pipo

De Kimbo Slice a Ronda Rousey -- Quem são os verdadeiros BMFs da história do MMA?

Recommended Posts

 

Nate Diaz tinha acabado de levantar a mão após encerrar uma ausência de três anos do octógono com uma vitória dura sobre Anthony Pettis no verão de 2019. Foi uma performance que agradou ao público, como costumam ser as lutas de Diaz, e quando ele pisou no microfone para uma entrevista dentro do jaula, ele tinha um recado para alguém daquela multidão.

" Jorge Masvidal teve uma boa última luta", disse Diaz, para o deleite de "Gamebred", que estava sentado ao lado da jaula em Anaheim, Califórnia. "Todo o respeito ao homem. Não há mais gangsters neste jogo. Não há ninguém que faça isso direito, exceto eu e ele."

Isso foi uma homenagem? Uma chamada? Diaz não especificou - até alguns minutos depois nos bastidores, quando outro microfone foi colocado na frente dele e foi perguntado se ele queria lutar contra Masvidal.

"Vou defender o cinturão de filho da puta mais malvado, o filho da puta mais malvado do cinturão do jogo, contra quem eu acredito ser o outro filho da puta mais malvado do jogo", disse Diaz.

Até aquele momento, os chefes do UFC não imaginavam agendar tal confronto. Mas a lógica contundente de Diazian, combinada com o pop alto da multidão do UFC 241 depois de ouvir o nome mal-humorado cair, tornou isso um acéfalo. Então a luta foi feita.

E no momento em que Diaz e Masvidal se enfrentaram para lutar naquele novembro no Madison Square Garden em Nova York, o UFC havia entrado totalmente no espírito ao colocar em disputa um cinturão BMF de prata, criado apenas para a ocasião. Masvidal venceu por paralisação médica no terceiro assalto, e a cinta brilhante foi enrolada em torno dele por um dos homens mais malvados de Hollywood, Dwayne "The Rock" Johnson.

Um conceito fora do comum se transformou em um sucesso fora das paradas, para nunca mais ser repetido. Então de novo ...

Surpresa, surpresa, o cinturão da BMF estará em jogo novamente neste sábado na luta principal do UFC 291 ( 22h no ESPN+ PPV ), revanche entre Dustin Poirier e Justin Gaethje . Pode muito bem ser a luta do ano. Esses dois mostraram em seu primeiro encontro em 2018 que estão entre os lutadores de ação mais empolgantes do esporte.

É isso que faz de alguém um BMF? Ou tem mais a ver com a forma como o lutador age fora do cage? Ninguém realmente sabe, exceto Diaz, que idealizou o conceito, e Masvidal, que o abraçou. Todo mundo tem uma opinião, porém, e essas opiniões variam muito.

Nossa equipe de esportes de combate da ESPN corajosamente tentou classificar os verdadeiros BMFs da história do MMA.


Resultados do BMF masculino: Liddell e Lawler ocupam o primeiro lugar

Resultados da votação do BMF masculino

O painel de votação do MMA da ESPN foi solicitado a selecionar os cinco lutadores mais dignos do status de "BMF" no esporte.

CLASSIFICAÇÃO LUTADOR PONTOS
T-1. Chuck Liddell 13
T-1. Robbie Lawler 13
3. Jon Jones 11
T-4. Jorge Masvidal 10
T-4. Fatia de Kimbo 10
6. Nate Diaz 6
T-7. Nick Diaz 5
T-7. Royce Gracie 5
T-9. BJ Penn 4
T-9. Kazushi Sakuraba 4

Não é de surpreender que Chuck "The Iceman" Liddell ocupe o primeiro lugar. Houve muitos lutadores no UFC que incorporaram essa abordagem "a qualquer hora, em qualquer lugar" do esporte, mas no final do dia, Liddell era o garoto-propaganda dessa mentalidade. Qualquer um que teve a sorte de assistir Liddell competir, ou voltou a assistir sua carreira depois do fato, sabe que esse homem não se importava com fama ou títulos. Ele nem se importava com dinheiro. Tudo o que ele queria fazer era lutar.

Ele é o rosto original do UFC e uma grande razão para seu sucesso de longo prazo. O fato de Robbie Lawler ter recebido tantos votos quanto Liddell é uma prova de quão altamente considerado ele é por nosso painel. Mesmo sendo uma lenda do esporte, seu perfil não é tão alto quanto o de Liddell. No entanto, ele empatou com Liddell na votação geral graças ao seu corpo de trabalho, que começou no UFC em 2002. Há muitas maneiras de avaliar um BMF. Para Lawler, é a longevidade e a abordagem prática e sem frescuras. Também é simplesmente como Lawler parecia confortável no meio de algumas das lutas mais épicas que este esporte já viu. Nada perturbava este homem. Ele é o epítome de alguém que você gostaria de vigiar suas costas em um beco escuro. -- Brett Okamoto


Resultados do BMF feminino: Rousey está sozinha

Resultados da votação do BMF feminino

O painel de votação do MMA da ESPN foi solicitado a selecionar os cinco lutadores mais dignos do status de "BMF" no esporte.

CLASSIFICAÇÃO LUTADOR PONTOS
1. Ronda Rousey 25
2. Joanna Jedrzejczyk 21
3. Amanda Nunes 20
4. Cris Ciborgue 18
5. Valentina Shevchenko 8
T-6. Jéssica Andrade 4
T-6. Rose Namajunas 4
8. Ângela Colina 2
T-9. Juliana Peña 1
T-9. Maycee Barber 1

Os cinco primeiros desta lista podem muito bem ser um ranking das melhores lutadoras femininas de todos os tempos, embora talvez estejam fora de ordem. Isso é diferente da lista masculina, que tem alguns lutadores que têm durabilidade e um estilo emocionante e cheio de ação, mas que talvez não tenham alcançado os maiores patamares de grandeza do MMA. Kimbo Slice é classificado, afinal, e por mais divertido que fosse assistir, ninguém o confundiria com um lutador de MMA de elite.

A lista das mulheres, no entanto, é composta principalmente pela elite da elite. Isso provavelmente mostra como o novo MMA feminino ainda está no mais alto nível. As mulheres foram trazidas para o UFC em 2013, muito depois das corridas de vários dos competidores masculinos acima. E as estrelas dos primórdios do MMA feminino no UFC chegaram lá com uma implacabilidade marcante. Ronda Rousey conquistou o mundo, abrindo caminho para se tornar a primeira campeã peso-galo feminino do UFC.

Após o domínio de Rousey no chão, Joanna Jedrzejczyk trouxe a trocação para o primeiro plano nas divisões femininas do UFC, acertando todos que ficaram em seu caminho durante sua corrida como campeã peso palha. Ela costumava deixar os oponentes ensanguentados e machucados com uma enxurrada constante de socos, cotoveladas, joelhadas e chutes. A luta de Jedrzejczyk em 2020 com Zhang Weili foi a melhor da história do MMA feminino. Alguns fãs até a apelidaram de "Joanna Violence". Amanda Nunes e Cris Cyborg chegaram ao topo dominando fisicamente as adversárias, geralmente levando a nocautes brutais inéditos no MMA feminino. Enquanto isso, a marca de BMF de Valentina Shevchenko sempre foi mais fria, calculada e cirúrgica.


Reconhecimento histórico de ex-BMFs

 

 

Os primeiros dias do MMA às vezes colocavam uma arte marcial contra a outra, mas muitas vezes a ação dentro da jaula parecia mais uma disputa de durão. Naquela época, o esporte estava repleto de lutadores musculosos cujas personas evocavam não um dojo, mas um beco escuro. 

Nenhum deles poderia abalar Royce Gracie , que nos primeiros quatro torneios de uma noite do UFC em 1993 e 1994 foi o único a intimidar, apesar de pesar apenas 170 libras com cara de bebê. Ele marcharia para o octógono como parte de um trem Gracie, uma procissão sombria de irmãos, primos e tios, todos vestindo kimono branco e carrancas estóicas, as mãos apoiadas nos ombros do Gracie à sua frente.

Depois, houve Kimbo Slice, que construiu uma reputação de violência nos quintais de Miami no início dos anos 2000, lutando em lutas sem luvas que o tornaram uma sensação no YouTube. Kimbo acabou deixando sua marca no MMA, tanto como lutador quanto como promotor de lutas de rua que ajudou a tornar o mundo ciente de um hall da fama do BMF, Masvidal. (Não existe realmente um hall da fama do BMF, é claro, mas o cinturão do BMF em si também não tem um significado concreto, certo?)

Se você está falando sobre BMFs antigos, você deve incluir BJ Penn - quem mais lamberia o sangue de um oponente em sua luva? E Cris Cyborg é a BMF GOAT feminina. Ela intimida oponentes há 18 anos, com seu olhar gelado e seus punhos duros. E aos 38 anos, ela ainda é uma lutadora ativa. Então cuidado. --Jeff Wagenheim


Quem deve ser a próxima luta masculina do BMF?

O cinto precisa de alguma continuidade. Se o UFC vai trazer de volta o que era para ser um título inédito, vamos fazer do jeito certo. Ou Poirier ou Gaethje vão ganhar o cinturão no sábado, e aí ele deve ser defendido. A estipulação deve ser que não haja categoria de peso anexada, o que o tornaria completamente único em comparação com outros campeonatos e também permaneceria dentro do espírito do nome. As lutas podem até ser em pesos combinados combinados. Essa luta é no peso leve, mas se o vencedor quiser defendê-la no meio-médio - talvez contra alguém como o retorno de Diaz - ele deve ser capaz de fazer isso.

Minha escolha para o vencedor no UFC 291 seria uma luta contra Max Holloway , se ele vencer o "The Korean Zombie" Chan Sung Jung no mês que vem. Poirier e Holloway já lutaram antes, e foi uma guerra completamente condizente com o título BMF. Gaethje vs. Holloway seria fenomenal. O cinturão da BMF tem uma grande marca e pode ser mais uma ferramenta de marketing para o UFC que pode ser a atração principal de eventos pay-per-view. Também seria uma oportunidade para destacar lutadores de elite como Holloway, que podem não estar necessariamente em uma conversa pelo título neste momento. -- Raimondi See More


Quem deve estar na primeira luta feminina do BMF?

 

Infelizmente, muitas das principais BMFs femininas já penduraram as luvas. Se houvesse uma maneira de reservar Rousey vs. Cyborg, provavelmente seria sua resposta, apenas por pura nostalgia. Esse confronto em potencial atormentou o MMA feminino por anos antes de ficar claro que nunca aconteceria.

Como as coisas estão hoje, a luta BMF feminina mais apropriada provavelmente seria Shevchenko x Rose Namajunas . Não é uma combinação perfeita de forma alguma, e vale a pena notar que os dois são muito amigáveis um com o outro. Eles também estão vindo de perdas. Mas o estilo de vida de Shevchenko grita BMF. Ela não é apenas boa no MMA, ela parece alguém com quem você gostaria de se juntar em um apocalipse mundial real. E Namajunas teve inúmeros momentos de BMF ao longo de sua carreira - incluindo seu nocaute em 2017 sobre Jedrzejczyk, o bicho-papão peso-palha original.

O legal do lado feminino é que, embora o UFC nunca tenha promovido formalmente uma luta BMF feminina, muitas das opções que se qualificariam já vimos, incluindo Rousey x Nunes, Nunes x Shevchenko, Nunes x Cyborg e Jedrzejczyk contra Shevchenko. -- Okamoto See More

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera fala mal desse BMF mas eu acho legal pro entretenimento, faz casamentos de lutas bem divertido. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
6 horas atrás, Genilson Lopes disse:

Ronda nunca deveria estar nessa lista...

Qdo ela começou a sentir o cheiro de sangue de verdade pulou fora.

concordo. a cyborg devia estar lá em cima.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gilbert Little Hard Burns é um puta de um cara duro (com o perdão do trocadilho), que nunca negou nada.

Ronda , que passou a carreira inteira fugindo da Cyborg, e que depois de dois cacetes foi brincar de teatro como a "lutadora mais durona" é piada, né? Só pra americano que quer muito acreditar nisso mesmo...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Royce nunca negou luta e saiu na mão com o lutadores completos como o Sakuraba ...

Com 50 anos lutou contra outro cara mais forte e teoricamente  completo,  não  se escondeu de nada e lutou sempre 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
On 7/29/2023 at 12:23 PM, NEGO DÁGUA said:

Royce nunca negou luta e saiu na mão com o lutadores completos como o Sakuraba ...

Com 50 anos lutou contra outro cara mais forte e teoricamente  completo,  não  se escondeu de nada e lutou sempre 

Pra mim deveria ser o primeiro da lista de forma incontestável. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora