Entre para seguir isso  
JPHD

Primeiro Lutador de MMA diagnosticado com Encefalopatia traumática crô

Recommended Posts

Jordan Parsons, lutador do Bellator falecido recentemente é o primeiro competidor de MMA a ser publicamente diagnosticado com Encefalopatia traumática crônica (também conhecido como demência pugilistica de acordo com um artigo do Boston Globe.

Encefalopatia traumática crônica é uma doença cerebral crônica encontrada naqueles que sofreram golpes severos e repetidos na cabeça. ETC só pode ser diagnosticada através do exame direto de tecidos post mortem.

Quem diagnosticou ele foi Dr. Bennet Omalu, o mesmo médico cujo trabalho mostrou os danos cerebrais causados nos atletas da Liga de futebol Americano (NFL) que inspirou aquele filme com Will Smith.

No caso da NFL esse escândalo culminou com um processo de $ 1 bilhão de dólares.

Pra quem não se lembra, Parson veio a óbito através de um atropelamento na Flórida. A sua autópsia foi realizada pela

Dra. Julia K. Kofler, uma neuropatologista da University of Pittsburgh Medical Center Presbyterian. A faculdade é associada com a fundação de Omalu e ele deu suporte as conclusões de Kofler.

"Como cientista, médico, e pessoa de fé, eu imploro a todos envolvidos com esses esportes que se juntem e identifiquem os problemas e encontrem soluções", disse Omalu.

Omalu disse que é impossível que a Encefalopatia traumática crônica tenha sido causada pelo acidente que levou a morte de Parsons, já que ela é uma doença crônica que se desenvolve através do tempo.

Fonte: http://www.mmafighting.com/2016/10/20/13355176/report-jordan-parsons-the-first-mma-fighter-to-be-diagnosed-with-cte

Só postei esse artigo pra essa galerinha daqui do fórum que vive dizendo que o atleta de MMA médio ganha bem. Nos outros esportes que o artigo referencia, pelo menos os caras ganham o suficiente pra fazer um pé de meia e, minimamente, deixar a família confortável (sem contar aqueles q cagam o dinheiro todo em trinta ferraris, 5 mansões, tigres brancos e o escambal).

Com esse tipo de notícia fica cada vez mais importante a criação de um sindicato de atletas.

Editado por JPHD

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu tenho muito preocupação com muitos atletas do tipo porradeiro, principalmente de escolas chute boxe da vida. Pessoal acha bonito trocação franca, apanhar muito, e que treino bom é o que tem porradaria. Esquecem das potenciais sequelas neurológicas disso. Que o cérebro não foi feito pra ficar tomando porrada.

No boxe já existe uma preocupação com traumas há muito tempo, o que ameniza, no MMA essa preocupação é muito recente. Antigamente era tudo muito precário, eu realmente me preocupo com uma galera aí da velha geração.

E com muitos atletas profissionais que nao tem destaque mas que tem treino nessa lógica espartana de porradaria estancando sempre.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Detalhe que o Parsons tinha só 5 anos de carreira com 13 lutas e 1 KO que ele sofreu.

Daí cê imagina como n tá o cérebro de um Wand e de um Ninja da vida.

Ou pior de um Maldonado que não fez nem grana pra se aposenta

Foda mano! PQP!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Foda. Tem que se cuidar. Se preservar. Não tem jeito.

Aproveitar o momento, fazer o máximo de $$ e se aposentar saudável podendo conversar com sua filha sem parecer um senhor de 90 anos de idade.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vi esses dias o filme "Um homem entre gigantes" (ou algo assim) sobre esse Dr. Omalu versus a NFL. Bem interessante e preocupante.

Muito do que é mostrado ali pode ser utilizado para se fazer uma reflexão sobre o MMA, que ainda é um esporte muito novo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso tudo e vem um pessoal reclamar quando os lutadores querem ganhar mais dinheiro possível pra sair fora enquanto tao com saúde :foimau:

mcgregor_money_1_new.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vi esses dias o filme "Um homem entre gigantes" (ou algo assim) sobre esse Dr. Omalu versus a NFL. Bem interessante e preocupante.

Muito do que é mostrado ali pode ser utilizado para se fazer uma reflexão sobre o MMA, que ainda é um esporte muito novo.

Cheguei a começar a ver, com o Will Smith né? Parece ser bom.

Eu só acho que cada um escolhe o que quer da sua vida. Lutador de MMA já Sabe que corre riscos de vida, o cara que voa de asa delta também... Quem usa drogas também sabe dos males que causam, cigarro idem...

Boxe dizem ser pior que MMA e já é um esporte com cerca de 200 anos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cheguei a começar a ver, com o Will Smith né? Parece ser bom.

Eu só acho que cada um escolhe o que quer da sua vida. Lutador de MMA já Sabe que corre riscos de vida, o cara que voa de asa delta também... Quem usa drogas também sabe dos males que causam, cigarro idem...

Boxe dizem ser pior que MMA e já é um esporte com cerca de 200 anos.

Esse mesmo. Vale a pena assistir! A discussão do filme basicamente se dá exatamente neste âmbito que você mencionou: mostrar a todos os riscos envolvidos no esporte para cada um fazer sua escolha.

A área de impacto da luva de boxe é maior né, assim como a incidência de golpes na cabeça. Por outro lado, a luva de MMA é menor, e, consequentemente, imagino que acaba gerando um impacto mais traumático. Seria interessante que alguém que tenha conhecimento na área explanasse mais sobre esse assunto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Detalhe que o Parsons tinha só 5 anos de carreira com 13 lutas e 1 KO que ele sofreu.

Daí cê imagina como n tá o cérebro de um Wand e de um Ninja da vida.

Ou pior de um Maldonado que não fez nem grana pra se aposenta

Foda mano! PQP!

Não conheço esse camarada e nao sei como eram as lutas dele. Se ele era tipo um "Rocky Balboa" da vida.

Mas acho que os principais traumas ocorrem nos treinos, é um acumulo do 'dia-a-dia', não é nem nas lutas, eu acho. Mas que óbvio que potencializam. Pq esse problema é resultado de múltiplas concussões leves, moderados e graves, que vão acumulando mudando uns trem no cérebro e no seu entorno, aí ele começa a se degenerar.

Enfim, essa parada é muito foda mesmo. Mto tenso. Espero que ngm tenha nem dos BR e nem de lugar nenhum, mas infelizmente a tendência nao é essa. Alguns tem mais propensão que outros, e enfim. Foda. Muito foda. Eu fico muito mexido e sentido com essas paradas.

Boxe, principalmente, nao é nada saudável de praticar muitos anos. Existem campanhas de neurologistas desde os anos 50 para proibir boxe como esporte. Mesmo amadores podem desenvolver essas paradas. Foda. Nao adianta, o cérebro não foi feito pra isso. O grappling tem esse risco bem reduzido por não ter golpes de impacto, referente a esse tipo de problema, pelo menos.

Editado por Daniel Mendoza

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Detalhe que o Parsons tinha só 5 anos de carreira com 13 lutas e 1 KO que ele sofreu.

A gente nunca sabe a carga de treinos dessa galera. Imagino que o dano nos sparrings é pior do que na luta pela frequência... mas óbvio que pode acontecer de isso ser fruto só de uma mão mesmo, nunca se sabe.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse mesmo. Vale a pena assistir! A discussão do filme basicamente se dá exatamente neste âmbito que você mencionou: mostrar a todos os riscos envolvidos no esporte para cada um fazer sua escolha.

A área de impacto da luva de boxe é maior né, assim como a incidência de golpes na cabeça. Por outro lado, a luva de MMA é menor, e, consequentemente, imagino que acaba gerando um impacto mais traumático. Seria interessante que alguém que tenha conhecimento na área explanasse mais sobre esse assunto.

Mais ou menos por aí. Como a luva de boxe é maior, ela dissipa mais a força, mas em contrapartida, por ser mais acolchoada, acaba que o indivíduo leva uma quantidade bem maior de golpes, sendo que essa quantidade, ao longo do tempo, acaba causando danos neurológicos. Já a luva de MMA, super compacta, permite que o golpe entre seco e com mais potência, levando ao nocaute bem mais rápido. Considerando que a quantidade de golpes sofridos ao longo do tempo acarreta esse problema, acaba que a própria luva de boxe torna-se mais nociva que a de MMA. Inclusive já foi provado que os protetores de cabeça usados nos treinos são mais perigosos para o cérebro do que o treino sem eles, porque reverberam, dissipando o impacto do golpe ao redor do crânio e atingindo mais neurônios. Sem contar que no boxe a cabeça e alvo de golpes contundentes praticamente full time, ao passo que o MMA busca também as finalizações e outras formas de combate, aliviando um pouco nesse pormenor.

Mas o MMA é muito mais recente que o boxe. e seus efeitos danosos no corpo ainda vão demorar um bocado para aparecer.

Confesso que sempre gostei de treinar como se estivesse lutando, trocando porrada mesmo, até porque no meu tempo não era muito comum outro tipo de treino, mas hoje em dia admito que treinar assim é uma desnecessidade.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Detalhe: a decisão do Aldo ficou aparentemente mais vantajosa agora, hein? Novo e com grana...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso