Entre para seguir isso  
pipo

Charles x Makhachev: Principais dúvidas e análises sobre quem vai levar o cinturão dos leves do UFC

Recommended Posts

 

Em outubro, o cinturão dos leves do UFC está oficialmente em disputa em Abu Dhabi.

O título vago de 155 libras terá o ex-campeão dos leves Charles Oliveira lutando contra Islam Makhachev pela alça.

Oliveira, que recentemente ganhou o ESPY de lutador de MMA do ano, venceu 11 lutas consecutivas, incluindo as últimas 10 por finalização.

Enquanto isso, Makhachev possui um impressionante recorde de 22-1 e carrega uma sequência de 10 vitórias consecutivas. O ex-companheiro de equipe da lenda do UFC Khabib Nurmagomedov também finalizou seus oponentes como "A Águia", com quatro finalizações seguidas por vitórias.

Mas as perguntas permanecem agora que esta luta é oficial. Algum outro competidor leve foi esnobado? Alexander Volkanovski , o campeão dos penas do UFC, deve apostar na próxima chance pelo cinturão dos leves? Se Oliveira vencer, ele merece o primeiro lugar no ranking peso por peso? O que os apostadores acham das chances de Makhachev?

Convidamos os especialistas do MMA Brett Okamoto, Marc Raimondi, Jeff Wagenheim, Reed Kuhn e Ian Parker para suas respostas a perguntas críticas sobre seu confronto de superstars e possíveis apostas a serem consideradas.


Essa é a melhor luta pelo cinturão dos leves que o UFC poderia ter feito?

 

 

Brett Okamoto: Esta deve ser uma pergunta fácil de responder. Oliveira está em uma sequência de 11 vitórias seguidas e Makhachev venceu 10 seguidas. Oliveira eliminou os outros grandes nomes da divisão -- Dustin Poirier , Justin Gaethje e Michael Chandler . Makhachev era o próximo candidato óbvio. 

A razão pela qual não é uma resposta fácil, no entanto, é Alexander Volkanovski. Uma luta pelo cinturão dos leves entre Oliveira e Volkanovski seria ainda melhor do que isso? Uma grande parte de mim quer dizer sim. Eu tenho Volkanovski como o lutador número 1 pound-for-pound do mundo agora, e tenho Oliveira no número 4. Não fica muito melhor do que isso em termos de confronto. Eu quero ver Volkanovski subir e ter uma chance pelo segundo cinturão em algum momento, mas por enquanto vou dizer que esta é a melhor luta que o UFC poderia fazer. Eu sou a favor de premiar competidores que merecem disputas de título, e Makhachev se qualifica como isso.


 

Que desafios Makhachev apresenta a Oliveira? Oliveira para Makhachev?

Marc Raimondi: Veja algumas sequências da luta de Oliveira com Gaethje no UFC 274 em maio. Gaethje acertou chutes e Oliveira caiu na lona. Oliveira estava ferido, ou ele estava tentando atrair Gaethje para ir para o chão com ele, para o domínio de Oliveira? Se você acredita em Oliveira após a luta, foi mais do último. De qualquer forma, Oliveira sabe que sua maior força contra praticamente qualquer um está no departamento de grappling. Makhachev, porém, não é "qualquer um".

Enquanto Oliveira pode ser um artista de finalização mais talentoso, Makhachev - um lutador de longa data e campeão mundial de sambo de combate do Daguestão - pode ser o melhor grappler que ele enfrentou no UFC. A maior vantagem de Oliveira, talvez pela primeira vez em 14 anos de carreira, será nos pés nesta luta. Oliveira recentemente se transformou em um perigoso atacante de Muay Thai com força nas mãos e chutes e joelhadas subestimados. Makhachev também é proficiente nos pés. Mas Oliveira pode estar mais apto a manter esta em pé do que as outras lutas.

Makhachev tem sido um grappler dominante em toda a sua carreira, e seu melhor caminho para a vitória na maioria dos casos são as quedas seguidas de tentativas de finalização e possivelmente ground and pound. Será que ele vai executar esse plano de jogo contra Oliveira, o maior finalizador da história do UFC? Seria perigoso, mas é seu pão com manteiga. Se se concretizar, a batalha de tatame entre esses dois homens será uma para assistir.


 

O vencedor terá direito ao pound-for-pound No. 1?

Jeff Wagenheim: Uau, vamos pisar no freio um pouco. Uma vitória sobre o outro seria uma realização magnífica para qualquer um. Esta luta é um divisor de águas entre dois lutadores em sequências de vitórias de dois dígitos. Mas o número 1 para o vencedor? Não. 

Oliveira chegou onde está - empatado com Israel Adesanya em terceiro lugar no Top 10 peso por peso da ESPN - finalizando Chandler, Poirier e Gaethje em sucessão. Essa é uma corrida de primeira linha, pois Poirier está em nosso ranking P4P e Gaethje esteve lá. Mas adicionar uma vitória sobre o não classificado Makhachev provavelmente não seria suficiente para garantir que nosso painel de votação elevasse Oliveira acima de Kamaru Usman , Alexander Volkanovski e "The Last Stylebender".

E enquanto uma vitória de Makhachev o injetaria no ranking peso por peso, talvez até entre os cinco primeiros, um salto para o número 1 seria demais, cedo demais. Ainda assim, seria uma evidência definitiva de que seu compatriota do Daguestão, parceiro de treinamento e maior fã, o ex-campeão Khabib Nurmagomedov , estava certo o tempo todo ao insistir que Makhachev é o futuro da divisão de 155 libras.


 

As probabilidades iniciais dizem que o desafiante é o favorito

 

 

Reed Kuhn: Quando Oliveira derrotou Poirier pelo título dos leves, ele o fez como um azarão. O que foi ainda mais impressionante, estatisticamente falando, é que ele venceu apesar de ter sofrido um knockdown no primeiro round. Apenas 20% dos lutadores na extremidade receptora de um knockdown inicial voltam a vencer. Oliveira passou a fazer o mesmo tipo de retorno em sua próxima luta. 

De acordo com as métricas, mesmo que ele seja o novo garoto cardíaco do MMA com uma série de finalizações de virada, Makhachev será sua luta mais difícil até agora. Se os primeiros números se mantiverem, poderemos ver Oliveira com as maiores chances de azarão que ele teve em cinco anos. E infelizmente para Oliveira, as estatísticas parecem concordar. Makhachev classifica como um confronto mais desfavorável do que qualquer um dos dois anteriores adversários de luta pelo título de Oliveira.

Makhachev não tem muitos buracos em seu jogo com base nas métricas de desempenho. Sua trocação em pé é técnica, e ele é jovem e relativamente intacto. No tatame, ele mostrou um wrestling dominante, e já enfrentou e sufocou grapplers decorados como Arman Tsarukyan e Nik Lentz . A aposta de Makhachev dependerá dos preços mais próximos da hora da luta, mas à primeira vista pelos números, ele já é um favorito justificável.


A primeira aposta: Makhachev + dentro da distância

 

Ian Parker: Já existem alguns pontos intrigantes para jogar nesta luta. Makhachev está listado como favorito acima de 2 a 1 sobre Oliveira, que não fez nada além de finalizar dramaticamente seus últimos três oponentes. Em suas três lutas anteriores, Oliveira foi derrubado no primeiro round, mas se recuperou para conseguir um nocaute ou finalização para vencer.

Todos conhecemos Oliveira como uma máquina de finalização, mas o que o torna tão dominante ultimamente é sua melhora na trocação. Em sua última luta, Oliviera foi derrubado por Gaethje, mas Gaethje hesitou em segui-lo até o chão, dando a Oliveira mais tempo para se recuperar. Em sua próxima luta contra Makhachev, não vejo esse ser o caso. Acredito que Makhachev será o melhor grappler e seu controle superior não apenas neutralizará Oliveira, mas possivelmente levará a uma finalização própria.

Nas probabilidades atuais, eu pegaria Makhachev, mas se ele se tornar mais favorecido, tente adicioná-lo em uma parlay ou selecionar a luta com menos de 2,5 rounds ou não indo longe.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Charles favorito, mas se tem alguém que pode o vencer, é o Makhachev

É tudo uma questão de jogo. Chandler, Poirier e Gaethje evitaram o quanto puderam ir pro chão com o Charles, já o Islam vai buscar exatamente isso (até pq Charles é superior em pé, além de bater mais pesado), e no chão, embora Charles tenha um jiu-jitsu fino, plástico e finalizador, Makhachev também tem outro nível de grappling, mesclando sambo, wrestling, jiu-jitsu e aquele jogo de grade como poucos. Vai ser muito interessante essa luta no solo 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
3 horas atrás, Timbó disse:

Charles favorito, mas se tem alguém que pode o vencer, é o Makhachev

É tudo uma questão de jogo. Chandler, Poirier e Gaethje evitaram o quanto puderam ir pro chão com o Charles, já o Islam vai buscar exatamente isso (até pq Charles é superior em pé, além de bater mais pesado), e no chão, embora Charles tenha um jiu-jitsu fino, plástico e finalizador, Makhachev também tem outro nível de grappling, mesclando sambo, wrestling, jiu-jitsu e aquele jogo de grade como poucos. Vai ser muito interessante essa luta no solo 

vejo esse cenário

mas acho que o Macaxeira não vai buscar o solo tranquilo.. vai pq, como vc disse, se ficar em cima, o Charles é muito superior

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Charles já deu entrevista, enquanto os adversários travam na frente de caras como o Klabib e Macaxeira, ela não trava, ele vai pra cima e solta seu jogo, sem medo de chutar e socar pensando que pode ser quedado....Piorer, Chandler, Gaethe.... esses caras já meteram a mão um no outro e todos batem forte... mas o olhinho arregalou de verdade mesmo foi qdo sentiram a mão do Oliveira! Macaxeira vai vir pra queda, vai sentir a agressividade do Charles no chão e então no Striking vai cair fedendo

Editado por Mucado
Erro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 7/22/2022 at 11:06 AM, Timbó disse:

Charles favorito, mas se tem alguém que pode o vencer, é o Makhachev

É tudo uma questão de jogo. Chandler, Poirier e Gaethje evitaram o quanto puderam ir pro chão com o Charles, já o Islam vai buscar exatamente isso (até pq Charles é superior em pé, além de bater mais pesado), e no chão, embora Charles tenha um jiu-jitsu fino, plástico e finalizador, Makhachev também tem outro nível de grappling, mesclando sambo, wrestling, jiu-jitsu e aquele jogo de grade como poucos. Vai ser muito interessante essa luta no solo 

A luta comeca em pe entao Charles tem que entrar com a estrategia certa, Acho que pressionar com fez nas Ultimas lutas pode ser bom ou nao dependendo de como Vai estar a cabeca do Islan, que pra mim Vai estar com muita pressao, lutando em "casa" Khabib como corner, pressao pra Todo lado..Charles chegando no dia Certo pra nao ser afetado pelo fuso Vai lutar Mais relaxado...mas Vai ser lutao...meu desejo Seria o Charles meter KO ja no inicio..ia ser epico

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 7/22/2022 at 4:47 PM, Mucado disse:

Charles já deu entrevista, enquanto os adversários travam na frente de caras como o Klabib e Macaxeira, ela não trava, ele vai pra cima e solta seu jogo, sem medo de chutar e socar pensando que pode ser quedado....Piorer, Chandler, Gaethe.... esses caras já meteram a mão um no outro e todos batem forte... mas o olhinho arregalou de verdade mesmo foi qdo sentiram a mão do Oliveira! Macaxeira vai vir pra queda, vai sentir a agressividade do Charles no chão e então no Striking vai cair fedendo

Eu acho que é bem possível que você tenha descrito o cenário que veremos na luta, mas se por um lado o Charles não vai temer ser levado ao solo, o Islam também não deve ter o mesmo comportamento que tanto Gaethje quanto Poirier tiveram. Acho que um bom termômetro para o que pode rolar foi o duelo do Durinho contra o Chimaev, o Lobo tentou levar a luta pro solo, viu que o nível era outro e a luta se desenrolou mais em pé. A diferença, a meu ver, é que em pé o Charles me parece ter mais ferramentas para controlar e vencer a luta, exceto pelo fato de comer muitos golpes. A transição dele da trocação para uma mochilada é sinistra e ele nem precisa que a luta vá para o chão para finalizar, como vimos com o Dustin.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A maior vantagem de Oliveira, talvez pela primeira vez em 14 anos de carreira, será nos pés nesta luta. Oliveira recentemente se transformou em um perigoso atacante de Muay Thai com força nas mãos e chutes e joelhadas subestimados”

Como alguém faz uma análise dessa, pelo amor de Deus!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu acho que quem já está acostumado a treinar chão desde que nasceu como o macaxeira, não se assusta quando vai enfrentar um grappler de alto nível como o Charles, esse tipo de lutador geralmente sabe travar um grappler mais técnico só que ele e ir avançando posições.

Mas vamos supor que ele esteja com receio de levar pro chão para não dar sopa para o azar, se for verdade é capaz de ele estar se aprimorando em pé, treinando exaustivamente mata cobras estilo Dan handerson  para pegar o Charles no os vários momentos em que ele se expõe quando vai pra cima, se o macaxeira aplica um knockdown no Charles, ele é o que mais tem condições de acabar com a luta pulando na guarda e socando sem medo de ser feliz.

Vai vencer que conseguir impor seu jogo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dei um bizu no histórico dos dois, pois são outros dos lutadores que nunca tinha visto. 

Me parece daquelas difíceis de garantir na aposta. Os dois são bons, então é luta que se decide nos detalhes ou em algum lance incomum.

Vou esperar até o dia da luta pra decidir melhor o que eu faço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Charles vencendo passa a ser o pound for pound 01 na minha opinião, pegou muitas pedreiras em uma das categorias ais difíceis

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu to chocado como o islam tem sido considerado tão favorito, vi uma odd de -190 para o cara.

Islam é duro pra cacete, mas o Charles é favorito, melhor em pé e melhor no chão. Agora é luta durissima vejo 55-45 brasileiro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
12 horas atrás, Garfield disse:

eu to chocado como o islam tem sido considerado tão favorito, vi uma odd de -190 para o cara.

Islam é duro pra cacete, mas o Charles é favorito, melhor em pé e melhor no chão. Agora é luta durissima vejo 55-45 brasileiro.

pois é

tem coisa que eu morro e não entendo

o Brasileiro só pegou pica nas suas ultimas lutas

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
40 minutos atrás, pipo disse:

pois é

tem coisa que eu morro e não entendo

o Brasileiro só pegou pica nas suas ultimas lutas

nem só isso, o Islam deixou o pescoço para o mik lents tsuaiva sei la como escreve e para um outro cara, ele não um controle por cima tão forte como khabib.

Ele só nocauteou o tibau ja velho, para ele vencer ele tera que fazer uma luta perfeita. E acho que ele fará mas mesmo assim o Charles vai achar alguma brecha em pé o charles ta muito melhor, o islam vai ter que se aprofundar em águas mais profundas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, Garfield disse:

nem só isso, o Islam deixou o pescoço para o mik lents tsuaiva sei la como escreve e para um outro cara, ele não um controle por cima tão forte como khabib.

Ele só nocauteou o tibau ja velho, para ele vencer ele tera que fazer uma luta perfeita. E acho que ele fará mas mesmo assim o Charles vai achar alguma brecha em pé o charles ta muito melhor, o islam vai ter que se aprofundar em águas mais profundas.

ta parecendo o Ngganou, que nocauteou o AA, Blaydes, Overeem, Cigano, Jairzinho, Miocic.. TODOS ANTES DE 1:30" DO PRIMEIRO ROUND... mas sempre entrava como "lutador de golpe de sorte"

Deve ser uma merda vc ser desacreditado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso