Entre para seguir isso  
Eder Jofre55

15 anos sem Carlson Gracie: a história e o legado do maior formador de lutadores do mundo

Recommended Posts

 

15 anos sem Carlson Gracie: a história e o legado do maior formador de lutadores do mundo

Filho mais velho de Carlos Gracie, Carlson faleceu no dia 01 de fevereiro de 2006, mas a história que construiu deixou um legado para várias gerações do jiu-jítsu e do MMA

Combate .com

Filho mais velho de Carlos Gracie, o líder da família mais tradicional do jiu-jítsu, Carlson Gracie desde a infância já despontava como um dos grandes nomes do clã, mas foi aos 18 anos que passou a representar profissionalmente sua família, ao empatar com o japonês Sakai, 25kg mais pesado, na preliminar de uma luta do seu tio Hélio em 1950.

carlson1.jpg

 

Carlson Gracie — Foto: Marcelo Alonso

Os Gracies tinham uma estratégia de difusão de sua modalidade bem peculiar: desafiavam lutadores mais pesados para, desta forma, provar a eficiencia do jiu-jítsu que praticavam e desenvolviam. E confrontos contra o capoeirista Cirandinha, 24kg mais pesado, e Passarito, que pesava 12kg a mais, em pleno gramado do Maracanã, foram o pontapé inicial para o filho de Carlos.

 

Mas o bastão de número um da família Gracie foi recebido por Carlson, definitivamente, aos 21 anos de idade. Na ocasião, Hélio, o grande campeão da família, já praticamente aposentado aos 42 anos, decidiu subir ao ringue mais uma vez para enfrentar Waldemar Santana, um ex-aluno da Academia Gracie, expulso após desentendimentos com o próprio Hélio. O histórico combate durou 3h43min, e foi encerrado com uma vitória por nocaute de Santana. Carlson, então, desafiou seu antigo parceiro de treinos para vingar o nome da família. A primeira luta entre eles acabou empatada, mas, em um novo duelo, Carlson venceu. Depois, eles se enfrentaram mais quatro vezes. Ao todo, Carlson fez 19 lutas de vale-tudo em sua carreira e perdeu apenas uma, para Euclides Pereira.

- Eu não tenho idade pra ter visto o Carlson lutar, mas quem viu dizia que ele lutando era fora do normal, e era um cara que entendia os movimentos da luta. Na academia, quando ele nos treinava, ele entendia com uma clareza que eu nunca vi. Ele via uns três movimentos na frente e em 90% das vezes ele acertava - relembra Bebeo Duarte, faixa-preta formado pelo Gracie.

carlsongracie_valdemarsantana1_1956_oglo

Carlson Gracie e Waldemar Santana se enfrentaram seis vezes, com duas vitórias de Carlson e quatro empates — Foto: Arquivo / O Globo

 

A mudança para treinador

Para muitos, Carlson foi um dos maiores lutadores de todos os tempos, mas sua história foi ainda maior como treinador. Após se aposentar dos ringues em 1970, ele partiu para uma nova e vitoriosa empreitada: formar campeões. Em Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro, Carlson abriu sua primeira academia com um antigo adversário, Ivan Gomes, no início da década de 70. Pouco tempo depois, fechou aquele espaço, mas abriu um novo, e que se tornou um dos lugares mais frequentados e reverenciados da história do jiu-jítsu, na Rua Figueiredo de Magalhães, também em Copacabana. Foi ali que uma verdadeira produção em massa de lutadores se iniciou. Uma geração composta por nomes como Sérgio Íris, Fernando Pinduka, Carlos Rosado e Otávio "Peixotinho", ganhou o reforço na década seguinte de Murilo Bustamante, Ricardo de la Riva, Ricardo Libório e Bebeo Duarte, entre outros. Um exército que vencia praticamente tudo que disputava nos anos 80.

- Ele foi construindo um exército, e como o material humano era farto ali naquela área, ele foi priorizando os talentos em detrimento de quem pagava. Aos poucos ele foi começando a pegar os caras privilegiados fisicamente, que ainda tinham o talento, e eles passaram a ter acesso ao jiu-jítsu Gracie refinado, que antes só tinham acesso quem treinava na academia do Hélio Gracie, ou só entre os familiares. Ele passa a fazer isso, e em pouco tempo ele começa a formar a primeira geração. Nessa época ainda não tinha competição. De 1970 até por volta de 83 ainda não tinham muitas competições, então ele foi criando ali um laboratório de campeões. Só que ele só soltou as feras mesmo nos anos 80 quando começaram a fazer os campeonatos. Aí começou a ter confrontos entre Gracies e Carlson. E nesses dez anos que ele ficou ali criando campeões, as pessoas começaram a ver os resultados na prática. Tirando a divisão do Rickson, que vencia tudo, e do Royler Gracie, que era disputada, ele ganhava tudo. Foram uns 15 anos de domínio absoluto - explica o jornalista Marcelo Alonso.

Um dos principais nomes formados por Carlson, o ex-campeão do UFC, Murilo Bustamante, relembra como era o dia a dia na academia de seu mestre.

- Os treinos na época sempre foram muito fortes. O Carlson de vez em quando sentava lá e ficava corrigindo. Corrigia muito bem as posições que os atletas estavam fazendo errado ou que poderiam melhorar. E a equipe se tornou tão forte porque o Carlson tinha um jogo muito sólido. O Carlson teve muito trabalho pra fazer os primeiros alunos dele, e eles foram contaminando de uma maneira positiva as gerações seguintes. O treino já era duro quando a gente chegou e continuou assim. Ele cativava muito os atletas e isso criou um ambiente de muitos cascas-grossas. Os caras iam chegando, se ambientando, fazendo amizades e o cara ia aprendendo praticamente na osmose. Ele criou um time de cascas grossas nas antigas, como Sergio Iris, Rosado, Pinduka, Peixotinho, e quem ia chegando ia treinando com eles, se ambientando e também virava um casca-grossa.carlso.jpgCarlson Gracie Team — Foto: Marcelo Alonso

Olhar Clínico

A democratização do jiu-jítsu iniciada por Carlson era inspirada pela paixão do mestre pelas competições. Deixar os alunos treinarem de graça acabou se tornando uma prática comum para ele, tão logo identificava um talento que não tivesse condições de pagar a mensalidade da academia. Esse olhar clínico do Gracie, por sinal, era um de seus traços mais marcantes.

- O Carlson sabia identificar o lutador, qual era a característica do lutador e conseguia extrair o melhor dentro da sua característica. Se o cara tivesse dificuldade de fazer guarda, ele ia treinar o cara pra jogar por cima, saber sair de baixo. Se o cara tivesse uma guarda boa, ele ia trabalhar a guarda do cara. Ele sabia trabalhar as melhores características do lutador pra montar um jogo sólido. Paralelo a isso, o Carlson tinha um jogo simples e sólido, muito baseado em fundamentos, acredito que é porque ele veio do vale-tudo. E ele tinha uma eficiência muito grande - conta Bustamante.

- A forma como ele falava contigo, como ele via a luta. Era um cara de poucas palavras, mas muito certeiro. E o carisma. A forma como ele conduzia as situações e deixava o entorno sempre alerta, sempre preparado. Ele via dois movimentos seus na luta e já sabia o que você tinha que fazer. Se você escutasse o que ele falava e fizesse, era muito difícil você perder - recorda Bebeo Duarte.carlson.jpgAlunos comemoram com Carlson a histórica vitória de Wallid Ismail diante de Royce Gracie em uma luta de jiu-jítsu — Foto: Marcelo Alonso

Sucesso no vale-tudo e a herança para o MMA

Assim que o vale-tudo começou a fazer sucesso com a criação do UFC, em 1993, Carlson naturalmente passou a colocar seus atletas para competir na modalidade. Uma experiência antes do próprio Ultimate já mostrara que este seria mais um caminho vitorioso. Em 1991, Carlson treinou os representantes do jiu-jítsu para um desafio contra seus rivais da luta-livre, e o saldo foi de 3x0 para os praticantes da Arte Suave. Uma transição que contou com os lutadores já consagrados dos anos 80 e outros que surgiram na sequência, como Vitor Belfort, Zé Mario Sperry, Amaury Bitetti, Wallid Ismail e Carlão Barreto.

No final dos anos 90 e início da década de 2000, porém, Carlson começou a ter um desentendimento com os atletas profissionais de sua equipe por conta de treinamentos e pagamentos de bolsas. Com o rompimento com seus principais lutadores, ele se mudou para os EUA, onde viveu até o seu falecimento.

Mas a herança deixada pelo Gracie não parou ali. Com a explosão do vale-tudo em todo o mundo, os alunos de Carlson passaram a exportar atletas para vários eventos, conquistando títulos em quase todos os lugares por onde passavam.

Foi assim com a Brazilian Top Team, por exemplo. A equipe fundada por Murilo Bustamante, Zé Mário Sperry, Bebeo Duarte e Ricardo Libório brilhou no UFC com Murilo (campeão peso-médio) e no Pride, onde Rodrigo Minotauro se sagrou campeão dos pesos-pesados. Foi na BTT que discípulos mais jovens de Carlson cresceram e também se destacaram, como Ricardo Arona e Paulão Filho.btteam.jpgA Brazilian Top Team foi uma das equipes mais vitoriosas do MMA mundial na década de 2000 — Foto: Marcelo Alonso

Principal equipe de MMA da atualidade, a American Top Team é comandada por um discípulo do Gracie: Marcus "Conan" Silveira.

- O Carlson é meu mestre, mentor, uma mistura de pai, amigo e treinador. Com certeza, tem uma influência muito grande não só na minha mentalidade, mas na maneira como eu vejo as lutas, como eu treino os lutadores. Eu tive uma benção muito grande de ter oportunidade de ter vivido e morado junto com ele. Eu carrego esse tesouro comigo muito forte. Ele era um líder, uma pessoa que todo mundo escutava quando ele falava - conta Conan, principal treinador da campeã do UFC, Amanda Nunes.

Carlson se mudou em definitivo para Chicago, nos EUA, no início dos anos 2000 e faleceu no dia 1 de fevereiro de 2006, com uma parada cardíaca após uma infecção generalizada provocada por um cálculo renal.

Em agosto de 2019, foi inaugurada em Copacabana, no Rio de Janeiro, uma estátua em homenagem a ele, bem perto da academia onde se consagrou como treinador e centenas de lutadores surgiram.

- Ele foi o cara que encontrei na minha vida que mais entendia de arte marcial. Sem dúvida, foi o melhor lutador de todos os tempos e depois se tornou o melhor treinador de todos os tempos - conta Bustamante.img-20190812-141701-original.jpgEstátua de Carlson Gracie em Copacabana — Foto: Gleidson Venga

- Ele nunca se foi, está sempre presente entre nós - finaliza Conan Silveira.

https://globoesporte.globo.com/combate/noticia/15-anos-sem-carlson-gracie-a-historia-e-o-legado-do-maior-formador-de-lutadores-do-mundo.ghtml

 
 
 
 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sem palavras pra falar de Carlson Gracie. O cara foi fora da curva como lutador, treinador e pelo o que dizem, como pessoa também

De longe, o maior formador de grandes lutadores da história do vale tudo/MMA

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pelo que contam, esse foi o maior dos Gracies - inclusive como pessoa - mas tem certas coisas que são ruins de engolir. Tipo isso:

 

"Carlson Gracie e Waldemar Santana se enfrentaram seis vezes, com duas vitórias de Carlson e quatro empates" — Foto: Arquivo / O Globo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
17 minutos atrás, alfred disse:

Pelo que contam, esse foi o maior dos Gracies - inclusive como pessoa - mas tem certas coisas que são ruins de engolir. Tipo isso:

 

"Carlson Gracie e Waldemar Santana se enfrentaram seis vezes, com duas vitórias de Carlson e quatro empates" — Foto: Arquivo / O Globo

E não foi isso?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, Raphael Rezende disse:

E não foi isso?

Cara, pode até ter sido...mas quem eram os juízes que deram esses 4 empates ??Será que era na mesma pegada do que deu empate na luta Eugênio x Royler?? 4 empates??? Na boa...sei não, viu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
7 minutos atrás, alfred disse:

Cara, pode até ter sido...mas quem eram os juízes que deram esses 4 empates ??Será que era na mesma pegada do que deu empate na luta Eugênio x Royler?? 4 empates??? Na boa...sei não, viu

A questão é que naquele tempo não existia decisão dos juízes. Se a luta acabasse e não tivesse um vencedor, era decretado empate. Waldemar pode ter surrado o Carlson, mas se não terminou a luta, foi empate 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
27 minutos atrás, alfred disse:

Cara, pode até ter sido...mas quem eram os juízes que deram esses 4 empates ??Será que era na mesma pegada do que deu empate na luta Eugênio x Royler?? 4 empates??? Na boa...sei não, viu

Bom, aí eu não sei...

Só sei que, se o Carlson venceu, de fato, 2x, e o Waldemar nunca venceu, talvez as 4x em que o resultado foi empate, tenha sido injusto pro Gracie, e não pro Santana.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
31 minutos atrás, Raphael Rezende disse:

Bom, aí eu não sei...

Só sei que, se o Carlson venceu, de fato, 2x, e o Waldemar nunca venceu, talvez as 4x em que o resultado foi empate, tenha sido injusto pro Gracie, e não pro Santana.

É, talvez...mas com a influência que os Gracies tinham na época, duvido muito.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
53 minutos atrás, Lucas Timbó disse:

A questão é que naquele tempo não existia decisão dos juízes. Se a luta acabasse e não tivesse um vencedor, era decretado empate. Waldemar pode ter surrado o Carlson, mas se não terminou a luta, foi empate 

Ah sim...faz sentido.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
10 horas atrás, alfred disse:

Cara, pode até ter sido...mas quem eram os juízes que deram esses 4 empates ??Será que era na mesma pegada do que deu empate na luta Eugênio x Royler?? 4 empates??? Na boa...sei não, viu

Ta de brincadeira, né?

 

Naquele tempo, se não houvesse desistência era declarado empate.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A porrada cantava de verdade, nao tinha esta de regra que favorecia, era muito mais próximo de um combate real. Das lutas com o Waldemar eu não sei precisar direito mas parte foram vale tudo e outras Jiu Jitsu (pq proibiram uma epoca) mas defendeu a honra da família na porrada desde muito novo e como treinador foi o maior formador de campeões da história, seus frutos estão aí até hoje em todos os cantos do mundo. Quem questiona isto não conhece nada de luta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
8 minutos atrás, João P disse:

A porrada cantava de verdade, nao tinha esta de regra que favorecia, era muito mais próximo de um combate real. Das lutas com o Waldemar eu não sei precisar direito mas parte foram vale tudo e outras Jiu Jitsu (pq proibiram uma epoca) mas defendeu a honra da família na porrada desde muito novo e como treinador foi o maior formador de campeões da história, seus frutos estão aí até hoje em todos os cantos do mundo. Quem questiona isto não conhece nada de luta.

O cara com 16 anps lutou com Passarito campeão  brasileiro  de boxe, judo e luta livre..  e quebrou a clavícula  na luta...96 quilos puro músculo   Cirandinha grande capoeirista  e luta livre e halterofilista...

Isso um menino 17 anos tomou a frente da parada  e substituiu  seu tio Hélio. 

Cara os Gracie  tibha seus defeitos  e mentiras e quem não  tem? Mas foram essenciais na construção  da arte marcial mundial  e Carlson fez escola Hélio  foi pra nata social carioca e seus filhos,Rickson,Royler não  fizeram  grande escolas que eu saiba..

 

Carlson foi maior  treinador de todos os tempos...

Cara comp já  existia a cultura do Cross e isso simplesmente  acabou e veio o Ruas ..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, NEGO DÁGUA disse:

O cara com 16 anps lutou com Passarito campeão  brasileiro  de boxe, judo e luta livre..  e quebrou a clavícula  na luta...96 quilos puro músculo   Cirandinha grande capoeirista  e luta livre e halterofilista...

Isso um menino 17 anos tomou a frente da parada  e substituiu  seu tio Hélio. 

Cara os Gracie  tibha seus defeitos  e mentiras e quem não  tem? Mas foram essenciais na construção  da arte marcial mundial  e Carlson fez escola Hélio  foi pra nata social carioca e seus filhos,Rickson,Royler não  fizeram  grande escolas que eu saiba..

 

Carlson foi maior  treinador de todos os tempos...

Cara comp já  existia a cultura do Cross e isso simplesmente  acabou e veio o Ruas ..

Pois é.

Vejo alguns comentários que são até coerentes, a respeito do passado conturbado dos Gracie's, mas outros são exagerados, desmerecendo a história da família.

Debatam sobre a vida do Ryan, mas não façam com que isso destrua a carreira do Royce... Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso