Entre para seguir isso  
André Filho

Deiveson em quatro atos: defesa recorde de título, bônus de Dana, saudades de casa e irmão no UFC

Recommended Posts

Campeão peso-mosca, que no sábado defende cinturão contra Brandon Moreno, no UFC 256, não esconde a felicidade com bom momento: "Meu coração explode de alegria todos os dias!"

Por Evelyn Rodrigues — Las Vegas, EUA

08/12/2020 08h23  Atualizado há 44 minutos

 

 

Deiveson Figueiredo, 32 anos, vive um momento especial. Atual campeão peso-mosca do UFC, o lutador nascido em Soure-PA tem sido tão dominante dentro do octógono em suas últimas lutas que as apostas são altas no brasileiro. Um dos maiores apostadores é o próprio presidente do Ultimate, Dana White, que lhe deu um bônus extra depois da última vitória e ainda o escalou para liderar um card numerado seguido do outro. “Daico” também não quer pouco: a meta é fazer história.

- Estou mostrando ao mundo que a categoria de 57kg no UFC merece essa visibilidade, algo que não tinha, que os lutadores passados não deram. Estou aqui para construir esse legado na categoria, mostrar que ela tem potencial para ter essa visibilidade, para ter mais audiência, entendeu? - disse o lutador numa entrevista exclusiva ao Combate em Las Vegas.

No dia 21 de novembro, Deiveson defendia o cinturão peso-mosca pela primeira vez, e não levou nem dois minutos para finalizar Alex Perez no UFC 255. Naquela mesma noite, no UFC Apex, seria fechada a luta do próximo sábado, onde o brasileiro fará em apenas 21 dias sua segunda defesa de título, agora contra o mexicano Brandon Moreno. É o retorno de um campeão mais rápido da história da organização.

 

- Não estava esperando. Rolou o desafio, falei que queria lutar com ele de imediato, mas não achei que seria tão rápido assim, dentro de 20 dias ter que bater o peso de novo e lutar. Mas graças a Deus agora estou bem tranquilo e creio que vou bater o peso sem fazer aquele esforço todo, bem tranquilo e saudável, e vou fazer uma ótima luta no sábado.

Deiveson Figueiredo vai enfrentar Brandon Moreno depois de apenas 21 dias desde a última luta — Foto: Evelyn Rodrigues

Deiveson Figueiredo vai enfrentar Brandon Moreno depois de apenas 21 dias desde a última luta — Foto: Evelyn Rodrigues

Quando veio o convite para lutar rapidamente e estar em ação no UFC 256 - que ficou sem luta principal após o campeão peso-galo (até 61kg) Petr Yan não conseguir o visto para os EUA, onde enfrentaria o desafiante Aljamain Sterling -, a preocupação do brasileiro não era com o adversário. O que passou pela cabeça na hora da proposta?

- “Caramba! Será que vou bater esse peso?” Foi logo o que passou na minha cabeça. E entrei em contato com a minha nutricionista em Belém, Dra. Lia Correia, e ela falou que eu estava bem saudável, que a minha luta tinha sido rápida e que era bem tranquilo, que era para aceitar bem tranquilo que dava sim. Confio muito nela, então de imediato aceitei.

O peso, aliás, é uma preocupação que Deiveson garante que só vai aumentar daqui em diante, e que estará mais atento a manter uma dieta que não lhe faça tanto sofrer com a proximidade das lutas.

 

- Converso muito com os meus treinadores e com o meu preparador físico Rogério Melo, sempre falando a eles que quero manter o foco na dieta porque tenho um objetivo, e o meu objetivo é ser dono do cinturão até me aposentar no UFC.

Deiveson Figueiredo defendeu o título no UFC 255 e já volta no UFC 256 para mais uma defesa — Foto: Getty Images

Deiveson Figueiredo defendeu o título no UFC 255 e já volta no UFC 256 para mais uma defesa — Foto: Getty Images

Com 20 lutas e apenas uma derrota na carreira, Deiveson enfrentará um rival que também vive um bom momento. Brandon Moreno venceu também no primeiro round no mesmo UFC 255 em que Deiveson bateu Perez. São três vitórias seguidas e um empate nas últimas lutas no Ultimate. O brasileiro, porém, não vê outro caminho que não seja uma vitória sua rápida.

- Podem esperar um movimento intenso no primeiro round, e ainda no primeiro a gente vai se digladiar, vamos entrar no “scramble”, e é aí que ele será finalizado. Vou finalizá-lo ainda no primeiro round, ele pode ter certeza disso (...). Já lutei com dois caras criado no wrestling e sempre mostrei a minha luta marajoara, o poder dela. Os dois tentaram me colocar para baixo, não tiveram sucesso e foram finalizados. Não sei se Brandon Moreno vem do wrestling, mas se ele tentar me colocar para baixo é mais um que será finalizado. E se ele não tentar me colocar para baixo, vou colocá-lo e vou finalizá-lo.

 

 

Encontro com Dana White e bônus

 

Após a vitória no UFC 256, Deiveson Figueiredo esperava embolsar um dos bônus de US$ 50 mil por sua performance dominante na luta principal daquele evento. Para surpresa geral, o brasileiro ficou fora dos quatro premiados, mas a correção não demorou a chegar. Quatro dias depois, Dana White recebeu o campeão em seu escritório e lhe entregou a quantia, que hoje equivale a cerca de R$ 254 mil.

- Foi maravilhoso, né? Fui para encontrar com ele, e brincando com o Wallid (Ismail, seu empresário), eu disse: “Olha, estou indo agora receber a pensão do meu pai”, e quando cheguei lá ele me deu o bônus, e foi uma surpresa bem agradável, fiquei super feliz, pude até ajudar meus coaches. Foi algo que caiu do céu, um bem tremendo na minha vida. Sempre faço lutas boas para agradar o público e, óbvio, ganhar uma grana extra. Que bom que ele percebeu isso, né? Sempre luto para dar esse show a eles, e ele enxergou o quanto me esforço para ter essa recompensa.

Deiveson Figueiredo embolsou US$ 50 mil dólares dados por Dana White como bônus — Foto: Reprodução/Instagram

Deiveson Figueiredo embolsou US$ 50 mil dólares dados por Dana White como bônus — Foto: Reprodução/Instagram

Uma parte do dinheiro já ficou em Las Vegas após Deiveson receber a grana em “cash”. O campeão peso-mosca foi passear pela cidade e não deixou de se presentear. Mas uma parte está guardada para voltar para casa.

 

- Bom, saí para gastar um pouquinho nas lojas aqui em Vegas, uma cidade maravilhosa. Foi pouquinho tempo que tive para conhecer, mas gostei muito, e lojas que não encontro no Brasil frequentemente encontrei aqui com facilidade, e decidi gastar um pouco. Mas, obviamente, guardei para que possa voltar ao Brasil e fazer meus investimentos lá.

 

Saudades de casa e da família

 

Entre a ida para o UFC 255 e a volta depois do UFC 256, Deiveson Figueiredo ficará um mês fora de casa, tendo permanecido todo esse período em Las Vegas. A esposa Bruna, o filho Benício de um ano e dez meses, e o filho mais velho que carrega o nome do pai, de 15 anos, são os que fazem o lutador se emocionar.

- Ah, estou com saudade! O que mais sinto falta é dos meus filhos e da minha esposa, estou doido para voltar para casa. E da minha mãe e meu irmão, que assinou com o UFC, estou super feliz para chegar e comemorar com eles. Não vejo a hora de voltar para casa. Converso muito com os meus coaches e eles querem muito voltar também, têm os familiares deles, então a gente quer logo conquistar mais essa vitória, fazer história no UFC e voltar para casa para comemorar. Falo bastante com eles pelo WhatsApp, dá para matar um pouco a saudade.

Deiveson Figueiredo e o irmão, Francisco, agora estão juntos no UFC — Foto: Getty Images

Deiveson Figueiredo e o irmão, Francisco, agora estão juntos no UFC — Foto: Getty Images

 

O irmão citado por Deiveson é Francisco Figueiredo, que fechou com o UFC na semana passada e já tem luta de estreia marcada. Campeão peso-galo do Jungle Fight, ele vai enfrentar Jerome Rivera no peso-mosca, a mesma categoria do irmão um ano mais velho.

- Aproveitei que fiquei aí para fazer essa luta de imediato e fazer história no UFC, e pedi para colocarem meu irmão. Aproveitei a oportunidade, graças a Deus o Wallid conseguiu me dar esse presente. Poder lutar 20 dias depois de ter lutado, defender o cinturão novamente, estou amando isso, viver isso, sabe? E com mais essa surpresa que o Wallid fez para mim, nossa, meu coração explode de alegria todos os dias! (Meu irmão) é um cara talentoso e o público do UFC vai amar ver esse cara lutar. Você pode ter certeza de que ele vai sempre dar show (...). Confio muito no meu irmão, ele tem o instinto selvagem igual ao meu, e se adapta a qualquer ambiente muito rápido.

 

Planos e recordes

 

Quando pisar no octógono no próximo sábado, Deiveson Figueiredo será o campeão mais rápido a retornar ao cage para uma nova luta de título. Mas isso não basta, ele quer mais.

- A gente quer subir e pegar o cinturão de cima. A gente ainda não descartou essa possibilidade. Me vejo na 61kg, me enxergo como o dono do cinturão. E quando chegar a hora certa vou subir e pegar esse cinturão.

Deiveson Figueiredo finalizou Alex Perez ainda no primeiro round no UFC 255 — Foto: Getty Images

Deiveson Figueiredo finalizou Alex Perez ainda no primeiro round no UFC 255 — Foto: Getty Images

 

Como o irmão Francisco estreia em 2021 na organização, o plano de Deiveson é que a família possa criar uma dinastia no UFC. A princípio, ele quer subir de divisão após cinco defesas de título, abrindo caminho para o irmão nos mocas.

- Tenho o plano de fazer cinco defesas, talvez até mais, mas agora com o meu irmão na categoria espero fazer essas cinco e deixá-lo para assumir o meu legado, e vou embora.

O Combate transmite o "UFC 256" ao vivo, na íntegra e com exclusividade neste sábado, com o “Aquecimento Combate” a partir de 19h40 (de Brasília), e o início das lutas a partir de 20h. O Combate.com e o SporTV 3 mostram as duas primeiras lutas ao vivo, e o site acompanha todo o evento em Tempo Real.

UFC 256
12 de dezembro de 2020, em Las Vegas (EUA)
CARD PRINCIPAL (0h, horário de Brasília):
Peso-mosca: Deiveson Figueiredo x Brandon Moreno
Peso-leve: Tony Ferguson x Charles do Bronx
Peso-leve: Renato Moicano x Rafael Fiziev
Peso-médio: Kevin Holland x Ronaldo Jacaré
Peso-pesado: Junior Cigano x Ciryl Gané
CARD PRELIMINAR (20h, horário de Brasília):
Peso-pena: Cub Swanson x Daniel Pineda
Peso-palha: Mackenzie Dern x Virna Jandiroba
Peso-palha: Tecia Torres x Adversária a ser definida
Peso-pena: Billy Quarantillo x Gavin Tucker
Peso-pesado: Sergey Spivak x Jared Vanderaa
Peso-meio-médio: Li Jingliang x Dwight Grant
Peso-pena: Chase Hooper x Peter Barrett

Fonte: https://globoesporte.globo.com/combate/noticia/deiveson-em-quatro-atos-defesa-recorde-de-titulo-bonus-de-dana-saudades-de-casa-e-irmao-no-ufc.ghtml

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

é um bom lutador e a categoria anda bem fraca

que tenha muito sucesso. Só cuidado pra não tropeçar nessas lutas tão próximas

 

e ainda quero ve-lo contra o Cody

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
13 minutos atrás, pipo disse:

é um bom lutador e a categoria anda bem fraca

que tenha muito sucesso. Só cuidado pra não tropeçar nessas lutas tão próximas

 

e ainda quero ve-lo contra o Cody

Verdade  tipo um lutador  em formação  né?

Ainda vejo muita falha nele.

Porem as estrelas se alinharam 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
19 minutos atrás, NEGO DÁGUA disse:

Verdade  tipo um lutador  em formação  né?

Ainda vejo muita falha nele.

Porem as estrelas se alinharam 

e parece que o UFC ta gostando dele

é colher os frutos agora

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
10 minutos atrás, pipo disse:

e parece que o UFC ta gostando dele

é colher os frutos agora

Campeão ativo, salvando eventos em tempos de Pandemia é impossível Dana e os demais não gostarem dele.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
3 minutos atrás, André Filho disse:

Campeão ativo, salvando eventos em tempos de Pandemia é impossível Dana e os demais não gostarem dele.

e lutando pra cima. O Combo perfeito pro chefe amar

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, pipo disse:

e lutando pra cima. O Combo perfeito pro chefe amar

Acho bem legal ainda mais por ser brasileiro...mas o que o DJ apresentava dentro do octógono era/é pra poucos.

Pena ser pouco ativo pra defender o cinturão....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se sobressai muito mais pela vantagem física e o fato da categoria estar uma porcaria sem DJ e Cejudo

Editado por Lucas Timbó

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
4 hours ago, Lucas Timbó said:

Se sobressai muito mais pela vantagem física e o fato da categoria estar uma porcaria sem DJ e Cejudo

Não é bem por ai. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
8 horas atrás, Lucas Timbó disse:

Se sobressai muito mais pela vantagem física e o fato da categoria estar uma porcaria sem DJ e Cejudo

Eu não acho que ele tenha vantagem física, não.

Os caras da categoria são semelhantes a ele. A exceção é o Benavidez, que é mais miúdo, mas luta pra caramba.

Agirá, se você falar que ele tem mais punch que os outros, aí eu concordo. Mas isso não está relacionado a uma vantagem de lastro, tamanho, envergadura, etc.

O que eu vejo aí é um lutador completo. Bom na trocação, bom no chão, com punch e absorção de golpes.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
10 minutos atrás, junior-sjc disse:

Eu não acho que ele tenha vantagem física, não.

Os caras da categoria são semelhantes a ele. A exceção é o Benavidez, que é mais miúdo, mas luta pra caramba.

Agirá, se você falar que ele tem mais punch que os outros, aí eu concordo. Mas isso não está relacionado a uma vantagem de lastro, tamanho, envergadura, etc.

O que eu vejo aí é um lutador completo. Bom na trocação, bom no chão, com punch e absorção de golpes.

 

Ele é grande repara  a estrurura dele.

Muito  forte e tem força  e queixo acima.

Mas tem valências  tecnicas boas.

Mas vejo mais um lutador fisico do que técnico  apesar  de na divisão  tecnicamente  ele está  num patamar acima.

Tipo o Usman muito  forte

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, junior-sjc disse:

Eu não acho que ele tenha vantagem física, não.

Os caras da categoria são semelhantes a ele. A exceção é o Benavidez, que é mais miúdo, mas luta pra caramba.

Agirá, se você falar que ele tem mais punch que os outros, aí eu concordo. Mas isso não está relacionado a uma vantagem de lastro, tamanho, envergadura, etc.

O que eu vejo aí é um lutador completo. Bom na trocação, bom no chão, com punch e absorção de golpes.

 

X_____________

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, junior-sjc disse:

Eu não acho que ele tenha vantagem física, não.

Os caras da categoria são semelhantes a ele. A exceção é o Benavidez, que é mais miúdo, mas luta pra caramba.

Agirá, se você falar que ele tem mais punch que os outros, aí eu concordo. Mas isso não está relacionado a uma vantagem de lastro, tamanho, envergadura, etc.

O que eu vejo aí é um lutador completo. Bom na trocação, bom no chão, com punch e absorção de golpes.

 

Ele é claramente mais forte que basicamente todos ali, tem carcaça de galo mesmo

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, NEGO DÁGUA disse:

Ele é grande repara  a estrurura dele.

Muito  forte e tem força  e queixo acima.

Mas tem valências  tecnicas boas.

Mas vejo mais um lutador fisico do que técnico  apesar  de na divisão  tecnicamente  ele está  num patamar acima.

Tipo o Usman muito  forte

 

Exatamente, óbvio que o cara é bom pra caralho, mas tem uma bela vantagem nesse sentido

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso