pipo

Juízes vão julgar: Petr Yan foi roubado de uma vitória contra Sean O'Malley no UFC 280?

Recommended Posts

 

 

Bem-vindo ao “Judges Gonna Judge”, onde nosso painel de funcionários do MMA Junkie revisita a decisão mais controversa que ocorreu no fim de semana.

Esta semana, vamos dar mais uma olhada na luta principal do UFC 280 na Ethiad Arena em Abu Dhabi, um duelo peso galo entre o ex-campeão Petr Yan e o desafiante Sean O'Malley .

Essa luta certamente não faltou ação do começo ao fim, atendendo as expectativas de um duelo entre grandes nomes do peso galo do UFC. Após 15 minutos, os juízes foram divididos com dois marcando a disputa a favor de O'Malley .

No entanto, os juízes não oficiais assistindo em casa não ficaram divididos. Todas as 26 pontuações de mídia submetidas às Decisões do MMA marcaram a luta para Yan. Na verdade, sete dessas pontuações não encontraram uma única rodada para O'Malley.

Os juízes oficiais Ben Cartlidge e David Lethaby fizeram 29-28 para O'Malley, enquanto o juiz dissidente, Vito Paolillo, emitiu um 29-28 a favor de Yan. Os juízes diferiram na primeira rodada, levando ao resultado da decisão dividida.

Matthew Wells, Nolan King e Danny Segura, do MMA Junkie, colocam seus chapéus de juiz e dividem a luta a cada round.

Se você precisar de uma atualização sobre os critérios oficiais de pontuação antes de mergulharmos, você pode conferir aqui .

Rodada 1

Poços: O'Malley administrou bem a distância e o movimento no primeiro minuto da luta. Enquanto circulava do lado de fora, ele ofereceu chutes nas pernas e no corpo, que pousaram ou foram defendidos por Yan. No segundo minuto, Yan começou a acertar alguns golpes, mas O'Malley ainda ditou as trocas e aterrissou mais limpo ao adicionar socos à mistura. Aos 2:29, Yan arremessou para uma queda, que resultou em um clinch contra a cerca, mas O'Malley se libertou aos 2:05. Yan acertou uma bela esquerda e depois procurou fechar a distância com uma combinação, seguida de um chute para outra queda aos 1:30. Desta vez, ele levantou e jogou O'Malley no tatame, mas além de alguns socos curtos no caminho de volta, Yan não causou muito dano aqui. Yan deu um belo chute na perna,

À primeira vista, pensei que os golpes de Yan fossem mais impactantes. Mas vendo esta rodada uma segunda vez, acho que O'Malley foi mais eficaz durante toda a rodada como um todo. Sim, ele foi levantado e largado para uma grande queda, mas não foi feito muito com isso, pois ele fez um ótimo trabalho na prevenção de danos. O'Malley realmente administrou sua distância muito bem no primeiro round, e aterrissou com mais precisão do que o ex-campeão. Agora estou indo contra minha pontuação inicial na noite da luta e marcando esta para “Sugar”.

Pontuação de Wells: 10-9 O'Malley

Segura: O primeiro round foi de longe o mais competitivo da luta. Ambos os lutadores testaram seu alcance e o tempo um do outro por cerca de um minuto antes que o inferno começasse. Após o período de sentimentos, O'Malley e Yan basicamente se envolveram em uma batalha impressionante durante a maior parte do round. Ao assistir ao vivo, achei a trocação bem equilibrada, e então a queda de Yan e o leve controle por cima lhe deram vantagem.

No entanto, eu assisti de novo com a cabeça fria no domingo à noite. Ao vê-lo novamente, O'Malley teve uma trocação superior. Ele aterrissou mais do que Yan e sua trocação pareceu causar mais dano. Além disso, a queda de Yan parecia menos importante do que assistir ao vivo. Ele controlou por cerca de 40 segundos no máximo e não causou muito dano. A segunda visualização realmente me mostrou o quão competitivo realmente era, inferno, o suficiente para mudar minha mente.

Segura’s score: 10-9 O’Malley

King:  Apenas um aviso completo aqui antes de irmos. Marquei essa luta Yan 29-28 quando assisti ao vivo. Estou interessado em ver se concordo em reassistir, sem som – e sem responsabilidades de recapitular a história.

Esta foi uma rodada apertada, mas um olhar cuidadoso detectou uma grande diferença que eu não tinha visto no relógio inicial: e isso é a precisão do soco. Yan parecia empurrar o ritmo e fazer boas combinações, muitas vezes parecendo o lutador mais rápido. No entanto, fora alguns chutes fortes e um pouco de agitação antes de uma tentativa de queda, Yan não acertou o suficiente para superar o sucesso de O'Malley na minha opinião. Os socos de O'Malley, embora bastante sorrateiros, pareceram dividir a guarda de Yan. A queda de Yan foi sólida, mas não houve dano suficiente para incorporá-la significativamente à minha pontuação.

Resultado de King: 10-9 O'Malley

 

2 ª rodada

Poços: Yan saiu com um pouco mais de pressão e acertou um chute forte no corpo. 20 segundos depois, O'Malley explodiu com um laser da mão esquerda que abalou Yan. O'Malley viu que ele estava machucado e pressionado para fechar o show, mas a experiência de Yan brilhou aqui quando ele cobriu bem e evitou danos. Então, aos 4:24, Yan devolveu o favor com uma esquerda esmagadora que machucou O'Malley. Ele aproveitou o momento para derrubar, controlar a guarda e desferir socos de cima. O'Malley se levantou aos 3:10, mas Yan manteve o clinche contra a grade, onde acertou alguns golpes, incluindo uma joelhada no corpo na saída aos 2:41. Alguns segundos depois, Yan fez uma bela viagem ao ar livre para varrer O'Malley do chão. O'Malley se levantou rapidamente e tentou acertar a mesma técnica, mas Yan não estava conseguindo. O'Malley acertou alguns golpes fortes e continuou a trabalhar atrás de um jab rápido, mas Yan também acertou alguns golpes poderosos antes de completar outra queda com menos de 50 segundos restantes. A luta ficaria aqui até que a buzina defeituosa soasse.

Este foi claro, e todos os três juízes oficiais concordaram. Não há alteração da pontuação aqui. É uma rodada Yan, por completo.

Pontuação de Wells: 10-9 Yan

Segura : No segundo, Yan saiu muito mais agressivo e pagou por isso. O'Malley o acertou com uma grande esquerda de 20 segundos e ficou claramente atordoado. O'Malley tentou seguir com alguns figurões, mas Yan usou sua experiência para ficar longe de mais problemas e se recuperar. Foi o melhor para O'Malley no segundo round. Literalmente, uns 15 segundos depois de conectar aquela grande esquerda, Yan balançou O'Malley com uma esquerda. E praticamente daquele ponto em diante, foi tudo Yan. Claro, O'Malley teve um desempenho respeitável naquela rodada e teve alguns momentos aqui e ali, mas ele estava principalmente tentando recuperar o atraso. A luta livre, o ground and pound e a pressão de Yan claramente lhe deram vantagem neste set de cinco minutos.

Segura’s score: 10-9 Yan

King: Esta foi uma rodada Yan clara para mim. É uma loucura, porque ele foi o primeiro a ficar significativamente rachado, mas instantaneamente “amarrou” a pontuação a esse ponto com um grande golpe próprio. Talvez mais importante que o knockdown-takedown, no entanto, foi o que aconteceu quando os dois lutadores se levantaram. Yan colocou o pé no acelerador e foi atrás de O'Malley. Ao contrário do Round 1, porém, sua agressão valeu a pena. Quando O'Malley tentou um soco de perna saltitante como Zabit Magomedsharipov, ele comeu um grande soco Yan. Um chute no corpo de Yan quebrou as costelas de O'Malley. Esse dano colocou Yan na “liderança”, na minha opinião. Ele manteve seu lugar como o lutador vencedor até a rodada terminar. Isso incluiu uma queda bem-sucedida.

Pontuação do rei: 10-9 Yan

 

Rodada 3

Poços: O'Malley manteve o plano de ficar e se mover do lado de fora enquanto Yan tentava diminuir a distância. Yan procurou a queda 30 segundos depois, mas não conseguiu completá-la. Vemos então O'Malley trabalhando confortavelmente nas trocas, deixando cair as mãos por um momento enquanto circulava em torno de Yan. Aos 3:16, Yan disparou na frente com socos para armar a queda, mas não conseguiu levar a luta para o chão. O'Malley então acertou uma bela joelhada e um soco, abrindo um corte no olho direito. Depois que Yan recuou por um momento, trocas acaloradas se seguiram com os dois lutadores pousando. Um grande chute na cabeça de O'Malley provocou uma tentativa de queda, que foi esparramada. No clinche contra o cage, O'Malley acertou umas belas cotoveladas antes de Yan o colocar no chão. O'Malley pegou uma kimura para se levantar, mas Yan manteve o clinche e acertou alguns socos curtos antes de se separar com 90 segundos para o final. Socos bruscos de O'Malley aterrissam, mas Yan acertou um chute de esquerda e procurou a queda a menos de um minuto do final. O'Malley defendeu bem e voltou a desferir golpes rápidos. Yan rebateu uma tentativa de viagem de fora de O'Malley, resultando na luta indo para o chão para encerrar o round.

Este foi o round mais próximo da luta para mim. Tinha um pouco de tudo, mas eu me inclino para O'Malley aqui por causa do dano que ele causou com sua trocação afiada. Yan teve alguns bons momentos aqui, mas acho que O'Malley foi o lutador mais eficaz, apesar de ter desistido de algumas quedas.

Pontuação de Wells: 10-9 O'Malley

Segura:Tudo bem, então agora é uma luta de um round ao assistir pela segunda vez. Esta rodada eu originalmente dei para O'Malley e achei que estava bem claro. Mas, novamente, a segunda visualização fez com que parecesse muito mais competitivo. Ainda assim, DANO, DANO, DANO é o que é priorizado nos critérios de pontuação. E não há dúvida de quem causou o maior dano aqui. Nos dois primeiros minutos, a rodada foi equilibrada, com O'Malley liderando levemente. No entanto, aos 3 minutos, O'Malley acertou com uma enorme joelhada na cabeça que abriu Yan. A partir daí, O'Malley conectou vários tiros, incluindo um enorme chute na cabeça, que fez Yan recuar e se concentrou apenas em se proteger. Por volta das 2:30, vemos Yan recorrer ao seu wrestling, pois está perdendo a batalha de trocação. Yan fez um bom trabalho e controlou longos lapsos, mas houve quebras suficientes onde O'Malley defendeu quedas e acertou arremessos. Dei a rodada para O'Malley tanto em tempo real quanto na segunda visualização.

Segura’s score: 10-9 O’Malley

King:  Para os primeiros 90 segundos da rodada, as coisas estavam bem equilibradas. Ambos os homens acertaram alguns e erraram outros. O'Malley defendeu bem uma queda e logo após acertou o maior golpe da rodada – uma joelhada gigantesca que abriu Yan. Um chute na cabeça meio bloqueado também foi um bom acompanhamento. Aqui é onde está a verdadeira questão de pontuação. Entre então e o final da rodada, Yan foi o detentor dos dois golpes mais significativos. Ambos eram mãos esquerdas. Mas foram suficientes? Embora difícil e no mínimo um pouco impressionante, acho que a sequência de balançar e quebrar a cabeça de O'Malley os supera – e o resto do sucesso de Yan pelo restante da luta.

Resultado de King: 10-9 O'Malley

 

Não demos crédito suficiente a O'Malley por seu trabalho durante esta luta?

Wells:  No geral, acho que essa luta foi uma luta de alto nível que nos ensinou muito sobre O'Malley. Já vimos Yan quebrar lutadores no passado por causa de sua pressão para a frente, mas O'Malley estava com os pés leves e fez bem em trabalhar com as trocas de grappling. Normalmente, eu sou um otário para um jab liso e pungente, e O'Malley mostrou isso lindamente quando a luta estava em pé.

Na noite da luta, fiz 29 a 28 para Yan, mas depois de assistir novamente, discordo da minha própria pontuação. Acho importante ser capaz de admitir que um erro foi cometido, e estou fazendo isso agora. O melhor round de Yan foi o segundo, enquanto a trocação de O'Malley foi superior no primeiro e no terceiro. No final das contas, foi uma luta apertada e divertida, mas não havia absolutamente nenhuma razão para usar o temido termo “roubo” aqui.

Pontuação geral de Wells: 29-28 O'Malley

Segura: Olha, assista de novo se ainda não assistiu. A luta foi competitiva pra caramba. Yan claramente ganhou o Round 2 e O'Malley, embora competitivo, venceu o Round 3. Tudo se resumia ao primeiro round. No final das contas, achei que a trocação de O'Malley era mais conseqüente do que a trocação de Yan mais a queda e o controle de 40 segundos. Mas você definitivamente poderia argumentar de outra maneira. Eu não tenho problema com isso. Eu vejo o caso a ser feito. Não houve roubo aqui. O'Malley definitivamente fez o suficiente para ganhar uma vitória justificada.

Nota geral de Segura: 29-28 O'Malley

King:  Bem, eu saí do rewatch com um sentimento semelhante, mas diferente do que eu tive da primeira vez. A linha inferior: este não foi um assalto. Seria difícil dizer a um juiz que eles fizeram um trabalho ruim se marcassem para qualquer um dos lutadores. Há certamente argumentos educados a serem feitos. No entanto, ao contrário do primeiro relógio, sinto-me bastante confiante de que O'Malley acertou os tiros mais fortes e mais prejudiciais ao longo da luta. A 1ª rodada estava próxima. A segunda rodada foi definitivamente Yan. A 3ª rodada estava próxima. Então, em qualquer lugar de 30-27 Yan a 29-28 O'Malley, acho que poderia ser justificado. Com isso dito, sinto-me confiante de que dois dos três juízes acertaram – o poder da repetição sem som.

Pontuação geral de King: 29-28 O'Malley

sean-omalley-petr-yan-ufc-280-scorecard.

Decisão oficial: Sean O'Malley def. Petr Yan por decisão dividida (29-28, 28-29, 29-28)

Official individual scores:
Ben Cartlidge: 29-28 O’Malley 
David Lethaby: 29-28 O’Malley 
Vito Paolillo: 29-28 Yan 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que uma decisão errada pode fazer na vida de um atleta.

Yan era o campeão, estava dominando o Sterling na primeira luta, mas bastou um golpe ilegal e tudo foi por água abaixo.

Perdeu a revanche e agora foi garfado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, André Filho disse:

O que uma decisão errada pode fazer na vida de um atleta.

Yan era o campeão, estava dominando o Sterling na primeira luta, mas bastou um golpe ilegal e tudo foi por água abaixo.

Perdeu a revanche e agora foi garfado.

eu lembrei exatamente isso

como tudo fodeu tão rápido

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

os caras ai estão mais tentando justificar a merda que os juízes fizeram do que analisar de fato

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Yan anunciou que quer deixar o UFC depois do resultado controverso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Joe Rogan acha que Petr Yan venceu Sean O'Malley no UFC 280, mas pergunta: 'Quanto vale a queda?'

 

Joe Rogan acha que Petr Yan deveria ter vencido Sean O'Malley no UFC 280 , e ele se pergunta sobre o significado das quedas de Yan após o resultado final.

Yan (16-4 MMA, 8-3 UFC)  perdeu uma polêmica decisão dividida para O'Malley (16-1 MMA, 8-1 UFC) neste sábado passado em Abu Dhabi, que virou cabeças, incluindo o ex-campeão dos leves Khabib Nurmagomedov .

Enquanto Rogan admite que pensou que Yan ganhou a luta, ele credita a O'Malley o dano que ele foi capaz de infligir. No entanto, Rogan acredita que tudo se resume ao impacto das seis quedas que Yan marcou ao longo de 15 minutos.

“Ele certamente estava nele contra Petr Yan, que é um ex-campeão e um dos melhores da divisão, de longe o desafiante número 1”, disse Rogan no podcast “The Joe Rogan Experience” . “Foi uma luta muito apertada, e ele definitivamente machucou Petr em várias ocasiões, pegou ele com aquela joelhada grande, o balançou. A questão é: quanto vale a queda? Quanto vale o controle?

“Abates sem danos, que valor é esse? Não estou negando que pensei que Petr Yan venceu, porque achei que ele venceu no final. Mas quedas sem dano vs. em pé com dano, porque 'Sugar' acertou mais golpes em pé e teve grandes momentos. Yan também teve alguns grandes momentos, uma grande mão esquerda que o abalou. A questão é: quão valiosas são essas quedas, e quão valioso é esse jogo superior e esse controle?”

 

Rogan tem falado sobre seu descontentamento com o sistema de pontuação de 10 pontos do MMA. Com o campeão peso-galo do UFC Aljamain Sterling dominando TJ Dillashaw no chão a caminho de um nocaute técnico no segundo round no co-main event, Rogan questiona como aquele round deveria ter sido marcado exatamente quando todos os três juízes deram a Sterling um 10-8 no round 1 .

“A primeira rodada de Aljamain Sterling e TJ Dillashaw, essa é uma rodada dominante pra caralho”, disse Rogan. "O que é aquilo? Isso é 10-7? É 10-6? Isso é uma rodada de Aljamain. Ele espancou TJ Dillashaw, derrubou-o, dominou-o, pegou suas costas, deu uma surra nele. O que é aquilo? Como você pontua nessa rodada? Como isso poderia ser melhor pontuado com um sistema melhor.”

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não dá pra falar em roubo, maior garfo da história e outras coisas que a galera tem repetido quando se trata de uma luta apertada, no máximo um garfinho. 

De qualquer forma essa luta deixou claro que o americano é real e está pronto pro topo da categoria. Talvez ainda não esteja pronto pra disputar a cinta. Estava morto no final do terceiro round e se fosse um main event de 5 rounds provavelmente não chegaria ao final da luta. 

O ideal seria um revanche com o Vera ou uma luta com o Sandhagen em um main event de 5 rounds pra ver como ele se sai contra um top em uma luta mais longa, se passar por esse teste está pronto pra ser doutrinado pelo campeão. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra min a luta não foi garfo, embora eu tenha marcado os 3 rounds para o Yan

Mas o 1° é o 3° rounds são passíveis de interpretação, a contundência dos golpes se equivaleram, mas o Yan foi superior na parte das quedas, por essa questão pra mim ele venceu sim a luta, assim como 90% do publico acha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
6 horas atrás, pipo disse:

Joe Rogan acha que Petr Yan venceu Sean O'Malley no UFC 280, mas pergunta: 'Quanto vale a queda?'

 

Joe Rogan acha que Petr Yan deveria ter vencido Sean O'Malley no UFC 280 , e ele se pergunta sobre o significado das quedas de Yan após o resultado final.

Yan (16-4 MMA, 8-3 UFC)  perdeu uma polêmica decisão dividida para O'Malley (16-1 MMA, 8-1 UFC) neste sábado passado em Abu Dhabi, que virou cabeças, incluindo o ex-campeão dos leves Khabib Nurmagomedov .

Enquanto Rogan admite que pensou que Yan ganhou a luta, ele credita a O'Malley o dano que ele foi capaz de infligir. No entanto, Rogan acredita que tudo se resume ao impacto das seis quedas que Yan marcou ao longo de 15 minutos.

“Ele certamente estava nele contra Petr Yan, que é um ex-campeão e um dos melhores da divisão, de longe o desafiante número 1”, disse Rogan no podcast “The Joe Rogan Experience” . “Foi uma luta muito apertada, e ele definitivamente machucou Petr em várias ocasiões, pegou ele com aquela joelhada grande, o balançou. A questão é: quanto vale a queda? Quanto vale o controle?

“Abates sem danos, que valor é esse? Não estou negando que pensei que Petr Yan venceu, porque achei que ele venceu no final. Mas quedas sem dano vs. em pé com dano, porque 'Sugar' acertou mais golpes em pé e teve grandes momentos. Yan também teve alguns grandes momentos, uma grande mão esquerda que o abalou. A questão é: quão valiosas são essas quedas, e quão valioso é esse jogo superior e esse controle?”

 

Rogan tem falado sobre seu descontentamento com o sistema de pontuação de 10 pontos do MMA. Com o campeão peso-galo do UFC Aljamain Sterling dominando TJ Dillashaw no chão a caminho de um nocaute técnico no segundo round no co-main event, Rogan questiona como aquele round deveria ter sido marcado exatamente quando todos os três juízes deram a Sterling um 10-8 no round 1 .

“A primeira rodada de Aljamain Sterling e TJ Dillashaw, essa é uma rodada dominante pra caralho”, disse Rogan. "O que é aquilo? Isso é 10-7? É 10-6? Isso é uma rodada de Aljamain. Ele espancou TJ Dillashaw, derrubou-o, dominou-o, pegou suas costas, deu uma surra nele. O que é aquilo? Como você pontua nessa rodada? Como isso poderia ser melhor pontuado com um sistema melhor.”

Por mais que eu concorde com ele que as regras podiam e deveriam ser melhores, os lutadores competem tendo elas em vista, né? Ninguém pode culpar um lutador por basear o seu jogo nas regras, gostando ou não delas, no fim elas são os critérios que os árbitros deveriam estar seguindo.
Quando ele fez a cagada contra o Sterling geral caiu em cima dele porque ele não seguiu as regras, agora vão fazer o mesmo porque ele usou as regras para vencer nos pontos?
Sentido zero nessa discussão da forma que ela foi colocada pelo Rogan.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra mim deu Yan na luta, mas roubo ou garfo? O primeiro round é muito difícil de pontuar bicho. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
8 minutos atrás, oxeboxing disse:

Pra mim deu Yan na luta, mas roubo ou garfo? O primeiro round é muito difícil de pontuar bicho. 

eu nao achei... teria sido se a luta ficado naquela trocacao tímida em pé deles  mas o Yan derrubou que foi o diferencial do round

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Just now, bigby said:

eu nao achei... teria sido se a luta ficado naquela trocacao tímida em pé deles  mas o Yan derrubou que foi o diferencial do round

Derrubou porém não progrediu, acho por isso que ficou essa impressão de Yan ter vencido o primeiro, e eu marquei Yan no primeiro... enfim... 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora