masterblaster

Admin
  • Total de itens

    5,411
  • Registro em

  • Última visita

Posts postados por masterblaster


  1. 1 hora atrás, Ultimate Fighter disse:

    Um cara que parecia não ser tão completo quanto o kerr no grappling por não saber tanto Jiu-jitsu mas que era muito mais lutador é o Mark Coleman.

    O Coleman diferente do kerr, tinha mais sangue no olho, quando não conseguia se sobressair na força fisica  não se entregava,  ele dava aquela cansada, respirava pela boca mas só saia apagado, um dos poucos que o fizeram dar os três tapinhas no auge foram Fedor e Minotauro.

    Eu acho que se o Kerr tivesse pego algumas lutas naquela época já teria tido algumas derrotas.

    Em uma hipotética luta Coleman vs Kerr, acho que o Coleman venceria, tinham força fisica similar mas a raça do Coleman era maior.

    Dom Frye, se oferecesse a resistência que ele ofereceu contra  Coleman no UFC 11 já deixaria o kerr frustrado, o Dom Frye apesar de mais leve, enquanto tinha gás já tinha força pra frear algumas entradas de quedas do Coleman  se ele tivesse um bom Jiu-jitsu defensivo o Coleman ia apanhar, com o kerr seria divertido ver a porradaria.

    Outro que acredito que surpreenderia contra o kerr no auge era o Randy Couture, esse já "velhinho" tirou até o Brock Lesnar do chão, que pesava 130kg, o kerr com 115kg não teria uma vida fácil.

    Vitor belfort, sem a Marinara, confiante, com Carlão, Zé Mário, Carlson e Wallid gritando feito loucos no corner poderia surpreender, tinha um bom sprawll e suas mãos rápidas  encomodariam bastante  o kerr.

     

    Concordo com tudo em seus dois posts. Gurgel era muito cascudo, aguentava muito e tinha um preparo físico incomum.

    O Kerr era um monstro de forte, mas realmente o coração do Coleman sempre foi espetacular, e isso é do caráter dele, vide esse incêndio que ele foi salvar os pais e p cachorro a qualquer custo. Não desistia nunca e teria muita chance contra o Kerr. Outro que acho que venceria o Kerr até mais rápido seria o Fedor. Tinha um ótimo chão e a blitz absurda. Não ia permitir a aproximação impune do americano. Assim como o Igor Vouvchanchyn também não deixou. Aliás esse era outro anormal.

    Tambem curto lutas sem limite de peso. Aquela do Wand contra o Hunt por exemplo foi sensacional. 


  2. Em 4/24/2024 at 5:54 PM, Hags disse:

    Achei a resposta do Poatan bem McGregorzada e fraca. Podia ter tido sacadas bem mais inteligentes.

    Sobre a comparação do Weidman entre Poatan e Askren, eu não vejo essa unidimensionalidade do brasileiro não. Ele já soube defender inúmeras tentativas de quedas, já foi pro chão, não se afobou e se reergueu.

    Agora, como disse em outro tópico, sim, o UFC tem trabalhado bem sua carreira e evitado wrestlers gabaritados.

    Ademais, a comparação do Weidman é idiota porque o Askren foi escorraçado do UFC, enquanto o brasileiro já é campeão de duas categorias, tendo vencido 5 (?) ex-campeões.

    Perfeito.


  3. 13 horas atrás, bigby disse:

    é aquela coisa, o Lyoto é realmente mais adaptado porém o jogo dele foi muito mapeado e o luke tem mais potência... agora o luke tem se apresentado com gás negativo porém tv esta sem ritmo, então vai saber...

    Verdade. Estamos comentando sobre atletas que já estão em declínio. Então creio que quem perdeu menos valências do jogo vai sobressair. O perigo para o Lyoto é perder velocidade e timing. Isso seria fatal no jogo dele. Já o Luke complica se perder o condicionamento porque depende da pujança física.

    É isso bigby, vamos aguardar pra ver!


  4. 40 minutos atrás, Ultimate Fighter disse:

    O Royce do UFC era um, o que negociou pra lutar com o kerr era outro, o do UFC pesava uns 78/79kg, o do Pride já tinha 85/87kg, quase o mesmo peso do Gurgel(87kg) quando este pegou o kerr, então considerando a dificuldade que o kerr teve pra ganhar do Gurgel, por interrupção médica, e o fato de que no Vale tudo o Royce era melhor que o Gurgel em termos gerais, acredito que seria uma luta igualmente longa contra o kerr, não seria barbada pro grandão.

    Vale lembrar que no Pride GP 2000, Royce e Sakuraba, ambos com 85kg, se inscreveram pra lutar correndo o risco de enfrentar, gigantes como Mark Coleman, Fujita, Mark Kerr, Ken Shamrock e outras aberrações "genético-farmacologicas"

    O Sakuraba inclusive após sair de uma luta de mais de 1 hora contra o Royce, mal descansou e já encarou o Vovchanchin, e surpreendentemente levou vantagem no primeiro round. Então não dá pra subestimar a capacidade dos "levinhos"(Royce/Saku) contra os gigantes.

    Claro que luta é luta, existe o fator casamento que favorece um ou estilo outro de lutas, mas eu não cravo vitória certa do kerr sobre o Royce e nem sobre o Sakuraba.

    O estilo do kerr e Coleman era ficar na guarda batendo, não eram caras excedentes em pé, lembro do próprio Coleman penando pra vencer um japonês relativamente pequeno, tanto em altura quanto em peso, o Akira Shoji (1.72m e 90kg)

    E um cara que gostava e tinha fôlego pra cozinhar na guarda se defendendo bem era o Royce.

    Com certeza. Só acho, pelo que vi dos dois, o Gurgel muito mais apto a sobreviver  por um tempo maior contra o Kerr do que o Royce. De 79 kg para 87 não vejo uma diferença tão absurda que influenciaria no rendimento. E Gurgel era muito, mas muito resistente. Mas é só opinião pessoal, claro.


  5. 1 hora atrás, Luiz Melo disse:

    Será, cara ? Sei lá... Acho o Lyoto meio lento e sem explosão-  além de n ter "aquele" punch bruto.

    Posso estar viajando, mas tenho essa impressão. Qd desceu pra os médios, por ex...    mesmo tendo disputado cinturão- era uma luta pra ele acertar um jab...

    E olha como as coisas são estranhas: um cara como o Strikland- lento se movimentando, todo duro e travado, quadril duro  e com envergadura n tão grande-  acerta coisa de 10 20 jabs por round. O doidão tem um volume de socos e uma taxa de acerto que  Lyoto, Adesanya e  Aderson nunca tiveram... Certo que o Lyoto adotava outra abordagem- n  era próprio do estilo dele ter mãos muito ativas- mas  mesmo assim, sempre achei que ele penava muito pra acertar um soco- mais que o normal.  Então, é isso, mesmo tendo sido sendo dono de uma movimentação espetacular, sempre tive a impressão de que ele era lento. Acho que todo o entorno- movimentação, fintas, n só faziam parte do estilo- mas tentavam disfarçar essa carência. Ele tentava compensava essa falta com algo. Na verdade, é o que resta qd o cara n tem muito punch e as mão n são explosives- vide  Dominick Cruz. 

    A análise está perfeita, meu amigo. O Strickland acerta tanto porque, mais do que encaixar o golpe, consegue colocar o oponente onde quer para lançar o torpedo, conduz a movimentação daquele. Fez isso até com o Adesanya, o que denota uma inteligência do jogo incomum.

    O Lyoto sempre teve no shotokan o carro chefe, e praticamente toda a movimentação é baseada no contra ataque, pode notar que a maioria dos seus chutes e socos atingiram os oponentes no avanço destes. Isso tira um pouco a necessidade dele ter punch, porque lançar o movimento enquanto o oponente avança na direção do golpe já aumenta muito a potência deste, criando um tipo de punch estratégico ou mesmo funcional, se posso dizer assim. Por outro lado, a precisão tem que estar em dia, e essa é inerente a seu jogo. A velocidade tem que estar muito em dia também, mas essa depende mais de seu condicionamento. E aí ele estar lento pode complicar mesmo.

    De toda sorte, acho que ele vai estar mais em casa e à vontade desenvolvendo seu jogo natural porque o Karate Combat favorece demais os strikers e as regras de golpes válidos ajudam muito na modalidade em que ele é especialista. Mas é só opinião, isso pode não ter nenhuma validade. Toda ideia bem apresentada é válida e pode ser o que vai aparecer no final das contas. 


    Em tempo, tem um colega aqui que está sumido e faz uma falta danada, o @MV8 . Esse é especialista em karatê e pode opinar com muita propriedade.


  6. 1 hora atrás, NEGO DÁGUA disse:

    No livro do Rickson  , ele mesmo mantendo sua áurea de imbatível, ele fala que o Kerr o assustou quando  viu sua luta com o Gurgel, pq foi nitidamente  wrestling  vs jiu jitsu.

    E  ele falou que nunca viu uma lutador  daquele porte físico assustado,habilidoso  e rápido. 

    E sim o Ruas não  venceria o Kerr, apesar de nos treinos o Ruas levar  vantagem, todos dizem  que o Ker se preservava na academia  e na luta virava um monstro 

    O Kerr era muito bruto e sabia bater. Foi preciso um Igor igualmente bruto para dar uma freada nele. E aquela foi uma apresentação de gala.


  7. 20 minutos atrás, NOCAUTE! disse:

    A luta que quase saiu, foi o Royce x o Kerr no pride. Chegaram até a assinar contrato. Foi capa de todo lugar. O Royce saiu da luta pq em tese lesou a coluna.

    kerr virava um animal só na hora da luta, acho que rolava um pó pra dar aquele UP na hora H.

    ele foi o primeiro que vi, sair da guarda para bater. E voltava pra guarda, pq achava confortável bater da guarda.

    outra, será que era gay mesmo ele?

    Royce fez muito bem em sair, ali não dava para ele de jeito nenhum. Já passou aperto contra o Kimo, imagina com o Kerr cheirando a enxofre.

    Muito se falava dele ser gay, mas vi no documentário ele com a esposa. Uma coisa não exclui a outra, claro. Mas acho que isso nunca foi confirmado.


  8. Kerr era assustador. Aquela época só tinha Titãs lutando e ele se destacava entre eles. Deu ruim contra outro monstro, o Vouvchanchyn.

    Como o @PREDADOR DO NORTE falou, não saiu a luta contra o Ruas, e acho que foi bom para o brasileiro, não creio que derrotasse o Kerr.  
    Apesar de épocas um pouco diferentes, gostaria de tê-lo visto contra o Fedor. Mas na época deste já estava em declínio, lembro de uma luta onde ele se auto nocauteou, derrubando o oponente e metendo a cara no chão no processo.

    O primeiro filme foi excelente, torço para que a atualização mantenha a veracidade.


  9. Em 4/22/2024 at 7:39 AM, Rucci disse:

    Eu sempre tive uma teoria do porquê de algumas disciplinas terem certas vantagens no UFC.
    1- Regras favoráveis. Se tu pega o wrestling, por exemplo. Se um cara escolhe se aproximar de você em 3 apoios, você como striker não pode chutá-lo na cabeça, o que seria a opção mais lógica. Se você é encurralado contra a grade, o wrestler pode usar a grade ofensivamente, mas você não pode segurá-la para evitar uma queda. Se está de costas para o chão fazendo guarda não pode pedalar etc.

    2- A maioria dos lutadores tentará se defender das quedas do wrestling com técnicas que todo wrestler já conhece muito melhor e obviamente irá fazer melhor uso em um embate técnico. Me lembro por exemplo das cotoveladas do Travis Browne usadas como defesa contra tentativas de queda na grade. Efetivo porque foge ao que esses caras estão acostumados a ser utilizado como defesa. Um striker dificilmente irá superar um wrestler de origem quando o assunto for wrestling. A alternativa é criar táticas de evasão que deem ênfase em aplicar dano utilizando ângulos e movimentação.

    Esse ponto que você chamou a atenção é muito importante. No Pride, que não tinha essas regras protetivas , os strikers se davam muito melhor. Vide Wand (essencialmente striker), Cro Cop, Vouvchanchyn, Hunt, Kharitonov. Todos com resultados expressivos. Já o UFC, criado por grapplers na terra dos wrestlers, embora inicialmente com regras muito liberais, acabou adotando regulamentos que favoreceram grapplers sob o fundamento de preservar a saúde dos atletas e tornar o evento mais palatável ao grande público.  Daí custou para um stricker se destacar, lembro que fizemos festa na academia quando o Maurice Smith derrotou o Coleman. Depôs tivemos bons lutadores predominante strikers também, mas unidimensionais foram bem poucos. Pela maneira de lutar poderia enquadrar o AS e o Miocic aí, mas puros mesmo me lembro agora do Adesanya e Poatan. E esse último assombra ainda mais pelo que está fazendo nesse terreno que tanto favorece os grapplers. Por isso eles ficam tão embasbacados.


  10. 1 hora atrás, Rucci disse:

    Essa galera tá num mix de incredulidade e, nunca achei que eu diria isso mas, inveja. Cormier andou falando muita merda depois da luta, coisas como "Jamahal perdeu o foco por causa da interrupção e Alex se aproveitou dela para nocautear", como se o cara que foi vítima do golpe baixo tivesse feito algo ilegal em acenar ao árbitro que estava bem. Chael chegou a inventar uma suposta olhada para o lado do Hill que nunca existiu para tentar forçar essa narrativa estapafúrdia.
    O Anthony Smith então, esse é o pior. O cara que literalmente congelou na luta contra o Jones e não fez absolutamente nada, fica desdenhando dos feitos do Poatan como se fossem obra do acaso.
    Numa boa, imagino o que não deve passar na cabeça desses caras vendo um sujeito que teve uma ascensão meteórica como a do Alex sair colecionando cinturões em duas das categorias mais icônicas do UFC e em vias de tentar a sorte numa terceira e fazer história, utilizando basicamente a luta em pé.
    Deve mesmo ser muito frustrante.

    Rucci, sua análise está perfeita. Como você disse, o Smith congelou na frente do Jones. O Sonnen desperdiçou a chance da vida dele nos segundos finais contra um Anderson Silva lesionado, que na revanche mostrou a diferença abissal entre os dois. E o Cormier carregando a frustração de nunca sequer ter chegado perto de vencer o Jon Jones. Esse é o nível dos detratores do Poatan. É muito despeito enrustido.


  11. 13 horas atrás, João P disse:

    A recíproca é 100% verdadeira. Muito bem! Obrigado pela lembrança! Vamos retomar o assunto técnico do Poatan. O que você acha que ele deveria fazer pra refinar ainda mais a trocacao dele? Que tipo de treino vc acha que acrescentaria pra ele? Eu acho que, fora de camping, ele poderia retornar pra Tailândia (ele foi inclusive recentemente)...pegar umas manhas de cotovelo e clinch...seria uma cereja no bolo pra ele. Wrestling, Judo, Sambo pra defesa de queda eu não manjo quase nada das diferenças das escolas americanas, russa, Cazaquistão, iraniana, etc quem seria a grande referência aqui do fórum neste sentido? @NEGO DÁGUA, vc que conhece todos do fórum, o que vc acha? 

    Grande João, concordo com tudo que você colocou. O striking do Poatan podia ser mais afiado e completo dando uma ênfase maior ao Muay Thai, com destaque no trabalho de joelho e cotovelo. O estilo do Poatan é bem old school e lembra muito o full contact low kicks, baseado num excelente boxe e chutes muito calculados e bem colocados, especialmente as variações de low kicks, inclusive nas panturrilhas. O boxe dele é muito alinhado e preciso, não desperdiça golpes, sabe onde bater e para completar ainda tem um punch absurdo. O striking ofensivo dele não me preocupa, mas o defensivo sim, aquela guarda e bem preocupante. Adesanya fez todo um treinamento para capitalizar em cima das falhas do brasileiro e conseguiu. Eu antes da última luta comentei que nada via essa capacidade no Hill, mas por outro lado o Poatan pressionou tanto que ele nem teve oportunidade de tentar nada. Mas falha sempre cobra um preço. Concordo absolutamente com a incrementação no Muay Thai e acredito que ele precise um treino de boxe defensivo melhor. No Brasil o Sergipe que está em Juiz de Fora é um exemplo de quem tem característica de boa guarda e poderia ajudar.

    Com relação ao wrestling, não acho que ele vá aprender a ponto de se tornar um expert, então acredito que ele deveria fazer o mesmo que faz com a trocacao, um feijão com arroz muito bem feito. Uma defesa de queda baseada em sprawl e o mínimo necessário para sair do chão com alguma técnica. Funcionou muito bem para o Cro Cop, por exemplo. Mas aí o @pipo e o @Valderazzi, como o @NEGO DÁGUAcomentou, tem muito mais capacidade de opinar.


  12. 15 minutos atrás, João P disse:

    No final das contas @masterblaster e @NEGO DÁGUA temos opiniões distintas mas queremos o melhor pro Poatan, queremos ver ele como GOAT indiscutível...potencial tem de sobra, se vai ser com o Rafael (duvido muito que seja do interesse do Poatan isto, acho inclusiveque eles nunca nem cogitaram isto) ou do jeito que tá, ele apenas melhorando o camping dele no Glover com os sparrings, treinadores certos tanto faz...não vou discutir Neurociência, Ciências Comportamentais aqui @NEGO DÁGUA, não é o fórum pra isto e outra, trabalho com isto, venho aqui pra me divertir, desestressar.

    Perfeito meu amigo! Diferenças a parte (que sempre são saudáveis e nos fazem respeitar um ao outro ainda mais), tudo  que queremos é ver nosso compatriota no topo, e que ele faça as melhores escolhas.

    E João, é sempre um prazer enorme debater com você, sempre acabo aprendendo.

    Quanto ao Cordeiro você tem razão, é pura especulação nossa, nunca soube do Poatan ter cogitado isso.

    E a filhinha, como está? Muito feliz por vocês!


  13. 17 minutos atrás, Luiz Melo disse:

    Sim. É isso aí mesmo. E vou mais além- acho que, muitas vezes, uma sequência ruim- que quase sempre a gente credita a declínio físico- é muito mais inadequação à nova realidade da categoria. A perda de rendimento que acontece com o passar dos anos, em alguma medida, é um fator contribuinte pra derrota; mas acho que nem sempre essa perda é assim aguda- acho que, em muitos casos, essa queda contribui menos pra os reveses que do que as  dificuldades impostas pelo novo teto físico da categoria. E aí entra um lance de  viés de confirmação- sabendo o resultado, nossa  percepção da performance  se altera só pra explicar o resultado em retrospectiva. Ex: qd Aldo perdeu pra o Conor, ja tinha gente dizendo que ele tava lento na luta seguinte. Se o Poatan perde duas seguidas, é certo que vão dizer que ele ta lento, que perdeu punch etc... É sempre assim:  se um cara que sempre ganha perde 3 em sequência, é pq  necessariamente algum fator externo entrou em cena.

    Outra coisa:  tem gente  que troca porrada há décadas, mas sobrevive a essas transições justamente por aptidão física- o Holloway é um exemplo. E tem casos ainda mais curioso- como o do Porier-  um pena de origem que subiu, se adaptou bem, apareceu uma galera mais ignorante e mesmo assim n sofreu com a mudança de tamanho dos caras- o queixo, a força e o punch estão adequados à categoria- e olha que ele troca porrada há mais de uma década- ja foi brutalmente nocauteado mais uma vez, ja tem 35 anos- e n rola queixo avariado, perda de performance, lentidão- nada;  vc percebe que ele n ta pequeno em relação aos caras. O Charles tbm, chega na hora da luta ta com 83 84 kg- consegue lutar de igual pra igual com os catas 

     Aí vc pega o Ferguson, nativo da divisão,  e em 15 anos de evento ta exatamente com a mesma lata de uma década atrás-  cara praticamente n teve ganho muscular nenhum- , fraco, sem punch, n defende meia queda de ngm- resultado: só tem levando fumo. Assistindo as lutas, vendo os golpes, as respostas, em termos de performance, n  acho que  ele esteja  assim nas últimas como falam; no caso dele, eu coloco na conta da inadequação: o que ele tinha funcionava pra o Tujillo e afins, mas n é o suficiente pra esses caras. N vejo uma queda aguda.  Outro caso: o Weidman  tbm b está se arrastando no cage como fazem parecer que está- ele n é competitivo contra a nata, mas contra o Blindado, tomou várias limpas e assimilou, trocou porrada, tava rápido, se movimentando-  apanhar ele apanha desde o Belfort,  enfim...

     

    Belíssimo post, parabéns Luiz. Existe de fato uma “teoria do evolucionismo” Inerente aos esportes e bem própria do MMA. Quem se adapta, seja evoluindo nas técnicas e treinos, seja incrementando a condição física e principalmente juntando essas duas condições, é quem vai sobreviver. Acho que era o Hélio Gracie que dizia “onde as técnicas são diferentes prevalece a melhor técnica, e onde são iguais prevalece a força”.

    Parabens pelo post!


  14. Em 4/16/2024 at 9:47 PM, Daniel Mendoza disse:

    Uma excelente luta para o brasileiro. Aspinal aceita lutar em pé. Possivelmente deve derrubar e usar a vantagem do tamanho. Mas é um risco que vale a pena. Se ganhar fica na cara de um TS nos pesados e faz mais história do que já fez, se perder, é um "peso médio" que perdeu de um peso pesado natural top, não mancha em nada o currículo e hype do momento dele.

    Concordo. E o Poatan está no auge, é a hora dele.


  15. Em 4/16/2024 at 4:16 PM, pipo disse:

    não consigo acreditar que alguém passe com tranquilidade pela Cyba

    Também não. E acho que hoje ela venceria a Amanda. Cris tem uma longevidade no MMA que talvez somente seja equiparada com Fedor ou Wand no Pride. Acho que ela já ultrapassou, inclusive, como você e o @André Filho mencionaram, sem cair de rendimento.


  16. 47 minutos atrás, NEGO DÁGUA disse:

    Hj existe um monismo em tentar entender o cérebro  o humano e a busca de uma suposta  perfeição. 

    Sendo que os diversos estudos da área, são totalmente  conflitantes entre si.

    Exemplo  a discussão  hj de quererem destruir a psicanálise  de Freud isso totalmente  refutado em diversas correntes .

    Enfim como disse Sêneca  " o que fica sempre é  a dúvida "

     

    Nesse mérito não entro porque sou leigo demais para arriscar alguma opinião.

     


  17. 2 minutos atrás, NEGO DÁGUA disse:

    Mestre o cara é  tão focado  .

    Sai com a namorada  ( seja qual for) para viajar e curtir , leva o Plínio  ( o gordão) para treina- lo.. E os seus tours  sempre tem visitas em academias de treino. 

    Uma história  real dele, sou fã dele e conheço  aqui só depois do @rivvithead que foi seu colega de treino.

    Explosao do Covid no mundo todo, o cara NÃO  PAROU de TREINAR  um dia se quiser , era correndo sozinho em ruas desertas e aí que surgiu a amizade com o Lee ( seu manopleiro  ) que colou com  ele constantemente. 

    Eu falei com ele ( ja conversei muito com ele no instagram)  " não  é  arriscado?" Ele disse " irmão, não  posso me dá  o luxo de parar, estou em evolução  e tenho muitos planos ainda" ou seja o nome disso é  foco

    O Poatan é um cara que acho muito difícil perder o foco. E agora lembrei inclusive do RDA, que treinou com o Cordeiro em L.A. também e nunca perdeu o objetivo. Nem o Werdum, apesar do jeito mais folgado e brincalhão. Com certeza é muito fácil perder o foco por lá, mas isso depende muito de cada um.