Eder Jofre55

Dos Anjos relembra dificuldades antes de se reinventar nos meio-médios

Recommended Posts

Dos Anjos relembra dificuldades antes de se reinventar nos meio-médios

Brasileiro chegou a adiar sonho de comprar uma casa na época do cancelamento de luta com Conor McGregor, em 2016. "Foi um momento bem difícil, mas eu dei a volta por cima", diz

Evelyn Rodrigues

https://s2.glbimg.com/NUl6T6p3YXWwhX_sGeB9Lg6QiNY=/0x0:1600x1200/1600x0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2018/j/w/SmNlqhRHWIkUA93A8tSA/a3d357d4-039f-4e4c-ac9d-687956aa2140.jpg

Ex-campeão peso-leve do UFC, Rafael dos Anjos vai em busca do segundo cinturão do Ultimate no próximo sábado, quando enfrenta o americano Colby Covington pelo título interino dos pesos-meio-médios. Mas quem vê o brasileiro prestes a fazer história, não sabe dos obstáculos que ele teve que superar nos últimos dois anos.

http://sportv.globo.com/combate/videos/v/rafael-dos-anjos-relembra-percalcos-antes-de-nova-disputa-de-cinturao/6786791/

Em fevereiro de 2016, quando ainda era o dono do título dos leves e estava prestes a enfrentar o então campeão dos penas, Conor McGregor, em uma superluta, Rafael sofreu uma fratura no quinto metatarso do pé esquerdo, que o obrigou a sair do confronto. Na época, o brasileiro iria realizar o sonho da família de ter uma casa própria nos EUA. O contrato já estava pronto para ser assinado, mas com o cancelamento do confronto, ele precisou adiar os planos.

- Foi uma sucessão de coisas. A gente estava fazendo planos (de mudar de casa), a luta já ia acontecer em duas semanas e então, acho que por toda a história, 35 lutas, mais de 30 lutas, e nunca tinha cancelado nenhuma luta por lesão. E foi uma coisa assim, muito boba. Foi um cara que eu já não estava feliz em treinar com ele, já não queria treinar com ele, e no final do sparring ali todo mundo pegou um parceiro pra treinar e só sobrou esse cara. Eu olhei assim e só tinha o cara, eu não queria fazer com o cara. “Ah faz mais um com o cara aí”, eu resolvi fazer e aconteceu. E aí é aquilo, tudo o que você estava planejando...seria uma luta que iria me dar um retorno financeiro bom, que eu poderia depois dessa luta fazer lutas mais estratégicas, ganhar uma grana forte aqui e ali, então seria uma luta, como a gente fala no Brasil, "pra botar meu burro na sombra". Mas não era a hora, eu precisava conhecer pessoas, ver outras coisas. E agora passando, a gente olha pra trás e começa a ver que os pensamentos que Deus tem pra gente não são os nosso pensamentos. A gente pensa vendo aqui, Deus pensa vendo lá. São os planos, então teve que acontecer isso, foi um momento bem difícil, mas eu dei a volta por cima - relembra.

Lesão no quinto metatarso do pé esquerdo tirou Rafael dos Anjos de luta contra Conor McGregor, em 2016 (Foto: reprodução/Facebook)

Lesão no quinto metatarso do pé esquerdo tirou Rafael dos Anjos de luta contra Conor McGregor, em 2016 (Foto: reprodução/Facebook)

O brasileiro voltou ao octógono em julho daquele ano, mas acabou nocauteado por Eddie Alvarez no primeiro round do confronto, em Las Vegas. Após perder o cinturão dos leves, ele tentou se reeguer rapidamente, e aceitou uma luta contra Tony Ferguson, em novembro, no México. Apesar do confronto ter sido bastante disputado, Dos Anjos amargou a segunda derrota consecutiva no UFC, algo que não acontecia desde as suas duas primeiras lutas na organização, em 2008 e 2009. Foi então que ele decidiu se dar uma nova chance e optou por subir para a divisão de cima - a dos meio-médios.

- Quando eu mudei de categoria, eu tive uma fase muito difícil há um ano. Eu falo uma coisa: há um ano, nessa época do ano, eu estava um cara quebrado, com meus sonhos destruídos. Eu estava vindo de duas derrotas, perdendo o cinturão, e há exatamente um ano eu estava assim: “Caramba, vou lutar agora?”. Eu ia lutar com o Tarec Saffedine, e olha como em um ano as coisas mudaram, o jogo virou. Agora já estou lutando pelo cinturão um ano depois. Mas em momento nenhum, por mais machucado que eu estivesse, pensando que minha carreira estava acabando e que eu estava subindo de peso por subir porque não tinha mais condições de lutar no peso leve, mesmo depois de perder o cinturão e vir de duas derrotas, eu sempre tive essa vontade minha, esse espírito competitivo de não aceitar derrota. Eu sei que isso é tudo um plano que Deus tem na minha vida, são os altos e baixos que eu precisava passar e sei que minha vida é comandada por Deus e tudo o que acontece ali é pra conhecer as pessoas que estão ao meu redor também. Então, às vezes, ele coloca uma derrota na sua vida pra você ver a reação de pessoas, pra você ver comportamento e tomar decisões na sua vida. Eu acho que isso aconteceu e depois, agora, um ano depois, eu estou aqui, ganhei do Saffiedine, do Neil Magny e do Robbie Lawler e estou aqui lutando pelo cinturão - completa.

A luta deste sábado é contra Colby Covington - o americano que ganhou os holofotes depois de vencer Demian Maia e falar mal do Brasil em pleno solo brasileiro. O atleta da American Top Team, aliás, tem tentado a todo custo provocar Dos Anjos pelas redes sociais, mas o niteroiense aposta na experiência para colocar o adversário em seu devido lugar:

- Eu acho que o jogo forte dele é esse jogo de wrestling, jogo de ficar agarrado ali na grade, ficar cansando o cara, ganhando tempo ali na luta fazendo o jogo agarrado. Acho que ele vai tentar dar uma trocada, mas quando o caldo começar a engrossar, ele vai tentar fazer o jogo dele de wrestling me derrubando e ficando por cima. Mas eu tenho treinado bastante wrestling, tenho treinado defesa, bastante jiu-jistu. Acho que os meus pontos favoráveis são o meu jogo, a minha experiência. Ele é um cara que relativamente tem poucas lutas no UFC, poucas lutas na carreira, eu vou ter 37 lutas, estou com 33 anos só, então tenho bastante experiência, tenho mais de 25 lutas no UFC, já tive nessa posição várias vezes e acho que isso vai me ajudar. O tempo que eu tenho de luta, de ringue, de cage ali, isso vai ser favorável, além do meu condicionamento físico. Se a luta for desenrolando eu acho que vou crescendo - diz.

Rafael acredita que duelo contra McGregor ainda vai acontecer no futuro: "Se o Conor quiser tentar o terceiro cinturão dele eu vou estar aí" (Foto: Getty Images)

Rafael acredita que duelo contra McGregor ainda vai acontecer no futuro: "Se o Conor quiser tentar o terceiro cinturão dele eu vou estar aí" (Foto: Getty Images)

O cancelamento da luta com McGregor ficou no passado, mas Rafael ainda acredita que o combate pode acontecer no futuro, mesmo com o irlandês sem data pra voltar ao octógono.

- Eu acho que é uma luta que já está vendida. Essa luta iria acontecer, eu fiquei sabendo depois assim, não fui informado por ninguém do UFC, mas rumores falam que essa luta iria rolar, esse cinturão interino meu e dele, mas é isso... Eu tenho certeza que vai dar tudo certo, eu vou ganhar do Colby, e se o UFC tiver interesse em fazer essa luta, se o Conor quiser tentar o terceiro cinturão dele eu vou estar aí - finaliza.

O Combate transmite o UFC 225 neste sábado ao vivo, na íntegra e com exclusividade a partir das 19h (de Brasília). O Combate.com transmite as duas primeiras lutas do card preliminar em vídeo, e acompanha o restante do evento em Tempo Real. Você pode assistir a esse evento pelo Combate na TV ou no Combate Play via internet e aplicativo. Acesse assinecombate.globo.com e saiba mais.

UFC 225
9 de junho de 2018, em Chicago (EUA)
CARD PRINCIPAL (23h, horário de Brasília):
Peso-médio: Robert Whittaker x Yoel Romero
Peso-meio-médio: Rafael dos Anjos x Colby Covington
Peso-pena: Holly Holm x Megan Anderson
Peso-pesado: Andrei Arlovski x Tai Tuivasa
Peso-meio-médio: Mike Jackson x CM Punk
CARD PRELIMINAR (19h15, horário de Brasília):
Peso-pesado: Alistair Overeem x Curtis Blaydes
Peso-palha: Cláudia Gadelha x Carla Esparza
Peso-pena: Ricardo Lamas x Mirsad Bektic
Peso-pesado: Rashad Coulter x Chris de la Rocha
Peso-meio-pesado: Rashad Evans x Anthony Smith
Peso-mosca: Joseph Benavidez x Sergio Pettis
Peso-leve: Clay Guida x Charles do Bronx
Peso-pena: Mike Santiago x Dan Ige

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Deve ter sido muito duro sair da luta com connor... ainda mais no contexto que ele colocou.  

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rafael é exemplo não na luta sim na vida, estou passando por uma fase que preciso me espelhar nesses caras!!

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Luta contra o Conor podia ter saído mesmo. Ainda acho que o irlandês venceria como fez com o Alvarez pelo jogo, mas...essa luta nunca mais acontecerá.

Quanto ao Colby, RDA já enfrentou o master grappler de todos os tempos. Perdeu feio e certamente deve ter muitas lições dessa luta para não ser superado pelo americano.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
12 horas atrás, JoãoNunes disse:

2

exemplo dentro e fora da luta

A história dele mostra isso. Acredito muito no potencial desse cara, e acho que ainda pode evoluir muito tecnicamente.
Realmente, se aquela luta contra o CM sai do papel ele ia faturar muito.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Creio que seja o melhor representante brasuca no momento.

RDA tá voando, e talvez, junto com o Marlon Moraes, sejam os únicos brasileiros a conquistarem os cinturões de suas respectivas categorias.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

talvez nenhum brasileiro tenha evoluído tanto no UFC

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
11 horas atrás, pipo disse:

talvez nenhum brasileiro tenha evoluído tanto no UFC

Para mim foi a maior evolução dos brasileiros do evento e uma das mais de todos os tempos. Um cara q nunca foi cotado para nada, foi campeão, subiu e tá fazendo Bonito. N duvido de nada vindo desse guerreiro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora