Recommended Posts

Tony,

Na índia existem família praticantes de artes marciais antigas até hoje.

Inclusive a mais antiga delas, o Kalaripayat.

Mas também o Kushti (que deu origem ao jiujitsu) e hoje virou o Pala Kushti, um esporte nacional, e o Vajramushti.

O Vajramushti deu origem ao Kung Fu (que deu origem ao karatê, que NÃO é uma arte tradicional japonesa) e as lutas em pé no oriente.

Hoje em dia o Vajramushti é preservado por algumas famílias, como os Jyesthimallams no norte do país, no estado do Gujarate. Mais especificamente na cidade de Baroda, onde é mais fácil encontrar lutadores deste clã, todos da casta guerreira (Kshatryas). Na India tem muito disso de manter tradições, é um país fantástico com sua história preservadíssima.

Então Tony, o Vajramushti cara, Buddha lutava. E na época de Buddha já era uma tradição milenar. Na época de Buddha, imagina isso???

Todas estas artes, inclusive o Kushti, são beeem mais antigas que as artes gregas.

Uma curiosidade:

1) Onde você treinou na India para dizer que são picaretagens? Creio que só por vídeos não é?

Pois é, uma característica das tradições hindus é não ser revelada pelas massas. Vide o verdadeiro Yoga, até hoje desconhecido das massas no ocidente.

2) Eu conheço a base do Jiu, e embora o esporte Pala Kushti seja novo, o antigo Kushti, que é marcial, tem udegarame (kimura), gokyo (pata de vaca), etc.

A diferença é que as alavancas são rústicas e feitas na grosseiria. Os japoneses, como sempre, se apoderaram de uma arte estrangeira porém a aperfeiçoaram muito, comparando com a origem.

Se tiver um dia uma oportunidade de ir à India, vá em algum Akhara, centros de treinamentos de Kushti (onde geralmente o Kalaripayat também é treinado) em baias de terra e irá se deliciar com uma viagem no tempo. Como você conhece bem chão, verá ali os primórdios ancestrais das técnicas.

Obviamente irá finalizar todo mundo ali... mas tem uns wrestlers fortíssimos que irão dar trabalho... ah tem.

Opa, valeu mesmo as dicas!! Meu conhecimento sobre as artes marciais indianas vem de vídeos mesmo, e documentários, por isso talvez minha controvérsia em relação a originalidade do negócio. Se é assim, poderia ter tido realmente uma migração índia-china-japao, embora o embriao q tenha sido transmitido em um lugar provavelmente deva ser absurdamente diferente do outro, embora eu não acredite muito. A primeira menção escrita no japao sobre o Jiu-Jitsu está presente no livro “Judô Higakusho” (Registros secretos do Judô), da era Edo (1600-1868) e dizia: “Grappling foi popular desde o período Esei (1504-20 A.D.)”

Editado por Tony Ferraz

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Perdão aos demais, por desvirtuar um pouco o assunto.

Não sei de que nave o amigo Shankarnatha caiu, ou de onde surgiu essa figura.

Poxa ... temos um monge entre nós !!!

Só sei que aqui na sessão ele vem fazendo um enorme bem pro fórum.

To aprendendo demais com esse figura, e parece ser um rapaz muito gente boa ...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Perdão aos demais, por desvirtuar um pouco o assunto.

Não sei de que nave o amigo Shankarnatha caiu, ou de onde surgiu essa figura.

Poxa ... temos um monge entre nós !!!

Só sei que aqui na sessão ele vem fazendo um enorme bem pro fórum.

To aprendendo demais com esse figura, e parece ser um rapaz muito gente boa ...

É um usuario com perfil diferente sim e isso contribui pra abrir um pouco os horizontes da galera, as conversas tomam outros rumos e a gente sai um pouco do contexto competição pra falarmos sobre outras coisas..

PVT é bacan por isso, tem usuarios com perfis completamente distintos conversando sobre uma paixão em comum. :lol:

As vezes me surpreendo com outros frequentadores do forum quanto a formação, experiências no exterior e conhecimentos fora do ambito arte marcial ...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá terráqeos... bip, bip... mim ter pontudas orelhas, ser sério isto que eu dizer. Logo Spock eu pensar ser!

Talvez Mestre Yoda eu seja, pelo falar modo. Que a Força com vocês esteja!

AHUAHAUHAUHAUAHUAHUHAUHAUAHAAHAU

Bricadeiras à parte:

1) NoFun: Eu estou me enrolando aqui escrevendo dois livros sobre yoga ao mesmo tempo. Infelizmente não poderei escrever o que sei sobre a história do jujutsu.

2) Um monge aqui não é nada... Vocês não imaginam quem lê isso aqui... hehehe. DO mundo la luta então nem se fala! T.O.D.O.S. os brasileiros. Do presente e do passado... hehehe. Até Senador lê isso aqui. Aposto três quilos do meu nariz nisso!

3) NoFun: não tenho muita noção de pano. Apesar de ter alguma noção de submission e ser árbitro de Grappling pela FEPALO (Federação Paulista de Luta Olímpica - sim amigos, já treinei aquele negócio americano que se chama Uésley :D :D :D Aliás quem morar em Curitiba ou estiver passando por lá não pode perder a oportunidade de fazer ao menos UMA aula com o Prof. Alexandre "He Man". Senseicional) eu tenho UM POUCO mais de noção sem pano (algo que não achei para treinar na baixada santista. O Cavaca me disse estarem cogitando abrir uma turma de No Gi, se abrir, já tem 1 aluno). Mas o chão do Bujutsu é um negócio feio, com muito espaço comparado com o BJJ, porque vale porrada tb, aí muda tudo. A gente se liga em situações que podem acontecer na rua, como por exemplo o que está imobilizado no Ne Waza No Kamae (100kg) ZUMBIZAR a sua cara, ou o que está imobilizando simplesmente levantar e bater um pênalti com sua cabeça, ou se, na guarda, fazer o mesmo com seus testículos. Maldade + Sanguinuzói = Bujutsu.

Porém num ambiente só de chão não se compara. Levo amasso. Portanto não crie expectativas. Hahahahaha. Vamos combinar de ir lá treinar sim. Me manda MP sobre o dia que tu pode. (só posso na semana que vem).

4) Ainda sobre os aspectos históricos do Ju Jutsu, os quais infelizmente a maioria dos próprios professores de Jiujitsu nada conhecem, infelizmente, eu aconselho para quem mora no litoral paulista ou em São Paulo (até mesmo se for de mais longe um pouco) a conhecer um personagem lendário:

Sensei Adriano Pereira. Um katanakaji (forjador de espadas japonesas) e 8º Dan em Kejutsu (Kendô = esporte; Kenjutsu = marcialidade da espada, apesar do nome "dô" e "jutsu") e em Daitoryu Aikijujutsu. Desta luta veio o Aikidô e o Hapkidô, que não chegam nem perto da eficiência desta. O principal expoente do Daitoryu, Sr. Sokaku (não riam) Takeda, foi fonte de muito do conhecimento do Jigoro Kano também... Esse sensei Adriano é representante no Brasil da escola mais antiga e tradicional de artes marciais japonesas, a Tenshin Shoden Katori Shinto Ryu. Conversar com ele meia hora vale uma viagem até Santos. Eu não sei nada comparado a ele, que inclusive está traduzindo do original em japonês o livro de estratégia na luta chamado Go Rin No Sho, o "Livro dos Cinco Círculos" do lendário samurai Myamoto Musashi.

Fala brother Shankarnatha! Você chegou a ler o Livro dos Cinco Anéis em PT-BR traduzido pela editora?

Caso positivo vc acha que pode mudar muito com relação a tradução de Sensei Adriano Pereira ?

Abraço cara!

Editado por Malacarne

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera na boa...segue esee link que é referente ao artigo cientifico que um Mestre de Jiu Jitsu (ou Ju-Jitsu como ele prefere chamar) e também Mestre de Judô escreveu..

Aprendi muito com esse artigo....

Muitas coisas faz sentido e tem haver com o assunto em questão!

Espero ter ajudado

http://www.efdeportes.com/efd156/ju-jutsu-ju-jitsu-ou-jiu-jitsu.htm

Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mudará bastante. Principalmente em relação a parte prática de como aplicar aquilo numa luta.

Uma coisa é um livro traduzido por um mestre da espada.

O mesmo digo de um livro antigo (escritura) sobre yoga traduzido por um linguista que nunca sentou para meditar ou outro traduzido por um yogi.

Faz todo sentido. Obrigado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera na boa...segue esee link que é referente ao artigo cientifico que um Mestre de Jiu Jitsu (ou Ju-Jitsu como ele prefere chamar) e também Mestre de Judô escreveu..

Aprendi muito com esse artigo....

Muitas coisas faz sentido e tem haver com o assunto em questão!

Espero ter ajudado

http://www.efdeportes.com/efd156/ju-jutsu-ju-jitsu-ou-jiu-jitsu.htm

Abraços!

Cara, legal esse artigo, muito elucidativo. Todos aqui envolvidos nessa discussão deveriam lê-lo.

Explica claramente e com fontes as origens e os significados dos termos "Ju" e "Jutsu" (e derivados jiu e jitsu), fala da origem do Judo, fala do tal "Bu Jutsu"... Fala das artes de combate originárias da Índia, muito bom.

Explica também da origem do Jiu Jitsu Brasileiro e a diferença do Ju Jutsu da IFJJ (Federação Internacional de Ju Jutsu) para o nosso Jiu Jitsu.

Com relação a vinda do Judo/Jiu Jitsu para o Brasil, destaco essa parte:

"Nessa época confundiam-se ainda os nomes dessa modalidade de luta. Apesar da formulação técnica do Judô já ter sido realizada em 1887 e completada pedagogicamente em 1890, sua difusão internacional caminhava a passos lentos. No Brasil o vocábulo Ju Jutsu (Jiu Jitsu) continuava sendo utilizado, ao invés do termo Judô, até os anos 40, e muitas vezes o Judô era chamado de “moderno Jiu Jitsu” conforme o nome de uma revista publicada na época, “Revista de Judô” e embaixo entre parêntesis (moderno Jiu Jitsu)."

Editado por RicardoBJJ

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Artigo muito bom, porém com alguns erros.

Quais seriam esses erros?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tradução de um trecho curioso da história do Conde Koma.

Maeda lutou com um wrestler, nao com o Jigoro Kano, Kano apenas assistia a demonstracao. o presidente Roosevelt era aluno de um mestre da kodokan chamado Yoshitsugu Yamashita!! Tomita e maeda deram uma demonstracao de judo, e o presidente pediu que tomita treinasse com o wrestler, o wrestler botou tomita pra baixo e segurou ele ate que ele desistisse, entao foi a vez de maeda, e maeda pegou o wresler no braco!! quando perguntado que tecnica era aquela, ele respondeu the riden art, JIU-JITSU!!

Em 1904, ele viajou ao Japão com um de seus instrutores, Tsunejiro Tomita.O primeiro e unico local onde ele realizaram uma demonstração de judô juntos foi na academia do Exército dos Estados Unidos em West Point. Ao contrário do que foi publicado, eles nunca foram à Casa Branca conhecer o presidente Teddy Roosevelt. Foi o mestre Kodokan, Yoshitsugu Yamashita quem ensinou judô para Roosevelt na Casa Branca .Ele posteriormente atendeu um pedido do presidente Roosevelt e lutou com um wrestler que possuia aproximadamente duas vezes o seu tamanho, essa luta aconteceu na academia naval dos Estados Unidos em Anápolis. Yamashita venceu com um arm-lock e foi chamado para dar aulas na academia.

A demonstração em West Point entretanto foi um fracasso. Tomita e Maeda fizeram uma demonstração de Kata e os americanos não entenderam as tecnicas que assistiram.Maeda foi então desafiado por um aluno que era campeão de wrestling. Maeda aceitou o desafio e o wrestler o imobilizou durante a luta , o que o fez pensar ter vencido. Maeda não estava familiarizado com as regras do wrestling e continuou a luta encaixado uma chave e fazendo o wrestler bater a mão desistindo do combate.

Os alunos em West Point queriam então Tomita lutar. Como Tomita era o instrutor, ele deveria ser melhor do que Maeda. Tomita tinha por volta de seus quarenta anos e seus melhores anos já haviam passado. Ele não teve escolhas e teve de aceitar a luta ou perderia credibilidade.O adversario americano era muito maior e pressionou ele de uma tal forma que Tomita não pôde escapar e foi forçado a desistir.

Depois do ocorrido Tomita e Maeda se separaram, Tomita foi para a costa oeste e Maeda continuou em Nova York . Maeda passou a ensinar na Universidade de Princeton durante meio período após alguns desafios.Ele também ensinou na cidade de Nova York mas os alunos americanos não se adaptaram com o estilo japonês e não permaneciam treinando por muito tempo.

Maeda foi procurado pelos japoneses locais para lutar por um prêmio em dinheiro , como ele não estava tendo muito sucesso ensinando judô, ele aceitou.Isso foi uma transgressão das regras do Kodokan que proibiam membros de lutarem.Ele aceitou a luta de Judo/ Wrestling contra um atleta do Brooklyn , Nova York chamado "açougueiro" e aluta foi realizada em Catskills, New York.

Maeda derrotou o wrestler e sua vitória enalteceu o orgulho dos japoneses locais na região. Essa luta foi o início de sua carreira como lutador profissional.Maeda também viajou à Espanha eventualmente e lá passou a ser chamado "Conde Koma" em 1908.Maeda era aparentemente uma pessoa que vivia sob uma "nuvem negra". Ele descreve sua situação como "Komaru" que significa estar com problemas.Ele passou a se intitular "Maeda Koma" que era uma espécie de abreviação de " Maeda Komaru". uma sugestão espanhola sugeriu o prefixo "Conde", Maeda então passou a ser chamar "Conde Koma" que posteriormente se tornou seu verdadeiro nome legal.

Obs: fica a curiosidade de saber porque ele achava que tinha tantos problemas ao ponto de se intitular Komaru? :lol:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Grande Shanka!

Esse camara tem acrescentado muito aqui no fórum.

Muito bom mesmo.

Esse tipo de discussão só acrescenta

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Grande Shanka!

Esse camara tem acrescentado muito aqui no fórum.

Muito bom mesmo.

Esse tipo de discussão só acrescenta

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

"entao foi a vez de maeda, e maeda pegou o wresler no braco!! quando perguntado que tecnica era aquela, ele respondeuthe riden art, JIU-JITSU!!"

Editado por sdt

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, legal esse artigo, muito elucidativo. Todos aqui envolvidos nessa discussão deveriam lê-lo.

Explica claramente e com fontes as origens e os significados dos termos "Ju" e "Jutsu" (e derivados jiu e jitsu), fala da origem do Judo, fala do tal "Bu Jutsu"... Fala das artes de combate originárias da Índia, muito bom.

Explica também da origem do Jiu Jitsu Brasileiro e a diferença do Ju Jutsu da IFJJ (Federação Internacional de Ju Jutsu) para o nosso Jiu Jitsu.

Com relação a vinda do Judo/Jiu Jitsu para o Brasil, destaco essa parte:

"Nessa época confundiam-se ainda os nomes dessa modalidade de luta. Apesar da formulação técnica do Judô já ter sido realizada em 1887 e completada pedagogicamente em 1890, sua difusão internacional caminhava a passos lentos. No Brasil o vocábulo Ju Jutsu (Jiu Jitsu) continuava sendo utilizado, ao invés do termo Judô, até os anos 40, e muitas vezes o Judô era chamado de “moderno Jiu Jitsu” conforme o nome de uma revista publicada na época, “Revista de Judô” e embaixo entre parêntesis (moderno Jiu Jitsu)."

Obrigado RicardoBJJ....

Sempre que posso contribuo com o fórum...postando algumas coisas legais..

Esse artigo cientifico estudado pelo Mestre Odair Borges...O pai do Mestre Odair Borges também foi um dos primeiros a ter contato com a Familia Gracie...

Eu treino BJJ em uma academia bem bacana aqui em Campinas onde o professor é um faixa preta da Alliance mas sempre que posso procuro tirar algumas duvidas com o Mestre Borges....e o Sensei Stanley Virgilio (Judô) que junto ao Professor Carlos Alberto Liberi (Gracie Barra - Campinas) escreveram mais artigos interessantes...

Vou vasculhar meus e-mails e livros e postar;

Inclusive tem artigos sobre a história do Jiu Jitsu relatado pelo próprio Carlinhos Gracie Jr.

Mais uma vez obrigado!!

Sou novo no fórum e sempre recebo uma força da galera...e sempre que puder retribuo com meus conhecimentos ou com artigos como esse...

Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora