Recommended Posts

Vou postar uma conversa e creio eu que ela pode ter algumas contribuições...

O usuário Shankarnatha resolveu retirar suas opiniões, vou editando aqui.

"

sdt diz

O jiu-jitsu é velado, oculto em boa parte, sua história pode ser controversa por alguns porque ele era secreto no Japão feudal, só alguns pouquíssimos samurais tinham acesso a essa arte que era proibida de ser ensinada a estrangeiros por ser considerada uma arma letal, depois de algum tempo Kano resolveu expor uma parte e criou o judô - isso a maioria dos judocas se retorcem em admitir - para então ser ensinado mundo a fora. Maeda em retribuição a solidariedade dada por Gastão, ensinou seu filho Carlos e irmãos mais novos o jiu-jitsu...

sdt diz

Posso fazer um tópico com essa nossa conversa? Imagino que outras pessoas poderiam ajudar.

sdt diz

Ele era secreto, às vezes se ensinava algo dele, algo que os verdadeiros jiu-jitsukas treinavam, mas para alguns poucos eleitos, os jiu-jitsukas mesmo eram um grupo muitíssimo seleto, ainda mais nas origens do jiu-jitsu no Japão."

sdt diz

"Tanto que hoje o judo é uma bosta" Discordo completamente."

Bem, com a edição tive que retirar boa parte da conversa, mas então, dois amigos meus que treinaram jiu-jitsu comigo anos e anos, foram morar no Japão e passaram uns 10 anos por lá e verificaram que jiu-jitsu/ju-jitsu e tal é tudo a mesma coisa...

Um adendo, outro dia vi na tv um pessoal treinando jiu-jitsu em um tipo de buraco grande, na Índia, aquilo deve ter sido passado de pai pra filho por milênios. Um dia pretendo ir na Índia e verificar as origens do jiu-jitsu.

maeda.jpg

Editado por sdt

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aí irmão, tem um documentário maneiríssimo sobre o Helio Gracie que passou no History Channel, dá pra cata bastante info sobre o jiu jitsu.

http://www.youtube.com/watch?v=sbyaTrMgv04

E alguém sabe mais sobre o Fadda? Tem história de que ele tinha uma academia no subúrbio do Rio de Janeiro, e desafiou os Gracies. Fizeram um campeonato interno, com a galera da Gracie Humaita e a academia do Fadda. Parece que a rapaziada do Fadda levo a melhor, finalizando uma rapaziada no pé e pondo um aluno da Gracie Humaita pra dormir. Daí começaram a chamar a chave de pé de "técnica de suburbano", porque eles treinavam no subúrbio.

Tem um tópico no Sherdog sobre isso (se não puder por o link avisa que eu tiro).

Editado por jitsuNaja

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aí irmão, tem um documentário maneiríssimo sobre o Helio Gracie que passou no History Channel, dá pra cata bastante info sobre o jiu jitsu.

E alguém sabe mais sobre o Fadda? Tem história de que ele tinha uma academia no subúrbio do Rio de Janeiro, e desafiou os Gracies. Fizeram um campeonato interno, com a galera da Gracie Humaita e a academia do Fadda. Parece que a rapaziada do Fadda levo a melhor, finalizando uma rapaziada no pé e pondo um aluno da Gracie Humaita pra dormir. Daí começaram a chamar a chave de pé de "técnica de suburbano", porque eles treinavam no subúrbio.

Tem um tópico no Sherdog sobre isso (se não puder por o link avisa que eu tiro).

Tai uma informação que eu gostaria de saber mais. Vi num documentário do do Rodolfo Vieira que o professor dele é aluno do Fadda.

Acho que a Nova União tbm tem uma parte Fadda JJ e parte Carlson Gracie.

GFTeam the Film

Mas é como o mestre Alm fala, atualmente o "Jiu Jitsu é do Brasil", "pertence a todos nós!"

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então eu tb vi esse video, daí que surgiu a minha dúvida. Video maneiríssimo, valeu por postar, já tinha esquecido dele.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Texto excelente

Existem muitos sites, blogs, etc, sobre a história do jiu-jitsu, aqui no tópico só imaginei que colocariam algo diferente, por exemplo na minha conversa que mencionei, percebi que o outro usuário divergia em alguns pontos e como eu disse os judocas procuram contar a história de um jeito e mesmo os praticantes de jiu-jitsu mudam certas coisas, por exemplo alguém da Carlson Gracie pode puxar a estória para o lado do Carlson, outro de outra equipe poderia colocar a estória para enaltecer sua própria linhagem, aqui no tópico só seria um ponto aonde essas divergências poderiam ser dialogadas, discutidas ou criticadas construtivamente, entendeu?

Editado por sdt

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

realmente, o blog do tony eh indiscutivelmente o melhor de todos nas explicacoes da familia gracie e a origem do jiu-jitsu brasileiro!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

realmente, o blog do tony eh indiscutivelmente o melhor de todos nas explicacoes da familia gracie e a origem do jiu-jitsu brasileiro!

O Blog do Tony é bacana mas pega a história pela metade....

Eu ouvi da boca do mestre Pedro Hemetério, aluno do Hélio Gracie o seguinte

Que o Jiu-Jistu se iniciou na India, com monges budistas que eram frequentemente atacados durante suas peregrinações e por serem homens que viviam de meditação e por ventura franzinos, eles eram frequentemente assaltados em suas caminhadas.

Como precisavam se defender e eram contra qualquer forma de violência, eles não carregavam armas consigo e desenvolveram técnicas de auto defesa na qual uma pessoa fisicamente mais frágil fosse superior a um agressor mais forte.

Nessa palestra que eu assisti ele contou também uma parábola da época que dizia:

" Durante as grandes ventanias, arvores grandes são arrancadas mas árvores pequenas e frágeis permanecem em seus lugares pois as árvores pequenas possuem a capacidade de se dobrarem ao chão enquanto as outras são quebradas e arrancadas pela força do vento..."

Ele não contou muito sobre quais técnicas foram criadas naquele momento, mas acho que nascia ae um esboço do princípio das alavancas , hoje bem sólido e conhecido por qualquer praticante de jj.

Isso aconteceu há 2500 anos e deu origem posteriormente há todas as outras artes marciais orientais que conhecemos, se expandiu para outras regiões da Asia até que chegou ao Japão e ae o blog do Tony parece contar o restante de forma concisa.

Como isso foi contado pelo primeiro aluno do Hélio Gracie e primeiro não Gracie a atingir a faixa vermelha eu hoestamente acredito ser verdade....

Eu tive a honra absurda de ver o mestre contar,foi algo fantástico :lol: :lol:

Editado por Tartaruga

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu não quero ser polêmico, principalmente pq respeito muito o Hemetério e todos os antigos alunos da linhagem dos Gracie, mas a verdade é que o pessoal de antigamente sabia bem pouco da origem da arte, pq não haviam estudos sérios, tudo era transmitido oralmente, incluindo essa história de índia, que é uma lenda q está presente nao só no JJ, mas em quase todas as artes marciais. Depois da índia, nessa lenda, o JJ teria passado pela china, e , vários estudiosos, incluindo o próprio Jigoro Kano, afirmam q o JJ é criação japonesa, que no máximo alguns conceitos teriam vindo da china, e a índia então, eles nem consideram...

Essas artes marciais indiana q todo mundo fala foram na maioria extintas, as q tem vídeo de gente praticando a maioria é picaretagem e invenção moderna e não tem nada a ver com JJ.

Chaves e luta de chão existem a milhares de anos, incluindo na grécia antiga, mas esse formato de JJ q conhecemos hoje tem pouco mais de um século, dos desafios do Judo contra o JJ na polícia de tóquio, é uma criação moderna.

Editado por Tony Ferraz

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu não quero ser polêmico, principalmente pq respeito muito o Hemetério e todos os antigos alunos da linhagem dos Gracie, mas a verdade é que o pessoal de antigamente sabia bem pouco da origem da arte, pq não haviam estudos sérios, tudo era transmitido oralmente, incluindo essa história de índia, que é uma lenda q está presente nao só no JJ, mas em quase todas as artes marciais. Depois da índia, nessa lenda, o JJ teria passado pela china, e , vários estudiosos, incluindo o próprio Jigoro Kano, afirmam q o JJ é criação japonesa, que no máximo alguns conceitos teriam vindo da china, e a índia então, eles nem consideram...

Essas artes marciais indiana q todo mundo fala foram na maioria extintas, as q tem vídeo de gente praticando a maioria é picaretagem e invenção moderna e não tem nada a ver com JJ.

É realmente até onde é verdade esse negócio da India eu não sei te dizer, acho que é até complicado afirmar, foi algo que eu ouvi e repassei....

E caso tenha sido real como eu disse anteriormente, desconheço o que de fato era o jiu-jitsu na época, até porque segundo o que foi contado foram-se 2500 anos até então...

Enfim, acho bacana esse tópico pra conhecermos a história do jiu-jitsu, embora o que de fato nos interessa, começa com a imigração japonesa no Brasil.

SDT qual foi a conversa que você teve com o Shankarnatha ??? Parece que ele tem uma passagem pela índia , mas só estão um trecho da conversa de vocês nesse tópico, ficou meio confuso...

Tony curti o seu Blog, pelo jeito vc tem algum conhecimento de tecnologia pra ter feito blog, edição de vídeo e etc...

Editado por Tartaruga

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tony curti o seu Blog, pelo jeito vc tem algum conhecimento de tecnologia pra ter feito blog, edição de vídeo e etc...

Eu trabalhei com tecnologia e publicidade muito tempo antes de largar tudo pra fazer Jiu-Jitsu, comecei bem além da idade, mas tô correndo do prejuízo agora... :)

Mas esse vídeo foi o primeiro q eu fiz na vida... nunca tinha editado um vídeo antes.

Editado por Tony Ferraz

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então, Tarta, conversamos sobre diversos aspectos do jiu-jitsu e judô e na parte da história do jiu-jitsu achei melhor compartilhar, no início ele concordou mas depois me disse que não queria expor opiniões pessoais e tal então eu tive que editar a conversa... Mas bem, tu falou da mística Índia, hoje o Shankarnatha vive com o que aprendeu lá, Yoga, ele me disse que ficou um tempo por lá e foi o primeiro brasileiro a se tornar um mestre vindo de lá. Shankarnatha, nos diga, quanto tempo tu ficou lá na Índia? A Índia me intriga em muitos pontos...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então, Tarta, conversamos sobre diversos aspectos do jiu-jitsu e judô e na parte da história do jiu-jitsu achei melhor compartilhar, no início ele concordou mas depois me disse que não queria expor opiniões pessoais e tal então eu tive que editar a conversa... Mas bem, tu falou da mística Índia, hoje o Shankarnatha vive com o que aprendeu lá, Yoga, ele me disse que ficou um tempo por lá e foi o primeiro brasileiro a se tornar um mestre vindo de lá. Shankarnatha, nos diga, quanto tempo tu ficou lá na Índia? A Índia me intriga em muitos pontos...

É então queria saber um pouco mais sobre o Jiu-JItsu na India, se existem relatos , histórias, lendas ou sei lá o que...

Como estava conversando com o Tony, a parte do Japão já é sabida e aparentemente provada mas tenho interesse em ir mais longe, contatar museus, órgãos públicos indianos a procura de algum documento , manuscrito ou algo referente à criação do Jiu-Jitsu mesmo sabe?

Como esse tópico tenta fazer um levantamento da história dessa arte marcial, seria interessante ter algo mais concreto sobre isso, por enquanto temos apenas relatos.Mas a própria CBJJ afirma que tudo se iniciou na India, foi pra China e de lá pro Japão.... se abaixo alguns links:

CBJJ

Federação Mineira

De La Riva

O texto abaixo não é meu , mas eu não conheço o autor por isso vai entre aspas:

"Dizer que o jiu jitsu surgiu na Índia é equivalente a dizer que a língua portuguesa surgiu na roma antiga, só por causa das suas raízes no latim...

O que quer que existisse na Índia em termos de artes marciais, não era, nem de perto, o que ficou conhecido como jiu jitsu, que surgiu mesmo, e tomou forma, no Japão.

No Japão feudal, por volta do século XV, tudo o que se praticava em termos de artes marciais era chamado ju jutsu, tai jutsu, yawara, e algumas variações desses nomes.

Cada família, ou clã, adotava as práticas que achavam mais úteis ou eficientes.

Num dado momento da história, Jigoro Kano sintetizou alguns estilos de ju jutsu numa nova arte que ele batizou de judo. E o fez de forma a tornar o judo acessível a um maior número de pessoas, pois ju jutsu era, literalmente, uma arte marcial. Treinava-se para a guerra. E, como o serviço militar, nem todos estavam aptos a treinar.

O jiu jitsu brasileiro surgiu dos ensinamentos de Mitsuyo Maeda, o Conde Koma, a membros da família Gracie. Maeda era judoca, formado por Jigoro Kano, e lhe foi confiada a missão de divulgar o judo mundo afora.

Os irmãos Gracie acabaram se especializando nas técnicas de chão do judo, praticando-as sem as restrições impostas no judo de competição, pois julgaram que essa seria a maneira mais fácil de derrotar qualquer oponente, mesmo sendo ele maior ou mais forte. Chamaram seu estilo de "Gracie Jiu Jitsu" (a pronúncia de ju se assemelha a "djiu", e jutsu se assemelha a "djiuts"), que hoje é conhecido internacionalmente como "Brazilian Jiu Jitsu".

Por isso tudo eu tenho interesse em contatar pessoas que saibam mais sobre a India e possam me dizer onde posso vasculhar mais informações sobre a origem da "arte suave" e o que de fato era essa na India , tipo quais tecnicas eram usadas e posteriormente no Japão até a chegada aos portos brasileiros no início do século passado...Afirmar que de fato o Jiu-Jistu nasceu na India apenas por relatos e sem provas mais concretas seria fanatismo da minha parte.

Mas uma vez que tantas fontes afirmam isso, eu gostaria de fato de conhecer as raízes mais distantes da arte :lol: :lol:

Editado por Tartaruga

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora