Entre para seguir isso  
André Filho

Agora na ATT, Marlon Moraes quer enfrentar José Aldo: "Nada melhor que descer e lutar com o n°1"

Recommended Posts

Peso-galo revela mudança para a Flórida por conta da família, destaca companhias do técnico Anderson França e do amigo Edson Barboza, e vislumbra volta no UFC 245, em dezembro

Por Zeca Azevedo* — Rio de Janeiro

24/09/2019 12h00  Atualizado há 53 minutos

 
image.jpeg.1be4d8c30f55761f7006d31f2e643175.jpeg

Marlon Moraes se mudou de Nova Jersey para a Flórida — Foto: Jason Silva

Marlon Moraes se mudou de Nova Jersey para a Flórida — Foto: Jason Silva

 

Em 8 de junho, Marlon Moraes enfrentava Henry Cejudo pelo cinturão peso-galo (até 61,2kg) do UFC. Após a derrota naquela ocasião, a vida do lutador brasileiro mudou. Antes morando em Toms River, no estado americano de Nova Jersey, e sob o comando dos treinadores Mark Henry e Ricardo Almeida, agora Marlon é o novo integrante da American Top Team, na Flórida, e vai morar em Parkland, a 2.000km da antiga casa.

Ele volta a trabalhar com o técnico de muay thai Anderson França, com quem começou sua trajetória em Nova Friburgo-RJ e também trabalhou em Jersey, e estará de novo ao lado do amigo e lutador peso-leve Edson Barboza, que se mudou para a Flórida em julho de 2018.

- Independentemente de onde esteja, você que tem que treinar, tem que fazer o seu, e tem muito treino na ATT. O Anderson está lá, o Edson também, e ajuda um pouco estar perto deles. E eu já tive lá antes, em 2014, quando fiz dois camps com (Adriano Moraes) Mikinho, e foi tudo tranquilo. A gente tem que estar com vontade e disposição para treinar, porque independentemente de onde você esteja você vai conseguir, na ATT ou em qualquer equipe aqui - disse Marlon em entrevista exclusiva ao Combate, dono de um cartel com 22 vitórias, seis derrotas e um empate.

Mas a mudança de estado foi motivada principalmente pela família. Morar na Flórida já era um desejo antigo da esposa Izabella Santiago. Os filhos Rafael (4 anos) e Ryan (10 meses), segundo o lutador, também rapidamente se adaptaram à nova moradia - que, na verdade, já era da família.

- A gente sempre teve o sonho de vir morar para cá, minha esposa um pouco mais. Ela estava meio sozinha lá (em Nova Jersey) também, e o número 1 é nossa família. A gente já tinha vindo passar um tempo, já tínhamos casa, e decidimos vir de vez. Está tudo arrumado, minha família está bem. Meus filhos estão bem e adaptados. O meu filho é muito amigo do filho do Edson (Noah), são da mesma idade e sempre tiveram um vínculo muito forte. E nesse tempo que o Edson mudou meu filho sentiu muita falta. Agora os moleques brincam e tocam o terror, e depois que você tem filhos aprende a dar mais valor à felicidade deles que à sua própria. A sua felicidade é ver seu filho feliz, e isso também foi uma das coisas que me tocou bastante, vê-lo crescendo perto dos amigos. E aqui na Flórida é mais fácil vir do Brasil, então sempre tem gente, é um pouco mais barato, e acaba que a gente se sente um pouco mais em casa.

De fato, ter novo a proximidade com as famílias de Edson Barboza e Anderson França foi determinante na mudança de Marlon.

- Sempre treinei com ele (Edson), desde criança, e acaba que tendo o Edson aqui, e o próprio Anderson também por perto, é um algo a mais. E é bom estar com estar com essas pessoas, não só o Edson, mas o Anderson e a família deles, que eles são praticamente minha família, então me sinto bem aqui perto deles.

 

Volta projetada no UFC 245

 

Aos 31 anos, vindo de derrota na disputa pelo título, Marlon Moraes já quer estar de volta ao octógono o mais rápido possível. De casa nova e com a vida organizada junto à família, ele projeta novos adversários e data para lutar. O ideal, segundo ele, seria fazer parte do UFC 245, no dia 14 de dezembro, em Las Vegas.

- Estou treinando já e quero entrar num camp, e estou na expectativa de lutar em 14 de dezembro, seria uma data muito boa para lutar. Vamos ver o que o UFC está planejando (...). Não só a luta com Aldo é uma luta que me interessa. José Aldo é uma lenda do nosso esporte, campeão da categoria de 145 (libras), e ele tem falado que vai descer para a categoria de 135 (libras), e sou o número 1. Nada melhor que descer e lutar com o número 1. E é um cara que merece, José Aldo não precisa fazer 53 lutas para lutar pelo título. Acho que seria uma oportunidade boa para ele ver se realmente consegue descer o peso e provar para o UFC. E, ganhando, iria diretamente lutar pelo cinturão, que é o que ele quer.

Marlon também acredita que o ex-campeão dominante do peso-pena (até 66kg) não teria problemas em chegar a 61,7kg, limite necessário em lutas sem cinturões em jogo no peso-galo.

- Conheço a equipe do Aldo e tenho o maior respeito por eles, são pessoas com quem sempre tive um relacionamento muito bom, mas é o esporte, se a gente tiver que competir não podemos fazer nada. Todo mundo quer ser campeão, todo mundo tem um sonho. Mas o conheço e sei que esse corte não seria muito para ele. Realmente as pessoas às vezes ficam impressionadas com o corte dele em 145 (libras), mas como todo mundo fala, ele exagera um pouco. Acho que ele conseguiria bater esse peso sim.

 
image.jpeg.9f15871a31b3763e9e92e6293020b003.jpeg
Última vitória de Marlon Moraes foi diante de Raphael Assunção, em fevereiro — Foto: Getty Images

Última vitória de Marlon Moraes foi diante de Raphael Assunção, em fevereiro — Foto: Getty Images

Apesar de admitir o desejo de enfrentar José Aldo, Marlon Moraes não descarta outros nomes para enfrentar. Ele cita três nomes do ranking dos galos.

- Têm outros caras também, como o Petr Yan, que é um cara que estou olhando para lutar com ele. Tem o Dominick cruz, que está para lutar agora, e o (Urijah) Faber. São esses caras com quem estou pensando lutar.

Depois da luta em Chicago em junho, no UFC 238, Marlon Moraes aproveitou também para, antes de recomeçar o caminho até a nova oportunidade de disputar o título, fazer uma operação. A recuperação ainda teve percalços, mas hoje o brasileiro está liberado para treinar.

- Eu estava com artrite (inflamação em uma ou mais articulações) na clavícula (do lado esquerdo) e em outro osso do braço. Fiz uma raspagem dos dois ossos, e o tempo de recuperação normalmente é curto, de dois meses, mas tive muita irritação e tive que fazer mais um pequeno procedimento, mas agora estou bem melhor.

 

Até breve a Nova Jersey?

 

Durante o período em que esteve sob o comando de Mark Henry e Ricardo “Cachorrão” Almeida, e sempre com Frankie Edgar ao seu lado no time, Marlon Moraes foi campeão do extinto WSOF (hoje PFL) em 2014 e dominou o peso-galo sem perder nas 10 lutas que fez na divisão. Ele ressaltou que a notícia foi bem recebida por todos e que as portas continuam abertas.

- Não foi nada pessoal contra os treinadores, não estava faltando, nunca faltou nada, a gente tem uma relação boa. E digo que nem foi o fim de nada, é só um tempo mesmo que vou passar aqui. Para o futuro a gente não pode fechar porta nenhuma, e o relacionamento que tenho com os caras lá é bom para caramba (...). Os treinadores lá, Mark, Frankie e Ricardo, são pessoas boas, os caras são maneiros, querem o meu bem. E eles mesmo disseram: “Faz uma experiência, vê se realmente é o melhor para sua família, vê como você se sente”. Os caras sempre me deram força, e sou muito grato a eles. Ricardo, Mark e Frankie são os melhores na minha opinião, são top no esporte.

Marlon garante que a notícia da descida de Frankie Edgar ao peso-galo não influenciou na sua decisão de trocar de time. Pelo contrário. O brasileiro ressaltou que ficaria muito feliz em ver o amigo campeão, mas avisa que não vê chance de um duelo entre eles acontecer.

- Isso não teve influência. A gente tem um relacionamento muito bom, e cada um tem sua história, cada um tem seus sonhos, e vejo o Frankie chegando. Ele é um cara muito duro, já já vai estar batendo lá (no topo). O Frankie é um cara que compete muito bem, é difícil vencê-lo, e eu ficaria muito feliz de vê-lo campeão, apesar de ser meu sonho também. Mas com certeza ver o Frankie campeão seria muito maneiro. A gente passou muito tempo juntos e um dos meus sonhos no esporte é ver o Frankie campeão. Se ele pegar o cinturão, vou ficar muito feliz por ele. Não vejo essa luta (entre eu e ele) acontecendo. Têm outros caminhos, vejo outros caminhos para todo mundo sair feliz no final.

 

Derrota pelo título para Cejudo

 

 
image.jpeg.5394a1322e5338015562d02059a5f37e.jpeg
Henry Cejudo venceu Marlon Moraes por nocaute no UFC 238 — Foto: Getty Images

Henry Cejudo venceu Marlon Moraes por nocaute no UFC 238 — Foto: Getty Images

Marlon também admite que foi dura a derrota para Henry Cejudo, que era campeão peso-mosca e subiu para conquistar o segundo cinturão no Ultimate. A vitória do americano veio por nocaute no terceiro round.

- Assisti (a luta de novo), mas não muitas vezes. Foi uma luta que me deixou bastante triste. Sinceramente, quando entro lá, o que a gente nunca quer é desapontar seus torcedores, seu time, e realmente não foi minha melhor performance. Fiquei muito triste, foi uma luta que me machucou muito, mas vou voltar mais forte e preparado. Foi uma luta que me mostrou que eu não estava preparado. Tecnicamente e fisicamente estava bem, mas realmente faltou alguma coisa. Espero concertar esse erro e voltar muito mais forte - concluiu.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aquela derrota pro Cejudo foi foda mesmo ele dominou a luta completamente ate a metade do 2 round, depois se entregou totalmente de uma hora pra outra

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
4 horas atrás, Dudu Ferrero disse:

Aquela derrota pro Cejudo foi foda mesmo ele dominou a luta completamente ate a metade do 2 round, depois se entregou totalmente de uma hora pra outra

Foi doído mesmo. Mas acho que ele tem forças pra voltar mais forte, tem 31 anos ainda.

Cejudo foi muito forte psicologicamente naquela luta, QI de luta muito alto, soube o momento de capitalizar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
12 horas atrás, Daniel Mendoza disse:

Seria uma excelente luta, mas Aldo não vai descer.

Isso. Ele já fica desesperado para bater o peso da própria categoria (Dedé diz que Aldo pensa até em desistir da luta durante o corte), imagina descer ainda mais. Não dá para ele, mas realmente seria um lutao e eu iria de Aldo. Agora, o MM também pode subir, se quiser mesmo lutar com o Aldo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 9/24/2019 at 1:28 PM, Dudu Ferrero disse:

Aquela derrota pro Cejudo foi foda mesmo ele dominou a luta completamente ate a metade do 2 round, depois se entregou totalmente de uma hora pra outra

Eu acho que deve ter tido alguma informação primada que o Cejudo estava lesionado. Porém, o tiro saiu pela culatra qndo sentiu que o mexicano é puro coração. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 9/26/2019 at 2:01 AM, Daniel Mendoza disse:

Seria uma excelente luta, mas Aldo não vai descer.

não pra pro Aldo hoje descer..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenho a impressão que o Aldo seria presa fácil se conseguisse bater o peso.

 

Acredito que ele ficaria muito debilitado para a luta e isso influenciaria no resultado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso