entrevista do Relson, dizendo que é contra a família continuar lutando MMA, pois já provaram que o jiu-jitsu é a arte marcial mais eficiente. Não tenho certeza se nos dias atuais, o jiu-jitsu continua sendo a mais importante (pra mim, tá bem acirrado com o wrestling), mas concordo que já foi provado seu valor, assim como que a família não precisa mais lutar, se for pra manter esse tipo de raciocínio.

O Renzo nunca foi dessa filosofia que "só o jiu-jitsu salva" e por um tempo o Royce também deixou de aderir mas voltou atrás, falando do Renzo, ele pra mim hoje é o cara que mais pensa fora da caixa e como atleta foi tão brabo quanto Royce e talvez dentro de um contexto até mais, e o reflexo do Renzo como empresário e treinador também mata essa de "só o jiu-jitsu salva". 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
On 5/8/2023 at 4:39 PM, Rucci said:

Não existe essa coisa de arte marcial definitiva, por mais eficiente que seja, todo jogo tem suas valências e furos. Cejudo por exemplo derrubou várias vezes o Sterling, mas talvez por medo da guarda, não soltou golpes no solo e não tinha jogo para tentar finalizações. Perdeu muito por falta de efetividade nesse quesito. O Kron só conseguiu um calo na busanfa e sair com a lataria avariada fazendo o jogo do puro jiu jitsu. A real é que qualquer jogo será efetivo até ser mapeado e aplicado um antídoto, quem ainda não percebeu isso está vivendo no mundo da fantasia.
Pra mim a grande ironia dessa história é ver os Gracies se transformarem naquilo que eles ajudaram a combater nas artes marciais, ou seja, a fábula do grande mestre invencível.

Comentário perfeito, por mim o tópico se encerraria aqui. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
On 5/8/2023 at 5:02 PM, Gurkha said:

Creio que uma das chaves para isto melhorar foi o que falei acima: Consertar ou evitar certas tecnicas no JJ desportivo mudando as regras para que se aproximem mais de certos elementos de uma luta real.

Eu como competidor de jiu-jitsu tenho até uma opinião interessante sobre isso, eu acho que as regras atuais do jiu-jitsu desportivo, elas por si só são perfeitas para o MMA, eu falo isso pois as posições que são de maior dominância são as que mais valem pontos e são as posições que não há punição por "enrolação" e etc.. que é a Montada e as Costas, o que eu acho que prejudica muito o uso efetivo do jiu-jitsu no MMA é hoje ter uma separação muito forte de metodologia de ensino nas academias, hoje em dia o foco é muito em pontuar com qualquer coisa, fazer uma raspagem mirabolante ou uma posição cheia de contorcionismos e impressionantes aos olhos de quem vê (sendo que só vê jiu-jitsu quem é do jiu-jitsu), eu acho que em altíssimo nível essas posições são válidas até poq no alto nível muitos estarão no top-1 por detalhes mas no geral que é 99% de quem pratica o que vale é o basicaço mesmo, passei, montei, finalizei, chamei pra guarda, peguei as costas e finalizei, hoje em dia acha-se que o que se sobressai no jiu-jitsu é saber um milhão de posições mas o simples é extremamente eficiente e muitos subestimam isso, Roger Gracie que pra mim é o maior do jiu-jitsu de pano pegava todo mundo com posições que todos aprendem na faixa-branca, Tainan Dalpra que é meu lutador atual de jiu-jitsu predileto faz o simples pra finalizar e sempre encerras suas lutas no domínio completo. 

Se hoje em dia as academias ficam fantasiando o jiu-jitsu competitivo que eu acho legal mas separando que, o jiu-jitsu é popular hoje no mundo inteiro poq começou com aquela ideia de se provar frente a outras artes marciais e também pra provar uma dominancia e com essa ideia a gente fala de jiu-jitsu hoje em dia, e dentro desse contexto de época não era apenas derrubar e ficar trocando de posição pra tentar sair na frente nos pontos, a galera saia na mão, tinha golpes traumáticos de tudo quanto era jeito, tinha uma absorção de outras técnicas que vinham de outras artes marciais, ninguém fala da levantada técnica que veio da capoeira, do pisão que veio do Savate, das técnicas de queda e algumas finalizações do catch-as-catch-can... 

Então na minha visão não acho que seja só o jiu-jitsu esportivo em si mas é a visão que muitos estão tendo hoje do jiu-jitsu que é extremamente limitada e também a forma de aplicação desse jiu-jitsu, meu mestre que tem 32 anos só na faixa-preta de jiu-jitsu passa drills pra gente com jab-direto-cruzado-cinturada-queda, jab-direto-doubleLeg, ele sempre fala que se um dia a gente usar o jiu-jitsu pra se defender e chegar numa posição de montada pra não inventar finalização que é pra descer a porrada com socos e cotoveladas, que montar e pegar as costas são as posições mais valiosas numa luta sem regras, que não precisa ir pro chão sempre se for pra usar o jiu-jitsu, dentro do jiu-jitsu existem várias técnicas em pé.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Falando do assunto do tópico eu não acho justo na minha visão a análise que muitos (digo mais os jornalistas e público em geral) tem feito a respeito do Kron, se a gente pegar a trajetória dele, ele é um bom lutador, nada demais, mas um bom lutador, ele inclusive se não me engano na sua luta anterior a essa se engajou bem em pé, então acho que a discussão de ter sido pouca eficiência no jiu-jitsu muito rasa, se não me engano e me corrijam se eu estiver errado o Kron teve algum tipo de diferença com o Rickson acerca do seu estilo de luta, parece que o Rickson ficou com aquele papo Gracie dos anos 1900 que só o jiu-jitsu é suficiente, tem também a aposta do Kron em abrir uma academia na pandemia que parece que custou muito a ele tempo e grana, tanto que eu acho que o que realmente o prejudicou nessa luta foi uma falta de treino, pois eu vi um Kron que regrediu totalmente da a impressão de que ele não queria lutar ou não se preparou, mas isso é problema dele, assinou o contrato porque quis, e também eu suspeito em achar que o Kron meio que tava querendo provar alguma coisa pro pai dele ou ficou sentido pelo que o pai falou, mas não adiantou nada poq depois o Rickson fez uma declaração negativa sobre ele e a luta. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um papo raso também é esse de achar que o jiu-jitsu hoje não vale de nada, eu acho isso um absurdo sem pé nem cabeça, primeiro poq hoje o MMA existe por conta do ego de uma família em querer provar que a arte que pratica é melhor que as outras, e que o membro escolhido pra ir provar isso na prática foi bem sucedido por um bom tempo e o mundo inteiro passou a querer aprender jiu-jitsu e hoje qualquer lutador de MMA de alto nível no mínimo tem nível de faixa-roxa de jiu-jitsu no chão a não ser casos extremamente específicos (lutadores com um jogo em pé ou de defesa de quedas muito, muito acima da média). Então hoje alguém subir no maior palco de MMA do mundo sem jiu-jitsu é ter uma desvantagem completamente absurda em relação a qualquer lutador. 

O que ninguém considera que é o ponto crucial pra que muitos pensem isso são as regras, hoje em dia as regras consolidadas do MMA praticadas principalmente nos EUA favorecem muito alguns estilos dentre o deles o Wrestling, como uma vez eu acho que o @masterblaster falou, o grappler fica mais em posição de conforto dentro do seu jogo do que o stricker dentro do seu, por exemplo, eu não posso pedalar por baixo quando eu faço guarda poq isso é uma defesa simples que um stricker pode fazer quando ta no chão, eu não posso dar uma joelhada quando meu oponente estiver de 4 apoios que é uma posição defensiva clássica de Wrestling, e essa joelhada um stricker poderia aplicar também de maneira eficiente, eu não posso dar uma joelhada com o cara com ajoelhado com uma ou as duas mãos no chão, então depois que um Wrestler faz o jogo dele que é projetar somente, o oponente simplesmente não pode fazer muita coisa a não ser por o jiu-jitsu em prática mas ai quem é stricker por exemplo entra numa desvantagem. 

Outro ponto crucial é o julgamento da luta, eu acho ainda muito falho pontuar uma luta como se pontua no boxe, pontuar de round a round, o MMA ele é muito complexo pra simplificar a pontuação dessa maneira e nos EUA os juízes são os mesmos do boxe em muitos estados e de forma generalizada eles conhecem basicamente somente boxe e wrestling, não existe um consenso razoável do que é dominância no grappling em geral dentro do MMA, um exemplo é tipo, nesse último UFC na luta do Diego Lopes ele atacou com o jiu-jitsu o tempo todo chegou muito próximo de finalizar a luta e dominou o adversário no chão, isso foi levado em consideração na pontuação, não estou nem falando de isso ser crucial pra ele vencer a luta, mas diversas vezes a gente vê um lutador tomando um certo atraso em pé mas basta uma queda, só um ato de projeção que muitos veem isso como uma virada de chave forte, e isso tem ficado até mesmo internalizado em nós que assistimos e não acho que isso é justo. 

Se hoje falam tanto do Wrestling ser o que mais desequilibra e eu acho que realmente é, pois dita aonde a luta vai ficar, mas é muito por conta do contexto que hoje ele ta inserido no MMA, isso também tem que ser levado em consideração, poq quando esse contexto é mudado outra metodologia de luta prevalece, a gente pode usar como exemplo o Pride, OneFc, e outros eventos que tem regras e julgamentos da luta de forma mais flexível.  

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, oxeboxing disse:

Eu como competidor de jiu-jitsu tenho até uma opinião interessante sobre isso, eu acho que as regras atuais do jiu-jitsu desportivo, elas por si só são perfeitas para o MMA, eu falo isso pois as posições que são de maior dominância são as que mais valem pontos e são as posições que não há punição por "enrolação" e etc.. que é a Montada e as Costas, o que eu acho que prejudica muito o uso efetivo do jiu-jitsu no MMA é hoje ter uma separação muito forte de metodologia de ensino nas academias, hoje em dia o foco é muito em pontuar com qualquer coisa, fazer uma raspagem mirabolante ou uma posição cheia de contorcionismos e impressionantes aos olhos de quem vê (sendo que só vê jiu-jitsu quem é do jiu-jitsu), eu acho que em altíssimo nível essas posições são válidas até poq no alto nível muitos estarão no top-1 por detalhes mas no geral que é 99% de quem pratica o que vale é o basicaço mesmo, passei, montei, finalizei, chamei pra guarda, peguei as costas e finalizei, hoje em dia acha-se que o que se sobressai no jiu-jitsu é saber um milhão de posições mas o simples é extremamente eficiente e muitos subestimam isso, Roger Gracie que pra mim é o maior do jiu-jitsu de pano pegava todo mundo com posições que todos aprendem na faixa-branca, Tainan Dalpra que é meu lutador atual de jiu-jitsu predileto faz o simples pra finalizar e sempre encerras suas lutas no domínio completo. 

Se hoje em dia as academias ficam fantasiando o jiu-jitsu competitivo que eu acho legal mas separando que, o jiu-jitsu é popular hoje no mundo inteiro poq começou com aquela ideia de se provar frente a outras artes marciais e também pra provar uma dominancia e com essa ideia a gente fala de jiu-jitsu hoje em dia, e dentro desse contexto de época não era apenas derrubar e ficar trocando de posição pra tentar sair na frente nos pontos, a galera saia na mão, tinha golpes traumáticos de tudo quanto era jeito, tinha uma absorção de outras técnicas que vinham de outras artes marciais, ninguém fala da levantada técnica que veio da capoeira, do pisão que veio do Savate, das técnicas de queda e algumas finalizações do catch-as-catch-can... 

Então na minha visão não acho que seja só o jiu-jitsu esportivo em si mas é a visão que muitos estão tendo hoje do jiu-jitsu que é extremamente limitada e também a forma de aplicação desse jiu-jitsu, meu mestre que tem 32 anos só na faixa-preta de jiu-jitsu passa drills pra gente com jab-direto-cruzado-cinturada-queda, jab-direto-doubleLeg, ele sempre fala que se um dia a gente usar o jiu-jitsu pra se defender e chegar numa posição de montada pra não inventar finalização que é pra descer a porrada com socos e cotoveladas, que montar e pegar as costas são as posições mais valiosas numa luta sem regras, que não precisa ir pro chão sempre se for pra usar o jiu-jitsu, dentro do jiu-jitsu existem várias técnicas em pé.

Fala irmao.

No caso de seu mestre ele parece ser diferente do que vejo em academias por aqui. Isto realmente faz a diferenca. Me lembra o que o Relson ensina.

Me parece que as regras do esporte (pelo menos das lutas que assisti) criam certas tendencias (como voce disse fantasias) e cacoetes no lutador ou o faz evitar partes importantes da luta (como o clinche em pe') que poderia fazer a diferenca no MMA.

Acho que tambem nao fui claro. O que eu queria  dizer  em termos de regras (apenas minha opiniao) e' que:

1)deveriam pontuar mais as quedas, principalmente as mais contudentes ou aquelas onde se cai por cima ou fechando posicao dominante. A falta do conhecimento nisto esta' matando a arte. E' so gente se sentando o tempo todo para comecar a luta. E falando nisso:

2) Punir para evitar aquele jogo ficar chamando para a guarda com aquela de ficar sentado chamando na guarda (e.g. Kron Gracie) ou simplemente aquela de quase sentar no colo do adversario em pe' para puxar pra guarda. Justamente para incentivar mais derrubar o adversario em pe'. Como disse o @masterblaster, em certas regras de MMA e luta e' pe' na cara na certa. 

3) Punir lutador que se expoe facil ao bate estaca (aquela de se deixar ficar carregando como crianca). Que se de o ponto ao lutador que conseguiu levanta-lo.

Editado por Gurkha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
6 horas atrás, masterblaster disse:

perderam quando não aceitaram evoluir e fazer uso delas, acreditando na própria lenda, de que haviam criado uma modalidade infalível. Tal coisa não existe. Na natureza e na vida se cria quem supera e se adapta, quem evolui. Isso aconteceu ao longo da evolução do esporte, mas não com eles, à exceção do Renzo. Todo mundo se lembra do Werdum arrastando o traseiro no chão contra o Overeem, mas ele acabou indo para a CB e evoluindo seu strike. Quase uma década depois vemos o Kron tendo a mesma atitude, mas sem evolução nenhuma. Aí complica mesmo.

O que sempre digo Master, aprender a lutar em pe' de maneira mais eficiente nao vai matar ninguem (nao precisa se expor em execesso) se for dentro de uma estrategia pra levar ao chao. Quanto ao **do que se ve por ai (desculpe mas nao vou perder a piada) , quem decide o rumo da luta e' sempre quem esta em pe'. Tinha um outro especialista nisso: Takada.

Editado por Gurkha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
8 minutes ago, Gurkha said:

Fala irmao.

No caso de seu mestre ele parece ser diferente do que vejo em academias por aqui. Isto realmente faz a diferenca. Me lembra o que o Relson ensina.

Me parece que as regras do esporte (pelo menos das lutas que assisti) criam certas tendencias (como voce disse fantasias) e cacoetes no lutador ou o faz evitar partes importantes da luta (como o clinche em pe') que poderia fazer a diferenca no MMA.

Acho que tambem nao fui claro. O que eu queria  dizer  em termos de regras (apenas minha opiniao) e' que:

1)deveriam pontuar mais as quedas, principalmente as mais contudentes ou aquelas onde se cai por cima ou fechando posicao dominante. A falta do conhecimento nisto esta' matando a arte.

2) punir para evitar aquele jogo ficar chamando para a guarda com aquela de ficar sentado chamando na guarda (e.g. Kron Gracie) ou simplemente aquela de quase sentar no colo do adversario em pe' para puxar pra guarda. Justamente para incentivar mais derrubar o adversario em pe'.

3) Punir lutador que se expoe facil ao bate estaca (aquela de se deixar ficar carregando como crianca). Que se de o ponto ao lutador que conseguiu levanta-lo.

Perfeito amigo. 

Realmente eu valorizo muito meu mestre pois ele ainda carrega a marcialidade no ensino do jiu-jitsu e é algo que eu quero levar pros meus alunos quando eu for faixa-preta, quero unir tudo o que o jiu-jitsu tem de bom e passar uma visão mais abrangente, mais marcial como meu mestre faz. 

Sobre as regras realmente existem essas tendências, eu acho essa de pontuar melhor as quedas essencial, eu tenho exatamente a mesma opinião pois nas regras atuais a pontuação de queda está entre as mínimas (2 pontos) e o que vale é somente colocar o oponente de costas pro chão, uma chamada de guarda errada do meu oponente em que durante a chamada eu seguro a gola da calça ou o calcanhar já conta como queda sendo que eu não tive a intenção de quedar, apenas me defender da chamada pra guarda. 

Eu acho que a punição de chamada pra guarda tradicional feita em pé não faz sentido pois é parte do jogo e como disse acima existem os contra-ataques a essa chamada, e também com a variação e melhoria da pontuação das quedas a chamada pra guarda em pé já fica prejudicada, sentar e chamar pra guarda como Kron fez hoje no jiu-jitsu competitivo é mais difícil de se ver pois o jogo tem sido muito físico, um lutador que senta pra chamar pra guarda sem pegadas é passado muito facilmente. O que já está sendo punido é a famosa guarda 50/50 que travava o jogo de maneira absurda. 

No jiu-jitsu competitivo pelas regras da CBJJ/IBJJF é desclassificatório, porém tem muitas competições no Brasil e a fora que permitem o bate-estaca e eu acho isso mais interessante pois o atleta ele jamais vai se expor ao bate estaca pois o risco de lesão é grave. 

Coisas positivas hoje a cerca do jiu-jitsu competitivo que estou vendo é que existem muitas promotoras de eventos surgindo com regras próprias e variadas o que muda muito o jogo, por exemplo lutas de 5 minutos na faixa-preta, o mais comum é de 10 minutos, permitir golpes desclassificatórios como bate-estaca e chaves de cervical, isso muda completamente a defesa e aplicação de golpes, super lutas sem tempo, super lutas sem pontuação valendo só finalização, eu acho que isso ta mudando um pouco o lado esportivo, e isso vai se refletir nas competições principais, o Brasileiro desse ano mesmo foi muito bom, da pra ver por exemplo entre os faixas-preta um jiu-jitsu mais raíz, com bastante movimentação jogo simples e eficiente, bastante imposição física, a CBJJ/IBJJF por conta dos americanos e árabes tem mudado algumas regras de suas competições, e eu tenho visto uma movimentação bem grande de empresários e atletas só do jiu-jitsu pra resgatar um pouco do jogo mais realista digamos assim então eu acho que esse cenário pode mudar em breve acerca das regras. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora