----

Treinos a porta fechada

Recommended Posts

Editei pq postei um vídeo e dps vi q tinha sido apostado alguns minutos antes na sessão de jj (rickson e rolls)

Editado por pepao

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem outros videos lagais la no meu site, visitem:

Coloquei um video de "Rickson Gracie vs Rolls Gracie", lá no meu Blog.

Editado por Magapi

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Lawyer falou do Vini Aieta... O cara é uma das maiores enciclopedias do Jiu Jitsu. Cansei de ver Saulo e Xande indo treinar na Gracie Tijuca e tirando duvidas com ele. Pena que ele nunca foi ligado em ter um time de competicao. Ele é muito hippie pra isso. Lembro que em 2007 ele comprou um fusquinha branco e ficava de rolézinho com ele pra lá e pra cá. Ele é demais! Guardo com muito carinho a minha passagem por lá!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse fato relatado pelo Bebeo Duarte eu peguei do link que o amigo Hall postou aqui! Achei a história bem legal e vou colocar aqui!

________________________________________________________________________________________________________________________

Estávamos os 4 na casa do Carlson, eu , Murilo,Carlão e o Zé Mario. Depois da primeira semana não estava mais sendo possível conviver. Muita bagunça, um apartamento muito pequeno, então saímos e fomos alugar um lugar para ficarmos. Não podia ser muito caro e nem longe da academia.

Encontramos um apart hotel. O lugar era um pouco antigo , mas estava no preço que podíamos pagar , era um apartamento de 3 quartos com sala , cozinha ,varanda e o principal:2 banheiros !!!

Nosso treino era dividido: segundas, quartas e sextas parte de chão e bloqueio na academia do Carlson e nas terças e quintas treinávamos boxe na academia do Steve Petramale, que era na época o responsável pelo boxe do nosso time. O Carlson sempre nos acompanhava nos treino de boxe e ensinava para o Steve a forma que ele achava legal de combinar o boxe com o “vale-tudo”, pois não estávamos ali para aprender a lutar o boxe, para disputar campeonatos de boxe e sim para usar desse conhecimento nos eventos de “vale-tudo”. O Steve é um ótimo professor de boxe e também adorava o “Velho”, e claro que fazia sempre as coisas de uma forma que ele também não tomasse umas puxadas de orelha do “Velho”.

Estavam presentes nesses treinos alem de nós 4 , o Vitor Belfort, Rodrigo Medeiros, Sergio Cohen, Allan Góes,Wallid Ismail, Todd Medina , e mais alguns alunos. Nessa época a amizade que havia entre os membros do time era muito grande, uma coisa meio maçonaria, era muito forte e ao mesmo tempo muito fechada. Nos treinos muitas vezes na hora de bater havia uma certa aliviada, quando achávamos que era hora de aliviar e o Carlson ficava louco com isso, reclamava, mas nada mudava. Nossos treinos mais pesados onde o pau comia mesmo eram sempre às sextas.

Numa das muitas quintas-feiras, que estávamos por lá na “nossa casa”, recebi uma ligação do “Velho” tarde da noite. Ele me perguntava se eu já sabia do que o Wallid estava comentando de mim e tal, me pedia para ter calma, mas que o “Paraíba” estava falando pelos 4 cantos que amanhã no bloqueio me queria , pois ia acabar comigo, que eu era muito fraco e por ai vai, na hora eu respondi que podia colocar quantas vezes ele quisesse, pois ia acabar com a raça dele, ele me pediu mais uma vez calma e desligou.

O telefone lá de casa tocou mais umas vezes e não fui mais eu que atendi. No dia seguinte nós tivemos o melhor treino de bloqueio que já havíamos feito. A porrada comeu solta , eu treinei com o Wallid umas 3 vezes, queria arrancar a cabeça dele fora! Todos treinamos muito forte e sem sinal de querer aliviar os amigos. Sempre íamos almoçar no mesmo restaurante, todos juntos, o “Velho” não ia. Ele gostava de comer em outro lugar... Sentamos no restaurante e começamos a conversar sobre o treino e tal, até que um perguntou para o outro essa história de ficar falando que ia fazer a acontecer no treino. Para surpresa geral, ninguém havia falado nada e todos tinham recebidos o mesmo telefonema provocador, sempre colocando uns contra os outros. Na hora ficamos “p” da vida com o Carlson e fomos atrás dele para esclarecer o ocorrido .

Ele já estava esperando e com uma cara muito cínica, disse:”Vocês são muito amigos e vi que o treino não estava do jeito que eu gostaria que estivesse, então usei uma tática galista: Ericei os galos!”

Ele deu uma provocada em todos e o treino ficou do jeito que ele queria... Acho que depois desse dia nunca mais o treino foi de outra forma - sempre os galos estavam eriçados.

Grande Carlson...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Comecei a ler hoje, muito bom o tópico...cada história sensacional.

Obrigado por compartilhar com a gente sua experiencia de vida no JJ Alm e Lawyer

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gostaria de saber sobre Flavio Molina ,se era realmente casca grossa e como fico sua imagem no Rio, depois da derrota no desafio contra o Behring!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mais uma tirada do blog do Bebeo Duarte. Versão dele para a histórica noite do JJ X luta livre:

Depois das nossas apresentações ,pois começamos a escrever aqui no blog a pouco tempo , vamos falar de MMA (mixed martial arts), ou mistura de artes marciais.

para quem não sabe o termo MMA , eh o nome globalizado do vale tudo , esporte esse que vem crescendo de maneira assustadora pelo mundo, principalmente nos estados unidos da América.

A partir de agora vamos dar uma volta pelo passado , e contar um pouco desse nosso esporte .

MMA ,sempre teve seu espaço aqui no Brasil , desde os tempos que meu grande mestre Carlson Gracie era um dos maiores, se não o maior ,representante de sua geração , atravez de historias contadas por ele , fiquei sabendo das “verdadeiras batalhas” que ocorriam pelo Brasil a fora em meados dos anos 60.

E foi justamente la, na academia Carlson Gracie, na rua silva castro que nos preparamos para fazer a volta oficial do então na época vale tudo.isso ocorreu no ano de 1991, depois de um desafio feito pelo pessoal da luta livre, e prontamente aceito pelos representantes do JIU-JTSU .

Depois do desafio aceito , os que mandavam no JIU-JITSU, acertaram que o Carlson iria treinar os escolhidos para esse confronto que na época era considerado se suma importância para manter a hegemonia da nossa arte marcial que era questionada pelo pessoal da luta livre .

Depois de alguns treinos feitos, os nomes foram selecionados ,e a preparação começou a acontecer,sempre la na academia da silva castro , com a supervisão do nosso grande mestre Carlson.

Os nomes escolhidos para a esse primeiro desafio da nova geração , foram :Wallid Ismail,Fabio Gurgel, Murilo Bustamante e Marcelo bering, eles lutariam contra os atletas escolhidos pelo pessoal da luta livre, que foram :Eugenio Tadeu,Marcelo mendes ,Hugo Duarte e Denílson .

Hoje ficamos por aqui , amanha tem mais !!!

SZtfte3.jpg

da esquerda para direita , em pe: murilo bustamante.fabio gurgel,wallid ismail, carlson gracie,marcelo behing,francisco trivelas.

da esquerda para direita ajoelhados: jose mario sperry,luis roberto duarte(bebeo),allan goes ,e ricardo cavalcanti

Depois , de escolhidos os atletas, vieram os casamentos das lutas,

Wallid Ismail x Eugenio Tadeu

Murilo Bustamante x Marcelo Mendes

Marcelo Behing x Hugo Duarte

Fabio Gurgel x Denílson

Esses ai seriam os combates , já estava tudo definido , durante os treinamentos , o Marcelo teve um problema no braço ( cotovelo) , e não poderia mais participar , problema que foi resolvido com a inclusão do atleta Amaury Bitetti , pena que algumas semanas depois de ser anunciado como o substituto do Marcelo , Amaury descobriu que estava com hepatite e não poderia participar.

Foi uma baixa nas lutas , tínhamos atletas treinando , todos com condições de substituir dessa vez o Amaury , mas não foi permitido pelo Carlson pois não éramos faixas preta , ele achava que soh faixas preta estariam completamente preparado para representar o jiu jitsu .

Mas alguns de vocês podem vir a me perguntar , e o Wallid , ele não era faixa marrom ? isso eh verdade , e foi uma batalha interna que o Walla , teve que vencer , pois ele era um dos mais empolgados em participar , teve seu nome escolhido pelo próprio adversário , o Eugenio.

O Wallid quando soube que não iria participar por não ser faixa preta , fez uma campanha para conseguir dobrar o Carlson, depois de muita conversa o acordo foi feito , ele tinha que provar a cada treino que merecia estar ali , ele foi o mais cobrado de todos , os que lutaram , e na verdade era o que realmente precisava mais mostrar a que veio !!!

Essa época foi muito boa , foi uma época que nos do jiu jitsu , não importava a academia estávamos todos juntos , para mostrar a superioridade da nossa luta.

Eu me lembro de alguns treinos bem improváveis em condições normais , tipo

Eu , Murilo Bustamante, Fabio Gurgel,Marcelo behing,Romero ‘Jacare”, Carlos Gracie Jr, todos na academia do Jacaré , ali em Ipanema.

Todos juntos em prol do jiu jitsu !!

E o grande dia se aproxima , quando soubemos que iria passar na “Globo’ , ficamos amarradões, imagina !!! lutávamos por medalhas !!! e agora estávamos ali representando o jiu jitsu , formamos uma espécie de “tropa de elite” todos que estavam mais próximos , ali no dia a dia dos treinamentos ( meu caso especifico) não conseguiam esconder a felicidade de estar fazendo parte desse acontecimento , que poderia mudar o rumo do nosso esporte no brasil .

Amanha tem mais !!!

O evento ocorreu no dia 31/8 de 1991, e os resultados das lutas foram ,

Wallid Ismail venceu Eugenio Tadeu , Murilo Bustamante venceu Marcelo Mendes e o Fabio Gurgel venceu o Denílson , foi uma grande vitória do JIU JITSU, e o primeiro passo para acabar com a rivalidade que existia na época , entre os lutadores de JIU JITSU e os lutadores de LUTA LIVRE.

Nessa mesma época , nos USA, um membro da família Gracie jah rascunhava no papel o evento que 2 anos depois ,viria ser o primeiro passo rumo ao “futuro” no nosso esporte.

Foi no ano de 1993 que surgia o ULTIMATE FIGHT CHAMPIONSHIP (UFC) , criação de Rorion Gracie , Art Davis e mais um produtor de cinema de Holliwood que era aluno de JIU JITSU do Rorion.

A idéia que a família Gracie sempre pregou , foi que com o JIU JITSU , o mais fraco , poderia vencer o mais forte , e foi com essa idéia que os primeiros shows aconteceram, , sempre sem limite de peso para cada atleta e sem tempo para terminar o combate , que era feito numa “jaula” , o hoje famoso octógono. Cada participante poderia fazer ate 3 lutas na noite para sair dono do cinturão .

O primeiro campeão dos torneios do UFC , foi o Royce Gracie , que vem a ser irmão do Rorion,

Essa formula de disputa , idealizada pelo Rorion para o UFC, onde o JIU JITSU se sobressaia não era a mais comercial , pois o evento não tinha hora para terminar , o que inviabilizava a transmissão pela televisão , e sem a tv , nada de dinheiro . A formula teria que ser mudada , como não concordava , Rorion vendeu a sua participação e o UFC , começou a ficar com o formato que tem nos dias de hoje..

fonte: http://web.archive.org/web/20071229054432/http://bloglog.globo.com/braziliantopteam/

Editado por Hall

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigos, há algum tempo o Hall enviou-me este link: http://www.nhbgear.com/forum/index.php/topic,20913.0.html

De um forum gringo, com o título “Why isn't Rickson in Rorion's Tourney ??” .

A partir da página 3, um usuário de nick “jjjunkie”, ex-aluno da lendária Gracie Torrance, dá depoimentos preciosíssimos sobre a vida dos filhos de Hélio nos EUA. Para quem gosta de saber sobre Rickson e Royce é um prato cheio! É o “portas fechadas” gringo!

Pra quem não sabe inglês, colocando os textos no tradutor do Google dá pra ter uma idéia bem próxima, hehehe...

Muito obrigado ao Hall, uma boa leitura a todos, evitem o álcool, treinem, meus amigos, treinem!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

estava lendo os comentarios do cara que o mestre lawyer citou e achei esse muito legal. decidi traduzir pro pessoal.

.

I once took Royce to this wrestling gym in Long Beach where these guys, all 250+, did submission wrestling. I actually started with them first and thought they were super men. Seeing Royce, this scrawny guy, just tap them over and over with virtually no effort made Royce to me seem like a God. How could anyone defeat him? Then watching him train with Rickson it was like a lion with his cub. I couldn't believe it! It almost looked fake. Like it was choreograph for a movie. And with Rickson Jiu-Jitsu was more than just a martial art. It was a way of life in the broadest sense. With Rickson, everything that you learn in Jiu-Jitsu applies to life. How do you overcome fear? Learn humility? (Rickson has never said, to my knowledge, that he was the best. I once asked him and he said it was not for him to say). Even how you fight is how you should live. You cannot force things in life to go your way. You cannot force people to do what you want them to do. You can encourage and coax them. You can take advantage of opportunities. Rickson never says I'm going to beat this guy with an armlock or this guy with a choke. He once told me his victories or defeats "will depend on what he (his opponent) gives to me and will or can I take it. Maybe he gives me nothing. There are no guarantees in life (sound familiar?). Maybe I give him something and he takes it....and then I lose. But since I was 18 no one has taken what I give and I have never missed taking what someone has given."

Uma vez levei o royce para treinar em uma academia de wrestling em Long Beach e só tinha cara com mais de 100kg que treinavam submission. Primeiro comecei treinar com esses caras e pra mim eram super homens.Vendo o Royce, um cara magrinho fazendo todos esses cara bater sem esforço nenhum, me faz pensar do Royce como um deus, como que alguem ganharia dele? Mas vendo ele treinar com o rickson era como ver um leão com um filhote. Eu não acreditava! parecia mentira, como se fosse um filme, com o rickson jiu jitsu era mais que uma arte marcial, era um estilo de vida. Com o rickson tudo que que vc aprende no jiu jitsu se aplica a vida. Como conquistar o medo? Aprender humildade?(no meu conhecimento o Rickson nunca falou que era o melhor, uma vez lhe perguntei e ele disse que não era ele quem decidia isso) E le dizia que como vc luta é como vc deveria viver sua vida, vc não pode forçar na vida as coisas para irem do seu jeito, vc não pode forçar as pessoas para fazerem o que vc deseja. Vc pode motivar e guiar eles. Vc precisa aproveitar das oportunidades. O rickson nunca falou que vou ganhar desse cara com um estrangulamento ou com um armlock. Uma vez ele me disse que suas vitorias ou derrotas vão depender do que o seu oponente lhe dar, e se ele pode ou não aceitar. Talvez ele não me da nada, não tem garantia na vida. Talvez eu lhe dou algo e ele aceita.... e eu perco. Mas desde os 18 anos ninguem aceitou o que eu dei, e nunca perdi a oportunidade de tomar o que alguem me deu.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora