Recommended Posts

Grande Cipó, o estrangulamento apaga fundamentalmente porque comprime um nódulo que temos no pescoço, um de cada lado, chamado seio carotídeo, a compressão destes nódulos provoca um reflexo nervoso que faz o sujeito apagar. Em menor grau a diminuição do fluxo vascular. O sufocamento em si tem pouco peso, basta pensar em quanto tempo vc consegue prender a respiração. O estrangulamento apaga bem mais rápido.

Nunca tinha pensado nisso, acredita?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sendo mais direto: não existe respiração especial no yoga para isso

O sufocamento mecânico é apenas algo simples. FORÇA E FÉ.

Eu fui aprender a técnica de Tummo (meditar nu na neve) e eu achava que era algo complicadíssimo. Mas não. Apenas bala shraddha (força e fé).

Algum condicionamento muscular simples, que ocorre com o treino mesmo. Até pedir para te pegarem diversas vezes.

Existe técncia de se posicionar para não comprimir a traqueia... jeitinhos... mas se pegar BATA. Pois danificar esta estrutura é super fácil e é algo extremamente perigoso.

Necessitamos de ter força equivalente a usada para amassar uma latinha para quebrar a traquéia de alguem, se posicionarmos a mão do jeito certo.

Portanto cuidado.

Obrigado pela resposta!

Aproveitando a boa vontade do amigo, teria alguma ligação entre o núcleo do conjunto de crenças da Yoga e Budismo? Digo isso pois, apesar de não praticar kung fu, já li sobre as técnicas, e creio que é usada a canalização da energia vital, que tem outro nome, acredito eu, na Yoga, mas é a energia vital, o Qi, em chinês. Inclusive já vi um documentário acho que no Discovery sobre Qi Gong...

Então, não há exercícios para fortalecer as estruturas, no sistema Yoga? Ou todo exercício é apenas para liberar a pessoa das agruras de um ser biológico?

Todas as fotos abaixo são apenas bala sharddha?

monge.jpg

KF_Shaolin10.jpg

Clipboard04.jpg

Mais uma vez, obrigado pelas respostas, e desculpe por mais perguntas, mas, diante da sua boa vontade em resposder, a vontade de perguntar foi impossível de deter!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que no caso Yoga está ligado ao Hinduísmo...aqui no ocidente muitos lugares praticam como forma de relaxamento e algumas academias adotaram como uma espécie de ginástica, mas andei lendo a respeito pois gostaria de fazer e fiquei na dúvida se poderia praticar por ser cristão.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Truque de mágica. Difícil é ele fazer a demonstração de tomar um mata-leão e não ser apagado... Como a maioria das demonstrações gerais de Artes Marciais (Quebrar telha, fazer os caras voarem com golpes de aikidô, etc), é pra atrair iniciantes que não se interessariam diretamente pela essência do negócio, que exige esforço e está longe de super-poderes. Tanto que as artes que demonstram sua eficiência na prática (MT, Boxe, Jiu-Jitsu, Wrestling) são as mais usadas no MMA, porque são as mais eficientes (espero q esse comentário não provoque ninguém).

Bem, eu já li que muitos iogues praticam truques para mostrarem-se, como o famoso de flutuarem, como podemos ver na foto abaixo:

baba.jpg

Minha sincera dúvida é, há por trás dessas práticas orientais algo realmente válido para longevidade, resistência? O sujeito abaixo ficou dias sem comer, só escovando os dentes, numa experiência supervisionada. Diz que tem um buraco no céu da boca, onde, olhando pro sol, desce um alimento que o farta.

101312.jpeg

Abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Certamente contribuiu! Te passei uma MP.

Já li o Musashi de Eiji Yoshikawa! Mesmo sendo um romance é uma excente leitura!

Li rapidamente tanto o Musashi 1, quando o 2, de Eiji Yoshikawa, e concordo como o amigo, que história, recomendo a qualquer um interessado em artes marciais!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Grande Cipó, o estrangulamento apaga fundamentalmente porque comprime um nódulo que temos no pescoço, um de cada lado, chamado seio carotídeo, a compressão destes nódulos provoca um reflexo nervoso que faz o sujeito apagar. Em menor grau a diminuição do fluxo vascular. O sufocamento em si tem pouco peso, basta pensar em quanto tempo vc consegue prender a respiração. O estrangulamento apaga bem mais rápido.

Obrigado pela explicação amigo!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Li rapidamente tanto o Musashi 1, quando o 2, de Eiji Yoshikawa, e concordo como o amigo, que história, recomendo a qualquer um interessado em artes marciais!

Fala Cipó beleza irmao?

Talvez vc goste do livros "A Saga Otori"! Li e gostei bastante.

valeu cara!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado Stennio. Não sabia deste nódulo. Obrigado.

_/\_

P.S.: mas na suspensão da respiração ainda tem oxigênio no corpo (principalmente nos pulmões), que será enviado ao cérebro através do sangue pela sirculação sanguínea. Até este oxigênio percorrer o corpo demora um certo tempo.

Viajei no raciocínio?

Por favor, elucide-me.

Mas existem outros fatores que pesam ae, geralmente a pessoa que está sendo estrangulada passa por um momento de grande stress e acaba consumindo oxigênio rapidamente, acho que ela pudesse de manter calma, poderia "administrar" o ar que ainda existe dentro dela e tentar sair dessa situação...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala Cipó beleza irmao?

Talvez vc goste do livros "A Saga Otori"! Li e gostei bastante.

valeu cara!

Olá amigo!

Poxa, li que a escritora é australiana, me deu uma desanimada. Depois que li os livros do Eiji, fui ler o famoso Shogun, de um escritor americano, e nem acabei o primeiro livro, é cheio de impossibilidades, até o amor da japonesa lá pelo gringo. É como falaram lá em cima, sobre a tradução do Go Ri No Sho, quem entende do assunto traduzindo, sai outra coisa. O mesmo, acredito eu, acontece com certos temas.

A propósito, leu também os livros de Yoshikawa? Se sim, notou alguma incongruência entre os livros do japonês o da australiana?

Abraço, e obrigado pela generosa indicação!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Grande Cipó, o estrangulamento apaga fundamentalmente porque comprime um nódulo que temos no pescoço, um de cada lado, chamado seio carotídeo, a compressão destes nódulos provoca um reflexo nervoso que faz o sujeito apagar. Em menor grau a diminuição do fluxo vascular. O sufocamento em si tem pouco peso, basta pensar em quanto tempo vc consegue prender a respiração. O estrangulamento apaga bem mais rápido.

Poxa,não sou médico mas sempre acreditei que fosse porque o fluxo sanguíneo era "cortado" e em poucos instantes o cérebro fica sem oxigênio.

Apagar é um mecanismo de autoproteção do cérebro quando falta oxigênio, mas essa reação não muda muito a coisa se o c´rebro não receber oxigênio rápido...

obs: vou procurar saber mais sobre esse nódulo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Yoga é ligado ao hinduísmo sim. Sou como um "padre" é no catolicismo.

Mas você pode aprender sem problemas as técnicas.

Meus melhores e mais inteligentes alunos não são os hindus. São os ateus, pois estão sempre de mente aberta.

antes de ler o texto abaixo, já peço desculpas pela ignorância no assunto :(

Então man, mas eu cheguei a ler que muitas da posições do yoga são meios de reverência aos muitos deuses do hinduísmo. Penso que talvez estivesse saindo um pouco fora do que acredito fazendo uma certa adoração a outros deuses...

Outra coisa que é muito forte no hinduísmo é acreditar que somos parte do universo e que tudo está integrado, meio que perde um pouco aquele lance de um criador uno sabe?

Também tem algo que nos aproxima dos demais animais e foge do "imagem e semelhança" .

Enfim, acho animal pra falar a verdade fico de fora com um pouco de inveja dos exercícios , do lance da alimentação que me parece ser saudável e de uma porrada de coisa benéfica associada.....

Acho que talvez mereça até um tópico próprio pra isso, uma vez que o tema é looooongo e eu vou acabar desvirtuando a idéia desse aqui se continuar falando sobre isso.

Editado por Tartaruga

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

editado pra não perder o foco do tópico, monge enviado por MP. :)

Editado por Tartaruga

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entra no site do yoga em ilhabela (.org) e fala sobre isso com o Christian.

Ele é cristão e preta de aikido, como cirstão praticante de artes marcias e interessados em yoga voces vão tem muito a conversar.

Se for pensar desse jeito voce não faz mais jiujitsu, pq voce não é da religião dos monges que criaram isso.

Né?

:D

Beleza man, vou tentar aprender mais sobre o assunto até pra fazer perguntas mais pertinentes...abco.

Editado por Tartaruga

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pode perguntar à vontade.

Você diz "ser biológico" e eu mudo sua frase: "iberar a pessoa das agruras de um ser psicológico"

Yoga de verdade vai mais por um lado de deixar a pessoa bem consigo mesma e armonizada com as coisas ao seu redor.

Quanto vale a paz?

Sobre as outras perguntas:

Não existe muito em comum com o hinduísmo e o budismo, até mesmo porque o budismo é uma contestação de alguns pontos hinduísmo e mesmo tendo surgido deste seguiu rumos diferentes.

Muita gente confunde hindu com FAQUIR (que veio do termo al'faqr = "o de poucas posses", em árabe), que são auqeles caras que dormem em camas de pregos, mastigam vidros, etc. Mas faquires são da religião muçulmana, historicamente inimigos dos hindus.

No hinduísmo existem os devotos de Lord Murugan, o "Deus da Dor", que acreditam que a dor liberta a mente.

Veja no spoiler:

6835863039_b6fc6a6be9_z.jpg

1168392961_Z8hXp-L.jpg

Fora isso tem os saddhus (monges) que fazem TAPASYA. Que são exercícios ascéticos que são como promessas para os deuses, esperando obter algum benefíco material ou poderes (clarividência ou telepatia), ficando anos em pé, em uma perna só ou com o braço levantado para cima ou até mesmo com uma pedra amarrada no sacolé. :D

Nada disso tem a ver com yoga.

Bem, é que com meu pouco conhecimento, imaginava que existiria um paralelo entre as duas correntes de pensamento, no que diz respeito à prática de exercícios físicos, e iluminação. Nem tinha pensado sobre os famosos faquires, mas agora que você citou, lembrei que mesmo no cristianismo há algumas tradições de autoflagelação, notadamente em procissões, e mesmo dispositivos para fazer dor, como aquele de amarrar na coxa, que fura.

Acredito que seja uma constante em muitas culturas usar o corpo para atingir alguma iluminação, mesmo que seja dieta. Isto posto, sabemos que a Yoga é uma série de atitudes físicas que devem ser tomadas, mas até onde podemos ter uma prática de Yoga sem exercícios/dieta, então? E na parte de exercícios, sabendo que a Yoga é ligada ao hinduísmo, até que ponto o sistema de crenças é inócuo do ponto de vista religioso, uma vez que as posições/protocolos foram desenvolvidos por pessoas iluminadas por divindidades?

Voltando ao Jiu Jitsu, acho que todos aqui já viram o Rickson praticando aquelas respirações exóticas com a barriga. Aquilo é apenas um exercício, ou exerce influência nas glândulas/shakras da pessoa? Se exerce influência, no sistema de crenças hindu é de entidades/divindidades?

Abraço, e obrigado pela paciência e boa vontade!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na decada de 90 tive o prazer de conhecer e ver várias lutas de um cara chamado Lucio Aurélio, "Lucio Pantera" - Ele era penta campeão brasileiro de TKD peso pesado e acho que quinto ou quarto no ranking mundial na época.

Lembro de ver esse cara chutando um saco de pancadas e era assustador ! Chegava ser engraçado pq o saco de pancada era perto da janela que dava para uma rua, as vezes tinha carro que parava pra viajar no cara chutando o saco de pancadas!

Cara sou vermelha preta de TKD e acredito que o melhor do TKD é a movimentação! Na minha opinião só o boxe consegue moldar igual.

Atualmente Lucio Aurelio é professor de Muay Thai formado pelo mestre Nikolai.

Atualmente que eu saiba no Brasil são praticados o TKD WTF e o ITF, tbm já vi um tal de PRO TKD.

Malacarne, esse Lucio Aurélio, era atleta do Mestre Tilico Aqui em Campinas, ele saiu daqui para treinar outras artes se não me engano em 2005, ele ganhou um storn samurai com um pande tolho na cabeça de um cara de Boxe (ou Thai) não lembro..mas tem o video...

Eu achei rapidamente como referencia esse topico...mas tem o video da luta sim no youtube...

http://tatame.com.br/2005/06/09/lucio-aurelio-quer-dar-show-no-storm

Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora