----

Treinos a porta fechada

Recommended Posts

Na opinião do pessoal existe um tempo minimo para ser considerado um faixa preta, ou cada caso é um caso? Estou falando de qualquer arte marcial de respeito. Pergunto isso pq meu mestre o Barbosinha pegou a roxa em 6 meses vindo do judo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hoje em dia mudou muito, ta cheio de macdonald jitsu por aí. Rotular outras artes marciais milenares e achar que o jiu jitsu representa a mesma coisa que o Hélio pregou é viagem.

Duvido muito que uma série de professorezinhos de jiu jisu bunda mole que pega a preta em 6 anos no sistema vida fácil, cada ano uma faixa, treino mole, vida mole, consigam fazer um treino duro com um karateca, judoca, taekwondista, aikido ou outra arte marcial oriental, desde que de uma escola antiga e que tenha passado pelos testes de calejamento como a coisa sempre foi feita.

Esses do sistema mcdonalds, não são verdadeiros artistas marciais, são mulekes, apanharão para qualquer verdadeiro artista marcial de uma arte marcial eficiente. O confronto de técnicas é inútil, pois a capacidade do artista que tenta aplicar é impossível de medir.

Se em uma paridade de armas os confrontos de grandes judocas, karatecas, etc contra grandes jiu jiteiros era peleia dura. Imagina pegando um preta porcaria, que nem podemos chamar de preta.

Esqueçam o jiu jitsu do Hélio Gracie, esse é para alguns tatames, que alguns mestres seguem. Verifiquem se o tatame de vocês é assim, um tatame que forja guerreiros. A maioria dos tatames, perdeu o respeito pela arte marcial, distribui faixa, não respeita hierarquia, não respeita a arte, quer graduar de forma rápida, não tem filosofia nenhuma. São só macdonalds mesmo. Só querem youtube, graciemag, marketing.

Oss.

editado: troquei centenárias por milenares.

Po é bem essa mesmo South, na minha época o professor chegava e dava a faixa..hj c essas putaria de CBJJ tem dois anos ali e aqui..qq acontece? Nego ganha a azul hj e daqui a dois anos a roxa..

Conheço gente que era branca qndo eu era azul..ganhei a roxa final do ano..e o cara vai pra marron (não que seja impossivel) porem o cara mal compete e nunca ganhou nada em faixa nenhuma...

Bom, sendo saudosista, mas na minha época a roxa era alguma coisa..e nenhum marrom ou roxa ficava levando coro de branca e azul..

Essa é a nova politica do jiu-jitsu, padronizar, ai fica esse enlatado..infelizmente

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

até dá 2 anos pra roxa... mas isso é o tempo MÍNIMO, a cbjj é bem clara nisso.

tão fazendo coisa muito pior por aí.

Ah isso sim, mas qndo usei esse exemplo..é que po..acho que a azul é a faixa que vc conquista seu jogo e adquire a base..e muitos não tem capacidade de mudar em 2 anos..mas já no esquema nego ganha a faixa hj independente sabendo que ganha a outra em 2 anos...isso que acho foda...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

até dá 2 anos pra roxa... mas isso é o tempo MÍNIMO, a cbjj é bem clara nisso, eu fiquei 4 ou 5 salvo engano.

tão fazendo coisa muito pior por aí, e se o cara pegar em 2 anos, que pegue com nível de roxa, depois de ser azul cascudo.

Nego sai branca sem saber o básico.

É um azul sem saber o básico, sem ter nunca tomado uma escovada na cara.

Aí vai pra roxa ainda casca fina, sem ter tomado pau, sem ter estalado costela, braço nunca estalou, nunca apagou, joelho inteiro, com o mesmo kimono, a faixa nem ta surrada. Sabe meia dúzia de raspadas, tem uma ou outra passagem de jogo, as vezes não sabe nem dar queda, tem medo de trocar pegada em pé.

Na roxa, o cara é medroso ainda, casca fina, bunda mole, cagão. Tem medo de azul duro de outra (ou da própria) academia, até de branca bombado. Não tem nem calo no dedo direito. A orelha nem doeu (estourar é genético) ainda de raspar no tatame. Joelho, Ombro, tudo inteiro.

Pede pro roxa puxar um treino, o cara não tem postura, não sabe organizar o tatame, não sabe ensinar uma técnica, sabe meia duzia de posição E PRINCIPALMENTE, não tem seu jogo consolidado, fechado, forte, o jogo de segurança. Além de dominar todas as posições básicas e avançadas.

Aí já vejo caras na marrom hoje em dia, que sabem 2,3 passagens, 10 raspadas, e não sabem nem ensinar elas. Como esse fdp é quase um preta? E pior, o cara não tem nem condições de defender o tatame, puxar um treino, formar um azul, ajudar um roxa.

Sei lá véio vejo muita coisa errada por aí.

Muito bom texto South como sempre falando a real, a galera que gosta de se graduar apressada, tinha que ler isso ai.

Sé um dia tu tiver seu tatame vai ser um muito bom 2handed Pede pro Travis pegar todos seus posts desse tipo é fazer uma compilação ai vc lança um livro hehe.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenho 2 filhos um de 14 outro de 13,ensino tudo para eles desde 3/4 anos,devagar de forma sólida,as vezes eles querem rolar,insisto na escolinha antes,hoje treinando com o de 14 sem kimono(obrigatório) em 2 momentos cruciais percebi sua maturidade,ele não passa de um faixa verde,mas tem que conhecer tudo,estava na guarda fechada dele,ele quebrou minha postura quando subi para repor a postura ele empurrou meu cotovelo e escalou ganhando meu ombro do lado que ele ganhou o cotovelo,saiu rapidamente para uma chave de braço,perfeita a movimentação,também sua movimentação quando eu estava de quatro apoio foi pefeita,colocando gancho,puxando para o lado certo do ataque ao pescoço,meu filho tem 1,80 e 76 quilos,já está dando trabalho,sua envergadura é grande,estou treinando ele sem forçar para voos mais altos mas com base,sem pular nada,como disse o South,tem preta aí que não sabe nada!Os caras tem força e gás,mas pouco conteúdo!Pior não escutam ninguém!

Editado por Alm

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

South, você, que é meu contemporaneo ( tenho 32 anos e comecei a treinar em 95)pegou a época em que faixa roxa, era faixa roxa, era duro para qualquer outra arte marcial, marrom era um preta sem experiência e faixa preta, bom, faixa preta era foda!!!!

Hoje, tem um monte faixa preta que não sabe nada, e usa o discurso que pratica esporte, não precisa saber trocar porrada....Na minha humilde opinião, jiu-jitsu é arte marcial e faixa preta de jiu-jitsu tem que se garantir contra qualquer um....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ainda insisto que o que falta no JJ é regulamentação e fiscalização.

Estipular um tempo mínimo para o sujeito se graduar é viagem.

Cada aluno tem seu tempo, alguns aprendem mais fácil, outros são mais fortes, tem o sujeito intuitívo...

Mas no JJ o esquema das aulas é muito variado, enquanto alguns prezam pela "escolinha" ( que deveria ser obrigatória) outros insistem em drills elaborados e berimbolagens.

O grande problema é que quando montaram um tal programa de treinamento a galera old scholl caiu de pau, mas o próprio sistema das antigas já é um método.

Para mim o problema é mais embaixo, e está longe de ser resolvido.

Tem muito faixa preta que sabe quase nada de defesa pessoal, mas será que alguém ensinou, e se nao ensinou, como graduou...

Então acho que dois são os principais problemas:

1- "fiscalizar " as academias

2- regulamentação das graduações, de modo que quem dá a faixa também deve ser cobrado.

É uma questão de organização, e o JJ é muito desorganizado. Sorte daqueles que são ligados, de alguma forma, a alguém da velha guarda. Esses bebem na fonte sem necessidade de "polícia"!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

South, você, que é meu contemporaneo ( tenho 32 anos e comecei a treinar em 95)pegou a época em que faixa roxa, era faixa roxa, era duro para qualquer outra arte marcial, marrom era um preta sem experiência e faixa preta, bom, faixa preta era foda!!!!

Hoje, tem um monte faixa preta que não sabe nada, e usa o discurso que pratica esporte, não precisa saber trocar porrada....Na minha humilde opinião, jiu-jitsu é arte marcial e faixa preta de jiu-jitsu tem que se garantir contra qualquer um....

Pior que presenciei isso tb..

Estavamos treinando uma galera (sem aula..treino mesmo, nego de boxe, kick, judô,etc..)Eis que na hora do chão olharam pra mim e eu falei..o cara é preta..eis q ele me sai c essa: Mas eu só sei especifico de kimono, nada em kimono..

Pensei comigo o dia que der merda e precisar se defender, vai dizer: pera deixa eu busca o kimono..achei o cumulo do absurdo..

Tambem acho esse lance de tempo de graduação besteira..pois existem pessoas que aprendem melhor e mais rapido..o pior não é como falaram o Barbosinha (que tem condição de usar a faixa) o pior que nego ganha a faixa por tempo sem condição..ai se torna um preta merda..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenho 2 filhos um de 14 outro de 13,ensino tudo para eles desde 3/4 anos,devagar de forma sólida,as vezes eles querem rolar,insisto na escolinha antes,hoje treinando com o de 14 sem kimono(obrigatório) em 2 momentos cruciais percebi sua maturidade,ele não passa de um faixa verde,mas tem que conhecer tudo,estava na guarda fechada dele,ele quebrou minha postura quando subi para repor a postura ele empurrou meu cotovelo e escalou ganhando meu ombro do lado que ele ganhou o cotovelo,saiu rapidamente para uma chave de braço,perfeita a movimentação,também sua movimentação quando eu estava de quatro apoio foi pefeita,colocando gancho,puxando para o lado certo do ataque ao pescoço,meu filho tem 1,80 e 76 quilos,já está dando trabalho,sua envergadura é grande,estou treinando ele sem forçar para voos mais altos mas com base,sem pular nada,como disse o South,tem preta aí que não sabe nada!Os caras tem força e gás,mas pouco conteúdo!Pior não escutam ninguém!

Eu li em alguma entrevista, que o Rickson sempre valorizou as repetições... no lugar de fazer aquele monte de raspagens e técnicas mirabolantes, focar no básico e apenas o básico. Esse é meu objetivo pra 2013. Não quero aprender nada novo, só quero chegar no tatame e fazer o básico. 200 armlock pra cada lado, 200 triangulos e assim vai... e ficar nestas 15, 20 posições durante 6 meses a um ano... acho que o caminho é esse, ter o movimento na "memoria muscular" e usar sem pensar. O que acha da Idéia?

Carai Mestre Alm..... 14 anos e esse chassis? vc alimentou seus filhos com fermento + concreto? hehehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Comentei sobre esse assunto recente do tópico essa semana. Jiu Jitsu tá virando Kickboxing, no começo tinha uns caras duros, depois qualquer fraco pega faixa preta.

Primeira vez que vi um cara faixa preta de Jiu Jitsu aqui em Recife fiquei pensei "caramba o cara é faixa preta de Jiu Jitsu", hoje em dia, vou nem comentar.

É evidente que "diluiu-se" o sentido de faixa preta, deve ser uma tendência comum em arte marcial, pelo jeito...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Infelizmente ou não, a necessidade de sobreviver fez com que muitos mestres transformassem a arte em um negócio. Hoje imperam os "planos" que dão o direito de frequentar aulas diversas. Naturalmente, em um ambiente como este, voltado à fidelização da clientela, não poderia prosperar a arte e sua filosofia. Quem quiser ir mais fundo tem de procurar um ESCOLA específica de determinado estilo. Ainda há, mais do que se imagina, mas nem sempre à mão. Parabéns aos grandes mestres que mantém os valores de suas escolas e não esquecem o porquê de sua arte.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu vejo, que mesmo novo (to fazendo os 30 esse ano), to meio quebrado. O corpo ficou meio detonado nas articulações pelo tempo de treino, então ficou a técnica e a malandragem, as vezes os que tão no gás conseguem progredir, pontuar. E não sou preta, sou marrom, mas já vi bastante coisa no tatame, o carro ta rodado, pneu ta ficando careca já.

Quando eu olho o UFC mesmo, vejo faixa preta, faixa marrom, nego não sabe dar guilhotina direito, mata leão, ou até pior (pq as vezes é cansaço), o cara não sabe defender. Pô mestre, o senhor sabe mais que eu, defender é primordial, a gente aprende na roxa a ser highlander já, pra na marrom ser sparring de preta, até virar preta.

Tá cansado, liga o modo zumbi e é só tecnica de defesa, não entra estrangulamento, não vem braço, nada. É só tartaruga ninja mode on e todo fechado pra não ser pego. Mesmo assim eu vejo cada "faixa preta" que quando morre a primeira coisa é abrir o bico.

Sei lá...

quarta feira passada estava treinando de kimono,fiz um primeiro treino jogando por cima passando e tentando finalizar,evitando as raspagens foram uns 20 minutos,depois costas,parcial,o cara pegava as minhas costas até eu sair ou ele finalizar,+ uns 10 minutos,depois meia eu por baixo,tentando raspar e evitando as passagens e finalizações,+ uns 10 minutos....se você não direcionar seus treinos certamente você não evolui,South os caras não sabem o que fazer em diversas situações básicas....com faixa preta na cintura....levei 16 anos para chegar na preta....4 anos na marrom....na minha época os marrons competiam com os pretas....tem como você falou que ter base e nível já na roxa...eu de roxa puxava treino......

Editado por Alm

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu li em alguma entrevista, que o Rickson sempre valorizou as repetições... no lugar de fazer aquele monte de raspagens e técnicas mirabolantes, focar no básico e apenas o básico. Esse é meu objetivo pra 2013. Não quero aprender nada novo, só quero chegar no tatame e fazer o básico. 200 armlock pra cada lado, 200 triangulos e assim vai... e ficar nestas 15, 20 posições durante 6 meses a um ano... acho que o caminho é esse, ter o movimento na "memoria muscular" e usar sem pensar. O que acha da Idéia?

Carai Mestre Alm..... 14 anos e esse chassis? vc alimentou seus filhos com fermento + concreto? hehehe

acabei de chegar da academia e o mlk estava comigo....tem que ter dedicação....mas o mlk tá bruto rsrsrsrsrs.....mas essa sua idéia para 2013 é correta,limite suas posições e corra atrás dos detalhes que podem te favorecer,quando Rickson fala do jiujitsu invisível os caras dão risadas....pobres mortais....não entendem uma filosofia por ignorância e riem....o detalhe pessoal(que se encaixa para você) é o jj invisível e moldado para sua melhor performance!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora