Entre para seguir isso  
NEGO DÁGUA

Análise espetacular de Dudu Dantas no Connect Cast entre Alex Poatan vs Adesanya

Recommended Posts

5 horas atrás, pipo disse:

 

mas teria alguém hoje na equipe pra corrigir esses erros e adicionar no jogo do Poatan algo novo?

 

lembram daqueles vídeos do Cejudo dizendo ao Jon Jones o que ele fazer na grade contra o Gane e o JJ fez exatamente igual? 

e o técnico da Grasso dizendo exatamente oq ela fazer na hora do chute rodado da Valentina?

 

alguém faz isso pelo Poatan?

 

Aposto que do lado do Adesanya tinham inúmeros caras do seu time estudando todas as lutas, todos o movimentos que Brasileiro. A prova é o resultado! 

eu sou da opinião que o MMA chegou a um nível tão absurdo técnico, de Team, de estudos, que não da pra bobear. Tem que ter um coach foda tomando conta de tudo e vários outros técnicos do lado.

O Poatan provou que é genial e do seu jeito ele chegou onde chegou, mas isso logo logo ia acontecer.. alguém tb genial mapeá-lo.

eu confesso que to com muito medo dele ter outro choque de realidade na categoria de cima.

Durinho tava dia desses comentando que já tem profissionais especializados em estudar os vídeos dos lutadores e levantar erros técnicos que podem ser explorados pelos treinadores.
Mas eu acho que ele não vai ter muita saída nesse sentido, ou se adapta ou vai ladeira a baixo. Muito difícil hoje um especialista sobreviver só com sua modalidade de origem.
Pode ver que os caras que vingaram, de um jeito ou de outro se adaptaram. Kamaru conseguiu algum respeito em pé com seus jabs, Charles manteve o Jiu Jitsu mas se tornou um striker perigoso, o próprio Makhachev tem um jogo em pé de respeito, GSP que vinha do Karatê virou um Wrestler melhor do que muitos caras originários da luta olímpica, Anderson tinha um jiu jitsu muito bom para a geração dele. Eles podem não ser exatamente expoentes nessas modalidades, mas sabem o suficiente para oferecer perigo e deixar os adversários desconfortáveis mesmo fora de suas especialidades.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
8 horas atrás, masterblaster disse:

Exatamente, meu amigo! Nesse nível de competição não tem luta sem muito estudo.

Essa lembrança do Lyoto contra o Shogun foi perfeita. Inclusive porque o Shogun e equipe foram muito  mais inteligentes que Poatan e companhia, já que  souberam mudar a estratégia. Se na primeira luta o Lyoto tomou uma surra de low kicks e se preparou para isso,  na segunda se preparou para isso e tomou o atraso por cima da guarda.

Se bem que a diferença foi que o Shogun perdeu a primeira luta e venceu a revanche, e o caminho do Poatan foi oposto. Ele veio com aquele raciocínio de que “em time que está ganhando não se mexe”, e até estaria certo se corrigisse as falhas que apresentou na primeira luta. O simples fato de entrar de guarda alta já mexeria com os planos do nigeriano. Mas o brasileiro veio com as mesmas falhas para a luta, até mais, haja vista que psicologicamente falhou ao tentar acelerar o resultado. E ai total mérito do Adesanya.

Muito bem lembrado a mudança de estratégia do Shogun que foi de muito lowkick na primeira luta fazendo com que lyoto se preparasse pra isso na revanche e na segunda veio com esse boxe por cima da guarda...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
9 horas atrás, Rucci disse:

Eu concordo com você sobre ser um erro deixar a guarda baixa na curta, inclusive disse isso na minha postagem que você marcou. O que eu disse é que não foi esse o fator que levou ao nocaute, mas sim o intervalo perfeito para contra golpear entre os dois golpes que o Alex tentou aplicar. Ele foi nocauteado porque estava atacando, e todo o ataque gera também uma vulnerabilidade que foi magistralmente explorada pelo Adesanya. Se ele estivesse com a guarda alta na aproximação tomaria aquele contra golpe do mesmo jeito quando atacasse, que foi o momento em que o nocaute foi aplicado.
Sobre a tua outra resposta, o meu comentário sobre os chutes foi a respeito do Karatê original praticado em Okinawa. Não existem torneios nessa modalidade porque ela não é considerada um esporte. O Karatê desportivo deriva das suas variantes que surgiram nas grandes cidades do Japão. Mas de todo modo, o comentário foi apenas para ilustrar a filosofia do Karatê original em relação aos chutes e como eu acredito que a mentalidade do Alex tenha pensado esse chute baixo pela eficiência e não pelo apuro técnico.
Minha primeira arte marcial foi o Taekwondo, então pode acreditar que eu sei como desferir uma boa variedade de chutes tecnicamente. Mas mesmo no Taekwondo desportivo, uma série de adaptações na aplicação foram feitas para evitar ser contra golpeado, o que deixou os chutes no contexto da competição muito mais "feios". A real é que no contexto da luta, eficiência conta mais do que plasticidade.

Entendi entendi

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Somos uma referência  na trocação  brasileira  e pq não  mundial,  estamos analisando  com uma riqueza  de detalhes  2 gênios fa trocação  mundial. 

Ninguém  esta Poatan  é  ruim ou acabou como era antes,fizeram com Aldo e Anderson. 

Não  tenho dúvidas  que as maiores autoridades  do jornalismo  vêm nossas discussões  e tiram termos nosso daqui. 

Jab tapa visão,  by @oxeboxing

Guarda  baixa @masterblaster

Modestamente  eu falei muay thai Brasileiro  ,e provei que essa zorra é  um estilo do  Brasil  efetivo  tanto no kickboxing  quanto no MMA. 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 4/19/2023 at 1:51 PM, masterblaster disse:

Grande Daniel! Tudo bem? Sabe por que discordo? Porque se o Poatan usualmente tivesse a guarda alta, o Adesanya não treinaria uma sequência que pudesse ser utilizada em uma eventual falha do brasileiro. Se você ver, a guarda do MMA e um pouco diferente haja vista que, feita corretamente, a palma da mão defende a têmpora, os punhos se encontram a frente do queixo, os cotovelos cobrem a costela e os dedos protegem a parte de cima da cabeça. Então acho que o primeiro golpe não entraria tão em cheio e o segundo seria defendido. Além do que, certamente as entradas foram estudadas em cima da falha do brasileiro. Com certeza o estudo seria diferente se o Poatan usualmente tivesse a guarda alta, não sei se usaria exatamente aquele combo naquela situação. Para mim, o fato de ter entrado uma combinação que poderia ter derrubado o Poatan mesmo se ele usasse a guarda alta (hipoteticamente) ocorreu por a preparação do nigeriano ter sido feita explorando a usual guarda baixa do brasileiro. Nesse nível tudo e muito sopesado e estudado. 
 
Honestamente, nem acho a guarda um vício tão difícil de corrigir. Se você reparar, as lutas iniciais dele no kickboxing eram com ela alta, desceu por conta da altura dos oponentes e da própria envergadura. Agora terá que subir novamente.

Para mim o mais difícil ali será agregar defesa de quedas e chão. Vai depender do quanto ele está disposto a sair da zona de conforto e aceitar um bom treinador.

Eu acho que o soco teria o mesmo desfecho com a guarda alta. Mas concordo com você: o soco não existiria daquela forma programada pq não faria sentido essa combinação cruzado cruzado ou qq outro por cima da esquerda do Alex se o mesmo voltasse com a mão pro queixo. Aquele nocaute não existiria! Poderia o desfecho da luta ser o mesmo, o Israel encontrar e saber lidar com outra "falha" do Alexsandro, mas isso fica pro campo do se, da especulação!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 4/19/2023 at 2:40 PM, masterblaster disse:

Salva muito sim, embora realmente fosse melhor ficar movimentando como você falou. Só que movimentar não é uma característica do Poatan ou algo que ele vá desenvolver, então se nem a guarda ele tiver, vai dar nisso que deu mesmo.

Sim, a guarda ele resolve de forma rápida, a movimentação não tem como!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 4/19/2023 at 8:34 PM, Rucci disse:

Tenho que fazer uma ressalva aqui sobre a questão da guarda. Não creio que foi a guarda que traiu o Poatan no momento do golpe que definiu a luta, ele estava no meio de um ataque quando foi acertado. De fato, ele se aproximar com as mãos baixas foi assustador pra mim, mas não foi exatamente essa a causa do nocaute. O Israel foi muito feliz em pegar o tempo do ataque duplo dele e contra golpear na fração de segundo certa para explorar a abertura.
Em geral os lutadores mais medianos tendem a alternar os golpes entre mão esquerda e mão direita. O Alex tentou lançar dois cruzados de esquerda seguidos para tentar quebrar o padrão. O Israel tem todo o mérito pelo nocaute porque conseguiu prever que era essa sequência que estava vindo.
Eu discordo que guarda baixa em si seja um problema, se quem usa sabe o que está fazendo. É arriscado, sim, mas em compensação te dá um controle maior da distância para quem deixa o braço da frente esticado, o que prejudica o senso de distância de quem está do outro lado. Mas é uma manobra segura na longa distância. Na curta, mesmo quem tem isso como estilo, deve ter o reflexo de levantar os braços para evitar tomar golpes limpos.
Embora o Poatan cometa essa falha, não concordo que foi o que determinou a sua queda naquele lance derradeiro.

Israel usa muito bem essa mão esticada como defesa e como medidor de distância pro golpe mais forte. Ele abusa da mão como forma de defesa nessa luta aqui:

,

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
6 horas atrás, Loucus disse:

Israel usa muito bem essa mão esticada como defesa e como medidor de distância pro golpe mais forte. Ele abusa da mão como forma de defesa nessa luta aqui:

Sim, ele, Wonderboy, Lyoto, Conor, acho que o Till também. É uma postura relativamente comum de quem é oriundo do Karatê, Hapkido, Tangsudo ou do Taekwondo, que tem como características o controle da distância pelo deslocamento eficiente. Tem uma escola de boxeadores oriundas do Ali que também tem essa prática usando princípios similares mas numa distância mais próxima definida pelas regras do boxe. Em geral são usadas por quem costuma lutar bem na média e longa distância exercendo o controle posicional constantemente.
No Taekwondo WTF, é muito comum se lutar com os braços colados no corpo para evitar chutes no protetor de tronco que marcam pontos e usar a esquiva e a inclinação do tronco para trás no momento dos chutes para evitar ser golpeado na cabeça. Quando eu treinava eu tinha reflexos muito bons para desviar de golpes na cabeça por conta do condicionamento de sempre lutar esperando essas duas variedades de ataques que computavam os pontos e construindo a memória motora a partir disso.
Normalmente sobrava quando lutava contra caras que vinham do kickboxing e que tinham uma base mais dura, claro que isso na regra do Taekwondo onde não haviam leg kicks, mas há muitas formas de evitá-los usando a perna da frente, fintando bastante e chutando alto junto como contragolpe, por exemplo.
A vantagem principal de lutar assim, a meu ver, é que você bagunça o senso de distância do adversário que está mais acostumado com uma guarda padrão, além de lançar os golpes de ângulos menos comuns, que também bagunça as manobras defensivas e faz os golpes lançados terem mais chances de conectar antes de serem notados.
Eu raramente olhava para a cabeça dos meus adversários quando lutava, tinha o hábito apontar os olhos para o centro do peito dos oponentes, de onde eu conseguia ver bem braços e pernas usando visão periférica. Isso também não entregava onde eu pretendia atacar.
Mas é aquela coisa, para ser eficiente com esse tipo de jogo, você precisa ter muita variedade. Se os seus movimentos são repetitivos, não demora e você pode ser pego num padrão. Outra coisa é que esse jogo de guarda baixa é para longa e média, onde há espaço para a tirar a cabeça do alcance com a movimentação de tronco. Tentar isso na curta é loucura, tanto que no fatídico lance, o Adesanya estava fechadinho na guarda esperando o momento oportuno de contra golpear.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 4/20/2023 at 4:39 PM, Rucci disse:

Durinho tava dia desses comentando que já tem profissionais especializados em estudar os vídeos dos lutadores e levantar erros técnicos que podem ser explorados pelos treinadores.
Mas eu acho que ele não vai ter muita saída nesse sentido, ou se adapta ou vai ladeira a baixo. Muito difícil hoje um especialista sobreviver só com sua modalidade de origem.
Pode ver que os caras que vingaram, de um jeito ou de outro se adaptaram. Kamaru conseguiu algum respeito em pé com seus jabs, Charles manteve o Jiu Jitsu mas se tornou um striker perigoso, o próprio Makhachev tem um jogo em pé de respeito, GSP que vinha do Karatê virou um Wrestler melhor do que muitos caras originários da luta olímpica, Anderson tinha um jiu jitsu muito bom para a geração dele. Eles podem não ser exatamente expoentes nessas modalidades, mas sabem o suficiente para oferecer perigo e deixar os adversários desconfortáveis mesmo fora de suas especialidades.

Exatamente isso, amigo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 4/22/2023 at 3:54 PM, Loucus disse:

Eu acho que o soco teria o mesmo desfecho com a guarda alta. Mas concordo com você: o soco não existiria daquela forma programada pq não faria sentido essa combinação cruzado cruzado ou qq outro por cima da esquerda do Alex se o mesmo voltasse com a mão pro queixo. Aquele nocaute não existiria! Poderia o desfecho da luta ser o mesmo, o Israel encontrar e saber lidar com outra "falha" do Alexsandro, mas isso fica pro campo do se, da especulação!

Exatamente meu amigo, acabei de responder exatamente isso para você no outro tópico. Você escreveu perfeitamente,  "o soco não existiria daquela forma programada", porque  de fato foi programado, as falhas do brasileiro foram estudadas  à exaustão pela equipe do Israel até desenvolver as táticas certas. Mandaram bem demais. Queria ver o brasileiro com uma equipe assim. Caramba, ia ficar um monstro ainda maior.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 4/20/2023 at 4:39 PM, Rucci disse:

Durinho tava dia desses comentando que já tem profissionais especializados em estudar os vídeos dos lutadores e levantar erros técnicos que podem ser explorados pelos treinadores.
Mas eu acho que ele não vai ter muita saída nesse sentido, ou se adapta ou vai ladeira a baixo. Muito difícil hoje um especialista sobreviver só com sua modalidade de origem.
Pode ver que os caras que vingaram, de um jeito ou de outro se adaptaram. Kamaru conseguiu algum respeito em pé com seus jabs, Charles manteve o Jiu Jitsu mas se tornou um striker perigoso, o próprio Makhachev tem um jogo em pé de respeito, GSP que vinha do Karatê virou um Wrestler melhor do que muitos caras originários da luta olímpica, Anderson tinha um jiu jitsu muito bom para a geração dele. Eles podem não ser exatamente expoentes nessas modalidades, mas sabem o suficiente para oferecer perigo e deixar os adversários desconfortáveis mesmo fora de suas especialidades.

Perfeito.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, masterblaster disse:

Exatamente meu amigo, acabei de responder exatamente isso para você no outro tópico. Você escreveu perfeitamente,  "o soco não existiria daquela forma programada", porque  de fato foi programado, as falhas do brasileiro foram estudadas  à exaustão pela equipe do Israel até desenvolver as táticas certas. Mandaram bem demais. Queria ver o brasileiro com uma equipe assim. Caramba, ia ficar um monstro ainda maior.

Poatan deu trabalho  pq eu digo é  excepcional mas ate esse low kick será estudado a morrer  pelo Israel ,se o boxe que  o forte do Poatan estava totalmente  mapeado.

Mestre Anderson  Silva  no auge vs Israel  atual  que melhor do que lutou contra ele.

Anderson  Silva  auge vs Poatan 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
5 minutos atrás, NEGO DÁGUA disse:

Poatan deu trabalho  pq eu digo é  excepcional mas ate esse low kick será estudado a morrer  pelo Israel ,se o boxe que  o forte do Poatan estava totalmente  mapeado.

Mestre Anderson  Silva  no auge vs Israel  atual  que melhor do que lutou contra ele.

Anderson  Silva  auge vs Poatan 

Exatamente. E acho que no auge dava AS contra qualquer um dos dois. Aquela luta do AS contra o Adesanya o brasileiro só perdeu porque foi claramente para se divertir em vez de lutar. Perdeu fazendo aquela palhaçada de dar a cara para o Israel bater. E me corrige se eu estiver errado, mas acho que foi decisão dividida.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 minutos atrás, masterblaster disse:

Exatamente. E acho que no auge dava AS contra qualquer um dos dois. Aquela luta do AS contra o Adesanya o brasileiro só perdeu porque foi claramente para se divertir em vez de lutar. Perdeu fazendo aquela palhaçada de dar a cara para o Israel bater. E me corrige se eu estiver errado, mas acho que foi decisão dividida.

O Rafael  Cordeiro  disse  faltou pimenta  eu estiver no corner botaria uma pilha no Anderson  ele venceria. 

Rafael  disse queo Anderson  é ele não  se são bem , porém quando  se vem no vestiário  o sentimento  de Curitiba  toca , ele vai lá e disse " cara a cada, sempre me respeitou  e eu a ele,não  temos uma afinidade porém é  da tribo do muay  thai de Curitiba "

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
14 minutos atrás, NEGO DÁGUA disse:

O Rafael  Cordeiro  disse  faltou pimenta  eu estiver no corner botaria uma pilha no Anderson  ele venceria. 

Rafael  disse queo Anderson  é ele não  se são bem , porém quando  se vem no vestiário  o sentimento  de Curitiba  toca , ele vai lá e disse " cara a cada, sempre me respeitou  e eu a ele,não  temos uma afinidade porém é  da tribo do muay  thai de Curitiba "

A CB é bem isso de família mesmo. Muito bonito de ver.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso