Gustavowww

Gracie Barra e Gracie Elite Team

Recommended Posts

Eu comecei a dar aulas para crianças na GB de Curitiba faz um ano e meio o material didático que eles disponibilizam para auxiliar os professores é animal, eu

nunca vi igual, alem de já ter uma estrutura de aula pronta para o professor ela tenta seguir um modelo pedagógico para o ensino do Jiu Jitsu para crianças.

como sou do Judô,da Educação Física o processo pedagógico de ensino é muito importante pra mim e serve de base para o aprendizado da criançada.

realmente e muito bom..... e fantastico

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

e sobre o fato de ir ganhando graus/faixas pelo número de aulas que participam, o que acham?

Isso só existe para ganho de graus, o que é só uma simbologia motivadora para o aluno comum. Um feedback para o aluno saber que teoricamente ele esta apto, porem a mudança de faixa é no metodo tradicional, ou seja, avaliação e performance nos treinos. Professor que não faz isso, esta desalinhado com o sistema e precisa de uma reciclagem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso só existe para ganho de graus, o que é só uma simbologia motivadora para o aluno comum. Um feedback para o aluno saber que teoricamente ele esta apto, porem a mudança de faixa é no metodo tradicional, ou seja, avaliação e performance nos treinos. Professor que não faz isso, esta desalinhado com o sistema e precisa de uma reciclagem.

lá na academia rola muito isso, nego acha que só pq ta treinando vai graduar. "Já deu meu tempo na faixa, meu cartao tem x meses de presença" aí o mestre sempre tem que explicar isso que o bm8 falou. Eu sempre respondo a mesma coisa, "pede pro cartao te graduar entao".

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso só existe para ganho de graus, o que é só uma simbologia motivadora para o aluno comum. Um feedback para o aluno saber que teoricamente ele esta apto, porem a mudança de faixa é no metodo tradicional, ou seja, avaliação e performance nos treinos. Professor que não faz isso, esta desalinhado com o sistema e precisa de uma reciclagem.

_______________________________________________________________________________________________________________

Por isso que eu defendo o exame de faixa.

Com a criançada que eu dou aula eu divido o exame em 4 partes:

1- Avaliação nos treinos

2- Teoria

3- técnica

4- Assiduidade.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

_______________________________________________________________________________________________________________

Por isso que eu defendo o exame de faixa.

Com a criançada que eu dou aula eu divido o exame em 4 partes:

1- Avaliação nos treinos

2- Teoria

3- técnica

4- Assiduidade.

Para criança acho de fato interessante. Mas para adulto acho algo muito robótico, acho que o desempenho da performance nos treinos uma avaliação melhor, pois simula combates e molda o aluno. Respeitando é claro o objetivo de cada aluno, conversando e passando os feedbacks.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

_______________________________________________________________________________________________________________

Por isso que eu defendo o exame de faixa.

Com a criançada que eu dou aula eu divido o exame em 4 partes:

1- Avaliação nos treinos

2- Teoria

3- técnica

4- Assiduidade.

Acho os exames de faixa bem bacanas, sobretudo para a criançada, mesmo para os adultos funciona bem, mas...

Mas no Jiu Jitsu o ato do professor dar a faixa é uma coisa muito forte, e tem uma simbologia que diferencia a Arte Suave da maioria das outras artes marciais.

No Kyokushin tem o teste das 100 lutas, acho que no Jiu Jitsu deveríamos ter algo do tipo...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho os exames de faixa bem bacanas, sobretudo para a criançada, mesmo para os adultos funciona bem, mas...

Mas no Jiu Jitsu o ato do professor dar a faixa é uma coisa muito forte, e tem uma simbologia que diferencia a Arte Suave da maioria das outras artes marciais.

No Kyokushin tem o teste das 100 lutas, acho que no Jiu Jitsu deveríamos ter algo do tipo...

Oq seria esse teste aí irmão?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse tópico responde muita coisa.

Valeu Saulo.

Dê uma olhada aí Naja, vale a pena.

http://www.kyokushin-brasil.com.br/

http://www.kyokushin.com.br/

A academia da Liberdade, em São Paulo é uma das mais legais que conheci, isso falando de todas as artes marciais, ela produziu muitos campeões, é incrível!

Editado por Sr Machado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho os exames de faixa bem bacanas, sobretudo para a criançada, mesmo para os adultos funciona bem, mas...

Mas no Jiu Jitsu o ato do professor dar a faixa é uma coisa muito forte, e tem uma simbologia que diferencia a Arte Suave da maioria das outras artes marciais.

No Kyokushin tem o teste das 100 lutas, acho que no Jiu Jitsu deveríamos ter algo do tipo...

_______________________________________________________________________________________________

Mas a entrega da faixa existe tambem após o exame e é um cerimonial legal cheio de simbologia tambem , tipo seu professor ser o primeiro a amarrar a sua faixa.

Eu quando vou entregar o resultado dos exames corrigidos explico qual foi a maior dificuldade do aluno ,se teve maior dificuldade em determinada posição ou a

necessidade de lutar mais de esquerda ou fazer mais passagens pela esquerda e outras correções que o aluno ja tenta corrigir nas proximas aulas.

Culturalmente falando não existe exame de faixa no Jiu, a galera Old School não gosta, mas nos dias de hoje até acho uma necessidade.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para criança acho de fato interessante. Mas para adulto acho algo muito robótico, acho que o desempenho da performance nos treinos uma avaliação melhor, pois simula combates e molda o aluno. Respeitando é claro o objetivo de cada aluno, conversando e passando os feedbacks.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

Mas é esse o problema BM8 hoje vc tem um senhor de 48 anos que começa a treinar você vai avaliar sua performance no treino pra gradua-lo ?

antigamente só se criava nos tatames os PIT BULLS , hoje em dia mudou tudo temos familias treinando juntos pai,mãe e filhos treinando.

na minha opinião o exame de faixa faz com que o aluno estude o Jiu-Jitsu compreenda melhor as alavancas,as mecanicas do movimento.

É como eu digo você deve treinar Jiu-Jitsu mas deve estuda-lo tambem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

Mas é esse o problema BM8 hoje vc tem um senhor de 48 anos que começa a treinar você vai avaliar sua performance no treino pra gradua-lo ?

antigamente só se criava nos tatames os PIT BULLS , hoje em dia mudou tudo temos familias treinando juntos pai,mãe e filhos treinando.

na minha opinião o exame de faixa faz com que o aluno estude o Jiu-Jitsu compreenda melhor as alavancas,as mecanicas do movimento.

É como eu digo você deve treinar Jiu-Jitsu mas deve estuda-lo tambem.

Sim, claro. Mas da para avaliar, adaptando os abjetivos de cada um. Avaliação não é só para saber quem ta pegando quem, e sim como ele se comporta nos rolas, observar as ajudas que o cara da para os menos graduados e outras demais atitudes. Exame acho muito decoreba, e os mais "espertos" irão se apoiar nesse sistema, de exames, e ficarão cobrando depois.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Com relação a essa discussão de exame de faixa ou avaliação nos treinos, tem que haver um meio termo, ao meu ver. Onde treino, há exame de grau e faixa, mas só vai para o exame quem for indicado pelo professor, que vem analisando e avaliando cada um de nós ao longo do ano. Ele só indica pro exame quem ele sabe que já está apto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O teste de 100 lutas do kyokushin veio justamente do Judo, que por sua vez foi revivido pelo mestre Kano de um teste de kendo.

Não tem muito a ver com faixas, mas o mérito é muito grande e admirável.

Sem querer denegrir em nada, mas no teste o candidato luta também contra faixas marrom e até verde com muito pouca experiência, pois no Japão se pega a preta bem rápido, e no Kyokyshin karate em 3 anos de treino. Mesmo os pretas lá tem nível bem mais baixo que o de um faixa preta profissional da Kyokushin Liberdade, respeitada como um dos dojo mais forte do estilo no mundo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora