Recommended Posts

Artigo muito bom, porém com alguns erros.

Shankarnatha boa tarde meu bom,

Sobre o artigo que postei e as correções que você citou teria como você postar algum link para que eu possa buscar essas informações?

Você como estudioso e praticante de Bujutsu, tem muito a acrescentar a nós, e lhe peço alguns links justamente porque eu como estudioso das artes gostaria de ter as fontes para ler, questionar, enfim,

Sempre bom estar aprendendo!!!

Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Discutir a origem das artes marciais é uma coisa fascinante!

Uma coisa todas tem em incomum, nascem de uma necessidade vital, seja pela defesa, seja pela competição. Na grande maioria  as lutas surgem de forma intuitiva e podem ou nao receber influencias externas.

Seguramente houve intenso intercambio de informações entre as  artes marciais do sudeste asiático e extremo oriente, mas é difícil  precisar como, as lutas, via de regra, eram regionais e apenas um ou outro viajante conseguia ter acesso, e uma vez que conhecesse esta luta, a aceitação em outra região nao seria fácil.

Difícil imaginar que o Uga-Uga dos Xavantes  (ou mesmo a luta marajoara) tenha raízes no Pankhration, ou na luta senegalesa. Os mongóis tem o wrestling mongol (Nadaam) ,  os coreanos tem o  Ssireum, os Glima dos países nórdicos.

Lutas de solo estão presentes em quase todas as culturas.  Nasci no interior, e lá nao existia sequer academias, mas desde sempre o pessoal das fazendas “brincava” de “muntá” (montada) que consistia de derrubar o sujeito e montar

Apenas para citar um exemplo, vejam o arco e flecha, arma dos indígenas do Brasil também usada no Japão feudal  e por toda Europa.  Podem até ter uma raiz comum,  mas deve ser de difícil ligação entre elas, até pela situação geográfica (sobretudo no caso do Brasil).

Mas a discussão é sempre saudável!

Vamos seguindo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Shankarnatha porra cara voce conhece muito, quero ver quem vai te chamar de geração redetv por causa do cadastro hASDhuAShduAHsudASd.

Cara sério muito foda isso ai que voce ta postando, agora vem uma duvida.

Se essa renca de arte marcial que voce falou, como o Bujutsu é tão eficiente por que não existe um cara do Bujutsu ficando milionario lutando em eventos de MMA por exemplo? Não to na maldade não, inclusive fiquei até afim de conhecer essa arte na pratica, mas ja vi que é fechada, sou boxer.

Claro excluindo alguns golpes, como cabeçada, mordida e etc...Sempre vemos o arroz com feijão nos eventos de MMA como...Boxe, JJ(Sambo), Muay Thai(KickBoxing em geral) e Wrestling...

Editado por BomberMan

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bomber, vou atropelar o amigo Shankar e ele me confirma se estou certo ...

Acredito que, tirando a parte "mortal" e "impiedosa" do Bujutsu, sobra, Jiu, Thay, Boxe, Wrestling e afins ... que hoje, são esportes competitivos.

É por aí ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caramba, isso aqui tá rendendo! :)

E o melhor amigo réptil ... quilos de conhecimento !!! O negócio aqui tá bom.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O sistema de faixas coloridas foi introduzido pelo educador Jigoro Kano.

Hoje em dia várias artes marciais, mesmo que não sejam japonesas usam as faixas.

Isso faz com que vejamos que a faixa preta é só o começo. Se o Shoden ia da BRANCA até o TERCEIRO DAN NA PRETA, então um 1º Danzinho é o que?

Né?

Sobre essas partes, na verdade as faixas coloridas foram inseridas por um francês. Se não me engano, havia 2 faixas na kodokan no início, branca e preta, e pra pegar a preta levava cerca de 1 ano, por isso acho q o terceiro dan, na verdade, equivalia a pegar a preta hoje, creio eu...

Editado por Tony Ferraz

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sobre essas partes, na verdade as faixas coloridas foram inseridas por um francês. Se não me engano, havia 3 faixas na kodokan no início, branca, marrom, e preta, e pra pegar a preta levava cerca de 1 ano, por isso esse quinto dan, na verdade, equivalia a pegar a preta hoje, creio eu...

ACHO que mesmo no Gracie Jiu-Jitsu o esquema de faixas é relativamente recente, lembro de relatos ligados ao Helio de que tinham apenas brancas e azuis e que posteriormente foi criado o sistema de graduação conhecido hoje.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ACHO que mesmo no Gracie Jiu-Jitsu o esquema de faixas é relativamente recente, lembro de relatos ligados ao Helio de que tinham apenas brancas e azuis e que posteriormente foi criado o sistema de graduação conhecido hoje.

Tem isso no meu blog :

No entanto a federação tendia para o Judô, que na época já possuía graduação de faixas (Na academia Gracie só haviam divisões entre categorias de peso e alunos principiantes, subgraduados e graduados).
Editado por Tony Ferraz

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ude gatame é o violino:

http://www.gavle.to/~tommy.selggren/judo/katamewaza/udegatame.gif

Tomoe Hishigui é um tipo de cervical pelo q eu passei o olho, seria uma grosseria da passagem emborcando.

Kata Gatame é katagatame mesmo, ou triangulo de mão.

Hiza Hishigui na figura é uma chave de panturrilha, mas pela nomenclatura seria uma chave de joelho.

Kubi Hishigui é cervical, não vale no BJJ, sem pano as vezes usam pra abrir a guarda.

Hiza gatame não tem nome no JJ, pouca gente faz , eu sou uma delas (uso essa versão q vc botou, exitem outros "armlocks usando o joelho" no BJJ, em outras posicões que são até mais populares no BJJ e principalmente no judo, como o saindo do hon kesa gatame). A gente pode botar "joelho-lock", já que, pelo menos lá na academia, a gente chama o hara-gatame de "barriga-lock".

Ashi Kanuki é uma chave de panturrilha, ou uma esticada da meia-guarda, mas ninguém bate nisso... serve mais pra tirar o peso do cara de cima de vc

Waki gatame embora seja uma defesa pessoal clássica, acho q também não tem nome, no embalo, costela-lock é bom... hahah

A maioria das posições de BJJ, pelo menos no brasil, não tem nome. Na gringa eles tentam colocar nome pra tudo, mas tem mais posições doq gente com criatividade pra dar nome...

Só abrindo uma pequena discussão, "exceto alguns" não são treinados não seria correto, pode-se dizer que a grande maioria das chaves são iguais, mas raspagens, passagens de guarda, tipos de guarda, e todo o modelo de posições e posicionamento no BJJ superou o Judô numa escala de 1/1000 ou talvez bem mais...

Valeu pelo post, é bem elucidativo pra quem não conhece esse lado de katame waza no judo

Editado por Tony Ferraz

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado, editado

P.S.: EU RI.

Pior que parece mesmo que está tocando um violino, rsrsrs.

Faço a posição há 15 anos e só agora descobri o nome dela :lol:

Arrojo a posição fechando com a cabeça que coloco de lado e com o meu ombro que projeto um pouco a frente...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sobre essas partes, na verdade as faixas coloridas foram inseridas por um francês. Se não me engano, havia 2 faixas na kodokan no início, branca e preta, e pra pegar a preta levava cerca de 1 ano, por isso acho q o terceiro dan, na verdade, equivalia a pegar a preta hoje, creio eu...

Tony, é por essas e por outras que devemos ter bastante cuidado com o que se lê na net.

Nem todas as fontes são válidas, nem todas as traduções são exactas, nem todas as pessoas colocam informação de uma forma desinterassada (sem uma "agenda" por trás).

Nós Europeus é que precisamos de ser motivados e o sistema de cores não funciona apenas com o objectivo de diferenciar os diversos niveis de aprendizagem.

"Mikonosuke Kawaishi is generally regarded as the first to introduce various colored belts in Europe in 1935 when he started to teach Judo in Paris. He felt that western students would show greater progress if they had a visible system of many colored belts recognizing achievement and providing regular incentives. This system included white, yellow, orange, green, blue, and purple belts before the traditional brown and black belts."

Fonte: www.judoinfo.com

Abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa, tudo beleza Fefo?

O termo correto não seia bem "O que sobra seria X e Y", pois a aprte em pé do Bujutsu veio doderaízes antigas e foi aperfeiçoado quando foi agregado o Kenpô (não o Havaiano, o japonês mesmo). Mas mesmo assim é diferente do Shorinji Kenpo...

E aí monge doido ??

Acho que escolhi mal a palavra ... talvez "sobrar" tenha sido uma escolha infeliz.

Eu tentei focar mais ou menos o que você explicou, que o Bujutsu não é esportivo e competitivo.

O que eu tentei dizer é:

Bujutsu tem chão ? Sim tem ...

Dá pra se virar no Jiu ? Sim dá ...

Dá pra ser top e finalizar geral ?

Talvez não, afinal como você mesmo disse, as horas de treino de chão de um praticante de Jiu são infinitamente superiores, e também o "trunfo" de usar as técnicas de "guerra" seriam limitadas pelas regras, afinal o praticante de Bujutsu, não compete.

Ou seja, escrevi pra caramba pra dizer q eu entendi o que você quis dizer ... hehehe

Abraço,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora