Recommended Posts

Mencionaram Yawara, veja isso mas nem precisa comentar nada...

Mas bem, qual a sua fonte, do texto? Isso parece coisa de judoca do tipo que antes mencionei. Mas bem, sobre o jiu-jitsu ma Índia, vi alguns relatos como tu falou também, entretanto, no Discovery Channel vi o que eu disse antes, jiu-jitsu em uma espécie de buraco, tradicionalmente lutando sem kimono no barro, isso já derruba todos os ídolos criados afim de colocar como incerta a sua origem na Índia. Continuando, outro dia busquei por jiu-jitsu Índia e achei um site de uma federação lá falando que o do Japão - Jiu-jitsu/Ju-jitsu/Jiu-jutsu/Ju-jutsu - na verdade é originário deles...

http://www.jujitsuindia.com/jijutsu.html

http://www.jji-india.com/index.asp

Mas bem, como já falaram no tópico, parece ter umas federações dessas com umas picaretagens mas de qualquer forma é bom sentar e estudar o caso direito. Enfim, o bom mesmo é fazer o que falei querer fazer na criação do tópico, ir a Índia e palpar a história.

Editado por sdt

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas bem, como já falaram no tópico, parece ter umas federações dessas com umas picaretagens mas de qualquer forma é bom sentar e estudar o caso direito. Enfim, o bom mesmo é fazer o que falei querer fazer na criação do tópico, ir a Índia e palpar a história.

Não precisa ir até a índia... No japão, as lendas dizem q o JJ entrou lá por um chines chamado Chen Yuan Ping, que ensinou uma forma de kempô aos samurais.

Aí é só vc procurar a origem do kempô e vai ver o tamanho da salada q vc tá se mentendo... Na minha opinião, não tem origem do JJ além do japão.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dizem e dizem, muitos dizem aquilo, muitos dizem isso. Como eu disse no início do tópico, a história do jiu-jítsu é oculta e controversa em certos pontos e existem muitos que dizem isso ou aquilo... Palpar a história que é o interessante mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Duplicated. Apaga, Modera.

Editado por sdt

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quem quiser uma discussão séria com alguém que não concorda com a origem indiana, mas que tem muitas informações históricas sempre citando as fontes, basta ir no blog abaixo.

http://judotradicionalgoshinjutsukan.blogspot.com/

Pode mandar um e-mail com as suas dúvidas pro Elton, deixar comentário lá no blog, na comunidade do orkut ou facebook, que eles respondem quem perguntar com educação.

Agora pelamôr, se não concordar, peço que não desvirtuem para aquela discussão enjoada e infantil de Judo vs Jiu Jitsu. Qual é melhor?

Quando o melhor é Judo+JJ, não um contra o outro.

Oss

gracie_jujutsu_in_action_1_shashin1.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

"

sdt diz

O jiu-jitsu é velado, oculto em boa parte, sua história pode ser controversa por alguns porque ele era secreto no Japão feudal, só alguns pouquíssimos samurais tinham acesso a essa arte que era proibida de ser ensinada a estrangeiros por ser considerada uma arma letal, depois de algum tempo Kano resolveu expor uma parte e criou o judô - isso a maioria dos judocas se retorcem em admitir - para então ser ensinado mundo a fora. Maeda em retribuição a solidariedade dada por Gastão, ensinou seu filho Carlos e irmãos mais novos o jiu-jitsu...

sdt diz

"Tanto que hoje o judo é uma bosta" Discordo completamente."

maeda.jpg

Mencionaram Yawara, veja isso mas nem precisa comentar nada...

Mas bem, qual a sua fonte, do texto? Isso parece coisa de judoca do tipo que antes mencionei. Mas bem, sobre o jiu-jitsu ma Índia, vi alguns relatos como tu falou também, entretanto, no Discovery Channel vi o que eu disse antes, jiu-jitsu em uma espécie de buraco, tradicionalmente lutando sem kimono no barro, isso já derruba todos os ídolos criados afim de colocar como incerta a sua origem na Índia. Continuando, outro dia busquei por jiu-jitsu Índia e achei um site de uma federação lá falando que o do Japão - Jiu-jitsu/Ju-jitsu/Jiu-jutsu/Ju-jutsu - na verdade é originário deles...

Bem, eu comi a primeira e calei, mas comer a segunda e calar já seria abuso.

Meu caro, tens algum recalcamento contra o judo ou alguém do judo? É que parece...

Se fizesse minimamente bem o teu trabalho de casa, isto é, ler alguns livros relativamente a este assunto em questão, não estarias aqui a fazer provocações desnecessárias nem a criar discussões que em muitos casos não levam a lado nenhum.

Para quem não sabe, Kyuzo Mifune (10º Dan), foi o expoente máximo do judo, logo a seguir a Kano (o seu criador), tendo escrito aquele que é considerado a bíblia do Judo: O Cânone do Judo (O titulo original do livro que eu possuo é em inglês The Canon of Judo, e infelizmente não existe ainda versão traduzida).

Vou apenas aqui agora colocar duas breves passagens das páginas nº20 e 21 desse livro:

"This judo is, in fact, completely different to modern-day judo, which as evolved from jujutsu."

"He founded judo, encompassing many of jujutsu's important virtues as a traditional martial art."

Bem, como podes ver, nós "retorcemo-nos" mesmo todos em mostrar as nossas origens.

O que custa a muita gente admitir é que os Gracie "beberam" todo o seu conhecimento de um indivíduo (Maeda) que foi enviado por Kano para ensinar pelo mundo fora a sua nova arte marcial, o Judo. O que os Gracie aprenderam foi Judo, que na realidade era jujutsu "amputado". Como é evidente, o Maeda deve-lhes ter contado como o Judo nasceu do Jujutsu e a história deste último, e eles então, e há que dar mérito a isso, decidiram tal e qual como Kano fez, criar a sua arte marcial, o Gracie Ju Jistu, que basicamente só dava ênfase às técnicas de solo.

Por isso, deixa-lá essa história de "a minha pila é maior que a tua" e se quiseres realmente debater ideias, conceitos e história, avisa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Me interessa muito conhecer as origem do Ju Jitsu, Judo e Jiu Jitsu Brasileiro. Basicamente o que eu já havia lido e pesquisado por aí, foi o que já foi postado neste tópico.

Minha opinião é a seguinte. Há dois caminhos possíveis:

1º- ? -> Ju Jitsu -> Kano Ju-Jitsu (Judo) -> Jiu Jitsu Brasileiro (Gracie jiu Jitsu)

........................Kano Ju-Jitsu (Judo)

......................./

2º- ? -> Ju Jitsu

.......................\

........................Jiu Jitsu Brasileiro (Gracie Jiu Jitsu)

Creio mais na primeira hipótese.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

"A Associação Oriente de Jiu Jitsu nasceu no ano de 1964 e é até hoje uma referência no ensino do Jiu-Jitsu. À sua frente estão o Mestre faixa vermelha Amélio Arruda e seu filho Max Câmara que é faixa vermelha e preta. Inicialmente aluno do Mestre Paulo Francisco Romito, Amélio recebeu a faixa preta em 1963 do Mestre Helio Gracie e foi formado faixa vermelha em 2007 pelo Mestre Robson Gracie. Essa proximidade entre as famílias Arruda e Gracie vem rendendo bons frutos e o legado vem atravessando gerações. Por seu tatame já passaram muitos Gracies como, Rickson, Royler, Helio, Carlos.

Amélio tem três filhos, sendo que o mais velho, Max Câmara, segue seus ensinamentos à frente da academia. Faixa preta desde 1979, Max recebeu em 2009 a faixa preta e vermelha das mãos de seu pai. Ao longo desses anos, a Oriente formou atletas e professores como Ramon Lemos, Welton Ribeiro, Gilbert “Durinho”, Rafael “Fofitio” entre outros.

A Academia Oriente é a mais antiga academia de Jiu-Jitsu de Niterói, e em seus 46 anos de existência, mais de 1500 alunos passaram por seu tatame para aprender a arte suave com o mestre Amélio e sua família.

Colecionadora de títulos, a Oriente forma até hoje campeões e cidadãos visando sempre o ensino de um jiu-jitsu sério e eficiente."

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

NoFun

O Ceconi não é preta do Rilion, ele é preta do Romulo Reis, que é preta do Rilion, treinei com ele da azul (quando ele foi do RS pra SC) até a preta, hoje ele saiu da equipe Rilion Gracie pra abrir o próprio time, Ceconi Team, em Criciúma-SC.

E o nome dele é Alexandro, não Alexandre.

E a lista do Rilion de pretas FORMADOS POR ELE, é maior, caso precise posso te passar uma lista atualizada qualquer hora.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Carlos Gracie - O Criador de uma Dinastia

Esse eu ganhei a dois verões, li ele em 5 dias.

É viciante, ainda mais quando você começa a ler histórias que já ouviu alguém contar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acabei desistindo desse, o frete da Amazon tava dando 70 dólares para todos os livros.

Peguei só:

Japan's Ultimate Martial Art: Jujitsu Before 1882 the Classical Japanese Art of Self-Defense

The Canon of Judo: Classic Teachings on Principles and Techniques

E outros 2 que não têm a ver com Artes Marciais (Christofer Hitchens)

E aqui no Brasil comprei

GRACIE JIU JITSU - GRANDE MESTRE HELIO GRACIE - Helio Gracie

e

Carlos Gracie - O Criador de uma Dinastia

Bela compra!

Aqui no Brasil tem o Judo Kodokan traduzido.

Vale a pena

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então mas A CBJJ / IBJJF que até então é entidade principal do jiu-jitsu brasileiro em todo o mundo estaria equivocada, uma vez que defende o surgimento na India?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora