André Filho

PBP - UFC 284 - Makhachev x Volkanovski

Recommended Posts

Uma coisa que eu acho que os caras dão muito mole quando tem alguém pegando as costas é esquecer que estão numa luta de MMA. Eu usaria toda a brecha que tivesse para lascar cotoveladas nos joelhos e na canela de quem tá com o cadeado fechado. Nunca vi alguém tentando isso e nunca entendi o porquê, talvez porque fiquem muito focados em defender o pescoço, mas tem momentos em que essa possibilidade se abre. Seria um jeito muito útil de abrir o cadeado, ou na pior das hipóteses, comprometer a movimentação do adversário para quando a luta voltasse em pé. Outra coisa que alguns caras, como o Yair mostrou hoje, golpes traumáticos da guarda são efetivos. Você não pode chutar a cabeça de quem tá por cima na guarda, mas o corpo pode ser chutado. Cotoveladas causam bons danos dessa posição.
A galera se foca nas saídas técnicas do Jiu Jitsu e não se liga que tem um corpo parado ali para também ser golpeado.

Editado por Rucci

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
20 minutos atrás, Rucci disse:

Pô, vou ter que falar pra tu dar uma olhada nos tópicos pré luta, ou mesmo na primeira página desse, porque eu falei pra caramba de como isso seria possivelmente um fator relevante nessa luta. hahaha
E olha que eu sou o cara que tá sempre comentando que uma vantagem de alcance absurda, para quem sabe usar esse jogo, é um diferencial tremendo na luta em pé, mas não é sempre que vemos isso porque nem todo mundo vai ter um controle excepcional. Do que adianta ter uma ferrari se você não sabe nem passar a marcha?
Porque eu achava que o Alex poderia tirar vantagem do seu biotipo no caso dessa luta? Porque o striking do Islam é básico, é apenas o suficiente para ele tentar levar a luta para o chão que é onde está o feijão com a arroz dele, e um centro de gravidade mais baixo, além de complicar as entradas de quedas, aliado as perninhas curtas dificulta o cadeado que a turma do Khabib usa para grampear os caras contra a grade. Pode ver que o Islam não conseguiu estabelecer essa posição em nenhum momento, o que o obrigou a buscar outras formas de tentar manter o Volko no chão, a maioria delas sem sucesso.

Entendi, ou seja, do mesmo jeito que ser alto é um ponto positivo, para quem souber usá-la, ser baixo tbm, como vimos nessa luta. Perninhas curtas etc.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Agora, Ultimate Fighter disse:

Entendi, ou seja, do mesmo jeito que ser alto é um ponto positivo, para quem souber usá-la, ser baixo tbm, como vimos nessa luta. Perninhas curtas etc.

Tudo depende do jogo que você vai executar com o seu biotipo, de como ele se encaixa para potencializar as suas valências e contra quem você tentará aplicá-lo. Volkanovski é baixo por causa das pernas curtas mas tem um alcance anormal para a sua estatura. É um terror para os wrestlers segurarem no chão. Acho que o cara que vai vencê-lo de forma convincente provavelmente será um striker maior e com mais alcance.
Meio óbvio isso mas não tem estratégia nenhuma que funciona com todo mundo, né?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
19 minutos atrás, Axiotis disse:

Altura é uma grande vantagem, o cara que sabe utilizar sua envergadura dificulta demais. 
Acontece que você dá exemplos dos caras que são fora de série, e bota Mike Tyson aí.

Jon Jones era um na 93 lutando com Rampage, Lyoto, Rashad... quando pegou caras maiores era outro lutador como Gustavão e outros que esqueci o nome... bem como Conor McGregor nos penas, subiu de categoria e pegou um Diaz, tomou pau.

No K1 nem se fala, Semmy Shilt era absurdo, encaixou um jogo complicado, o cara dava joelhada na cabeça sem nem pular.

E quando eu treinava sentia bem mais dificuldades quando o cara era maior e facilidade quando menor. Tem nem comparação.

mas quando o cara é muito bom ele supera. Quando os dois são, é pau a pau, Qi de luta vai fazer a diferença...

Eu concordo com tudo que vc disse, ser alto é traz grande vantagem quando o cara sabe utilizá-la e pega adversários que não sabem lidar com isso.

Mas o inverso tbm acontece, ser baixo, troncudo e explosivo tbm trás grande vantagem quando o cara sabe utilizar isso a seu favor, como é o caso dos lutadores citados.

O meu ponto é que pelo jeito que falam, parece que todo cara alto vai ter vantagem, mas no MMA tirando o Jon Jones qual lutador teve uma dominancia total na categoria só por ser alto?? 

Do mesmo jeito caras baixos bem sucedidos que eu citei são excessões fora da curva, os caras altos tbm são excessão, tirando o Jon Jones não me vem na cabeça nenhum outro cara que sabe tirar tanto proveito de sua envergadura, talvez o Adesanya, Poatan não conta pq ele levou muitos socos limpos do Bruno Blindado que tem 1.83m e soca de qualquer jeito todo aberto telegrafando os golpes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu ainda acho que o Islam teve problemas no corte de peso, e isso o afetou, é minha opinião claro, sem tirar os méritos do Volka que lutou muito bem.

Surgiu uns comentários que o Islam quer subir de categoria até.

Foi uma boa luta, muita técnica de ambas as partes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
6 minutos atrás, Ultimate Fighter disse:

Eu concordo com tudo que vc disse, ser alto é traz grande vantagem quando o cara sabe utilizá-la e pega adversários que não sabem lidar com isso.

Mas o inverso tbm acontece, ser baixo, troncudo e explosivo tbm trás grande vantagem quando o cara sabe utilizar isso a seu favor, como é o caso dos lutadores citados.

O meu ponto é que pelo jeito que falam, parece que todo cara alto vai ter vantagem, mas no MMA tirando o Jon Jones qual lutador teve uma dominancia total na categoria só por ser alto?? 

Do mesmo jeito caras baixos bem sucedidos que eu citei são excessões fora da curva, os caras altos tbm são excessão, tirando o Jon Jones não me vem na cabeça nenhum outro cara que sabe tirar tanto proveito de sua envergadura, talvez o Adesanya, Poatan não conta pq ele levou muitos socos limpos do Bruno Blindado que tem 1.83m e soca de qualquer jeito todo aberto telegrafando os golpes.

Adesanya, Anderson, o Conor nos penas, Ngannou que além da potência absurda tem 2.12m de envergadura (motivo pelo qual eu acredito que ele teria muita chance de deitar o Jones antes que esse fizesse qualquer coisa significativa.)
Luta é uma arte complexa. São muitas variáveis e toda vantagem pode e deve ser aproveitada, mas para fazer uso, independente de qual for, você precisa ter inteligência e coordenação motora.

Editado por Rucci

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
27 minutos atrás, junior-sjc disse:

Claro que altura é um ponto alto do jogo amigo. O ponto é que tem uns baixinhos que são cascas grossas. Simplesmente isso.

Caras como Volkanovski, Cormier, Edgar, Fedor e Gastélum se valem de outras coisas. 

Adesanya, Poatan, Jones, Anderson, só pra citar os mais recentes, são caras que usam muito bem a envergadura que tem e praticamente foram intocáveis. O caso do Jones é bem emblemático. Os caras de mesmo tamanho que ele quase lhe tiraram a cinta, mesmo sendo infinitamente inferiores em outras áreas, como o Reyes 

Entendi, mas Adesanya, Jones,Anderson e Poatan tbm se valem de outras coisas para vencer, não é só altura, o Jones é um cara que aparentemente melhor  sabia utilizar a envergadura contra adversários menores, mas não podemos ignorar que ele é recordista em golpes baixos, esticando os braços com aqueles dedos no olho dos adversários, e mesmo assim o adversário mais difícil dele no seu auge foi o baixinho Cormier e o Lyoto foi outro cara menor que não teve tanta dificuldade para toca-lo.

O Poatan por exemplo é alto, mas o sucesso dele se vale de outras coisas, ele foi muito tocado pelo blindado que é bem menor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
5 minutos atrás, samuelfoco disse:

Eu ainda acho que o Islam teve problemas no corte de peso, e isso o afetou, é minha opinião claro, sem tirar os méritos do Volka que lutou muito bem.

Surgiu uns comentários que o Islam quer subir de categoria até.

Foi uma boa luta, muita técnica de ambas as partes.

Supostamente o plano dele é quebrar o recorde de vitórias da categoria e então subir para tentar uma segunda cinta. Pra mim ele não arruma nada nos meio médios, mas vamos ver se ele vai mesmo tentar essa rota.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acabei de ver a luta, não entendo qual dificuldade em avaliar a pontuação. 1, 2 e 4 rounds tranquilos pro Islam, 3 e 5 tranquilos pro Volka. Só discordo do 49x46, mas a vitória do Makhachev foi claríssima 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
11 minutos atrás, Timbó disse:

Acabei de ver a luta, não entendo qual dificuldade em avaliar a pontuação. 1, 2 e 4 rounds tranquilos pro Islam, 3 e 5 tranquilos pro Volka. Só discordo do 49x46, mas a vitória do Makhachev foi claríssima 

No round 2 o Islam sofreu um knockdown e ficou atrás no total de golpes conectados. Ele acertou alguns golpes singulares mas nada que se compare ao knockdown do início do round.
Esse round não tem como ser dele, assim como o quinto.

Pra mim o quarto foi o mais controverso, porque o Islan não causou dano algum quando pegou as costas e não chegou nem perto de finalizar, além de ter sido acertado repetidamente pelo Volkanovski que, ainda que preso na posição, foi mais ofensivo e estava melhor em pé antes da queda.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
22 minutos atrás, Rucci disse:

No round 2 o Islam sofreu um knockdown e ficou atrás no total de golpes conectados. Ele acertou alguns golpes singulares mas nada que se compare ao knockdown do início do round.
Esse round não tem como ser dele, assim como o quinto.

Pra mim o quarto foi o mais controverso, porque o Islan não causou dano algum quando pegou as costas e não chegou nem perto de finalizar, além de ter sido acertado repetidamente pelo Volkanovski que, ainda que preso na posição, foi mais ofensivo e estava melhor em pé antes da queda.

Ainda não revi a luta, fiquei na dúvida no 2⁰ foi knockdown mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Volka caiu de pé. Perdeu por um round e ainda terminando em vantagem.  Holloway qdo subiu foi atropelado ficando nítido a diferença de peso e tamanho.   Charles não deu p cheiro e Dariush deve seguir o mesmo rumo.

Editado por Rappa Hemp

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
38 minutos atrás, Rucci disse:

No round 2 o Islam sofreu um knockdown e ficou atrás no total de golpes conectados. Ele acertou alguns golpes singulares mas nada que se compare ao knockdown do início do round.
Esse round não tem como ser dele, assim como o quinto.

Pra mim o quarto foi o mais controverso, porque o Islan não causou dano algum quando pegou as costas e não chegou nem perto de finalizar, além de ter sido acertado repetidamente pelo Volkanovski que, ainda que preso na posição, foi mais ofensivo e estava melhor em pé antes da queda.

Não foi KD, oficialmente o único KD nessa luta foi no último round. E no segundo o Makhachev balançou o Volka legal tbm

E sobre o quarto, eu realmente não concordo com essa regra, mas ainda que não tenha tido efetividade, progressão, a posição de domínio é do Islam, o Volkanovski que tinha que dar um jeito de sair dali

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
19 minutos atrás, André Filho disse:

Ainda não revi a luta, fiquei na dúvida no 2⁰ foi knockdown mesmo.

Não foi

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora