D.Luc

PBP - UFC 218: Holloway vs. Aldo ll

Recommended Posts

13 horas atrás, mourninghall disse:

Cara, vc tá confundindo fazer firula com lutar bem. O Zé tem um estilo ortodoxo, dutch kickboxing. Ele faz o básico e faz muito bem, principalmente se defendendo. Tem algumas falhas ofensivas: quando vai pra trocação franca vira briga de bar e quando vai pra frente tentando soltar golpes potentes deixa o queixo lá no alto, mas no geral a técnica é muito, muito boa. Os combos que ele soltava de socos terminando com chute na perna estavam no nível dos melhores kickboxers do mundo. O Zé Aldo é estilo holandês total. Assiste alguns eventos de kickboxing pra vc entender o estilo do Aldo. Talvez ele seja o cara que melhor conseguiu adaptar o kickboxing tradicional ao MMA. Completamente diferente de caras como Dillashaw q tem um estilo muito mais moderno especificamente desenvolvido para o MMA.

Eu já tinha comentado isso aqui. Penso que o MMA possibilita situações demais pra que alguém se dê ao luxo de adotar uma única proposta de luta. Considero um estilo questionável pro MMA. O próprio Barbosa que de fato viveu o ringue, leu  a coisa de maneira mais inteligente e conseguiu explorar mais os espaços. RDA ídem. Sempre fui questionador desse estilo. Acho que é muito vulnerável e pobre quando nos referimos ao MMA. Vc imagina Aldo  na meia plantado encarando caras como o Michael Jonhnson, Alvarez, Barbosa, Cerrone, Ferguson e sobretudo o Conor?

O estilo calhou contra caras menores e tal. Mas seria totalmente impraticável contra caras bom de boxe e mais altos.

Quero fazer uma correção.

Meu discurso foi meio exaltado(no calor da luta) e acabei me expressando mal.

Claro que o brasileiro é muitíssimo talentoso. Porém, enxergo grande involução em aspectos importantíssimos do jogo, que pra mim acabam comprometendo o todo. Por isso não é dos meus favoritos. Mas nunca deixará de estar no top 5 de todos os tempos.

Em relação ao MMa brasileiro, acho que o grande lance é que o mma hoje é uma modalidade e não mais uma mistura de artes marciais como antigamente. È uma modalidade específica, com treinos e técnicas específicas e os americanos desenvolveram melhor nessa modalidade. Os brasileiros se destacavam pelo seu jiu jitsu e por serem os pioneiros em treinar dois estilos. Os brasileiros são excelentes em uma arte marcial, como exemplos do jiu jitsu, judo, alguns nomes do karate, tanto que os brasileiros que migram para o mma vem de uma arte específica. Minha impressão é que os americanos já partem do mma, lá já é uma modalidade consolidada, por isso a diferença dos eua hoje com outros países.

Sobre o Aldo, faz parte perder, hoje o outro lutador é melhor que ele, isso não apaga o passado dele. Altos e baixos fazem partes da vida de um atleta, as derrotas deveriam ser tratadas com mais naturalidade.

12 horas atrás, Cokim BSB disse:

Essa geração de novos lutadores é embaçado, podem não acreditar mas juntamente com o Max o Bryan Ortega é carne de pescoço, acredito que ele irá passar pelo Swanson e não duvido nada dele destronando o Max em um lutão, outro lutador que vai longe é o Moicano, anotem aí esse nome.

Concordo totalmente. Boto muita fé no Moicano. E o Ortega apresentou uma evolução muito grande no boxe. Tava com uma parte defensiva sinistra.

descobri o que deu ruim e prejudicou o Aldo na luta...

Francis x Overbomba terminou muito rápido. Acelerou a luta dele... se ele tivesse esse tempinho a mais pra pensar na estratégia, quem sabe...

LoL

2 minutos atrás, Filipovic disse:

Francis x Overbomba terminou muito rápido. Acelerou a luta dele... se ele tivesse esse tempinho a mais pra pensar na estratégia, quem sabe...

LoL

É uma boa nogueirada pro Dedé 

Agora, Lucas Timbó disse:

Saberemos em breve se o Dedé lê o PVT.  heheeh

Se não inova ou tenta nada diferente na luta, que pelo menos seja criativo na desculpa, dê de loco, sei lá... =p

1 hora atrás, Filipovic disse:

LoL

E vc dá idéia pros caras virem com desculpas depois kkkkkkkk.

2 horas atrás, Lucas Timbó disse:

Só sei que falei antes da luta que o boxe do Holloway era melhor e mais técnico e alguns se assombraram...tá aí. 

Falar depois da luta é fácil. 

2 minutos atrás, Valderazzi disse:

Só sei que falei antes da luta que o boxe do Holloway era melhor e mais técnico e alguns se assombraram...tá aí. 

Eu também acho, desde a primeira luta

2 horas atrás, Valderazzi disse:

Não acho que seja mais técnica, ou necessariamente melhor comprados isoladamente. Só que o Aldo não boxeou como se deve boxear contra alguém mais alto, fez o mesmo que na última luta praticamente. Na forma que ele boxeou, o Max foi/é melhor mesmo. Acho que são estilos e formas que lutam. O Max tem recursos que o Aldo não tem assim como o Aldo tem recursos que o Max não tem. Mas eu tiro meu chapéu e depois das impressões que compartilhei do jogo em pé em pé do Max no tópico que o Pedro Rizzo fala do Aldo eu o coloco no mesmo patamar de eficiência, que é o que interessa, mas não necessariamente melhor. Talvez o tipo de jogo do Max, que me lembra em pé o do Diaz melhorado (mas sem tanta precisão) seja o melhor para o MMA, mesmo não sendo o mais "bonito".  Apesar das falhas do Aldo eu ainda acho o boxe dele muito bom, acima da média. O problema é como citaram ele não se adaptar ao oponente. Aí vão funcionar contra alguns e outros não. Conta o Max ele sucumbiu para o volume de golpes, virou um ciclo de apanhar perder reflexo e gás e quando mais perder gás mais apanhava. Não ficou nenhuma dúvida que no confronto direto dos dois lutando seus respectivos estilos o Max se saiu melhor. Eu disse que o Aldo tinha plenas capacidades de colocar a estratégia necessária em prática para vencer, mas não o fez. 

Infelizmente de uns três anos para cá o Aldo vem caindo de produção a olhos vistos. Nem de longe lembra aquele lutador ágil que se movimentava o tempo todo batendo e saindo, desferindo sequências indefensáveis de chutes e socos. Na apresentação deste evento, parecia um peso pesado, plantado no centro do cage, sem mobilidade alguma e lutando de boca aberta. É triste admitir, mais o auge passou. O que ele pode fazer agora é tentar fazer algumas Money fights, para engordar ainda mais a sua conta bancária, ou se aposentar sem maiores danos. Foi um lutador incrível, um ícone, mais o tempo alcança a todos.