Entre para seguir isso  
pipo

O lugar do Usman na história dos meio-médios

Recommended Posts

Quando Kamaru Usman defender o título dos meio-médios na luta principal do UFC 261 no sábado, ele estará competindo contra mais do que apenas Jorge Masvidal .

Usman vai lutar contra os legados dos maiores meio-médios da história do MMA. Usman se colocou nessa conversa ao vencer suas primeiras 13 lutas no UFC, algo que nenhum outro meio-médio já fez. Se Usman vencer no sábado, ele terá a segunda maior seqüência de vitórias na história do UFC, atrás de Anderson Silva, 16 de 2006-12. Atualmente, Usman está empatado com Max Holloway , Jon Jones , Khabib Nurmagomedov , Demetrious Johnson e Georges St-Pierre pelo segundo mais longo.

Não há como negar que Usman está estatisticamente no Hall da Fama da empresa, mas onde ele se classifica entre os maiores meio-médios de todos os tempos? Onde está o lugar de Usman no Monte Rushmore do MMA dos meio-médios?

"Se você tivesse que olhar para alguns dos melhores de todos os tempos na divisão, é claro que teria que colocar GSP lá", disse Usman recentemente à ESPN. “Odeio fazer isso, mas teria que me colocar nessa conversa, porque me acho o mais completo de todos, só porque o esporte evoluiu muito.

"Eu acho que eu colocaria Pat Miletich lá também. Pat era um selvagem. E você teve que colocar Matt Hughes lá também."

O peso meio-médio do MMA de Usman, Mount Rushmore, é muito semelhante ao escolhido por um painel ESPN de 11 membros, que apresenta - na ordem - GSP, Hughes, Usman e Tyron Woodley .

Será que Usman poderia superar GSP como o meio-médio GOAT? Nosso painel analisa tudo.

A grandeza de GSP transcendeu a classe de peso

Georges St-Pierre é o maior lutador de MMA peso meio-médio que já andou pela face da terra. Período. Fim da história ... pelo menos até o dia em que Usman ou algum outro sucessor de trabalho em andamento escreverá um novo capítulo dramático. Por que me sinto tão confiante em proclamar St-Pierre como o maior lutador de 170 libras de todos os tempos? Porque, para mim, GSP é o maior lutador de MMA em qualquer categoria de peso que já agraciou nosso planeta.

Argumentar que GSP é o maior no geral, porém, é um argumento do olho do observador que também pesa os consideráveis méritos dos homens dominantes em meio-pesado, peso médio, peso leve e peso-mosca, para começar, além de uma certa mulher que reina em duas classes de peso. É uma corrida competitiva, com certeza. Mas se continuarmos com a discussão do meio-médio, St-Pierre é o equivalente no MMA de Usain Bolt, correndo bem à frente do pelotão.

 

Quando St-Pierre saiu do esporte como campeão dos meio-médios do UFC em 2013 - ele voltaria quatro anos depois para uma luta pelo título dos médios - ele estava em uma seqüência de 12 vitórias consecutivas. Suas últimas nove lutas, com 170 libras, foram as defesas de título, um recorde para a categoria de peso. GSP também possui recordes meio-médios do UFC para a maioria das vitórias em lutas pelo título (12) e mais vitórias no geral (19). Ele acertou o maior número de rebatidas de qualquer lutador de 170 libras na história (2.523) e também o maior número de quedas (87).

A versatilidade de St-Pierre transcendeu os números que ele acumulou. Ele ganha pontos de estilo por ser igualmente confortável, hábil e perigoso como lutador em pé e como grappler. GSP foi mestre na utilização de sua abordagem estratégica e atletismo afinado para tirar seus oponentes de sua zona de conforto. Se você passou uma noite dentro da jaula com St-Pierre, quase com certeza lutaria a luta dele. E é quase certo que você acabaria se conformando com o segundo lugar.

GSP teve duas derrotas em seu cartel, mas enfrentou seus dois conquistadores em revanche e os nocauteou. Georges St-Pierre não deixou pedra sobre pedra.

- Jeff Wagenheim


Hughes foi um pioneiro

Antes de haver um Usman, antes de haver um Woodley, antes mesmo de haver um St-Pierre, havia Matt Hughes. Do começo ao meio, com a categoria (e o esporte como o conhecemos) ainda engatinhando, Hughes definiu o que significava ser campeão dos meio-médios do UFC. Ele ganhou o título com um nocaute incrível sobre Carlos Newton em 2 de novembro de 2001 no UFC 34, e então desfez cinco defesas de título em cerca de dois anos.

Hughes não estava apenas se estabelecendo como um dos melhores lutadores do mundo na época, ele estava ajudando a cimentar 170 libras como uma das divisões de elite do UFC. Durante esse reinado, Hughes venceu Newton novamente, sufocou o promissor Sean Sherk e finalizou Frank Trigg em uma luta rancorosa. Hughes deixou o cinturão dos meio-médios para BJ Pennno UFC 46 em 31 de janeiro de 2004, mas o recuperou mais tarde naquele ano com uma finalização de armlock sobre St-Pierre no UFC 50 em 22 de outubro. Hughes defendeu o título duas vezes durante seu segundo reinado com uma finalização do ano vencer Trigg - ele o carregou através da gaiola, bateu nele e o sufocou - e vingando sua derrota para seu rival, Penn. St-Pierre levaria a tocha meio-médio de Hughes para o bem no UFC 65 em 18 de novembro de 2006.

Os Melhores Pesos Médios Do MMA De Todos Os Tempos

  GSP HUGHES USMAN WOODLEY
* Apenas lutas no meio-médio estão incluídas.
** Estatísticas compiladas pela ESPN Stats & Info.
WL 25-2 44-8 18-1 19-7-1
Acabamentos 13 34 9 12
Terminar % 52 77 50 63
Lutas pelo título vencidas 12 9 4 4

Ao todo, naquele período de cerca de cinco anos, Hughes defendeu o título sete vezes, derrotou jogadores como St-Pierre e Penn e acumulou um recorde de 12-1 no UFC. Continua sendo um dos melhores trechos de cinco anos na história do UFC, e na época Hughes era considerado talvez o melhor lutador peso por peso do planeta. Hughes ainda tem o maior número de finalizações na história dos meio-médios do UFC (11) e ele tem o segundo maior número de finalizações na história de luta pelo título do UFC (8). Apenas St-Pierre tem mais defesas de título e lutas pelo título na história dos meio-médios do UFC do que Hughes.

Além de todos aqueles sucessos dentro da gaiola, Hughes foi uma grande atração nas bilheterias e no pay-per-view. Suas rivalidades com St-Pierre e Penn são algumas das maiores da história do esporte, não apenas na categoria de 170 libras. Hughes fez trilogias com os dois homens e todas as seis lutas foram campeãs de vendas. Hughes também teve grandes vitórias sobre nomes como Matt Serra , Royce Gracie e Renzo Gracie .

Hughes foi introduzido no Hall da Fama do UFC em 2010. Seu trabalho em transformar a divisão dos meio-médios em um lutador do UFC ainda está rendendo frutos, com algumas das maiores lutas da história da promoção chegando a 170 libras.

- Marc Raimondi


Usman deve ser o número 2, por enquanto

Houve um tempo em que seria incompreensível pensar que um meio-médio do UFC pudesse superar o legado de Georges St-Pierre - mas é o caso de Usman.

A mística e a grandeza das realizações de St-Pierre sempre serão difíceis de superar. Além de ser um campeão dominante, ele foi um pioneiro do esporte em muitos aspectos. Mas se Usman continuar a seguir seu caminho atual, esta pergunta: "Quem é o maior meio-médio de todos os tempos?" se tornará um verdadeiro debate.

Estatisticamente, Usman é um dos melhores que já vimos. Ele é um dos únicos três lutadores - incluindo Silva e Nurmagomedov - na história do MMA a começar sua carreira no UFC 13-0. Ele ultrapassou o recorde de divisão de St-Pierre de uma seqüência de 12 vitórias consecutivas. Ele defendeu 100 por cento das tentativas de queda dos oponentes. E ele buscará sua quarta defesa de título consecutiva contra o Masvidal, no UFC 261, em Jacksonville.

E em termos de competição, não acho que haja qualquer debate que Usman enfrentou - e continuará a enfrentar - um nível um pouco mais alto do que St-Pierre. Isso não é uma acusação de ninguém contra quem St-Pierre lutou. Na verdade, eu diria que, em comparação com outros campeões de sua época, a lista de candidatos ao título de St-Pierre era uma das mais desafiadoras. Mas St-Pierre admitiu que as artes marciais mistas evoluíram muito na última década. Os contendores são mais completos e as divisões são mais profundas. St-Pierre conseguiu garantir uma chance pelo título do UFC em apenas sua terceira participação na promoção. Usman tinha 9 a 0 e três anos de carreira no UFC antes de lutar por um campeonato.

Este 'Mt. A lista de Rushmore é baseada no que um lutador fez, não no que ele pode fazer até o final de sua carreira. Mas, no caso de Usman, é difícil não olhar para a frente. Porque ele já é, inegavelmente, um dos quatro melhores meio-médios na história deste esporte - e na minha opinião, ele já é, inegavelmente, o nº 2. Isso levanta a questão de saber se ele acabará se tornando o nº 1. Mesmo que alguns de suas lutas pelo título em potencial no futuro próximo são revanche - Masvidal, Colby Covington , Leon Edwards - há muito a ganhar com eles. E eu sei que ele quer ser ativo agora.

Nos próximos 12 meses, não é difícil imaginar um cenário em que Usman defenderá seu campeonato de 170 libras mais três vezes (elevando seu número de defesas para seis) e potencialmente assumir o título de melhor lutador libra por libra no mundo. Se ele fizesse essas duas coisas ... não apenas solidificaria seu lugar no Monte meio-médio. Rushmore, acho que ele destronou GSP como CABRA peso meio-médio.

- Brett Okamoto


A história tratará bem Woodley

Eles vão apreciá-lo quando ele se for.

É isso que me vem à mente quando penso em Tyron Woodley, que não acho que foi apreciado o suficiente durante seu reinado de título de 2016 a 2019.

Por quê? Talvez seja porque os dois primeiros nomes que ele chamou ao ganhar o título - por meio de um nocaute incrível do historicamente inatingível (isso é uma palavra?) Robbie Lawler - foram Georges St-Pierre e Nick Diaz , em vez dos principais contendores no momento. Acho que isso pode ter incomodado algumas pessoas, inclusive a chefia do UFC. O que me leva a outro motivo potencial: nunca realmente senti que o UFC ficou atrás de Woodley porque eles bateram cabeça muitas vezes. Por quê? Adoraria saber, mas sempre foi assim.

Alguns caras se conectam com o público, outros não. Woodley foi o último, o que é uma pena porque ele era um lutador tremendo com uma história de fundo ainda melhor.

 

Mas seu currículo fala por si: 19 vitórias, 12 finalizações, taxa de finalização de 63% (que é mais do que GSP, Usman, Johnny Hendricks ...), e quatro vitórias em lutas pelo título.

Ele teve vitórias sobre Darren Till , Demian Maia , Stephen Thompson , Robbie Lawler, Kelvin Gastelum , Dong Hyun Kim , Carlos Condit , Josh Koscheck , Paul Daley , para citar alguns.Ele está no nível de um GSP ou Matt Hughes? Não. GSP teve 11 vitórias em lutas pelo título dos meio-médios, enquanto Hughes teve nove. Mas ele está empatado com Usman (por enquanto) e tinha mais do que Lawler e Hendricks.

Muita conversa hoje em dia gira em torno de se Usman está perto de ultrapassar GSP para o maior peso médio de todos os tempos. Ele não está nem perto dessa conversa ainda. Ele está na conversa de Woodley no momento, e é um ótimo lugar para se estar.

Woodley obviamente não ultrapassará Usman. Sua corrida no UFC pode estar concluída. E sentiremos falta dele quando ele se for.

- Ariel Helwani


Outros que receberam votos: Carlos Condit, Royce Gracie, Robbie Lawler, Douglas Lima

Painel : Kel Dansby, Andrew Davis, Andrew Feldman, Ariel Helwani, Eric Jackman, Roman Modrowski, Morgan Mularski, Phil Murphy, Brett Okamoto, Marc Raimondi, Jeff Wagenheim

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra quem acha que o Khabib é o melhor leve, caso Usman vença o Masvidal, já será o maior WW da história, passando o GSP pelo mesmo motivo que acham o Khabib o melhor leve da história.

Particularmente, esse título só deveria ser dado a ele caso defendesse mais títulos que o atual melhor do peso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

GSP era dominante mais.  Porém já disse anteriormente q Usman vai comendo pelas beiradas p ser o mais dominante hj do UFC.  Não há outro campeão no momento com tal potencial (contando com a aposentadoria de Khabib). 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra o Usman de top 10 só resta Wonderboy, Vicente Luque e o Neil Magny (que não deve chegar a um TS)

 

é muito foda a carreira que o Usman tá criando

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sei lá, eu acho que o cara tem que ser avaliado depois que se aposentar ,o Usmam ainda está lutando, está  fazendo sua história, e na verdade esses critérios variam muito de importância.

Ser mais dominante é  maior do que fazer x defesas?

Do que lutar de forma a correr mais riscos, passar sustos ou eventualmente perder uma  luta ou outra? 

O maior é o que ganha sem sustos ,esbanjando técnica? 

O melhor é o que o que ganha ,perde e se reinventa pra voltar a ser campeão? 

O que se aposenta invicto mesmo defendendo o cinturão poucas vezes ? 

Ou aquele que "se estivesse no auge hoje" passaria o carro em todo mundo? 

Viva a eterna polêmica! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
32 minutos atrás, Eder Jofre55 disse:

Sei lá, eu acho que o cara tem que ser avaliado depois que se aposentar ,o Usmam ainda está lutando, está  fazendo sua história, e na verdade esses critérios variam muito de importância.

Ser mais dominante é  maior do que fazer x defesas?

Do que lutar de forma a correr mais riscos, passar sustos ou eventualmente perder uma  luta ou outra? 

O maior é o que ganha sem sustos ,esbanjando técnica? 

O melhor é o que o que ganha ,perde e se reinventa pra voltar a ser campeão? 

O que se aposenta invicto mesmo defendendo o cinturão poucas vezes ? 

Ou aquele que "se estivesse no auge hoje" passaria o carro em todo mundo? 

Viva a eterna polêmica! 

Desse jeito. Essa discussão será eterna 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que independentemente dos critérios o que não pode faltar é a pergunta primária: lutou contra quem? Venceu quem? Pois só existem lendas quando se existem oponentes duríssimos. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

um cara acho que odiado por todos, mas que tem um currículo foda é o Woodley.. o cara venceu muito lutador foda

 

Ele teve vitórias sobre Darren Till , Demian Maia , Stephen Thompson , Robbie Lawler, Kelvin Gastelum , Dong Hyun Kim , Carlos Condit , Josh Koscheck , Paul Daley , para citar alguns.Ele está no nível de um GSP ou Matt Hughes? Não. GSP teve 11 vitórias em lutas pelo título dos meio-médios, enquanto Hughes teve nove. Mas ele está empatado com Usman (por enquanto) e tinha mais do que Lawler e Hendricks.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
7 horas atrás, pipo disse:

um cara acho que odiado por todos, mas que tem um currículo foda é o Woodley.. o cara venceu muito lutador foda

 

Ele teve vitórias sobre Darren Till , Demian Maia , Stephen Thompson , Robbie Lawler, Kelvin Gastelum , Dong Hyun Kim , Carlos Condit , Josh Koscheck , Paul Daley , para citar alguns.Ele está no nível de um GSP ou Matt Hughes? Não. GSP teve 11 vitórias em lutas pelo título dos meio-médios, enquanto Hughes teve nove. Mas ele está empatado com Usman (por enquanto) e tinha mais do que Lawler e Hendricks.

Problema do Woodley é que as lutas são muito chatas de assistir (assim como eram as do GSP). E pra piorar ele tem carisma de um poste. Chatão. No caso do Woodley, as lutas boas são as mais recentes, onde ele levou um pau.

Já o Uzman é casca grossa demais... Não faz muito barulho, mas tá varrendo a categoria, e sem passar por muitos sustos. Depois do que vimos contra Durinho, acho difícil algum dos que estão aí batê-lo.

E acho que o Uzman já é maior que o Woodley tbm.

Editado por Odorico

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra mim na história tem 2 indiscutíveis:  GSP e Hughes

O terceiro p um triunvirato colocaria Jose Pelé Landy.  Quem viveu os anos 90 sabe q ele era "o cara" em determinado período.  Matt Hughes se promovia falando q o derrotaria.  No fim tomou uma joelhada voadora na fuça meses antes de conquistar o cinturão do UFC.  Uma pena q a partir dos 30 a carreira tomou uma curva decadente justamente na era Pride.  Mas p mim é um nome mto mais forte q Pat Miletich, hall da fama do UFC q tbm foi nocauteado por ele.

Acredito q Usman entrará p essa turma de lutadores q reinaram por algum período.  Está bem próximo disso.

Editado por Rappa Hemp

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
20 horas atrás, pipo disse:

Desse jeito. Essa discussão será eterna 

Exato, mas numa boa tecnicamente falando o GSP é melhor do que o Usman na minha humilde opinião em quase todos os segmentos, inclusive o próprio jab que ele tem como ponto de " destaque" na trocação o GSP para mim fazia melhor... além de que tinha no repertorio chutes altos e no chão ter posições a mais que o Usman, etc etc etc

Isso falando de recursos técnicos, mas não necessariamente isso faz com que um lutador seja melhor que o outro, mas foi uma observação já que ele comentou que o MMA  "evoluiu" e para mim apesar disso ser uma verdade em termos de recurso técnico considero que o GSP ainda tinha mais do que ele.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
20 minutos atrás, Sartori disse:

Exato, mas numa boa tecnicamente falando o GSP é melhor do que o Usman na minha humilde opinião em quase todos os segmentos, inclusive o próprio jab que ele tem como ponto de " destaque" na trocação o GSP para mim fazia melhor... além de que tinha no repertorio chutes altos e no chão ter posições a mais que o Usman, etc etc etc

Isso falando de recursos técnicos, mas não necessariamente isso faz com que um lutador seja melhor que o outro, mas foi uma observação já que ele comentou que o MMA  "evoluiu" e para mim apesar disso ser uma verdade em termos de recurso técnico considero que o GSP ainda tinha mais do que ele.

GSP era fenomenal.

Usman já é um lutador moderno. Fisico dele hj já é muito diferente do GSP e demais WW da época.

Usman e Woodley são diferenciados. Colby tem um gás fora do normal. As coisas hj já estão muito diferentes do q na época do GSP.

É ingrato comparar.

Mas pra quem gosta de exaltar um GOAT a cada ano, Usman tá a uma luta de bater o GSP e isso é fato.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
6 minutos atrás, Silverchair disse:

GSP era fenomenal.

Usman já é um lutador moderno. Fisico dele hj já é muito diferente do GSP e demais WW da época.

Usman e Woodley são diferenciados. Colby tem um gás fora do normal. As coisas hj já estão muito diferentes do q na época do GSP.

É ingrato comparar.

Mas pra quem gosta de exaltar um GOAT a cada ano, Usman tá a uma luta de bater o GSP e isso é fato.

este negócio de comparar chega a ser rídiculo, só no MMA que temos esta insistência em fazer isto. Não dá, é comparar laranja com limão, o esporte evolui muito nos últimos anos, é muito novo.

GSP representou mais que o Usman pela questão de ter sido um cara muito completo para a época, assim como o Anderson tbm é muito maior que o Adesanya. Se eles vão passar, se vão representar mais para a história do esporte só o tempo vai dizer. Hoje analisando a representatividade na história eles estão num patamar bem acima.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
52 minutos atrás, Sartori disse:

Exato, mas numa boa tecnicamente falando o GSP é melhor do que o Usman na minha humilde opinião em quase todos os segmentos, inclusive o próprio jab que ele tem como ponto de " destaque" na trocação o GSP para mim fazia melhor... além de que tinha no repertorio chutes altos e no chão ter posições a mais que o Usman, etc etc etc

Isso falando de recursos técnicos, mas não necessariamente isso faz com que um lutador seja melhor que o outro, mas foi uma observação já que ele comentou que o MMA  "evoluiu" e para mim apesar disso ser uma verdade em termos de recurso técnico considero que o GSP ainda tinha mais do que ele.

Concordo 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso