Jaison79

O motivo da derrota de Hélio Gracie para Waldemar Santana.

Recommended Posts

Cara, vi uma filmagem de uma das lutas do Waldemar contra o Carlson, incrível a qualidade técnica dos caras nessa época, principalmente do Waldemar, o negão tinha um double-leg(baiana) sinsitro. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
30 minutos atrás, oxeboxing disse:

Cara, vi uma filmagem de uma das lutas do Waldemar contra o Carlson, incrível a qualidade técnica dos caras nessa época, principalmente do Waldemar, o negão tinha um double-leg(baiana) sinsitro. 

MMA já existia a várias décadas atrás na Fonte Nova , rolava vale tudo direto, geralmente todo capoeirista , fazia batuque um wrestling nordestino, no interior era conhecido como queda de rolo.

Tem um ex lutador de luta livre de circo que fazia calenjamento e disse que treinou o irmão do Borrachinha  o Borracha.

Na verdade inexplicavelmente tudo se perdeu, lutadores eram completos, nessa entrevista o mestre Crezio disse que se fazia tudo, ele foi vice campeão brasileiro de judô e vice campeão brasileiro de boxe, e mestre em capoeira, falou que todos do time gracie, faziam  isso , jiu jitsu, JUDÔ , boxe e capoeira.

Acho que Mestre Hélio amou quando  ele sabia fazer algo que neutralizava stricker e sabia chão que o judoca não sabia, ai veio ele Marco Ruas um ícone , que ate o mestre respeitava logo após sua conquista em 95 , em entrevista a playboy  ou trip perguntaram ao Mestre sobre o Ruas, ele disse " é um bom lutador, tem meu respeito"

Como falo com @Gurkha para mim Ruas fez sem querer o JU JUTSU, que na verdade é o cara fazer todas as vertentes marciais e no fundo puxar para um que ele mais se identifica.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
18 minutes ago, NEGO DÁGUA said:

MMA já existia a várias décadas atrás na Fonte Nova , rolava vale tudo direto, geralmente todo capoeirista , fazia batuque um wrestling nordestino, no interior era conhecido como queda de rolo.

Tem um ex lutador de luta livre de circo que fazia calenjamento e disse que treinou o irmão do Borrachinha  o Borracha.

Na verdade inexplicavelmente tudo se perdeu, lutadores eram completos, nessa entrevista o mestre Crezio disse que se fazia tudo, ele foi vice campeão brasileiro de judô e vice campeão brasileiro de boxe, e mestre em capoeira, falou que todos do time gracie, faziam  isso , jiu jitsu, JUDÔ , boxe e capoeira.

Acho que Mestre Hélio amou quando  ele sabia fazer algo que neutralizava stricker e sabia chão que o judoca não sabia, ai veio ele Marco Ruas um ícone , que ate o mestre respeitava logo após sua conquista em 95 , em entrevista a playboy  ou trip perguntaram ao Mestre sobre o Ruas, ele disse " é um bom lutador, tem meu respeito"

Como falo com @Gurkha para mim Ruas fez sem querer o JU JUTSU, que na verdade é o cara fazer todas as vertentes marciais e no fundo puxar para um que ele mais se identifica.

 

Verdade mano e pelo que ando pesquisando parece que no mundo inteiro era assim, se treinava tudo. Quem está recuperando isso são os Russos. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
4 minutos atrás, oxeboxing disse:

Verdade mano e pelo que ando pesquisando parece que no mundo inteiro era assim, se treinava tudo. Quem está recuperando isso são os Russos. 

Em 1975 Rolls saia daqui pra lutar contra o Sambo que era super forte já nos EUA, e foi campeão mundial de Sambo, levou o Rickson e ele ganhou também , Rolls pela mãe mora nos Eua, conheceu, wreslitng, Sambo  e catch e e englobou tudo

Eistia na Russia desafios judo kosen( jiu jitsu) vs Sambo  1960 como ADCC.

Desafios karate vs muay thai vs tkd boxe dai surgiu o k1, vale tudo no Japão existia muitooo antes do UFC 1993, shooto são anos 80, Ivan Gomes anos 70 viajou o JAPÃO todo lutando

Rickson não chegou do nada em 94 no Japan Open e todo mundo se pelando de medo, esta no documentário , e eles eram lutadores de vale tudo no japão de free wrestling.

Mas na verdade o Brasil tinha isso de verdade muito superior a todos e se perdeu , Deus sabe pq

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
3 hours ago, NEGO DÁGUA said:

Em 1975 Rolls saia daqui pra lutar contra o Sambo que era super forte já nos EUA, e foi campeão mundial de Sambo, levou o Rickson e ele ganhou também , Rolls pela mãe mora nos Eua, conheceu, wreslitng, Sambo  e catch e e englobou tudo

Eistia na Russia desafios judo kosen( jiu jitsu) vs Sambo  1960 como ADCC.

Desafios karate vs muay thai vs tkd boxe dai surgiu o k1, vale tudo no Japão existia muitooo antes do UFC 1993, shooto são anos 80, Ivan Gomes anos 70 viajou o JAPÃO todo lutando

Rickson não chegou do nada em 94 no Japan Open e todo mundo se pelando de medo, esta no documentário , e eles eram lutadores de vale tudo no japão de free wrestling.

Mas na verdade o Brasil tinha isso de verdade muito superior a todos e se perdeu , Deus sabe pq

Por isso quero treinar como a galera do passado. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
47 minutos atrás, oxeboxing disse:

Por isso quero treinar como a galera do passado. 

Como vc disse  tudo já existia. 

Ali foi o primeiro e único  boxer famoso a luta vale tudo e empatou com Inoke que lutou muito,  telecht porém fez muito vale tudo sério  e a luta foi empate,  Inoke se jogou no chão  , disse que não  via como vencer ali no seu jogo.. ficou chutando a pern e poucas vezes que levantou tomei golpes.

Isso em 1976

 

Rickson chegou no Japão e lenda já corria tanto que 1991 existia s ainda existe um desenho chamado,  Baki.

Um menino que sonhava  em ser o melhor lutador do mundo  e rodava p mundo querendo  encontrar adversários  que o fizessem crescer para superar  o seu inimigo,  nós EUA falaram" se quiser   lutar de  verdade  vá ao Brasil  , encontrar  Rickson  Gracie  "

Rickson  já dominavao sub mundo da luta nos EUA  e isso se espalhou mundialmente 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que ja' sabem, mas segue um resumo do video com algumas poucas informacoes que peguei aqui e ali:

 O GM Crezio Chaves, hoje com 90 anos, estava assistindo a luta  Helio x Waldemar ao lado do ringue.

Ele comentou que o Mestre Helio, no comeco da luta estava "descendo a ripa" (mesmo em pe' pelas fotos que vi)  e depois montado no adversario  se aguentando como dava.

Ele acabou cansando de bater (teve chance de pegar o braco do Waldemar, mas estava lutando com raiva), e este  uns 20 anos mais jovem e fortissimo inverteu a posicao e o colocou por baixo (na guarda). Dali em diante dominou com socos  e cabecadas como fez com o Kimura.

Li em algum lugar, acho que na antiga revista Kiai, que o Gracie, ja' rendido, foi jogado pelo adversario  que hesitou. 

O Waldemar nao queria dar o chute na cabeca que apagou o Helio ("tiro de meta" como dizem aqui), mas o juiz botou pressao e foi o que foi.

Como o @NEGO DÁGUA  falou,  o segredo era, como o Ruas,  para o Gracie focar naquilo em que era melhor. Ele poderia ter ganho a luta por finalizacao. 

Editado por Gurkha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Admiro demais o GM Hélio, o velho foi um dos homens mais valentes e cascudos que da história da luta, mas a galera curte exagerar demais quando falam sobre ele

Ele era mais leve que o Waldemar, óbvio, mas nunca que pesava apenas 50 e poucos kg. Hélio não era forte, mas tbm não era esse raquítico que pintam. E não é duvidando da versão do mestre Crézio, mas eu acho bem difícil o Waldemar ter tomado todo esse atraso no início, sendo mais forte e mais jovem que o Hélio, além de ter um nível de trocação superior

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
4 minutos atrás, Timbó disse:

Admiro demais o GM Hélio, o velho foi um dos homens mais valentes e cascudos que da história da luta, mas a galera curte exagerar demais quando falam sobre ele

Ele era mais leve que o Waldemar, óbvio, mas nunca que pesava apenas 50 e poucos kg. Hélio não era forte, mas tbm não era esse raquítico que pintam. E não é duvidando da versão do mestre Crézio, mas eu acho bem difícil o Waldemar ter tomado todo esse atraso no início, sendo mais forte e mais jovem que o Hélio, além de ter um nível de trocação superior

O Helio fazia aquele jogo que todos conhecem, agarrar e levar ao chao. Mas nao era leigo no boxe como o @NEGO DÁGUA bem comentou.

Certamente o Crezio tem veneracao pelo Gracie, talvez isto va colorir a sua versao dos fatos, mas nao creio que teria inventado a surra no inicio.

Quem sabe o Waldemar estava nervoso ou vacilante em enfrenta-lo full force naqueles instante iniciais.

Seria interessante entrevistar alguem que assitiu e cruzar informacoes.

Talvez o @masterblaster sabe de alguem para dar a dica ao Alonso de uma boa entrevista. ( Master vou responder aquela postagem sobre seguranca sim, desculpe o silencio).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
8 horas atrás, Gurkha disse:

O Helio fazia aquele jogo que todos conhecem, agarrar e levar ao chao. Mas nao era leigo no boxe como o @NEGO DÁGUA bem comentou.

Certamente o Crezio tem veneracao pelo Gracie, talvez isto va colorir a sua versao dos fatos, mas nao creio que teria inventado a surra no inicio.

Quem sabe o Waldemar estava nervoso ou vacilante em enfrenta-lo full force naqueles instante iniciais.

Seria interessante entrevistar alguem que assitiu e cruzar informacoes.

Talvez o @masterblaster sabe de alguem para dar a dica ao Alonso de uma boa entrevista. ( Master vou responder aquela postagem sobre seguranca sim, desculpe o silencio).

Achei das histórias  uma das sem tanto floreio tirando os 50 e poucos quilos, Hélio apesar de magro era forte, um quase 70 , mas a estrutura  física do Waldemar   independente  de peso era muito maior fora a idade 22 anos e Hélio 44 numa época  onde morria aos 50  anos.

Lógico  que tem veneração  todos da primeira  geração  são filhos e eles tem o Hélio literalmente  como pai, o Rafael  conta  que no Japão  1999, todos falando que o Hélio estaca maluco por dizer que o Rickson  era imbatível. 

Mestre João Alberto  gritou " Mestre  Helio na sua maior insanidade   estará complemente certo, se vcs estão aqui agradeçam  a ele ".

Vc ver a veneração,  engraçado  sobre seus filhos ele foi totalmente  liberal,  Relson se perdeu nas drogas, Rickson  disse em seu livro  que poderia ser o melhor da família,  Rolls apesar de tudo era um rebelde sem causa uma época  da vida , no mesmo livro  Rickson  conta que ele deu uma rajada  de metralhadora  na janela , acho que  a vida o afastou disso,  tanto que todos falam que ele era contrário  a juventude perdida do Rio  que hj se espalhou pelo Brasil  e virou doença. 

Rickson  conta a vida dele e por sorte não  se perdeu porém seu filho...

Engraçado  , Hélio era um lutador completo e apaixonado  pelo boxe, falava  que era segunda melhor arte do mundo , mas não  passou a diante isso, fora que dizem que era exímio capoeirista,  foi rígido ao extremo  com seus alunos  e não foi nada com seus filhos, mestre @Alm certa vez disse  que todos sabiam que  João Alberto  Barreto era melhor que o Carlson  porém deixava  o posto de número  1 para a família.

  Ama até hj o Hélio, visto nas suas entrevistas  hj ele bem senil , tanto que o mestre dizia que seu melhor aluno era o próprio  João  Alberto. 

Hélio  tinha seus defeitos  como todos nós temos,  mas admito sua coragem e virtudes,  fez uma dinastia  , um exército,  ficou rico apesar de exageros ou até mentiras , mas seu legado será eterno!!

 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Além da diferença de peso e abissal diferença de idade no combate, o que mais me fez refletir nessa matéria, foi o mau caratismo  do Waldemar Santana.

Desaviou o seu mestre! 

Imaginem vocês o  Walid, o Vitor ou o Murilo Bustamente saírem da academia do Carson e depois desafia-lo (sendo bem mais novos que o Carlson)  e encherem  ele de porrada!?

Tinha que mandar mat…

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
11 horas atrás, Gurkha disse:

O Helio fazia aquele jogo que todos conhecem, agarrar e levar ao chao. Mas nao era leigo no boxe como o @NEGO DÁGUA bem comentou.

Certamente o Crezio tem veneracao pelo Gracie, talvez isto va colorir a sua versao dos fatos, mas nao creio que teria inventado a surra no inicio.

Quem sabe o Waldemar estava nervoso ou vacilante em enfrenta-lo full force naqueles instante iniciais.

Seria interessante entrevistar alguem que assitiu e cruzar informacoes.

Talvez o @masterblaster sabe de alguem para dar a dica ao Alonso de uma boa entrevista. ( Master vou responder aquela postagem sobre seguranca sim, desculpe o silencio).

Meu amigo, nem tem do que se desculpar de jeito nenhum, por favor! Eu que vi aquele tópico sem reparar que era do ano passado, então eu que peço desculpas.

Quanto ao Alonso, não tenho contato com ele. Conheço o Gleidson trocar alguns posts apenas, mas vou citar o @Filipovic aqui, que é quem tem mau contato com ele. Pode ser que o Gleidson contate o Alonso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, Jaison79 disse:

Além da diferença de peso e abissal diferença de idade no combate, o que mais me fez refletir nessa matéria, foi o mau caratismo  do Waldemar Santana.

Desaviou o seu mestre! 

Imaginem vocês o  Walid, o Vitor ou o Murilo Bustamente saírem da academia do Carson e depois desafia-lo (sendo bem mais novos que o Carlson)  e encherem  ele de porrada!?

Tinha que mandar mat…

Pensei nisto. É uma traição sem tamanho. Faz muito sentido o Hélio realmente ter entrado com muita raiva. Imagina, vc da oportunidade pra uma pessoa que não tinha nada, treina ela, dá um emprego, uma forma dela ganhar a vida e a pessoa além de te abandonar ainda te desafia na área que vc passou tudo pra ela? É realmente de mandar matar mesmo...lógico que a história não deve ser tão simples assim, conviver com o Hélio não devia ser nada fácil mas de qq maneira não justifica e de maneira geral, de forma resumida foi isto que aconteceu. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
5 horas atrás, NEGO DÁGUA disse:

Vc ver a veneração,  engraçado  sobre seus filhos ele foi totalmente  liberal,  Relson se perdeu nas drogas, Rickson  disse em seu livro  que poderia ser o melhor da família,  Rolls apesar de tudo era um rebelde sem causa uma época  da vida , no mesmo livro  Rickson  conta que ele deu uma rajada  de metralhadora  na janela , acho que  a vida o afastou disso,  tanto que todos falam que ele era contrário  a juventude perdida do Rio  que hj se espalhou pelo Brasil  e virou doença. 

 

1 hora atrás, João P disse:

lógico que a história não deve ser tão simples assim, conviver com o Hélio não devia ser nada fácil mas de qq maneira não justifica e de maneira geral, de forma resumida foi isto que aconteceu. 

Realmente conviver com o Helio nao parecia ser facil. Com ele era ou sim ou nao, nao tinha meio termo. E o Santana se deixou levar pela convresa mole de jornalistas e ambicao.

Quanto ao Helio ser liberal, bem ele era realista, tentava controlar enquanto possivel , mas quando os filhos faziam 18 deixava eles seguirem o caminho deles,  mas sempre aconselhava nao tinha porque e nao podia prender os caras. 

Quanto ao Relson, o fato dele ter pego a preta bem depois dos 18 explica tudo. O velho nao queria nada com drogas e a cultura das drogas. O Rickson tambem teve la seus problemas, mas parece que nao demorou muito para crescer. Note que o Relson ainda briga na rua.

Admiro o Relson e muito como ja sabem, mas este tipo de atitude vai te cobrar um preco, se ja nao cobrou.

Editado por Gurkha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora