pipo

Charles Do Bronx desabafa e diz que 'mudaria tudo' em estratégia contra Topuria: 'Não fiz nada do que treinei'

Recommended Posts

No dia 28 de junho, em Las Vegas (EUA), Charles Oliveira sofreu uma das derrotas mais duras de sua carreira como lutador profissional de MMA. E o revés para Ilia Topuria, que pode ter lhe custado a última chance de se tornar campeão peso-leve (70 kg) do UFC, deixou um gosto ainda mais amargo para o brasileiro por um motivo inusitado: o abandono da estratégia para o confronto.

Em entrevista à Ag.Fight, ‘Do Bronx’ quebrou o silêncio e admitiu que não seguiu o plano montado por sua equipe para o duelo contra ‘El Matador’.

Diante de um oponente invicto e com um grande poder de fogo nas mãos, Charles, na teoria, adotaria uma versão mais temperada e estratégica – misturando aspectos do MMA para levar vantagem.

Mas na prática, desde o início do combate, ‘Do Bronx’ marchou para frente e trocou golpes com Topuria na curta distância – justamente onde o georgiano radicado na Espanha mais se destaca.

O resultado foi brutal, com o brasileiro sofrendo pela primeira vez em 47 lutas disputadas em sua trajetória profissional, um nocaute em que perdeu totalmente a consciência.

“Eu mudaria tudo. Não de treinamento. Mas sim dentro da luta. Tudo aquilo que eu treinei, não coloquei em prática. Não fiz nada do que eu treinei, nada foi feito dentro da luta. Ele teve um momento feliz, fez o trampo melhor que eu, estava na estratégia dele e se tornou campeão. Na realidade, (a estratégia) era bater e sair, pisar nos joelhos, usar sequências de mão para poder chutar em cima na cabeça, manter a distância com os meus frontais. Tinha treinado muito chute na panturrilha, muito pisão no joelho, não ficar parado. E começou a luta, eu fiquei muito parado recebendo golpes. Coisas que era para ter feito e não fiz”, lamentou Do Bronx.

Apesar de ter sido nocauteado ainda no primeiro assalto, como o próprio Topuria já havia previsto, Charles acredita que a luta poderia ter outro resultado caso a estratégia montada para o confronto fosse seguida à risca.

Com um camp de treinos sem lesões ou imprevistos, o brasileiro admite que o sentimento após a derrota foi de frustração por não ter colocado em prática o que seu treinadores da equipe ‘Chute Boxe Diego Lima’ planejaram originalmente.

“Se eu tivesse mantido a distância, mexido as mãos, trabalhando o (chute) frontal, trabalhando os pisões, mantendo ele afastado, conectando mãos, batendo e saindo e, no ‘timing’ certo, tentar colocar para baixo, acho que seria uma luta completamente diferente. Não sei (o que levou eu a abandonar a estratégia). Na realidade, não (tinha acontecido isso antes). Mas estamos falando sobre MMA, é tudo muito imprevisível. Você monta a estratégia, mas chega lá em cima você acaba mudando e indo para outro lado, outro foco. Isso que mais me frustra. Ter treinado tanto uma coisa e não ter feito na luta”, lamentou o ex-campeão.

No momento, com sua família e amigos para digerir o resultado, Do Bronx não quer permanecer muito tempo parado.

Aos 35 anos, o brasileiro ressaltou que seu plano é voltar ao octógono mais famoso do mundo ainda nesta temporada – provavelmente em novembro ou dezembro. Agora resta saber contra quem o Ultimate irá escalar Charles, atual número 3 do ranking, na próxima rodada.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sobre o punch, ficou claro que sim. Topuria é muito técnico e com muita potência; 

Sobre a luta, acho que o Charles só lutou como ele luta mesmo. Mas, de fato, se chutasse mais, pisões, etc, poderia ter sido outra luta - mas dificilmente com outro resultado. 

Compartilhar este post

Link para o post
2 horas atrás, cisao disse:

Sobre o punch, ficou claro que sim. Topuria é muito técnico e com muita potência; 

Sobre a luta, acho que o Charles só lutou como ele luta mesmo. Mas, de fato, se chutasse mais, pisões, etc, poderia ter sido outra luta - mas dificilmente com outro resultado. 

A frustração  que aí menos para o Charles  não  teve luta !!

Compartilhar este post

Link para o post
Postado (editado)

Pessoal não concordou sobre a questão cultural dos atletas brasileiros, no outro tópico. Mas eu insisto, a formação cultural atrapalha o Brasil em todos os esportes, inclusive o MMA. 

Para mim, as palavras do Charles agora corroboram essa tese.

Editado por smd

Compartilhar este post

Link para o post
Em 7/9/2025 at 8:25 PM, smd disse:

Pessoal não concordou sobre a questão cultural dos atletas brasileiros, no outro tópico. Mas eu insisto, a formação cultural atrapalha o Brasil em todos os esportes, inclusive o MMA. 

👍  Concordo 100%

Compartilhar este post

Link para o post
Em 7/9/2025 at 8:25 PM, smd disse:

concordo

Compartilhar este post

Link para o post

Depois da luta o Topuria falou algo interessante, afirmou que no momento que ele tem uma luta marcada, passa a estudar a fundo o adversário. Assistiu muitas lutas do Charles e dívida que iria nocautear rápido pq o Charles sempre luta da mesma forma, andando pra frente, Charles não sabe lutar recuando, nesse cenário ele nem precisaria encurtar pra encontrar o brasileiro no 8. Não deu outra, Charles avançou como sempre e foi pego pelo cruzado de encontro. 

Basicamente o Topuria fez o que necessário pra vencer o brasileiro, considerando os estilos não era um estratégia difícil de colocar em prática. 

O Charles fez o que faz sempre em todas as lutas, não trouxe absolutamente nada de novo. Talvez essa seja a diferença entre bons lutadores que podem chegar no título, como o Charles e tantos outros e esses caras fira da curva como Ilia e Islam atualmente. 

Compartilhar este post

Link para o post
Postado (editado)

Lutador brasileiro não tem cultura de estudar os adversários. O brasileiro meio que vai para briga, quando na verdade, a luta é uma disputa de técnica. Eu imaginei que Charles seria nocauteado, caso fizesse aquele jogo insano de partir pra cima. Se ele fizesse uma luta estratégica, aí poderia complicar para o Topuria. Por isso que Jon Jones, GSP são os melhores lutadores que o UFC já teve. Pois ambos adaptavam o jogo conforme o adversário. Charles nunca teve estratégia, a estratégia é lutar e seja que Deus quiser. Topuria é um excelente lutador e tem essa coisa da ciência, de  estudar, melhorar, se preparar, focar, cuida da parte emocional para enxergar a luta, tem a questão da recuperação também , que ele faz muito bem. Quem começou a fazer isso, são os lutadores da fight nerds. Não dá mais para lutar igual era pride e UFC anos 2000. O esporte evoluiu e vai seguir evoluindo. A nova geração vai ser totalmente diferente.

Editado por malva

Compartilhar este post

Link para o post

Eu coloquei meu dinheiro no Topuria, sabia que o Charles ia perder mas achei que ia ser uma guerra de 4 ou 5 rounds, isso porque estava em dúvidas se o Topuria ia converter pra 70kg mantendo a mesma velocidade e potência da categoria de baixo e foi isso que aconteceu, o cara está ainda mais perigoso, tenho pena de quem for lutar contra ele agora. Sobre o Charles, o time parece ter feito o gameplan mesmo, ficaram gritando no corner pra ele lançar o frontal e o que ele lançou foi a cara, adoro o Charles, é o lutador br que mais gosto, ver ele caindo em alto estado de putrefação foi difícil, mas fico feliz pelo Topuria também, esse aí ta no hype de virar um dos maiores da história do MMA. 

Compartilhar este post

Link para o post

Na boa... Não tenho conhecimento do que acontece nos camps brasileiros... Pra afirmar que não estudam os adversários... Fightnerds??? Mais marketing do que outra coisa... O que eu tenho certeza do q atrapalhar os lutadores brasileiros é o QI de luta e o vitimismo... Esse papo de charlinho... Da inocência do toquinho... Dos pobres coitados... Isso sim atrapalha... 

Compartilhar este post

Link para o post
1 hour ago, Moicano79 said:

Na boa... Não tenho conhecimento do que acontece nos camps brasileiros... Pra afirmar que não estudam os adversários... Fightnerds??? Mais marketing do que outra coisa... O que eu tenho certeza do q atrapalhar os lutadores brasileiros é o QI de luta e o vitimismo... Esse papo de charlinho... Da inocência do toquinho... Dos pobres coitados... Isso sim atrapalha... 

Concordo que pros lutadores brasileiros existe muito choro e vitimismo mas isso tem nos gringos também não é algo exclusivo de br, qi de luta é algo muito particular. Sobre a FightNerds está muito longe de ser marketing, os caras pagam uma pessoa específica só pra ficar estudando os oponentes e traçando gameplan, não tem nada de marketing nisso aí, inclusive isso é público basta pesquisar que tem o Sucupira explicando como funciona o camping de um atleta de lá. 

Compartilhar este post

Link para o post
16 horas atrás, oxeboxing disse:

Concordo que pros lutadores brasileiros existe muito choro e vitimismo mas isso tem nos gringos também não é algo exclusivo de br, qi de luta é algo muito particular. Sobre a FightNerds está muito longe de ser marketing, os caras pagam uma pessoa específica só pra ficar estudando os oponentes e traçando gameplan, não tem nada de marketing nisso aí, inclusive isso é público basta pesquisar que tem o Sucupira explicando como funciona o camping de um atleta de lá. 

O que eu quis dizer de marketing é que o que eles fazem, os outros já faziam antes, não tem nada de direferente... Quer um exemplo, a equipe do Shogun mapetou o jogo do lyoto... trouxe um cara do karatê kuokushin...

Sò que aí os caras colocam uns oculos quadrado com esparadrapo, fazem cara de bobo, aí as pessoas acreditam....   

Compartilhar este post

Link para o post
48 minutes ago, Moicano79 said:

O que eu quis dizer de marketing é que o que eles fazem, os outros já faziam antes, não tem nada de direferente... Quer um exemplo, a equipe do Shogun mapetou o jogo do lyoto... trouxe um cara do karatê kuokushin...

Sò que aí os caras colocam uns oculos quadrado com esparadrapo, fazem cara de bobo, aí as pessoas acreditam....   

Mas tem que fazer mesmo pô, eles estão gerando entretenimento e hype, o UFC é uma empresa de promoção de lutas para entreter pessoas e não pra qualificar méritos esportivos ou valores marciais, os caras tem que fazer dinheiro com esse marketing aí, eles conseguiram até parceira com o UFC pra venda dos óculos, imagina o quanto de grana em dólar isso não irá pra academia? Mais dinheiro, melhores campings, maior expansão da marca, mais brasileiros competindo em alto nível, maior visibilidade pro esporte no Brasil, mais interesse e no fim, mais cinturões, apoio com força que isso seja feito. 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora