Entre para seguir isso  
pipo

Análise do UFC 298: Paulo Costa apagará o ex-campeão Robert Whittaker?

Recommended Posts

 

 

 

O analista do MMA Junkie, Dan Tom, analisa as principais lutas do UFC. Hoje, olhamos para o co-evento principal do UFC 298.

O UFC 298 (pay-per-view, ESPN, ESPN+) acontece sábado no Honda Center em Anaheim, Califórnia.

Robert Whittaker (24-7 MMA, 15-5 UFC)

robert-whittaker-ufc-290-ceremonial-weig

Informações básicas:

  • Altura: '06 ”Idade: 33 Peso: 185 libras. Alcance: “73,5”
  • Última luta: derrota por nocaute técnico para Dricus Du Plessis (8 de julho de 2023)
  • Acampamento: Gracie Jiu-Jitsu Smeaton Grange (Austrália)
  • Postura/estilo de golpe: Ortodoxo/kickboxing
  • Gestão de risco: Bom

Informações complementares:

+ Ex-campeão peso médio do UFC

+ Faixa preta de Hapkido e Karatê

+ faixa preta de jiu-jitsu brasileiro

+ Medalha de ouro no Australian National Wrestling Championships

+ 10 vitórias por nocaute

+ 5 vitórias por submissão

+ 6 finalizações na primeira rodada

+ Poder de nocaute

+ Ritmo e pressão consistentes

+ Bom footwork e gerenciamento de distância

^ Blitzes rápidas e mudanças de andamento enganosas

+ Golpes e ganchos precisos

^ Avançando ou saindo do balcão

+ Excelente habilidade de luta livre

^ Defensivamente e ofensivamente

+ Luta geral melhorada

Paulo Costa (14-2 MMA, 6-2 UFC)

paulo-costa-ufc-278-weigh-ins.png

Informações básicas:

  • Altura: 6'1 ″ Idade: 32 Peso: 185 libras. Alcance: 72″
  • Última luta: vitória por decisão sobre Luke Rockhold (20 de agosto de 2022)
  • Acampamento: Equipe Borrachinha (Brasil)
  • Postura/estilo de golpe: Ortodoxo/kickboxing
  • Gestão de riscos: Justa

Informações complementares:

+ “TUF: Brasil 3” alúmen

+ Título dos médios do Jungle Fight

+ faixa preta de jiu-jitsu brasileiro

+ Vários elogios de luta livre

+ 11 vitórias por nocaute

+ 1 vitória por finalização

+ 9 finalizações na primeira rodada

+ Poder de nocaute

+ Imposição de pressão

^ Fintas, talos, currais

+ Seleção precisa de tiro

^ Varia ritmo, aparência e níveis

+ Forte dentro do clinch

^ Mostra os fundamentos do wrestling

+ Funciona bem de cima

^ Passeios, transições, ataques

Ponto de interesse: Rota de colisão

Robert-Whittaker-def.-Marvin-Vettori-UFC

3 de setembro de 2022; Paris, França; Robert Whittaker (luvas vermelhas) e Marvin Vettori (luvas azuis) durante o UFC Fight Night na Accor Arena. Crédito obrigatório: Por Haljestam-USA TODAY Sports

O co-evento principal do UFC 298 será um confronto entre dois pesos médios bem classificados que estão silenciosamente em rota de colisão há algum tempo.

Vindo de uma base tradicional de artes marciais, Robert Whittaker se tornou um dos estilistas de golpes mais exclusivos, pesando 185 libras.

Usando uma combinação de velocidade, precisão e uma economia fluida de movimento, o australiano irá disparar enganosamente em diferentes ângulos. Como muitos atacantes do caratê, Whittaker finta ou mostra uma certa velocidade para atrair seu oponente a uma falsa sensação de segurança, apenas para interromper o timing percebido com golpes fora do ritmo.

https://twitter.com/DanTomMMA/status/1382169527027261440

Como vimos em várias lutas, Whittaker frequentemente se afirma por meio de chutes frontais com as pernas traseiras que ele usa para se lançar em variações de ganchos de esquerda e golpes de overhand. O campeão também não tem problemas quando se trata de seguir seus fundamentos, construindo o ataque a partir de golpes e fintas enganosas.

https://twitter.com/DanTomMMA/status/1397627348489424896

Dito isso, Whittaker não está isento de ser taxado por sua abordagem às vezes vil e precisará se comportar da melhor maneira possível contra um lutador como Paulo Costa .

Competidor imponente por natureza, Costa tradicionalmente gosta de pressionar a presa em direção à cerca.

Quer Costa esteja atraindo os adversários com fintas para ganchos esmagadores e chutes no corpo, ou percorrendo a distância para interceptar seu adversário com um cruzamento devastador, o brasileiro parece estar genuinamente confortável dentro das trocas.

Mesmo quando apanhado limpo, Costa não venderá os remates do adversário ao retribuir o disparo na cara, mas com um ritmo ajustado e variado. Para mim, é um feito impressionante ver um jovem lutador que de outra forma parece um valentão usando táticas sutis como ritmo e mudanças de nível para evitar previsibilidade nos golpes.

 

A seleção de chutes de Costa também é útil quando se trata de encurralar seu adversário entre a gaiola e as linhas pretas internas do octógono – um lugar onde seu poder ganha vida.

 

Ponto de interesse: Potenciais ameaças de luta

paulo-costa-luke-rockhold-ufc-278-5.jpg

20 de agosto de 2022; Salt Lake City, Utah, EUA; Paulo Costa (luvas vermelhas) luta contra Luke Rockhold (luvas azuis) durante o UFC 278 na Vivint Arena. Crédito obrigatório: Jeffrey Swinger-USA TODAY Sports

Considerando que “Borrachinha” veio inicialmente de uma base no jiu-jitsu brasileiro, ficarei curioso para ver se ele busca surpreender o ex-campeão revisitando suas raízes.

Durante sua breve passagem pelo “The Ultimate Fighter: Brazil 3”, vimos uma versão muito verde de Costa usando pressão na jaula e quedas para selar o acordo sobre os lutadores antes de ficar sem combustível e perder na decisão dividida (luta de exibição) para Marcio Alexandre no programa. Embora a última iteração de Costa tenha se movido fortemente em direção à trocação, devo imaginar que o campeão mineiro do jogo de chão de jiu-jitsu ainda está firmemente intacto.

Ao competir sob a bandeira do Jungle Fight, Costa demonstrou habilidade de transição e cavalgada durante a trocação, parecendo manter um bom senso de QI posicional e consciência. Mas se o brasileiro pretende derrubar Whittaker, Costa precisará corrigir suas configurações e execuções.

Além do fato de que o trabalho de pés de Whittaker torna difícil para seus oponentes prepararem seus chutes, o australiano também mostra as pequenas complexidades técnicas que o tornam difícil de segurar ou segurar quando agarrado.

Por exemplo, embora a maioria dos lutadores dependam de defesas mais tradicionais, como sprawls ou batalhas por under-hooks, eles normalmente acabam perdendo para grapplers superiores, uma vez que essas táticas defensivas envolvem um compromisso com o contato (que por sua vez gera mais grappling).

Ao passo que Whittaker, embora capaz de usar essas defesas, não depende delas. Em vez disso, “The Reaper” prefere evitar tentativas de queda no passe.

Já possuindo uma base forte e equilíbrio, a consciência do quadril e da pegada de Whittaker também melhorou ao longo dos anos.

Whittaker não apenas utiliza travas de aderência e controles de pulso, mas o jogador de 33 anos também é disciplinado em circular consistentemente para o lado fraco de seu oponente, o que ajuda a dissuadir remates e ajustes na cadeia de quedas de seus adversários. Até mesmo Romero teve dificuldade em agarrar ou encadear suas tentativas iniciais devido à persistência de Whittaker em lutar com as mãos.

O que é ainda mais impressionante é a capacidade de Whittaker de frustrar tentativas de queda até rebater os contra-ataques, algo que provavelmente também manterá Costa honesto nas trocas com ele.

 

Ponto de interesse: probabilidades e opiniões

robert-whittaker-paulo-costa-ufc-284.jpg

Robert Whittaker x Paulo Costa

Os oddsmakers e o público favorecem o ex-campeão, listando Whittaker -265 e Costa +200 via FanDuel.

Embora eu não esteja chocado em ver Whittaker como favorito nesta posição, aviso qualquer um que considere Costa um azarão.

Claro, as semanas de luta de Costa tendem a vir acompanhadas de um circo de circunstâncias, mas isso não muda o fato de “Borrachinha” ser um lutador perigoso e com sólidos instintos de finalização. Apesar de Whittaker ser um talento de primeira linha que ainda não escolhi oficialmente, ele demonstrou que também não está isento de ser sobrecarregado ao verificar socos e contra-ataques.

Na verdade, semelhante ao evento principal, os dois homens aqui compartilham essencialmente fraquezas estilísticas semelhantes – exceto que um homem tem uma mão de liderança mais educada. E neste caso, esse homem é, claro, Whittaker.

Como vimos nas últimas três lutas de Costa, os golpes certeiros – independente da postura – têm sido incrivelmente eficazes contra o lutador brasileiro.

Posso entender por que o poder de permanência de Whittaker está sendo questionado, mas acredito que este confronto – vitória ou derrota – irá trazer à tona o que há de melhor no ex-campeão de uma perspectiva estilística. Mesmo que uma decisão seja a maneira mais provável de Whittaker fazer isso no papel, ficarei do lado de “The Reaper” para voltar à sua finalização, encontrando um gancho de esquerda ou um chute na cabeça no terceiro round.

Previsão: Whittaker à distância

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vejo que essa é uma luta que vai mais depender de um erro do Whitaker do que acertos do Borrachinha.

Torço pro BR vencer nocauteando mas, a movimentação do Whitaker deve fazer a diferença

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
5 horas atrás, Ralf Logan disse:

Se não me engano o último nocaute do Borrachinha foi em 2018

Como o Borrachinha abdicou de lutar no se auge da forma física e idade.

Talvez essa negociação financeira que dizem ter sido ótima só foi boa numa visão superficial. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não sei se o Whittaker ficou velhou ou só subestimou o Du plesis.

Mas não vejo mais aquele tanque que bateu de frente com o Romero.

Acho que o borrachinha leva.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
15 minutos atrás, Garfield disse:

Não sei se o Whittaker ficou velhou ou só subestimou o Du plesis.

Mas não vejo mais aquele tanque que bateu de frente com o Romero.

Acho que o borrachinha leva.

Acho que o Whittaker  é  mais novo que Borrachinha  , bem mais novo que o Poatan e o Adesanya 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
14 horas atrás, smd disse:

Como o Borrachinha abdicou de lutar no se auge da forma física e idade.

Talvez essa negociação financeira que dizem ter sido ótima só foi boa numa visão superficial. 

Concordo, mas suas últimas 4 lutas foram duas vitórias e duas derrotas, e as duas vitórias na decisão.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso