Recommended Posts

O Melhor livro que li sobre isso, e olha q eu li e pesquisei muito, é Engergia Mental e Física, do próprio jigoro kano, é fininho, e tem em português.

Tem um livro do Vigio q é bom sobre Maeda, conta o meio da história.

O final da história é o livro da Reyla, Carlos Gracie. Lendo esses 3 dava pra encerrar o tópico.

Editado por Tony Ferraz

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem, eu comi a primeira e calei, mas comer a segunda e calar já seria abuso.

Meu caro, tens algum recalcamento contra o judo ou alguém do judo? É que parece...

Se fizesse minimamente bem o teu trabalho de casa, isto é, ler alguns livros relativamente a este assunto em questão, não estarias aqui a fazer provocações desnecessárias nem a criar discussões que em muitos casos não levam a lado nenhum.

Para quem não sabe, Kyuzo Mifune (10º Dan), foi o expoente máximo do judo, logo a seguir a Kano (o seu criador), tendo escrito aquele que é considerado a bíblia do Judo: O Cânone do Judo (O titulo original do livro que eu possuo é em inglês The Canon of Judo, e infelizmente não existe ainda versão traduzida).

Vou apenas aqui agora colocar duas breves passagens das páginas nº20 e 21 desse livro:

"This judo is, in fact, completely different to modern-day judo, which as evolved from jujutsu."

"He founded judo, encompassing many of jujutsu's important virtues as a traditional martial art."

Bem, como podes ver, nós "retorcemo-nos" mesmo todos em mostrar as nossas origens.

O que custa a muita gente admitir é que os Gracie "beberam" todo o seu conhecimento de um indivíduo (Maeda) que foi enviado por Kano para ensinar pelo mundo fora a sua nova arte marcial, o Judo. O que os Gracie aprenderam foi Judo, que na realidade era jujutsu "amputado". Como é evidente, o Maeda deve-lhes ter contado como o Judo nasceu do Jujutsu e a história deste último, e eles então, e há que dar mérito a isso, decidiram tal e qual como Kano fez, criar a sua arte marcial, o Gracie Ju Jistu, que basicamente só dava ênfase às técnicas de solo.

Por isso, deixa-lá essa história de "a minha pila é maior que a tua" e se quiseres realmente debater ideias, conceitos e história, avisa.

São artes irmãs, a discussão dever se fazer para somar, nao rachar ainda mais.

O Judo é uma arte nova, baseada em princípios antigos, dentre eles o que fundamentou o Jiu Jitsu.

Carlos teve o grande mérito de sugar uma parte do Judo que estava sendo pouco explorada e aprimorar. Helio conseguiu refinar ainda mais esses aspectos da luta no solo

E a história é longa...

Enfim, sem o judo nao existiria o Jiu Jitsu como é hoje

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tonny Ferraz, esses foram todos os livros que tu usou como base pro texto do teu blog?

Pergunto porque gostei bastante do conteúdo, mas senti falta de referências bibliográficas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tava estudando aqui a linhagem de alguns dos principais lutadores de JJ.

Basicamente a estrutura é:

1ª Linha

Mitsuyo Maeda (COnde Koma)

2ª Linha

Carlos Gracie e Luis França

3ª Linha

Under Carlos Gracie:*

Helio Gracie

Carlson Gracie Sr

Carlos Gracie Jr

Carley Gracie

Gastao Gracie

George Gracie

Oswaldo Gracie

Reylson Gracie

Reyson Gracie

Rilion Gracie

Robson Gracie

Rosley Gracie

Under Luis França:

Osvaldo Fadda

4ª Linha (principais)

Under Helio Gracie

Joao Alberto Barreto

Armando "Dedinho" Wridt

Francisco Mansur

Rorion Gracie

Relson Gracie

Rickson Gracie

Rolker Gracie

Royler Gracie

Pedro "Homem Quiabo" Hemeterio

Carlos "Caique" Elias

Flavio Behring

Paulo Romito

Ralek Gracie

Rener Gracie

Robin Gracie

Rolls Gracie

Royce Gracie

Ryron Gracie

Under Carlson Gracie Sr.

Ricardo De La Riva

Francisco "Toco" Albuquerque

Marcelo Saporito

Ricardo "Rey" Diogo

Ricardo "Rey" Diogo

Ricardo "Rey" Diogo

Jeff Neal

Allan Goes

Amaury Bitetti

Andre "Dede" Pederneiras

Carlson Gracie Jr

Cassio "Cassinho" Cardoso

Crezio Souza

Edson Carvalho

Elcio "Buchecha" Figueiredo

Fernando "Pinduka" Guimaraes

Jorge Popovitch

Julio Fernandez

Luis "Manimal" Carlos Mateus Dias

Luis Roberto "Bebeo" de Morais Duarte

Marcos "Parrumpinha" da Matta

Marcus Silveira

Marcus Soares

Mario Sperry

Murilo Bustamante

Oswaldo "Paqueta" Gomes da Rosa

Paulo Filho

Renato Tavares

Ricardo Liborio

Ricardo Marques

Richard Diogo

Rinaldo Santo

Rocian Gracie

Rodrigo Medeiros

Sergio "Bolao" Souza

Vitor Belfort

Wallid Ismail

Walter Guimaraes

Under Carlinhos Gracie Jr

Rigan Machado

Renzo Gracie

Roberto Maia

Eduardo "Veio" de Lima

Bruno ""Molengo"" Fernandes

Marcelo Ribeiro

Marcio "Mamazinho" Laudier

Ralph Gracie

Marcelo Rezende

Rafael Ellwanger

Rodrigo Lopes

Ailson Brites

Aldo Januario

Alexandre "Soca" Freitas

Antonio "Nino" Schembri

Braulio Estima

Carlos Lemos

Carlos Machado

Daniel Lima

Daniel "Gracie" Simoes

David Giorsetti

Diojone Farias

Federico Tisi

Flavio Almeida

Gerson Sanginitto

Helio "Soneca" Moreira

Henrique Teixeira

Jason Sullins

Jean Jacques Machado

Jefferson Moura

Jose Junior

Jose "Ze Radiola" Olimpio

Josh Russell

Kayron Gracie

Kazeka Muniz

Kyra Gracie

Lucio "Lagarto" Rodrigues

Marcio "Pe De Pano" Cruz

Marcio Feitosa

Marcio Simas

Marco "Gigante" Vilella

Mauricio "Tinguinha" Mariano

Nao Takigawa

Nelson Montero

Nino Schembri

Peter de Been

Rafael "Barata" Freitas

Renato Magno

Roberto "Tussa" Alencar

Roberto "Gordo" Correa

Roberto "Roleta" Magalhaes

Roger Gracie

Roger Machado

Ryan Gracie

Ryo Ominami

Steve "Foguinho" Campbell

Ulpiano Malachias

Victor Estima

Vinicius "Draculino" Magalhaes

Under Reyson Gracie

Luis Facanha

Oswaldo Alves

Paulo Strauch

Under Rillion Gracie:

Alexandre Ceconi

Alosio Silva

Rolles Gracie

Under Robson Gracie

Antonio "Toninho" de Melo

Cesar Gracie

Under Osvaldo Fadda

Luis Guedes

Deoclecio Paulo

Henrique Machado

Moacir Salomao

Neury Gomes

Sebastiao Ricardo

Linhagens de ALguns Tops

Mitsuyo Maeda > Carlos Gracie Sr. > Carlos Gracie Junior > Roger Gracie

Mitsuyo Maeda > Luis França > Oswaldo Fadda > Monir Salomão > Julio Cesar > Rodolfo Vieira

Mitsuyo Maeda > Carlos Gracie > Helio Gracie > Royce Gracie

Mitsuyo Maeda > Carlos Gracie > Carlson Gracie > Ricardo Libório > Ricardo Arona.

Mitsuyo Maeda > Carlos Gracie > Helio Gracie > Rolls Gracie > Romero Cavalcanti > Fábio Gurgel

Mitsuyo Maeda > Carlos Gracie > Helio Gracie > Rolls Gracie > Romero Cavalcanti > Leonardo Vieira

Mitsuyo Maeda > Carlos Gracie Sr. > Carlos Gracie Junior > Nino Schembri.

Mitsuyo Maeda > Carlos Gracie > Carlson Gracie > Élcio Figueiredo > Rodrigo Cavaca > Marcus Almeida

Mitsuyo Maeda > Carlos Gracie > Helio Gracie > Carlos Gracie Jr > Renzo Gracie >Gregor “Gracie” Rangel

Excelente compilação!

Uma outra observação: apenas 02 Gracies na linhagem do Carlson, um o seu próprio filho e o outro o Rocian.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Melhor livro que li sobre isso, e olha q eu li e pesquisei muito, é Engergia Mental e Física, do próprio jigoro kano, é fininho, e tem em português.

Tem um livro do Vigio q é bom sobre Maeda, conta o meio da história.

O final da história é o livro da Reyla, Carlos Gracie. Lendo esses 3 dava pra encerrar o tópico.

é um livro bem barato!

vou comprar! Valeu tony! ppunkk

http://compare.buscape.com.br/energia-mental-e-fisica-escritos-do-fundador-do-judo-jigoro-kano-8531515254.html

Editado por Malacarne

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem, nem de propósito!

Comecei hoje a ler o "Total MMA - Inisde Ultimate Fighting" do Jonathan Snowden, que segundo o Dave Meltzer é o melhor livro acerca da real história do MMA, e apenas tenho a dizer que vem confirmar muitas das coisas que já sabia e pensava acerca da origem do Gracie Jiu-Jitsu e até dos próprios Gracies.

Para quem está aqui a postar e tem interesse na história do JJB e do MMA, recomendo vivamente (e apenas apesar de ler as primeiras 42 páginas) a compra do livro!

Fica aqui o link para compra e podem inclusive ler as primeiras 10 páginas e consultar o índice do mesmo... leiam estas primeiras 10 páginas... é obrigatório!

http://www.amazon.com/Total-MMA-Inside-Ultimate-Fighting/dp/1550228463

TotalMMA_display_image.jpg?1283921210

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fica aqui um pedido, se alguem souber de alguma academia que tenha raizes e mestres não oriundos dos Gracies no BR eu me interesso, existe?

Editado por BomberMan

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tonny Ferraz, esses foram todos os livros que tu usou como base pro texto do teu blog?

Pergunto porque gostei bastante do conteúdo, mas senti falta de referências bibliográficas.

São alguns, usei a maioria dos livros q está aqui nesse tópico e mais um monte. The Canon of Judo, Judo Kodokan, livros sobre samurais, sites gringos, fóruns, o blog do Elton q tb está postado. Mas esses 3 livros q citei lá em cima foram os principais.

Eu não acabei o texto ainda, por isso não coloquei as referências... abrax

Editado por Tony Ferraz

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem, eu comi a primeira e calei, mas comer a segunda e calar já seria abuso.

Meu caro, tens algum recalcamento contra o judo ou alguém do judo? É que parece...

Se fizesse minimamente bem o teu trabalho de casa, isto é, ler alguns livros relativamente a este assunto em questão, não estarias aqui a fazer provocações desnecessárias nem a criar discussões que em muitos casos não levam a lado nenhum.

Para quem não sabe, Kyuzo Mifune (10º Dan), foi o expoente máximo do judo, logo a seguir a Kano (o seu criador), tendo escrito aquele que é considerado a bíblia do Judo: O Cânone do Judo (O titulo original do livro que eu possuo é em inglês The Canon of Judo, e infelizmente não existe ainda versão traduzida).

Vou apenas aqui agora colocar duas breves passagens das páginas nº20 e 21 desse livro:

"This judo is, in fact, completely different to modern-day judo, which as evolved from jujutsu."

"He founded judo, encompassing many of jujutsu's important virtues as a traditional martial art."

Bem, como podes ver, nós "retorcemo-nos" mesmo todos em mostrar as nossas origens.

O que custa a muita gente admitir é que os Gracie "beberam" todo o seu conhecimento de um indivíduo (Maeda) que foi enviado por Kano para ensinar pelo mundo fora a sua nova arte marcial, o Judo. O que os Gracie aprenderam foi Judo, que na realidade era jujutsu "amputado". Como é evidente, o Maeda deve-lhes ter contado como o Judo nasceu do Jujutsu e a história deste último, e eles então, e há que dar mérito a isso, decidiram tal e qual como Kano fez, criar a sua arte marcial, o Gracie Ju Jistu, que basicamente só dava ênfase às técnicas de solo.

Por isso, deixa-lá essa história de "a minha pila é maior que a tua" e se quiseres realmente debater ideias, conceitos e história, avisa.

Meu filho, amansa.

"

sdt diz

"Tanto que hoje o judo é uma bosta" Discordo completamente."

"

Espero que não tenha se referido a isso também, porque o que está entre aspas não foi eu que disse, entendeu isso antes, não? Eu sou um praticante de judô assim como do jiu-jitsu - pai do judô. Sim, pai, engole essa judoca. Engole porque é verdade mas eu sei que tu vai morrer sem querer engolir...

Como eu já disse no início do tópico, jiu-jitsu/jiu-jutsu/ju-jitsu/ju-jutsu é a mesma coisa, isso foi verificado por dois amigos meus, parceiros de treino que moraram uns 10 anos no Japão e investigaram isso na origem, o senhor fez isso ou só ficou com uns livros na mão se achando o dono da verdade? E desse trabalho de casa que tu mencionou, eu já perdi a conta dos livros que li sobre, só que palpar a verdade histórica que eu não vejo ninguém fazendo, só vejo papo.

Como esse de judocas falando que Maeda ensinou Judô aos Gracies. Coloca uma coisa em seu cérebro, se é que usa, Maeda ensinou jiu-jitsu/jiu-jutsu/ju-jitsu/ju-jutsu, em retribuição da generosidade de Gastão (como eu já também disse no início do tópico. Tenho que ficar repetindo tudo, não?!) quando Maeda trabalhou em seu circo fazendo desafios, ele ensinou o segredo - JIU-JÍTSU - não o que Kano queria expandir, o Judô.

E outra, tu postou outro coisa de uns americanos malditos que fizeram um livro, é aquela estória do Eddie Bravo com o American Jiu-jitsu, Combat-jitsu e sei lá mais o que, só bla bla bla, são só umas viúvas, só isso.

Abraço

Então mas A CBJJ / IBJJF que até então é entidade principal do jiu-jitsu brasileiro em todo o mundo estaria equivocada, uma vez que defende o surgimento na India?

Nesse mato tem cachorro, não é mestre?

suspeito.jpg

Vamos usar a cabeça, gente...

Editado por sdt

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

São alguns, usei a maioria dos livros q está aqui nesse tópico e mais um monte. The Canon of Judo, Judo Kodokan, livros sobre samurais, sites gringos, fóruns, o blog do Elton q tb está postado. Mas esses 3 livros q citei lá em cima foram os principais.

Eu não acabei o texto ainda, por isso não coloquei as referências... abrax

Opa, valeu pela dica de livros, no aguardo da segunda parte do texto. Abs

Meu filho, amansa.

"

sdt diz

"Tanto que hoje o judo é uma bosta" Discordo completamente."

"

Espero que não tenha se referido a isso também, porque o que está entre aspas não foi eu que disse, entendeu isso antes, não? Eu sou um praticante de judô assim como do jiu-jitsu - pai do judô. Sim, pai, engole essa judoca. Engole porque é verdade mas eu sei que tu vai morrer sem querer engolir...

Como eu já disse no início do tópico, jiu-jitsu/jiu-jutsu/ju-jitsu/ju-jutsu é a mesma coisa, isso foi verificado por dois amigos meus, parceiros de treino que moraram uns 10 anos no Japão e investigaram isso na origem, o senhor fez isso ou só ficou com uns livros na mão se achando o dono da verdade? E desse trabalho de casa que tu mencionou, eu já perdi a conta dos livros que li sobre, só que palpar a verdade histórica que eu não vejo ninguém fazendo, só vejo papo.

Como esse de judocas falando que Maeda ensinou Judô aos Gracies. Coloca uma coisa em seu cérebro, se é que usa, Maeda ensinou jiu-jitsu/jiu-jutsu/ju-jitsu/ju-jutsu, em retribuição da generosidade de Gastão (como eu já também disse no início do tópico. Tenho que ficar repetindo tudo, não?!) quando Maeda trabalhou em seu circo, ele ensinou o segredo - JIU-JÍTSU - não o que Kano queria expandir, o Judô.

E outra, tu postou outro coisa de uns americanos malditos que fizeram um livro, é aquela estória do Eddie Bravo com o American Jiu-jitsu, Combat-jitsu e sei lá mais o que, só bla bla bla, são só umas viúvas, só isso.

Abraço

Nesse mato tem cachorro, não é mestre?

suspeito.jpg

Vamos usar a cabeça, gente...

Cara, essa versão de que o Maeda ensinou um tipo secreto de jiu-jitsu e não judô já foi totalmente refutada, sugiro que você leia o material postado pelos amigos pra se atualizar sobre o tema.

Mitsuyo Maeda, em toda sua vida, só havia praticado sumô(na adolescência) e JUDÔ, que na época era chamado de Kano Jiu-Jitsu, daí o fato dos Gracie chamarem de Jiu-Jitsu.

Editado por café c/ leite

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Refutada pelos judocas, só se for, meu filho. Como eu já disse e falei de novo ele ensinou jiu-jitsu, não foi judô, capisce? Era secreto na época, porque como eu já disse e falei de novo, o jiu-jitsu não podia ser ensinado para estrangeiros, mas como eu já disse e falei de novo, em retribuição à generosidade Maeda, digamos, quebrou o protocolo e não ensinou o JUDÔ, ele ensinou jiu-jitsu. Já cansei de ficar repetindo.

mao.jpg

O cérebro foi feito pra ser usado, gente...

Editado por sdt

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Duplicated, de novo. Vamos trabalhar, Modera. Apaga os duplicated pelo menos.

Editado por sdt

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No meio disto tudo apenas posso depreender que há muita gente ainda que não sabe ler inglês ou que infelizmente sabem, mas recusam pura e simplesmente ler e falam de "alhos em vez de bugalhos", mas enfim.

Não vou partir para o insulto pessoal, nem falar de massa encefálica, apenas peço a quem saiba ler inglês, que goste do tópico "Treinos a porta fechada" e que esteja minimamente interessado na história do MMA que compre o livro que recomendei, a sério!

Vou apenas relatar aqui um facto que provavelmente muitos vocês não sabiam (eu pelo menos não sabia).

Como alguns usuários sabem, estou a recuperar de uma operação ao cruzado anterior e no tempo em que estive internado aproveitei para ver e rever os primeiros UFCs, do 1 ao 15, mais precisamente. Quando estava a ver o UFC 8 que decorreu em Puerto Rico, a certa altura as câmaras mostraram por instantes uma confusão nas bancadas, mas imediatamente foi desviada dai a atenção. Hoje ao ler o livro fiquei a saber o que se passou então, e foi algo que envolveu o Tank Abbot, o Big John McCarthy e o Alan Goes.

Basicamente foi o seguinte:

O Tank treinou com Alan Goes para aprender JJB. Quando o Tank começou a ficar famoso o Goes começou a dizer para quem quisesse ouvir que tinha feito "gato sapato" do americano durante os treinos.

Nesse UFC o Goes estava nas bancadas e o Tank viu-o e foi lá para tirar "satisfações". No meio disto tudo gerou-se uma enorme confusão e a mulher do Bjg John tentou acalmar a namorada do Tank que estava também no meio da bagunça.

Nisto o Tank perde a cabeça e ameaça de morte a mulher do Big John. Este, quase perde a cabeça quando ouve a ameaça mas os ânimos acabaram por ser serenados.

Disto resultou uma exigência do Big John ao patrão do UFC, Bob Meyrowitz: ou ele ou eu. O UFC suspendeu então durante um ano o Tank e no fim desse periodo, David Isaac, um director da SEG e que esteve no meio da confusão toda, escreveu um pedido de desculpas que foi assinado pelo Tank e entregue ao Big John, permitindo assim o regresso do Tank ao UFC!

Espero que vos tenha despertado o interesse! :)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Refutada pelos judocas, só se for, meu filho. Como eu já disse e falei de novo ele ensinou jiu-jitsu, não foi judô, capisce? Era secreto na época, porque como eu já disse e falei de novo, o jiu-jitsu não podia ser ensinado para estrangeiros, mas como eu já disse e falei de novo, em retribuição à generosidade Maeda, digamos, quebrou o protocolo e não ensinou o JUDÔ, ele ensinou jiu-jitsu. Já cansei de ficar repetindo.

Então diz aí quais golpes ultra-secretos o Maeda ensinou pros Gracie que não tem no judô.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora