Eder Jofre55

PBP - UFC 256 - Figueiredo x Moreno

Recommended Posts

1 hora atrás, junior-sjc disse:

Não sei onde eu vi uma vez, que o Karate foi eleita a arte que contém os golpes mais efetivos. Vou buscar isso e trago aqui para a discussão.

Mas arte por arte não muda o resultado de uma luta. Precisa realmente, como você bem disse, de uma adaptação bem feita para o mma.

Nós temos 3 exemplos aí de karatekas que foram grandes recentemente no mma, Lyoto, Thompson e MC Gregor (Embora eu ache que o MC Gregor já tenha usado mais o Karate, principalmente quando lutava nos penas), que foram campeões e imprimiram o Karate majoritariamente em uma luta de mma.

Mas tem outros karatecas que vieram com esse jogo e não obtiveram sucesso também.

Eu sempre achei que a combinação Karate + Jiu Jitsu do Gunnar Nelson fosse levá-lo rapidamente ao cinturão dos meio médios. Na primeira luta que eu vi do Gunnar eu fiquei impressionado. Ele é muito habilidoso em pé e o tem chão de campeão mundial. Depois do atropelo que tomou do Demian, ele nunca mais foi o mesmo, nem mesmo na trocação, que é bem parecida com a do Thompson, nunca mais foi efetivo.

Eu treino Karate desde quando era menino ainda, embora tenha parado um pouco nos últimos anos por conta do JJ, e sempre achei que a movimentação do Karate fosse a chave para ter sucesso no mma. Isso, claro, impulsionado pelos resultados que o Lyoto vinha apresentando na época. 

Essa coisa de ter a base fora, como o mestre Vinicio sempre fala, seria a chave para você se manter distante o suficiente dos grapplers e contragolpear em uma distância segura.

Mas a grande verdade é que as mudanças de regras nos últimos anos tenderam a dar vantagem justamente para Wrestlers, inclusive a aberração de ter um octógono menor agora.

De todo modo, acho o Karate muito efetivo, quando bem adaptado, mas no mma, se não tiver o mix (Trabalhar joelhos, clinches, cotovelos, e outras coisas que o Karate não tem como especialidade) hoje em dia não se chega a lugar nenhum. A não ser que seja um cara muito diferenciado como Thompson, Whittaker, Lyoto é Connor.

Perfeito. Se achar o estudo compartilha conosco. Independente da área de conhecimento é importante ver pontos de vista #, estar constantemente aprendendo. É aquilo, uma movimentação pode dar certo com a maioria das pessoas mas dependendo do momento, da pessoa, ela pode ter o antídoto e conhecer outro tipo de movimentação sempre vai agregar. Luta de maneira geral é um xadrez, com infinitas possibilidades, seja no grappling ou no striking o conhecimento é infinito. Gostaria muito de ver um debate do Vinicio Anthony com algum mestre de Muay Thai, como o Noguchi, por exemplo. Com certeza sairia uma discussão muito rica.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
48 minutos atrás, NEGO DÁGUA disse:

Já  disse aqui acho o Vinicio um tanto arrogante  e prepotente o Glauber também  é  ele botam  o karate com uma efetividade  absurda e desdenhavam do brazilian kickboxing  temos o Poatan  hj mad sempre tivemos o Belocqua  ,Pelaez o Zorello entre outros  esquecidos .

É  um grande arte marcial  todos sabem que souum pesquisador de luta NUNCA achei nada do McGregor referente a shotokan sim o vi treinando tkd sem quimono .

O boxe,kickboxing  e thai São  paixões minhas e está  comprovado  sua eficácia  nos combates reais seja rua,ringue e octógono. 

 

 

Meu sonho seria ter grana pra ficar sossegado e eu iria fazer uma viagem de volta ao mundo e iria aprender as artes marciais no berço delas...viraria estudioso de luta profissional...rsrsrs. Já tive a oportunidade de ver o Muay Thai na Tailândia nas 2x que fui lá, em diferentes locais e o que eu posso dizer é que as possibilidades dentro desta arte são infinitas e que não conhecemos 70% das técnicas aqui no Ocidente. Imagina a riqueza de conteúdo que temos só aqui dentro do Brasil com o Jiu Jitsu, Luta Livre esportiva, Capoeira, nosso "Brazilian Thai", nosso Judô, Boxe, etc. O mundo das lutas por ter sido fechado por muito tempo demorou muito pra evoluir, estamos engatinhando ainda.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
23 minutos atrás, João P disse:

Meu sonho seria ter grana pra ficar sossegado e eu iria fazer uma viagem de volta ao mundo e iria aprender as artes marciais no berço delas...viraria estudioso de luta profissional...rsrsrs. Já tive a oportunidade de ver o Muay Thai na Tailândia nas 2x que fui lá, em diferentes locais e o que eu posso dizer é que as possibilidades dentro desta arte são infinitas e que não conhecemos 70% das técnicas aqui no Ocidente. Imagina a riqueza de conteúdo que temos só aqui dentro do Brasil com o Jiu Jitsu, Luta Livre esportiva, Capoeira, nosso "Brazilian Thai", nosso Judô, Boxe, etc. O mundo das lutas por ter sido fechado por muito tempo demorou muito pra evoluir, estamos engatinhando ainda.

Seria um sonho viu.

Engraçado  eu sou um cara vi mudança  demais no stricker no boxe ,kickboxing  thai então...

Existe arrogância  e ego demais  o antigo não  serve ou o novo não  é  bom.

Pode perceber a genialidade do Hélio  Gracie  vi entrevista e ele era foda os Gracie  foram um pouco marketeiro mas treinaram  capoeira ,boxe como o restante  mas todos tinham un respeito  enorme  ao Helio entrevistas do finado mestre Leitão  e esse conceito  do Marco Ruas existia  e se perdeu .

 

Engraçado  que poucos falamoa do tkd e confesso  que já  ridicularizei e depois  vimos que a trocacao brasileira o brazilian  thai ou kickboxing  esta totalmente  ligado ao tkd.

Nelio naja,Flavio  Molina,Belocqua,Pelaez toda essa vertente está ligado direta ou indiretamente  a nosso  lendário  Anderson Silva. 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 minuto atrás, NEGO DÁGUA disse:

Seria um sonho viu.

Engraçado  eu sou um cara vi mudança  demais no stricker no boxe ,kickboxing  thai então...

Existe arrogância  e ego demais  o antigo não  serve ou o novo não  é  bom.

Pode perceber a genialidade do Hélio  Gracie  vi entrevista e ele era foda os Gracie  foram um pouco marketeiro mas treinaram  capoeira ,boxe como o restante  mas todos tinham un respeito  enorme  ao Helio entrevistas do finado mestre Leitão  e esse conceito  do Marco Ruas existia  e se perdeu .

 

Engraçado  que poucos falamoa do tkd e confesso  que já  ridicularizei e depois  vimos que a trocacao brasileira o brazilian  thai ou kickboxing  esta totalmente  ligado ao tkd.

Nelio naja,Flavio  Molina,Belocqua,Pelaez toda essa vertente está ligado direta ou indiretamente  a nosso  lendário  Anderson Silva. 

 

 

Nosso Thai é todo ligado ao TKD, eu cheguei em 1996, 1997, 1998 a treinar o Boxe Tailandês de calça e faixa na Naja (primeira academia no RJ a ter e de onde saiu  o falecido Luiz Alves, Anderson França, entre outros ), fazíamos vários treinos que vieram do TKD. A academia foi fundada pelo Flávio Molina que foi um dos maiores faixa preta de TKD do Brasil antes de aprender Muay Thai com o Nélio Naja, inclusive fiz TKD lá antes quando criança (7 anos). Rafael Cordeiro se eu não me engano treinou TKD tbm, Anderson treinou muito TKD antes de ir pro Muay Thai. Toda a árvore genealógica do RJ e de Ctba teve influência direta do TKD e estas escolas influenciaram toda a história da arte no Brasil, depois começou a aparecer um monte de gente que disse que aprendeu não sei com quem em um país x, ficou um mês na Tailândia apanhando e voltou dando aula...enfim, como acontece em todos os ramos cuspiram no prato que comeram, apareceu picareta e por aí vai.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 minuto atrás, João P disse:

Nosso Thai é todo ligado ao TKD, eu cheguei em 1996, 1997, 1998 a treinar o Boxe Tailandês de calça e faixa na Naja (primeira academia no RJ a ter e de onde saiu  o falecido Luiz Alves, Anderson França, entre outros ), fazíamos vários treinos que vieram do TKD. A academia foi fundada pelo Flávio Molina que foi um dos maiores faixa preta de TKD do Brasil antes de aprender Muay Thai com o Nélio Naja, inclusive fiz TKD lá antes quando criança (7 anos). Rafael Cordeiro se eu não me engano treinou TKD tbm, Anderson treinou muito TKD antes de ir pro Muay Thai. Toda a árvore genealógica do RJ e de Ctba teve influência direta do TKD e estas escolas influenciaram toda a história da arte no Brasil, depois começou a aparecer um monte de gente que disse que aprendeu não sei com quem em um país x, ficou um mês na Tailândia apanhando e voltou dando aula...enfim, como acontece em todos os ramos cuspiram no prato que comeram, apareceu picareta e por aí vai.

Calejamento  que hj só  é  defendido porlo pessoal do karatê. 

Todos faziam  po 10 aos atrás  conheco gente  que hj nega que fazia com a canela  toda marcada.

Dava frontal com o professor  batendo  com o pau na canela pra voltar a perna rápido. 

Hj nego vai pra Tailândia  e apaga tudo que se fazia ai vem um brasileiro  nocauetea o mundo todo com a tecnicas aprendidas aqui mesmo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os elementos que as pessoas falam que o Connor usa do karatê na parte de mão e base existem e são muito usados no boxe, Connor é boxeador de origem, é a arte principal dele, sempre foi. Ele só adaptou a base e postura para o MMA e colocou outros elementos de outras artes. Acho forçar muito a barra colocar ele como um karateca pq usa uma ou outra técnica de karate, como alguns karatecas fazem. Ou até mesmo como já ouvi aqui no fórum. Ele tbm usa kickboxing, taekwondo e capoeira... Mesmo a base, é muito parecida com o boxe mais antigo, mesclado com uma postura mais 'saltitante' como se vê do ol[impico também. Ele usa o boxe na longa e média distância, como cetamente boxeava, já tem tem uma envergadura muito grande pro tamanho dele. Connor é um artista marcial misto, mas não acho que tenha como ver ele como karateca. É só olhar os contra golpes do karate e do boxe e ver com quais os do Connor se assemelha mais. O Connor é um boxeador de origem. Vejam as primeiras luta dele. Sempre foi boxe o carro chefe.  

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
51 minutos atrás, Daniel Mendoza disse:

Os elementos que as pessoas falam que o Connor usa do karatê na parte de mão e base existem e são muito usados no boxe, Connor é boxeador de origem, é a arte principal dele, sempre foi. Ele só adaptou a base e postura para o MMA e colocou outros elementos de outras artes. Acho forçar muito a barra colocar ele como um karateca pq usa uma ou outra técnica de karate, como alguns karatecas fazem. Ou até mesmo como já ouvi aqui no fórum. Ele tbm usa kickboxing, taekwondo e capoeira... Mesmo a base, é muito parecida com o boxe mais antigo, mesclado com uma postura mais 'saltitante' como se vê do ol[impico também. Ele usa o boxe na longa e média distância, como cetamente boxeava, já tem tem uma envergadura muito grande pro tamanho dele. Connor é um artista marcial misto, mas não acho que tenha como ver ele como karateca. É só olhar os contra golpes do karate e do boxe e ver com quais os do Connor se assemelha mais. O Connor é um boxeador de origem. Vejam as primeiras luta dele. Sempre foi boxe o carro chefe.  

Perfeito Vinicio Anthony  que enfatizar o McGregor  como um karateca perfeito  no MMA. 

O que é  bonito é  meu ..

Aldo tem erros? Lógico  só  vi o Kevim Souza  do boxe ex UFC  falar se for trocar com o Conor tera problemas..

Conor é  um stricker formidável  para o MMA pra mim tem jogo correto para grappling  e stricker ate nassuas derrotas lutou muito bem.

Veja a luta com khabib foi uma boa luta aonde errou feio em caçar  o Russo .

Digo e repito vejo Aldo vencendo  todos  que perdeu menos o Conor  nem jogo de MMA  ele tem pra isso de 10 perderia 8 .

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
44 minutos atrás, NEGO DÁGUA disse:

Perfeito Vinicio Anthony  que enfatizar o McGregor  como um karateca perfeito  no MMA. 

O que é  bonito é  meu ..

Aldo tem erros? Lógico  só  vi o Kevim Souza  do boxe ex UFC  falar se for trocar com o Conor tera problemas..

Conor é  um stricker formidável  para o MMA pra mim tem jogo correto para grappling  e stricker ate nassuas derrotas lutou muito bem.

Veja a luta com khabib foi uma boa luta aonde errou feio em caçar  o Russo .

Digo e repito vejo Aldo vencendo  todos  que perdeu menos o Conor  nem jogo de MMA  ele tem pra isso de 10 perderia 8 .

Porra! Vc lembrou dele. Por onde anda o Kevin Souza ? O cara tinha uma mão sinistra- era boxeador de origem. Perdeu uma luta ganha no UFC- ainda era cru no MMA - saiu  do evento por bobeira  e depois disso não se firmou. O Maldonado falava bastante nele. A propósito, há 8 anos atrás o Maldonado, Aldo no auge, e o Maldonado sustentava que o Patrício era o pena mais talentoso que ele tinha visto.

 

Sim... Tbm acho que o Aldo venceria o Max e o Volkanovski. O Yan já dá uma complicada... achi ele mais duro. O cara foi pra média com o Aldo de base trocada- a luta toda na distância do Aldo, no jogo dele, de base trocada e ainda levou a melhor. Aquilo me impressionou. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
44 minutos atrás, Luiz Melo disse:

Porra! Vc lembrou dele. Por onde anda o Kevin Souza ? O cara tinha uma mão sinistra- era boxeador de origem. Perdeu uma luta ganha no UFC- ainda era cru no MMA - saiu  do evento por bobeira  e depois disso não se firmou. O Maldonado falava bastante nele. A propósito, há 8 anos atrás o Maldonado, Aldo no auge, e o Maldonado sustentava que o Patrício era o pena mais talentoso que ele tinha visto.

 

Sim... Tbm acho que o Aldo venceria o Max e o Volkanovski. O Yan já dá uma complicada... achi ele mais duro. O cara foi pra média com o Aldo de base trocada- a luta toda na distância do Aldo, no jogo dele, de base trocada e ainda levou a melhor. Aquilo me impressionou. 

Vi Aldo ganhando  bem a luta  apesar do final do 1 round. 

Depois cansou não  vi superioridade  tecnica e vi Aldo suportando  a mão  e vencendo  bem o segundo round.

Isso  foi ontem caralhooo mei auge físico  eu competia  nessa época..

Bem Kevin é  da escola do Kelson Pinto  dito por muitos o melhor boxeasor da história  da Bahia  tecnicamente era um craque nato.

Maldonado  devia tomar aula com ele um nivel totalmente  diferente. 

Patricio é  aquilo dizem que um monstro  fsz sparring  com peso pesado  etc etc mas precisa ir ao UFC 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
38 minutos atrás, Luiz Melo disse:

Porra! Vc lembrou dele. Por onde anda o Kevin Souza ? O cara tinha uma mão sinistra- era boxeador de origem. Perdeu uma luta ganha no UFC- ainda era cru no MMA - saiu  do evento por bobeira  e depois disso não se firmou. O Maldonado falava bastante nele. A propósito, há 8 anos atrás o Maldonado, Aldo no auge, e o Maldonado sustentava que o Patrício era o pena mais talentoso que ele tinha visto.

 

Sim... Tbm acho que o Aldo venceria o Max e o Volkanovski. O Yan já dá uma complicada... achi ele mais duro. O cara foi pra média com o Aldo de base trocada- a luta toda na distância do Aldo, no jogo dele, de base trocada e ainda levou a melhor. Aquilo me impressionou. 

Com o perdão da intromissão, além de toda a questão técnica que vocês citaram não dá para esquecer da confiança como fator determinante no resultado de uma luta.
O Charles contra o Ferguson é um bom exemplo disso e o próprio Aldo. As vezes o cara pode ter o melhor arsenal, mas se a cabeça não estiver no lugar certo na hora da luta não tem jeito.
Quanto aos estilos, acredito que é sempre uma questão do quão boa é a adaptação do atleta em utilizar o que aprende numa situação de luta, o que ocorre é que alguns estilos favorecem as situações de pressão que te obrigam a experimentar isso junto da adrenalina, fazendo muito sparring por exemplo, e outros negligenciam essa parte, o que faz com que o sujeito tenha um choque de realidade quando chega a hora de colocar seus fundamentos a teste.
Eu venho do Taekwondo, apesar de estar há muito tempo parado. Lembro de uma situação engraçada de ter ficado um tempo parado por questão de grana e quando voltei tinham uns 4 alunos novos na academia que vinham do kickboxe, todos tinham mais ou menos a minha altura mas eram mais pesados e fortes fisicamente. Na hora do sparring eu estava na fome e os caras simplesmente não conseguiam lidar com a minha velocidade, foi meio que um passeio, eu acertava o que queria e eles não me achavam. Hoje eu me pergunto se isso ocorreu apenas por eu estar mais adaptado ao estilo, por ser mais leve ou algum outro fator. No Taekwondo não são permitidos chutes abaixo da linha da cintura, o que é comum no Muay Thai, por exemplo. Não sei como eu lidaria com essa técnica naquela época. Sempre que vejo vídeos de combates entre estilos é o que costuma anular os lutadores de Taekwondo, apesar de eu achar que tem muito QI de luta envolvido nisso. Eu sempre fui muito de contra golpear e um dos usos que fazíamos dos socos na época era explodir para usá-los como contra golpes principalmente contra chutes semi circulares. Acho que é uma abordagem mais efetiva do que apenas checar o chute, principalmente se você avança numa diagonal e não em linha reta, de modo a sair do caminho do chute e ainda atingir o oponente. Mas vai saber, estou velho para testar essas teorias. rsrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
13 horas atrás, Daniel Mendoza disse:

Os elementos que as pessoas falam que o Connor usa do karatê na parte de mão e base existem e são muito usados no boxe, Connor é boxeador de origem, é a arte principal dele, sempre foi. Ele só adaptou a base e postura para o MMA e colocou outros elementos de outras artes. Acho forçar muito a barra colocar ele como um karateca pq usa uma ou outra técnica de karate, como alguns karatecas fazem. Ou até mesmo como já ouvi aqui no fórum. Ele tbm usa kickboxing, taekwondo e capoeira... Mesmo a base, é muito parecida com o boxe mais antigo, mesclado com uma postura mais 'saltitante' como se vê do ol[impico também. Ele usa o boxe na longa e média distância, como cetamente boxeava, já tem tem uma envergadura muito grande pro tamanho dele. Connor é um artista marcial misto, mas não acho que tenha como ver ele como karateca. É só olhar os contra golpes do karate e do boxe e ver com quais os do Connor se assemelha mais. O Connor é um boxeador de origem. Vejam as primeiras luta dele. Sempre foi boxe o carro chefe.  

Eu já acho que ele perdeu muito da referência do boxe. De alguma maneira, conservou o "encaixe"  e a segurança das mãos, mas o estilo que adota,  acredito se tratar mais de  um mix de Tae Kwondo, boxe e Karatê com baixa predominância do boxe. Ele pode n ter treinado Karatê metodicamente como manda o figurino, mas se vc  pega o Gunnar Nelson, percebe que o jeito do Conor se portar  é uma completa cópia do estilo do Islandês: O encaixe do quadril- o glúteo encaixado- o que é  particular- a base aberta, a mão da frente esticada  medindo a distância e tateando o adversário etc.  Pra mim,  hj em dia,   ele n carrega muita influência do boxe:  ainda que o MMA requeira adaptações e n comporte o boxe na forma pura, eu n consigo perceber o mínimo de cacotes do boxe pisada, deslocamento,  movimentação do tronco,  distribuição de peso nas pernas etc.  Mesmo o carro chefe sendo a mão,  n visualizo um padrão de ataques de boxeador.

Por ex: a mão da frente é pouquíssimo ativa- poucos jabs,  raros ganchos com a mão da frente ( que o Whitaker, mesmo sendo Karateca usa bastante ) enfim...  acho o repertório  muito pobre pra alguém versado no boxe ( n que ele n bebido da modalide, sei que é nativo do boxe )  

Na verdade, revendo suas lutas, percebi um estilo muito próprio- e acredito que  tenha sido influenciado pelo Karatê - já que nunca vi um padrão semelhante nem no boxe nem no kickboxing.  Observando a baixa atividade da mão da frente,  notei que ele  praticamente sacrificou a ofensividade da mesma- eliminou grande parte das possibilidades de ataque - pra utilizá-la como uma espécie de mira pra mão forte. A mão direita sempre esticada acompanha  o movimento da cabeça do adversário- que quando lança algo- é respondido prontamente. Como a direita fica o tempo todo seguindo rosto do adversário, quando contragolpeia- parece estranho -  mas é como se  tentasse socar a própria mão direita( se a mão estava perto da cabeça, é quase certo que conecte o soco) Por isso a precisão é absurda: a mão direita está sempre seguindo o alvo.  Nunca vi essa perfil de contragolpe no boxe- na verdade, nunca vi em modalidade alguma. 

O contragolpe de esquerda,  uma espécie de gancho/direto que ele rotaciona o tronco-  na prática, parece um direto na diagonal. Esse é o padrão qd o adversário é mais baixo- acho que só é possível contra caras mais baixos- por ex, ele tentou várias vezes contra o Mendes- qd o oponente é mais alto, a configuração do socos muda - movimenta a cabeça e responde com diretos.  Mas,  o jeito q ele usa( junta dois movimentos num só: já tira a cabeça e soca ao mesmo tempo) e o contexto(respondendo imediatamente, numa velocidade absurda)   posso estar errado, mas  é  provável tenha o dedo do Karatê. E o o interessante  é que, mesmo contragolpeadores como o Anderson e  Lyoto, nunca exploraram o recurso dessa forma. 

Que eu lembre, o  Lobov tbm era chegado nesse  direto na diagonal rotacionando o tronco. Às vezes vejo o Thompson fazendo um movimento  parecido( isso enquanto ta andando pra trás) mas n é tão efetivo qt o Conor- talvez por n usar a mão da frente como referência. 

Editado por Luiz Melo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
9 horas atrás, Daniel Mendoza disse:

Os elementos que as pessoas falam que o Connor usa do karatê na parte de mão e base existem e são muito usados no boxe, Connor é boxeador de origem, é a arte principal dele, sempre foi. Ele só adaptou a base e postura para o MMA e colocou outros elementos de outras artes. Acho forçar muito a barra colocar ele como um karateca pq usa uma ou outra técnica de karate, como alguns karatecas fazem. Ou até mesmo como já ouvi aqui no fórum. Ele tbm usa kickboxing, taekwondo e capoeira... Mesmo a base, é muito parecida com o boxe mais antigo, mesclado com uma postura mais 'saltitante' como se vê do ol[impico também. Ele usa o boxe na longa e média distância, como cetamente boxeava, já tem tem uma envergadura muito grande pro tamanho dele. Connor é um artista marcial misto, mas não acho que tenha como ver ele como karateca. É só olhar os contra golpes do karate e do boxe e ver com quais os do Connor se assemelha mais. O Connor é um boxeador de origem. Vejam as primeiras luta dele. Sempre foi boxe o carro chefe.  

Com certeza. O cerne do jogo dele é boxing, e muito bem adaptado, diga-se de passagem.

Ele incluiu alguns elementos do Karate de fato. A base falsa, que ele faz em algumas lutas, como o próprio mestre Vinicio cita e os chutes rodados, mas para por aí.

 O Connor não tem mais nada de Karate. As mãos são totalmente de um Boxer. Usa e abusa de cruzados e uppers da média e longa, algo que não se vê no Karate. Aliás, os chutes altos me parece que vem do Tae kwondo, embora eu saiba muito pouco de Tae Kwondo e não consiga analisar. Aquele chute que pegou no Cerrone foi um chute partindo de uma postura lateral, bem similar ao que se faz no Tae kwondo. 

O Connor pode ser qualquer coisa que falarem aqui, mas uma coisa a gente não pode negar. Ele é um dos 3 melhores strikers que já pisaram num 8. E para um cara mesclar tão bem tantas técnicas diferentes, além de talentoso, tem que ser um estudioso das artes marciais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
4 horas atrás, Luiz Melo disse:

Eu já acho que ele perdeu muito da referência do boxe. De alguma maneira, conservou o "encaixe"  e a segurança das mãos, mas o estilo que adota,  acredito se tratar mais de  um mix de Tae Kwondo, boxe e Karatê com baixa predominância do boxe. Ele pode n ter treinado Karatê metodicamente como manda o figurino, mas se vc  pega o Gunnar Nelson, percebe que o jeito do Conor se portar  é uma completa cópia do estilo do Islandês: O encaixe do quadril- o glúteo encaixado- o que é  particular- a base aberta, a mão da frente esticada  medindo a distância e tateando o adversário etc.  Pra mim,  hj em dia,   ele n carrega muita influência do boxe:  ainda que o MMA requeira adaptações e n comporte o boxe na forma pura, eu n consigo perceber o mínimo de cacotes do boxe pisada, deslocamento,  movimentação do tronco,  distribuição de peso nas pernas, queixo alto. Mesmo o carro chefe sendo a mão,  n visualizo um padrão de ataques de boxeador.

Por ex: a mão da frente é pouquíssimo ativa- poucos jabs,  raros ganchos com a mão da frente ( que o Whitaker, mesmo sendo Karateca usa bastante ) enfim...  acho o repertório  muito pobre pra alguém versado no boxe ( n que ele n bebido da modalide, sei que é nativo do boxe )  

Na verdade, revendo suas lutas, percebi um estilo muito próprio- e acredito que  tenha sido influenciado pelo Karatê - já que nunxa vi um padrão semelhante nem no boxe nem no kickboxing.  Observando a baixa atividade da mão da frente,  notei que ele  praticamente sacrificou a ofensividade da mesma- eliminou grande parte das possibilidades de ataque - pra utilizá-la como uma espécie de mira pra mão forte. A mão direita sempre esticada acompanha  o movimento da cabeça do adversário- que quando lança algo- é respondido prontamente. Como a direita fica o tempo todo seguindo rosto do adversário, quando contragolpeia- parece estranho -  mas é como se  tentasse socar a própria mão direita( se a mão estava perto da cabeça, é quase certo que conecte o soco) Por isso a precisão é absurda: a mão direita está sempre seguindo o alvo.  Nunca vi essa perfil de contragolpe no boxe- na verdade, nunca vi em modalidade alguma. 

O contragolpe de esquerda,  uma espécie de gancho/direto que ele rotaciona o tronco-  na prática, parece um direto na diagonal. Esse é o padrão qd o adversário é mais baixo- acho que só é possível contra caras mais baixos- por ex, ele tentou várias vezes contra o Mendes- qd o oponente é mais alto, a configuração do socos muda - movimenta a cabeça e responde com diretos.  Mas,  o jeito q ele usa( junta dois movimentos num só: já tira a cabeça e soca ao mesmo tempo) e o contexto(respondendo imediatamente, numa velocidade absurda)   posso estar errado, mas  é  provável tenha o dedo do Karatê. E o o interessante  é que, mesmo contragolpeadores como o Anderson e  Lyoto, nunca exploraram o recurso dessa forma. 

Que eu lembre, o  Lobov tbm era chegado nesse  direto na diagonal rotacionando o tronco. Às vezes vejo o Thompson fazendo um movimento  parecido( só que enquanto ta andando pra trás) mas n é tão efetivo qt o Conor- talvez por n usar a mão da frente como referência. 

Cara, essa é uma observação muito interessante mesmo.

Só para me adiantar, eu discordo quando do você diz que vê pouco boxing no jogo do Connor. Eu acho que ele é versado no boxe, usa boxing nas lutas mas realmente tem essa adaptação que você cita.

O Connor praticamente não jabeia. Realmente aquela mão da frente é quase uma mira. Ele coloca ela ali, ajusta a distância, calibra a esquerda e quase sempre entra com um direto ou um upper, se ele estiver tomando a iniciativa, ou um cruzado por cima do direto do adversário, quando é atacado.

E isso é muito curioso mesmo, porque o Connor praticamente não usa combinações de jab, direto, ou jab, upper, ou qualquer outra combinação em que o Jab marca a entrada do segundo golpe mais forte.

As combinações as vezes partem de um upper na longa, caminhando pra frente, cortando algum ângulo específico, dada a movimentação do oponente, e terminando com um direto ou um cruzado.

A gente até vê ele fazendo umas combinações de jab, mas acontece quando o adversário vem louco ora cima dele, como aconteceu com o Alvarez ou Poirier nos penas.

 Raramente vemos o Connor fazer dirty boxing, pendular ou dunkear, e isso engana aos olhos mesmo, a ponto de a gente dizer que ele não carrega nada de boxing.

Mas adaptações a parte, as mãos são de um boxeador, do meu humilde ponto de vista. A forma de caminhar no 8 também.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, junior-sjc disse:

Cara, essa é uma observação muito interessante mesmo.

Só para me adiantar, eu discordo quando do você diz que vê pouco boxing no jogo do Connor. Eu acho que ele é versado no boxe, usa boxing nas lutas mas realmente tem essa adaptação que você cita.

O Connor praticamente não jabeia. Realmente aquela mão da frente é quase uma mira. Ele coloca ela ali, ajusta a distância, calibra a esquerda e quase sempre entra com um direto ou um upper, se ele estiver tomando a iniciativa, ou um cruzado por cima do direto do adversário, quando é atacado.

E isso é muito curioso mesmo, porque o Connor praticamente não usa combinações de jab, direto, ou jab, upper, ou qualquer outra combinação em que o Jab marca a entrada do segundo golpe mais forte.

As combinações as vezes partem de um upper na longa, caminhando pra frente, cortando algum ângulo específico, dada a movimentação do oponente, e terminando com um direto ou um cruzado.

A gente até vê ele fazendo umas combinações de jab, mas acontece quando o adversário vem louco ora cima dele, como aconteceu com o Alvarez ou Poirier nos penas.

 Raramente vemos o Connor fazer dirty boxing, pendular ou dunkear, e isso engana aos olhos mesmo, a ponto de a gente dizer que ele não carrega nada de boxing.

Mas adaptações a parte, as mãos são de um boxeador, do meu humilde ponto de vista. A forma de caminhar no 8 também.

 

Eu já acho que a forma dele se movimentar vem tanto do Karatê quanto do Taekwondo, é uma base que tem como referência a longa distância (sempre marcando o alcance dos chutes) e uma percepção muito apurada de quando essa distância é invadida. Ele não lança nada sem pensar no próximo movimento, quando é pressionado contra golpeia assim que essa barreira invisível é quebrada, quando lança algum golpe ofensivo tomando iniciativa é geralmente para direcionar o oponente para o ataque mais poderoso que vem depois. Do boxe talvez tenha a forma de lançar os golpes usando o quadril para gerar força, mas o raciocínio, a postura, a guarda e a movimentação muito são características tanto do Karatê como do Taekwondo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
33 minutos atrás, Rucci disse:

Eu já acho que a forma dele se movimentar vem tanto do Karatê quanto do Taekwondo, é uma base que tem como referência a longa distância (sempre marcando o alcance dos chutes) e uma percepção muito apurada de quando essa distância é invadida. Ele não lança nada sem pensar no próximo movimento, quando é pressionado contra golpeia assim que essa barreira invisível é quebrada, quando lança algum golpe ofensivo tomando iniciativa é geralmente para direcionar o oponente para o ataque mais poderoso que vem depois. Do boxe talvez tenha a forma de lançar os golpes usando o quadril para gerar força, mas o raciocínio, a postura, a guarda e a movimentação muito são características tanto do Karatê como do Taekwondo.

Alto nível o debate estou aprendendo  muito  ate .

Não  digo que não  jabea ele falsea ojab acha a distância e mete um direto ou upper.

Vejo características  de boxer nele mas o raciocínio  de quem não  ver está  correto a linha pelo menos. 

Sobre tkd e karate  me corrijam  pois e uma percepção  minha pelo do Shotokan  e tkd São  abordagem  de luta parecidas  difícil  saber pra mim o que ele faz nunca o vi treinar mesmo que não  como  manda etiqueta o tkd já  bi fazendo  treinos  afinal qualquer  kickboxing  vc mixara boxe( eu acho que técnica  que prevalace no seu jogo  e trabalho  de perna de tkd ou karatê  Shotokan  ou kyokushin  e diversidade  de kickboxing  que vemos)

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora