Entre para seguir isso  
pipo

As 11 maiores lutas de José Aldo no UFC/WEC

Recommended Posts

 

 

 
 
Dan Tom 
 
22 de setembro de 2022 12h30 ET
 

No mundo das artes marciais mistas, termos como “peso por peso” e “lenda” são constantemente mal utilizados para descrever as habilidades ou conquistas de um lutador. Mas no caso de José Aldo , não poderia haver descritores mais perfeitos para uma verdadeira lenda do pound-for-pound.

Aldo, que recentemente pediu a rescisão de seu contrato com o UFC alegando sua aposentadoria, reivindicou uma das mais impressionantes sequências invictas que o esporte já viu quando venceu dezoito lutas consecutivas de 2005 a 2015, defendendo seu título dos penas nove vezes seguidas. no WEC e UFC. Além do impressionante reinado de títulos do brasileiro, Aldo também ajudou a elevar o MMA como um todo por meio de uma superioridade técnica feroz e uma dedicação à defesa que poucos conseguem igualar.

Abaixo, faço o meu melhor para destacar algumas das evoluções técnicas que Aldo trouxe para a mesa ao revisitar e classificar suas maiores vitórias no WEC e no UFC.

 

11
Jose Aldo def. Rolando Perez at WEC 38 – Jan. 25, 2009

Embora Rolando Perez tenha sido derrotado desde o início, o americano fez uma boa conta para si mesmo logo no início, quando tentou dar um soco em Aldo e contra-atacar com seus chutes nas pernas.

Infelizmente para Perez, Aldo, apesar de ter apenas 23 anos, já mostrava a capacidade de fazer leituras e contra-jabs (que acabou se tornando um marco no jogo do brasileiro).

 

 

Aldo também foi muito mais ativo com os joelhos neste trecho de sua carreira, já que os joelhos – tanto no corpo quanto na cabeça – contribuiriam para suas próximas três vitórias nas paradas após esta aparição no WEC 38.

 

10
Jose Aldo def. Pedro Munhoz at UFC 265 – Aug. 7, 2021
jose-aldo-pedro-munhoz-ufc-265-15.jpg

7 de agosto de 2021; Houston, Texas, EUA; José Aldo (luvas vermelhas) luta com Pedro Munhoz (luvas azuis) durante o UFC 265 no Toyota Center. Crédito obrigatório: Troy Taormina-USA TODAY Sports

Bem mais de uma centena de pay-per-views do UFC desde sua estreia na promoção no UFC 129, Aldo ainda se viu em confrontos co-main event relevantes contra adversários famintos como Pedro Munhoz.

Aldo caiu para o peso-galo neste ponto de sua carreira, que foi um movimento que foi altamente questionado por muitos em sua incursão inicial em 135 libras. No entanto, apesar de todos os desafios e momentos trêmulos que teve em seus três primeiros pesos galos, Aldo conseguiu juntar tudo contra Munhoz no que foi uma masterclass de checagem de pernas e conhecimento de mão de chumbo.

Na verdade, se você realmente quer entender minha frustração com estatísticas enganosas neste esporte, então eu sugiro que você compare todas as vezes que Aldo checa ou evita chutes de perna com o número de aterrissagens que o UFCstats.com credita a Munhoz (já que eles creditam grosseiramente Munhoz com 37 de suas 42 tentativas).

 

 

Aldo ainda foi capaz de eliminar as terras percebidas de Munhoz, estabelecendo seu próprio recorde pessoal no departamento de ataque significativo, acertando os 114 melhores golpes da carreira com uma precisão de 51%.

 

9
José Aldo def. Cub Swanson no WEC 41 – 7 de junho de 2009

Embora este seja um confronto que eu queria muito ver acontecer várias vezes ao longo de suas carreiras, eu seria negligente se deixasse de fora a vitória de oito segundos de Aldo sobre Cub Swanson.

Um OG na cena do sul da Califórnia, Swanson era perfeito para testar um Aldo em rápida ascensão quando se conheceram em junho de 2009. Infelizmente para Swanson, o então jovem de 25 anos se abaixou em um joelho voador que quebrou seu orbital e terminou sua noite com apenas oito segundos de luta.

 

 

Pode ter sido rápido, mas foi mais do que suficiente para Aldo ganhar uma chance de ouro no WEC.

 

8
José Aldo def. Frankie Edgar no UFC 200 – 9 de julho de 2016
jose-aldo-frankie-edgar-ufc-200.jpg

José Aldo e Frankie Edgar no UFC 200.

Embora essa revanche tenha ocorrido em um momento estranho tanto na divisão quanto em suas respectivas carreiras, senti que a segunda luta de Aldo com Frankie Edgar no UFC 200 merecia um pouco de amor nesta lista.

O MMA pode ser inerentemente um esporte ofensivo, mas a grande defesa é muitas vezes um ingrediente-chave nas masterclasses, já que a arrogância defensiva de Aldo é absolutamente inegável.

 

 

Esteja ele empurrando a cabeça para baixo para mancar as pernas ou separando as pegadas enquanto troca os quadris, a defesa de quedas de Aldo é algo que todos os jovens lutadores de MMA deveriam estudar.

 

7
José Aldo def. Uriah Faber no WEC 48 – 24 de abril de 2010

Embora você possa argumentar facilmente para esta luta estar no topo da lista, a memorável vitória de Aldo sobre Uriah Faber contribui para um sólido 7º lugar comigo.

Dito isto, este foi um grande evento na época.

O WEC 48 seria o único evento pay-per-view na história da promoção, que contou com notáveis como Joe Rogan e Mike Goldberg chamando a ação.

Rogan foi um pouco hipercrítico com Aldo por não finalizar Faber no round final (algo que seria tema no comentário de Rogan para o início da carreira de Aldo no UFC), mas o brasileiro deu uma aula de MMA na arte dos chutes que nenhum de nós logo esqueceria.

 

 

 

6
José Aldo def. Mike Brown no WEC 44 – 18 de novembro de 2009

O breve reinado de Mike Brown no WEC nunca recebe o amor que merece, e é provavelmente por isso que tenho essa luta tão no topo da lista.

Mas meu amor por Brown de lado, esta foi realmente uma performance completa de Aldo que não foi criada o suficiente.

Não só temos um ótimo vislumbre da defesa de quedas e trocação de Aldo, mas o brasileiro usa seu tema tranquilo de carroçaria para derrubar Brown a caminho de polir o ex-campeão dos penas com um soberbo jiu-jitsu no chão.

 

 

 

5
José Aldo def. Jeremy Stephens no UFC on FOX 31 – 28 de julho de 2018

Andre Pederneiras and Jose Aldo

Apesar de ser a primeira luta sem título na carreira de Aldo no UFC, sua vitória sobre Jeremy Stephens tem muito peso considerando o contexto da época.

Vindo de duas paralisações esmagadoras para Max Holloway, não estava claro se Aldo seria capaz de retornar à forma nesta fase do jogo.

Stephens pode ter sido um lutador de 0,500 UFC no papel, mas o cão de ferro-velho da promoção estava aparentemente aprendendo a trabalhar sua própria corrente neste momento de sua carreira, firmemente juntando uma impressionante sequência de três vitórias consecutivas.

Aldo pareceu ter sido picado por Stephens logo no início da luta, o que só encorajou o americano a pisar mais forte nos contra-ataques do ex-campeão.

Depois de ganhar algum respeito, Aldo disparou um combo que terminou com um gancho de esquerda no corpo que acabou fechando Stephens. As emoções de Aldo depois mostram quanta pressão e insegurança ele estava carregando para a luta, que é o que faz com que isso ressoe tanto em mim.

 

 

4
José Aldo def. Frankie Edgar no UFC 156 – 2 de fevereiro de 2013
jose-aldo-frankie-edgar-featured.jpg

José Aldo e Frankie Edgar antes do UFC 156.

No que foi uma das minhas performances favoritas de Jabbing de Aldo, eu teria dificuldade em deixar sua primeira luta com Edgar fora desta lista.

Havia muita empolgação para Edgar fazer sua tão esperada estreia com 145 libras antes do UFC 156, preparando este para ser um clássico instantâneo.

Aldo sempre teve fintas e trabalho de pés sólidos, mas sua ênfase no jab – principalmente de forma defensiva – permitiu que o grande peso-pena controlasse o ritmo com segurança e limitasse os alvos de Edgar. Se você está procurando exemplos sólidos de jabs no MMA, essa luta definitivamente vale a pena revisitar.

 

 

 

3
Jose Aldo def. Chad Mendes at UFC 142 – Jan. 14, 2012
jose-aldo-chad-mendes-ufc-142.jpg

José Aldo e Chad Mendez antes do UFC 142.

No que foi o retorno da Zuffa ao mercado brasileiro pós-UFC 134, Aldo foi escalado para a manchete ao lado do invicto lutador americano Chad Mendes.

Mendes, um produto do Team Alpha Male, estava abrindo caminho no ranking com 145 libras e foi considerado o teste estilístico mais difícil de Aldo neste momento de sua carreira.

No entanto, logo após o início da luta, ficou claro que Mendes precisava colocar as coisas no reino do grappling. Pressionando o então campeão contra a cerca, Mendes trabalhou diligentemente para as quedas enquanto Aldo tentava desesperadamente se defender (fugindo com um cage grab em determinado momento).

Mas depois de alguns avisos do árbitro, Aldo conseguiu separar as garras de Mendes antes de se virar para ele para desferir um contra-joelho perfeitamente posicionado. E, claro, quem poderia esquecer a celebração icônica depois?

 

 

 

2
José Aldo def. Rob Font no UFC on ESPN 31 – 4 de dezembro de 2021
jose-aldo-rob-font-ufc-on-espn-31-3.jpg

LAS VEGAS, NEVADA – 04 DE DEZEMBRO: (RL) José Aldo do Brasil soca Rob Font em sua luta peso galo durante o evento UFC Fight Night no UFC APEX em 04 de dezembro de 2021 em Las Vegas, Nevada. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Talvez seja porque eu sou um grande fã da vitória no final da carreira de Roberto Duran sobre Iran Barkley, mas o desempenho pós-prime de Aldo ao lado de Rob Font está no topo da minha lista.

Font era um peso-galo grande e perigoso que estava em uma sequência de quatro vitórias consecutivas na época, enquanto Aldo era um veterano envelhecido encarregado de mais um caso de cinco rounds.

O ritmo e a resistência de Aldo já haviam sido questionados em lutas anteriores, tornando o volume impressionante de Font uma ameaça real. No entanto, apesar de tecnicamente ter sido derrotado por 149 a 86, de acordo com as estatísticas, Aldo claramente acertou os ataques mais impactantes em todas as rodadas (provando o quão bobo as estatísticas de ataque significativas podem ser no grande esquema das coisas).

Semelhante ao Duran mencionado anteriormente, a experiência e o QI de luta de Aldo o ajudaram a tirar power shots e contra-atacar a mão principal de Font durante a luta. Como Ocelot MMA coloca perfeitamente abaixo, esta é uma das melhores vitórias pós-prime no MMA.

 

 

 

1
Jose Aldo def. Chad Mendes at UFC 179 – Oct. 25, 2014
jose-aldo-ufc-179.jpg

25 de outubro de 2014; Rio de Janeiro, Brasil; José Aldo (luvas vermelhas) luta contra Chad Mendez (luvas azuis) durante o UFC 179 no Ginásio do Maracanazinho. Crédito obrigatório: Jason Silva-USA TODAY Sports

No que é facilmente a melhor luta peso-pena de todos os tempos, a revanche de Aldo com Mendes no UFC 179 deve estar no topo de qualquer lista em que se encontre.

Seja você um fã casual de luta ou um analista hipster da mais alta ordem, não há como assistir novamente a essa guerra de cinco rodadas e não ficar impressionado. Não só você tem ação insanamente ritmada por 25 minutos, mas Aldo-Mendes 2 também é carregado com uma série de ajustes técnicos e táticas de alto nível que valem a pena estudar, seja você um lutador ou um fã.

Semelhante ao exemplo de Duran-Barkley na seleção anterior, Aldo também é forçado a se ajustar a um gancho de esquerda que aparentemente tem seu nome nele cedo e com frequência. Mas, como o comentarista de cores Brian Stann afirma em sua convocação para a luta,
“você quer fazer o campeão funcionar; é assim que ele trabalha.”

 

 

Menções honrosas (não do UFC ou WEC)

José Aldo def. Aritano Barbosa (12 de maio de 2005) e José Aldo def. Anderson Silverio (9 de julho de 2005) para quem é fã de chutes de futebol.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Impressão minha ou os considerados maiores da história, em geral, como strikers são contragolpeadores?
Como grapplers, a maioria é wrestler.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

José Aldo Vs Aritano Barbosa eu assisti no local, foi em Campo Grande/RJ, nesta época, Júnior, como era chamado, já era tratado como uma grande promessa, venceu muito bem o duro representante da Luta Livre.

Quanto às citadas, eu diria que a mais emocionante, sem dúvidas, foi contra o Chad Mendes I, inesquecível!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
3 horas atrás, Raphael Rezende disse:

José Aldo Vs Aritano Barbosa eu assisti no local, foi em Campo Grande/RJ, nesta época, Júnior, como era chamado, já era tratado como uma grande promessa, venceu muito bem o duro representante da Luta Livre.

Quanto às citadas, eu diria que a mais emocionante, sem dúvidas, foi contra o Chad Mendes I, inesquecível!!!

Eu diria que talvez nenhum adolescente  de 17 lutava igual  ao José  Aldo eu vi vídeos  parecia  um leão. 

Vc é  de campo grande?

Essa  parada é  bairro ou cidade aí no Rio .

 

Editado por NEGO DÁGUA

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
4 horas atrás, Bento disse:

Impressão minha ou os considerados maiores da história, em geral, como strikers são contragolpeadores?
Como grapplers, a maioria é wrestler.

Acho que é mais coincidência mesmo. Anderson e Aldo sim eram contra golpeadores. Mas outros dos melhores não. Jones, Cain, Miocic, Shogun, Fedor, entre tantos outros eram atacantes, controlavam o centro e mandavam nas ações da luta.

Os grappler's também há controvérsia. Os primeiros maiores desse esporte foram do JJ.  Mas depois que mudaram as regras, colocando controle de tempo, e mudando um pouco o ponto de vista da pontuação, os wrestlers de fato ganharam mais vantagens no jogo. Hoje em dia mudou um pouco, mas até uns 10 anos atrás nós vimos wrestlers amarrões sendo campeões.

Que me desculpe os fãs do gsp, mas ele era um amarrão (Mas é um indiscutivelmente um top 5 de todos os tempos)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, NEGO DÁGUA disse:

Eu diria que talvez nenhum adolescente  de 17 lutava igual  ao José  Aldo eu vi vídeos  parecia  um leão. 

Vc é  de campo grande?

Essa  parada é  bairro ou cidade aí no Rio .

 

Sou não, irmão... Moro no município do RJ, mas não tão perto de Campo Grande.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
17 minutos atrás, Raphael Rezende disse:

Sou não, irmão... Moro no município do RJ, mas não tão perto de Campo Grande.

Ouvir falar que lá a luta livre é  bem forte e viva  acho que deve um dos poucos redutos da luta livre no Brasil,  vi uma dinâmica  , achei mesma coisa de  No gi  que tem o jiu jitsu. 

Eles falam que tirou o quimono é  luta livre.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pô, a luta contra o Hominick foi puta marcante pra mim, Aldo desenvolveu um alien na testa...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso