Recommended Posts

19 minutos atrás, João P disse:

To quase nos 40 (36), comecei a treinar novo, com 12 anos (1996), então peguei esta parte boa da história. Hoje em dia a luta é hobby, de vez em quando ainda rola uns treinos mais duros sim, aqueles em que você sai com aquela sensação de ter esvaziado a mente. Apesar da dor física não tem nada que desestressa igual e isto não tem preço. Outra coisa muito forte que tínhamos na época era o lance do mestre, de não trocar de academia, existia um código de honra nesta relação. Eu a não ser nos momentos que morei fora sempre fui fiel e me recordo muito bem quando me mudei pra SP achei uma academia e mandei uma mensagem pedindo uma autorização do mestre, apesar de não ser mais competidor, atleta, nada. MuItos podem achar besteira, uma vez que você é cliente da academia mas estes eram os valores desta época e certo ou errado foi assim que eu aprendi.

Quanto ao Tyson e o Ali é aquilo...o Tyson é old school, veio desta relação de respeito com os que vieram antes (relação dele com o primeiro mestre dele, etc) e o que o Ali fez fora dos ringues foi algo muito grandioso, ele jamais se compararia, reduzindo a comparação apenas ao ringue.

Então você ainda é novinho, eu estou com 52. Desculpa ter incluído você comigo no rol da terceira idade! kkk!

Essa questão do respeito old school é bem por aí mesmo. A gente fechava com o mestre  e não trocava mesmo. Eu tive um problema com isso, porque fazia kickboxing e também queria treinar Jiu-jitsu. Meu mestre de kickboxing não se opunha e nesse ponto era um visionário, porque até incentivava e levava professores de outras modalidades para fazer intercâmbio conosco. Chegamos a treinar boxe com o Servílio de Oliveira. Mas o de Jiu-jitsu não gostava de jeito nenhum, me chamava de "creonte"  e tudo... só que nunca rejeitou o dinheiro das mensalidades! Mas como eu sempre considerei meu mestre de verdade o de kickboxing, então nem fiquei mal com isso.

Mas realmente nada se compara ao treino de luta para descarregar físico e mente.Essa sensação de vazio depois do treino que você comentou é maravilhosa.

Quanto ao Ali, concordo plenamente. A despeito de ser considerado o maior do boxe até hoje, foi ainda muito mais na vida pessoal, como homem. Nenhum atleta até hoje foi o que ele foi nesse ponto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, NEGO DÁGUA disse:

Iron Tyson  poderia vencer qualquer  ser humano  .

Perfeito  a sua visão,mestee tive discussão com uma galera do boxe treinadores  metendo  pau na luta  do Tyson  .

Eu disse vcs tem idade dele facam uma luta  e depois  falem  e detalhe adversário duro .

Calaram a boca todos falando a merda quw Popo  falou  de 10 segundos de vídeo. 

Popo  é  louco ele não  chega perto da unha do Tyson porra Werdum disse vc treme pertp do cara.

Rafael disse quando  ele aparece tudo  muda lutadores  de MMA  da kings ficam pequenos. 

O lutador de boxe  tem que ser excepcional para falar qualquer coisa do Tyson. Ou então sobe lá com ele, mesmo sendo novo e ele mais velho.

O Popó já te falei o que penso dele.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, masterblaster disse:

Então você ainda é novinho, eu estou com 52. Desculpa ter incluído você comigo no rol da terceira idade! kkk!

Essa questão do respeito old school é bem por aí mesmo. A gente fechava com o mestre  e não trocava mesmo. Eu tive um problema com isso, porque fazia kickboxing e também queria treinar Jiu-jitsu. Meu mestre de kickboxing não se opunha e nesse ponto era um visionário, porque até incentivava e levava professores de outras modalidades para fazer intercâmbio conosco. Chegamos a treinar boxe com o Servílio de Oliveira. Mas o de Jiu-jitsu não gostava de jeito nenhum, me chamava de "creonte"  e tudo... só que nunca rejeitou o dinheiro das mensalidades! Mas como eu sempre considerei meu mestre de verdade o de kickboxing, então nem fiquei mal com isso.

Mas realmente nada se compara ao treino de luta para descarregar físico e mente.Essa sensação de vazio depois do treino que você comentou é maravilhosa.

Quanto ao Ali, concordo plenamente. A despeito de ser considerado o maior do boxe até hoje, foi ainda muito mais na vida pessoal, como homem. Nenhum atleta até hoje foi o que ele foi nesse ponto.

Mestre sobre o treino de porrada sei lá vai coisa louca aabe aquele  treino que vc troca porrada feio e depois sair de boa aonde vc bate ou ate sobrevive bem e  c fala po que treino bom.

É  comparável a aquele sexo perfeito  ou aquela comisa maia gostosa pra mim.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
40 minutos atrás, NEGO DÁGUA disse:

Mestre sobre o treino de porrada sei lá vai coisa louca aabe aquele  treino que vc troca porrada feio e depois sair de boa aonde vc bate ou ate sobrevive bem e  c fala po que treino bom.

É  comparável a aquele sexo perfeito  ou aquela comisa maia gostosa pra mim.

É por aí mesmo. O treino, por incrível que pareça, te deixa muito feliz, porque libera adrenalina demais. E se você treina a vida toda, só isso já mostra o quanto você gosta dessa porradaria.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
8 horas atrás, masterblaster disse:

Esse é o espírito, Nego.

Quando você me vê ou @João P, o @Ominöser e tantos outros dinossauros que ainda treinam,  como esses com mais de 40 que você viu, é porque temos o espírito daquela época, de lutar somente pela vontade mesmo.

E você tem esse espírito, então dá para unir o útil ao agradável!

Grande mestre e amigo @masterblaster

Comecei no judô com 5 anos, com 8 fui pro Karatê, mas parei pq cortei 2 dedos da mão direita, quase perdi. Aí eu saía da aula e ia assistir ao treino e chorava.

Aí um dia fui alugar um filme de luta e a dona da locadora me disse "Você que gosta de luta, assista isso", era o UFC 01. Pirei e umas semanas depois teve Vale Tudo, com Rafael Cordeiro nocauteando 3 e Rei Zulu lutando contra Kunta Kintê. Falei pro meu pai "quero treinar nessa academia", era pertinho de casa hehehe. Eu tinha 13 pra 14 anos. Treinei um tempo depois parei pra estudar direito e trabalhar. Depois de alguns anos voltei a treinar várias artes marciais. 

Hoje, a grande diferença é que praticamente ninguém treina pela arte em si, querem perder banha, etc e até muitos que lutam pensam em dinheiro simplesmente. O UFC não tinha categoria de peso, mas ninguém afrouxava, os lutadores da época eram assim. Hoje, se o adversário pesa 1kg a mais a luta cai, tem chororô, etc.

A popularização das lutas trouxe muitas coisas coisas, claro, mas também "matou" muitas coisas da essência das artes marciais.

Editado por Ominöser

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
7 horas atrás, masterblaster disse:

Então você ainda é novinho, eu estou com 52. Desculpa ter incluído você comigo no rol da terceira idade! kkk!

Essa questão do respeito old school é bem por aí mesmo. A gente fechava com o mestre  e não trocava mesmo. Eu tive um problema com isso, porque fazia kickboxing e também queria treinar Jiu-jitsu. Meu mestre de kickboxing não se opunha e nesse ponto era um visionário, porque até incentivava e levava professores de outras modalidades para fazer intercâmbio conosco. Chegamos a treinar boxe com o Servílio de Oliveira. Mas o de Jiu-jitsu não gostava de jeito nenhum, me chamava de "creonte"  e tudo... só que nunca rejeitou o dinheiro das mensalidades! Mas como eu sempre considerei meu mestre de verdade o de kickboxing, então nem fiquei mal com isso.

Mas realmente nada se compara ao treino de luta para descarregar físico e mente.Essa sensação de vazio depois do treino que você comentou é maravilhosa.

Quanto ao Ali, concordo plenamente. A despeito de ser considerado o maior do boxe até hoje, foi ainda muito mais na vida pessoal, como homem. Nenhum atleta até hoje foi o que ele foi nesse ponto.

Opa, tranquilo...rsrsrs, naquela época Muay Thai (peguei ainda uma época que falava Boxe Tailandês e eu treinava de calça e faixa)  não tinha criança (nem mulher), tenho várias histórias engraçadas disto. Comecei a treinar Jiu Jitsu tbm, aí com 14 anos, já em Curitiba e nunca tive nenhum tipo de situação, de nenhuma das partes, igual à sua pq aqui em Curitiba já era mais comum este intercâmbio mas lembro que lá no Rio quem treinava Boxe Tailandês (pelo menos na Naja) treinava Luta Livre, acho que se alguém de lá aparecesse treinando Jiu Jitsu não ia ser nada bem recebido e vice versa. Olha que tô falando em 1996, 1997, 1998 e a invasão dos Gracie lá foi em 1982 que culminou com o vale tudo de 1984...rsrsrsrsrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
On 11/29/2020 at 11:35 PM, NEGO DÁGUA said:

Voltei  a treinar boxe eu ate hj não  sei como esses  cara equilibram  pq o nível  cai quando  vc não  ta ali repaginando pq se vc for pro kickboxing  querendo   lutar boxe vc se ferra uma hora ai  c aprende ,cotovelos,joelho  ,chute ssu boxe  já  cai é complicado 

Kelson mudou o boxe de Santa Catarina,Para tem muita  gente  boa e caras são  alem de técnico  racudos.

 

Entendo amigo, me desculpe pelo atraso na resposta. Hoje em dia parei um pouco no boxe e to treinando só Jiu-Jitsu.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
4 minutos atrás, oxeboxing disse:

Entendo amigo, me desculpe pelo atraso na resposta. Hoje em dia parei um pouco no boxe e to treinando só Jiu-Jitsu.

Normal  esse equilíbrio  é  complicado.

Tô  treinando  grapling  sub e partes da quedas 

Mas trocacao  é  uma paixão  ontem fiz sparring .

Uma coisa devo fazer o ferro o peso ta legal mas a composição  não  já  tive mesmo peso e cintura menor.

 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
20 horas atrás, João P disse:

To quase nos 40 (36), comecei a treinar novo, com 12 anos (1996), então peguei esta parte boa da história. Hoje em dia a luta é hobby, de vez em quando ainda rola uns treinos mais duros sim, aqueles em que você sai com aquela sensação de ter esvaziado a mente. Apesar da dor física não tem nada que desestressa igual e isto não tem preço. Outra coisa muito forte que tínhamos na época era o lance do mestre, de não trocar de academia, existia um código de honra nesta relação. Eu a não ser nos momentos que morei fora sempre fui fiel e me recordo muito bem quando me mudei pra SP achei uma academia e mandei uma mensagem pedindo uma autorização do mestre, apesar de não ser mais competidor, atleta, nada. MuItos podem achar besteira, uma vez que você é cliente da academia mas estes eram os valores desta época e certo ou errado foi assim que eu aprendi.

Quanto ao Tyson e o Ali é aquilo...o Tyson é old school, veio desta relação de respeito com os que vieram antes (relação dele com o primeiro mestre dele, etc) e o que o Ali fez fora dos ringues foi algo muito grandioso, ele jamais se compararia, reduzindo a comparação apenas ao ringue.

Com essa idade o mestre foi ma chute boxe lendaria com Wanderlei,Shogun no auge.

Em resumo no porta fechadas o teste da academia era o Dida  que deitou o Pedro  Rizzo  .

Em resumo o Dida vs o mestre master ....o Rafael  Cordeiro teve que chamar o Mister  Pride no auge e no finaldo treino Rudimar e Rafael o aplaudiam de pé. 

Se tem o Poatan hoje em dia o Master  e seu mestre cortaram o mato

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
On 11/30/2020 at 8:42 AM, masterblaster said:

Salve Nego, quanto tempo, tudo bem? Rapaz, me desculpe o sumiço, mas fiquei meio mal aqui (não foi Covid, mas uma virose muito forte) e agora estou 100%. Salve @oxeboxing e meu conterrâneo @Daniel Mendoza, como estão?

Puxa, vocês não deixaram nada que faltasse comentar sobre essa luta. Eu fiquei feliz demais vendo o Tyson se apresentar daquela forma, lembrando o Iron de antigamente. Veio mais preparado que nas suas últimas lutas. E ali nem deu para ver o quanto ele estava preparado, Aliviou nos golpes, nitidamente estava se segurando, bateu basicamente só na cintura e mesmo assim o oponente abriu o bico. Acho que se fosse nas regras reais, no máximo no segundo round ele nocautearia no Roy. Aliás, na forma em que estava, nocautearia muito pugilista da atualidade. Impecável na movimentação e timing.

E tem duas coisas que me chamaram a atenção.

Uma, primeiro vou passar uma idéia que tenho e depois comentar. Movimentação e deslocamento são coisas totalmente distintas. O pugilista jogar mais plantado ou ficar deslizando pelo ringue a torto e direito é movimentação, e desde que bem feita, cada uma serve de acordo com a propensão do atleta sem ser necessariamente melhor. O espectador é que acaba escolhendo qual enche mais seus olhos. Agora, deslocamento é que são elas. O passinho para o lado, o semicírculo com a perna de trás ( e às vezes com a da frente), o passo para frente na diagonal, com jogo de cabeça ou pêndulo... quem faz isso bem feitinho já tem mais de meio caminho andado. E o Tyson sempre fez com maestria, matando diferença de envergadura com habilidade ímpar. Isso estava lá. E o punch também estava, mas este não pudemos ver. Então um Tyson como não víamos há muito tempo mesmo foi o que tivemos o privilégio de assistir. Muito motivado.

E aí entra a outra coisa que me chamou atenção: a importância de um mestre como o Rafael Cordeiro.

O Tyson se perdeu demais depois da morte do Cus D'Amato. Um dos melhores treinadores de boxe, mas o que o tornava tão especial? Fazer o lutador se sentir acolhido, parte de uma família, jogar uma carga enorme de treino e responsabilidade em cima do atleta, motivando-o a, no ringue, ser mais do que às vezes era na vida pessoal. E como o Cordeiro trabalha? Exatamente da mesma forma! Quem treinou na CB sabe como ele e o Fedrigo tornavam aquilo uma casa e todos membros de uma grande família. Eu que fiquei pouco tempo por lá me senti assim. Você se sente acolhido, sente que alguém se importa com o que vai acontecer com você, sente confiança e também se sente cobrado demais, então acaba dando seu melhor. E foi assim que o Cordeiro trabalhou com o Tyson. Como o Cus faria. Aliás, Cordeiro ficou mais responsável pela preparação física do que pelo boxe em si. Mas a motivação é que foi o diferencial. Isso ficava nítido nos intervalos dos rounds, quando o Rafael falava com o Tyson. Falava macio, baixo, passava respeito. E ele sempre fez isso e funcionou, com Shogun, Wand,  Werdum, RDA  e todo mundo que treinou com ele. Até o iniciante que nunca tinha calçado uma luva era tratado com igual respeito por ele.

Então, esses pontos me chamaram muito a atenção e quis dividir aqui. 

Mas adorei ver o Tyson, deu baile em muita gente.

Agora oxeboxing, aquela luta do youtuber com o jogador de basquete realmente nem merece comentários. Luta de leigo. Não merecia ser o co-main event. As outras foram muito boas mesmo, mas na do Badou Jack achei uma disparidade técnica imensa entre ele e o adversário. Mas foi muito legal. Mas lutas de verdade foram as preliminares, né?

Prazer falar com vocês meus amigos, grande abraço!

Em tempo: quem viu pelo Canal Combate conseguiu ver a Ana Hissa passando vergonha, comentando a luta como se fosse de MMA: "Marquei 2 a 1"..., enquanto o Daniel Fucs, esse sim, convidado que entende muito e narra boxe há mais de 15 anos comentava: "ACHO que está 20 a 18...". Em um ponto lá para o final ela fala "o Roy está só agarrando, não está sendo o Roy que entrava e saía e se movimentava tão bem, não concorda, Fucs?", e ele responde: "Estou comentando isso desde o começo da transmissão!" KKKK! E o Rhodes é outra figura. Zoando o Fucs chamando ele de Cid Moreira estava engraçado pra caramba! 

Salve meu nobre e querido amigo. Faz tempo que não trocamos ideias e comentários aqui, estou bem, minha vida anda extremamente corrida, infelizmente não consigo parar por aqui pra ler os excelentes comentários dos amigos aqui.

Duas coisas sobre sua leitura, realmente essa questão da movimentação e deslocamento tem diferença e outra, Tyson tem muito mais recursos técnicos do que a galera pensa, se pegarmos as primeiras lutas profissionais do Tyson ele era um lutar mais de meia distância do que de curta, ele até fazia transições de destro pra canhoto no meio da luta, ele tem um ótimo nível de QI de luta, ele não é só pegada, brutalidade, explosão e nocaute, Tyson é muito bem treinado e é um cara muito inteligente lutando. O que travou o jogo dele foi ele ter rompido com Kevin Rooney, se ele continuasse com Kevin o máximo possível veríamos um Tyson muito diferente.

Essa questão psicológica do Cordeiro é real, ele sempre disse que trabalha muito o lado emocional e psicológico dos atletas um verdadeiro pai, e Cus além de ser um treinador incrível ele trabalhava muito essa parte emocional e psicológica, uma prova disso é que Teddy Atlas herdou toda essa filosofia do Cus. 

Rapaz as lutas preliminares mostraram um boxe que eu não via a muito tempo, foram guerras, por isso muitos conservadores do boxe tem olhado mais pro MMA poq atualmente no quesito de guerra no ring/8 só estamos vendo isso no MMA, o boxe ta ficando muito morno e chato e esse evento mostrou lutas de verdade com caras 'desconhecidos', o que pode dar um gás ao futuro do boxe, amo o MMA mas meu coração é do boxe, ainda tenho esperanças de ver esse esporte voltar a ser de grande nível novamente.

Sobre o canal combate abandonei por completo, só vejo transmissões da gringa, muito sofrível ouvir aquela galera.

Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
5 minutes ago, NEGO DÁGUA said:

Normal  esse equilíbrio  é  complicado.

Tô  treinando  grapling  sub e partes da quedas 

Mas trocacao  é  uma paixão  ontem fiz sparring .

Uma coisa devo fazer o ferro o peso ta legal mas a composição  não  já  tive mesmo peso e cintura menor.

 

 

 

Realmente rsrs
Meu coração é da trocação, do boxe, mas atualmente o Jiu-Jitsu tem me conquistado justamente por ser algo novo pra mim, queria treinar os dois mas por enquanto não dá, ai escolhi o BJJ, vou voltar pro boxe depois que me acostumar mais com o BJJ.

Estou fazendo um trabalho físico também, com trabalho de resistência, poq trabalhar com isometria é muito cansativo, peguei um baque muito grande quando fiz 5 rolas diretos, numa senti meu corpo tão destruído daquele jeito mas foi bom.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
8 minutos atrás, oxeboxing disse:

Realmente rsrs
Meu coração é da trocação, do boxe, mas atualmente o Jiu-Jitsu tem me conquistado justamente por ser algo novo pra mim, queria treinar os dois mas por enquanto não dá, ai escolhi o BJJ, vou voltar pro boxe depois que me acostumar mais com o BJJ.

Estou fazendo um trabalho físico também, com trabalho de resistência, poq trabalhar com isometria é muito cansativo, peguei um baque muito grande quando fiz 5 rolas diretos, numa senti meu corpo tão destruído daquele jeito mas foi bom.

Normal mesmo grappling  sendo novo não  me conquista tanto rsrs.

Mas é isso to treinando  ai vamos   er ate aonde vai eu tenho u.a teoria.

Cada coisa tem seu gás. 

Vc vai correr 10 quilômetros. 

Faz 3 rounds de sparring  é  diferente.

Vc treina muay ou kickboxing  é  diferente do boxe.

Vc treina  jiu jitsu  é  outro gás,wrestling  é  outro  gás. 

Corrida auxilia em tudo mas tem que ser um auxílio  .

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Just now, NEGO DÁGUA said:

Normal mesmo grappling  sendo novo não  me conquista tanto rsrs.

Mas é isso to treinando  ai vamos   er ate aonde vai eu tenho u.a teoria.

Cada coisa tem seu gás. 

Vc vai correr 10 quilômetros. 

Faz 3 rounds de sparring  é  diferente.

Vc treina muay ou kickboxing  é  diferente do boxe.

Vc treina  jiu jitsu  é  outro gás,wrestling  é  outro  gás. 

Corrida auxilia em tudo mas tem que ser um auxílio  .

 

Acho isso incrível. Tipo... eu fazia 4 rounds de sparring de boxe muito tranquilo. Fazia treinos de segunda à sexta sem me matar.
Corria 3x na semana de 10 à 20km.
Quando peguei meu primeiro treino no BJJ o baque foi bem grande, nunca tinha passado ou sentindo aquilo, meu gás simplesmente foi embora em 30 minutos, acho magnífico essa beleza nas artes marciais e esportes de combate, tudo tem sua técnica, seu gás como você falou, sua ciência, por isso amo fazer isso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
18 minutos atrás, oxeboxing disse:

Acho isso incrível. Tipo... eu fazia 4 rounds de sparring de boxe muito tranquilo. Fazia treinos de segunda à sexta sem me matar.
Corria 3x na semana de 10 à 20km.
Quando peguei meu primeiro treino no BJJ o baque foi bem grande, nunca tinha passado ou sentindo aquilo, meu gás simplesmente foi embora em 30 minutos, acho magnífico essa beleza nas artes marciais e esportes de combate, tudo tem sua técnica, seu gás como você falou, sua ciência, por isso amo fazer isso.

É  poucos conseguem  excelência vc fez jiu jitsu  agora né  afastado do boxe e bem msis pesado?

Mas mesmo assim sentiria em forma porem menos.

Eu e um amigo de fora que já  competiu  no wrestling  un grupo fechado  ta sendo kickboxing  ou boxe+ wrestling  ta um inferno rsrs.

Patrício  Pitbull  une bem tudo.

Na Bahia  antigamente  o Eder  Jones  fazia a junção  muito  boa mas faltou ir em alto nível  se testar comp Patrício foi.

Arte marcial  é  muito  empirismo  depois  vem a ciência  da fisiologia pq já  vi tanta coisa que me deixa de boca aberta

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
41 minutes ago, NEGO DÁGUA said:

É  poucos conseguem  excelência vc fez jiu jitsu  agora né  afastado do boxe e bem msis pesado?

Mas mesmo assim sentiria em forma porem menos.

Eu e um amigo de fora que já  competiu  no wrestling  un grupo fechado  ta sendo kickboxing  ou boxe+ wrestling  ta um inferno rsrs.

Patrício  Pitbull  une bem tudo.

Na Bahia  antigamente  o Eder  Jones  fazia a junção  muito  boa mas faltou ir em alto nível  se testar comp Patrício foi.

Arte marcial  é  muito  empirismo  depois  vem a ciência  da fisiologia pq já  vi tanta coisa que me deixa de boca aberta

Na verdade eu renovei meus equipamentos de boxe, importei algumas coisas e fui treinar com Reizinho (Elias), um dos melhores da Bahia, ele é muito bom, porém quando eu fui treinar estava com uma bermuda que uso no Jiu-Jitsu sem kimono, e tava escrito "Brasilian Jiu-Jitsu fighter", nesse dia Reizinho não estava e o cara que tava puxando treino me olhou meio estranho, os outros também começaram e me destratar... ai fiquei meio chateado e dei um tempo de treinar lá, pelo menos por enquanto.

Eu tinha kimono em casa desde o início do ano e só tinha feito poucas aulas, ai depois desse episódio eu fui pro tatame e acabei me envolvendo e estou nessa já vai fazer um mês.

Vou voltar pro boxe poq amo porém estou gostando também do Jiu-Jitsu, tem me conquistado.

Cara que inveja boa de você eu queria muito lutar Wrestling, não é pra qualquer um!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora