Entre para seguir isso  
JPHD

Primeiro Lutador de MMA diagnosticado com Encefalopatia traumática crô

Recommended Posts

Minotauro e Wandeco são os primeiros nomes q me vem a mente. Shogun tbm já levou uns 4 nocautes feios, mais aquela luta contra o Dan q foi desgastante...

Cigano é um q tem q se ligar muito nisso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O risco é inerente a todo todo esporte radical e de riscos. MMA não é bocha e nem xadrez.

Assim como, o cara que pratica Asa Delta está arriscado a cair, o cara do levantamento de peso a ter uma hérnia de disco, o que pratica tenis ficar "torto", o piloto de corrida a ter um acidente.

Com o MMA não é diferente.

Os riscos envolvem lesões cerebrais, fraturas diversas, tímpanos perfurados, contusões na medúla espinhal, deslocamento de retina, ligamentos rompidos, hérnias, choques linfáticos, entre outros potenciais riscos a saúde.

Infelizmente o MMA como esporte cobra um preço mais caro que os outros.

Mas como diria o mestre e filósofo Kleber Bam Bam:

- "Faz parte."

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tava pensando a mesma coisa esses dias depois da morte do menino que foi desafiado pelos amigos jogando no PC. Tem essa moda aí, eles chamam de choking game, e tem várias variações, mas todas envolvem a mesma coisa, privação de oxigênio. Tem morrido vários moleques mundo afora nessa onda.

Na verdade tem duas maneiras diferentes de apagar né. A que acontece no JJ/MMA é quando há o fechamento da artéria que vai para o cérebro, o lutador continuar com ar, mas o fechamento da circulação sanguínea no cérebro causa o desmaio. Nesse caso o risco de morte é quase zero, só se o árbitro for imbecil e deixar o cara apagado muito tempo.

Esse mlk que morreu provavelmente ficou sem oxigênio, o que é bem pior. No JJ e MMA é difícil acontecer esse tipo de desmaio já que o instinto natural é bater quando ficamos sem ar. E como esses mlks não devem ter técnica nenhuma, estão estrangulando e deixando os colegas sem ar, ai sim há risco de morte.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A questão é só que precisa os atletas terem mais conhecimento e exposição teórica aos riscos, para não pararem tarde demais, reconhecer certo sintomas e visitarem neurologistas... Acabar com aquela sensação de "Nunca vai acontecer comigo...", Wanderlei falou de certos sintomas ligados a concussão e que ele já teve todos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Detalhe: a decisão do Aldo ficou aparentemente mais vantajosa agora, hein? Novo e com grana...

Verdade.

O McGregor também já disse que quer fazer o máximo de dinheiro par aposentar cedo por conta disso.

Eu acho que é dada muita pouca importância pra essa questao da saúde neurológica soa atletas. E é algo de suma importância.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Excelente post!

Não tinha a mínima ideia que treinar com os protetores de cabeça acaba por ser mais prejudicial!

Excelente mesmo. Também não sabia.

Valeu! Treinava pesadão mesmo, já fui campeão brasileiro e pan americano pela WAKO, mas isso foi nos anos 90, hoje treino leve, que já estou com 48 anos!

Esse acidente, por incrível que pareça, foi num treino mesmo, a gente treinava pesado mesmo!

#respeito

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelas conquistas e pela história, masterblaster. Não atoa sempre faz ótimos comentários.

Valeu conterrâneo, muito obrigado! Mas é o que falei, já tem tempo e hoje é história! Aproveito para elogiar seus posts de boxe e trocacao, você tem um conhecimento enorme das técnicas! Mas gostei mesmo foi da alusão ao Sayonara de Juiz de Fora um tempo atrás... êita trem bao! Kkkk!

Abs!

Editado por masterblaster

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso tudo e vem um pessoal reclamar quando os lutadores querem ganhar mais dinheiro possível pra sair fora enquanto tao com saúde :foimau:

mcgregor_money_1_new.jpg

Se tivessem tão preocupados assim com a saúde e pensassem um pouquinho, nem começariam a lutar. Ou por acaso inventaram um aparelho que marca quantas pancadas o cara pode levar antes de ficar lesado? Quem luta, ou luta pq ama lutar e ta pouco se fudendo pra saúde e para uma eventual velhice, ou é cego pela ilusão de fazer fortuna rapidinho e depois cair fora ileso. Isso não existe...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu conterrâneo, muito obrigado! Mas é o que falei, já tem tempo e hoje é história! Aproveito para elogiar seus posts de boxe e trocacao, você tem um conhecimento enorme das técnicas! Mas gostei mesmo foi da alusão ao Sayonara de Juiz de Fora um tempo atrás... êita trem bao! Kkkk!

Abs!

Bondade sua, me sinto lisonjeado pelas palavras. Mas sempre estarei mto longe de ter o conhecimento de alguém com tanta experiência prática além de visão técnica e de luta.

Mas é nóis, tamo aí. Sayonara tá de parabéns mesmo, tem um tempo que não dou as cara por lá. Hahaha

E nossa história sempre fará parte de quem nós somos, a história sempre vive e viverá no presente.

Abs.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bondade sua, me sinto lisonjeado pelas palavras. Mas sempre estarei mto longe de ter o conhecimento de alguém com tanta experiência prática além de visão técnica e de luta.

Mas é nóis, tamo aí. Sayonara tá de parabéns mesmo, tem um tempo que não dou as cara por lá. Hahaha

E nossa história sempre fará parte de quem nós somos, a história sempre vive e viverá no presente.

Abs.

Obrigado Daniel, valeu mesmo! Mas há que se fazer justiça, seus posts de trocacao, principalmente sobre boxe, são os melhores que já li, superando em muito a grande maioria dos comentaristas esportivos televisivos e jornalísticos que vejo por aí. Percebe-se que você é estudioso e amante da nobre arte, conhecendo sua história e evolução (prova disso que citou que nos anos 50 um grupo de neurologistas tentou banir o boxe dos esportes), bem como grandes nomes da modalidade e técnicas adstritas. Esses posts agregam muito para quem gosta ou pratica artes marciais e são verdadeiras aulas para quem quer aprender. Está de parabéns!

Abs!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ótima análise feita pelo masterblaster ,parabéns pela sua história e conquistas .

Essas informações me fazem pensar que senhor que eu coloco na minha assinatura é ainda maior por estar com 80 anos e ter conseguido chegar até aqui com saúde ,tem sofrido com lapsos de memória nos últimos anos ,mas com certeza já poderia estar morto ou vegetando não fosse tão técnico e jamais ter que ouvir o juiz abrir a contagem protetora em toda a sua longa carreira .

Treinei boxe e praticava mtb downhill nos fins de semana tem uns quinze anos , um amigo da academia que também fazia o mesmo sofreu um nocaute no treino e passado quase um mês foi para um campeonato e "apagou" depois de descer uma escadaria ,por sorte sofreu apenas algumas escoriações , fez um eletro e foi constatado que ele tinha microlesões e por praticar um esporte de muito impacto isso poderia agravar ainda mais a situação .

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso