Entre para seguir isso  
pipo

Como os grupos mercenários da Rússia encontraram seus guerreiros nas academias de MMA

Recommended Posts

 

Lutadores de várias academias de MMA estavam entre os soldados que se envolveram em uma tentativa de revolta na Rússia.

 
 
 

https%3A%2F%2Fsubstack-post-media.s3.ama

 

O lutador de MMA que virou mercenário de Wagner, Hayk Gasparyan, recebeu a Ordem da Coragem de Vladimir Putin em uma cerimônia em 2022

Na sexta-feira, Yevgeny Prigozhin – o oligarca russo e fundador do grupo mercenário privado Wagner – lançou o que parecia ser o mais sério desafio ao governo de Vladimir Putin quando convocou uma revolta contra os líderes militares da Rússia. 

Menos de 12 horas depois, as forças de Wagner assumiram o controle de importantes instalações militares na cidade de Rostov-on-Don, no sudoeste, e continuaram avançando sobre Moscou no que Putin descreveu como um “motim armado” contra a Rússia. 

O Kremlin respondeu mobilizando forças em locais-chave em Moscou e Rostov, enquanto o serviço de inteligência doméstico da Rússia, Serviço Federal de Segurança (FSB), lançou um processo criminal contra Prigozhin, acusando-o de “convocar uma rebelião armada”. Enquanto isso, o ditador checheno Ramzan Kadyrov anunciou que suas forças privadas estavam preparadas para reprimir a tentativa de insurreição e estavam a caminho de Moscou. 


Se mais algumas pessoas se tornarem assinantes pagos, o Sports Politika pode continuar a expor o submundo do mundo dos esportes. Se você puder pagar, por favor, apoie nosso trabalho.

Mudar para a assinatura paga


No entanto, quando as forças de Wagner se aproximavam de Moscou, Prigozhin anunciou repentinamente no Telegram que suas forças estavam se retirando e voltando para seus acampamentos na Ucrânia ocupada, pondo fim aparente a um absurdo de 24 horas. 

No entanto, uma surpreendente linha comum surgiu na sequência da tentativa de golpe, ligando o notório Wagner e o batalhão Akhmat de Kadyrov: seu forte recrutamento no mundo das artes marciais mistas (MMA). 

Wanger ganhou destaque pela primeira vez após a anexação da Crimeia. Mercenários associados a Wagner lutaram ao lado das forças separatistas pró-Rússia no leste da Ucrânia ocupada. Desde então, seus soldados contratados estiveram envolvidos em várias operações militares russas em todo o mundo, incluindo as guerras civis na Síria, Líbia e República Centro-Africana. Mais recentemente, o grupo esteve envolvido na ofensiva de Moscou na Ucrânia. 

O grupo Wagner era originalmente formado por ex-soldados experientes dos regimentos de elite da Rússia. No entanto, a unidade começou a recrutar tropas retiradas das prisões para alimentar a máquina de guerra da Rússia na Ucrânia.

O grupo Wagner também se concentrou no recrutamento de atletas de esportes de combate de várias academias de artes marciais e clubes esportivos na Rússia. Nos últimos meses, descobri mais de 60 academias participantes em toda a Rússia, incluindo oito academias participantes em Moscou, a maioria das quais atende adultos e crianças. Seis das academias estão localizadas em São Petersburgo, enquanto outras dezenas estão localizadas em Anapa, Astrakhan, Barnaul, Ekaterinburg, Omsk, Orenburg, Volgograd e Voronezh. 

Entre as instalações mais notáveis sendo utilizadas está a sede da Federação Russa de Boxe em Tyumen. A federação, que atua como órgão governante do boxe amador e profissional na Rússia, prometeu seu apoio à invasão da Ucrânia em março de 2022, declarando na época: “Toda a comunidade de boxe da Rússia expressa sua total confiança e apoio ao o Presidente da Federação Russa Vladimir Vladimirovich Putin!"

Vários outros centros de recrutamento estão localizados em escolas de reservas olímpicas de propriedade federal, incluindo as de Barnaul e Irkutsk. 

Na ocasião, Wagner conseguiu recrutar lutadores de MMA de colônias penais. Hayk Gasparyan, um lutador armênio de MMA, estava há vários meses em sua sentença de sete anos por assalto à mão armada quando foi recrutado para se juntar ao grupo de mercenários. Ele participou da guerra na Ucrânia e desde então foi perdoado após seis meses de serviço. 

Gasparyan foi posteriormente premiado com a Ordem da Coragem por Putin durante uma cerimônia em Rostov-on-Don, uma cidade no sul da Rússia. 


 


Kadyrov também há muito confia nos esportes de combate como uma ferramenta fundamental para recrutamento e mobilização militar. O ditador utilizou seu clube de luta Akhmat MMA como um terreno fértil para soldados que procuram provar sua lealdade no campo de batalha. 

Fundado em 2015, o clube de luta Akhmat MMA consiste em uma organização de MMA e várias instalações de treinamento em toda a Chechênia e vários outros estados pós-soviéticos. O clube da luta é patrocinado pelo próprio Kadyrov por meio do orçamento de seu governo e leva o nome do pai de Kadyrov, Akhmat Kadyrov. Os lutadores que fazem parte da lista oficial do clube da luta recebem estipêndios mensais que cobrem despesas médicas, custos de treinamento e taxas de viagem em troca de representarem o clube onde quer que compitam.

Por meio de seu clube de luta, Kadyrov conseguiu estabelecer relacionamentos com uma lista aparentemente interminável de celebridades, incluindo lendas do boxe como Mike Tyson e Floyd Mayweather. Ele também convidou mais de meia dúzia de antigos e atuais campeões do UFC para realizar seminários de treinamento no Akhmat MMA. Essas associações servem à estratégia de soft power do ditador para melhorar sua imagem pública como patrono benevolente dos esportes.

Enquanto um punhado de lutadores que representam as academias de MMA Akhmat de Kadyrov se tornam lutadores de pleno direito competindo em organizações internacionais de MMA, como o Ultimate Fighting Championship (UFC), a grande maioria que não consegue passar para o exército e a polícia regimentos na Chechênia, incluindo as forças Terek SWAT, bem como as chamadas unidades paramilitares Kadyrovtsy, famosas por cometer abusos generalizados dos direitos humanos, como sequestros, desaparecimentos forçados e assassinatos.

E enquanto os Kadyrovtsy são usados principalmente como ferramentas de opressão doméstica, eles são ocasionalmente enviados para zonas de guerra como a Síria e a Ucrânia, onde cometem inúmeros crimes de guerra.

Kadyrov se esforçou para elevar os atletas que trabalham como soldados. Entre eles está Beslan Ushukov, um ex-campeão da organização de Kadyrov que também é membro da unidade das Forças Especiais da Chechênia. Ushukov competiu em dezembro de 2022, ganhando uma vitória por nocaute em um show de Akhmat em Moscou.

Ushukov emergiu como um nome familiar na Chechênia, principalmente graças ao apoio contínuo de Kadyrov ao lutador. Ushukov era visto regularmente ao lado de Kadyrov, seja vestido com traje militar ou shorts e camiseta após uma sessão de treinamento.

As ligações entre o clube de luta de Kadyrov e seu exército particular não param por aí. O clube de luta Akhmat MMA é administrado por Abuzayed Vismuradov, um dos homens mais poderosos e influentes da Chechênia. Vismuradov, mais conhecido por seu nome de guerra “Patriota”, está no comando das Forças Especiais da Chechênia, da Equipe Especial de Resposta Rápida Terek, bem como da equipe de segurança privada de Kadyrov – um trio de segurança nacional que o torna indispensável para o governo de Kadyrov.

Vismuradov, que é regularmente retratado dentro do centro de treinamento de Akhmat, também está entre os oficiais responsáveis por supervisionar o envio de tropas chechenas para lutar na Ucrânia. Considerando que Vismuradov deveria estar no comando do clube de luta de Kadyrov, seu envolvimento na guerra em andamento na Ucrânia ressalta o papel do clube de luta como uma extensão do governo tirânico de Kadyrov.

No ano passado, o Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC) do Departamento do Tesouro dos EUA confirmou as ligações entre o clube de luta de Kadyrov e sua milícia privada. 

“Kadyrov recrutou para os esforços de guerra da Rússia por meio de clubes de artes marciais mistas, o que permite que ele e suas unidades continuem suas atividades na Ucrânia”, disse o OFAC em um comunicado à imprensa .

A OFAC já havia colocado sanções a Kadyrov e seu clube de luta Akhmat MMA em 2020 por “violações grosseiras dos direitos humanos que datam de mais de uma década, incluindo tortura e execuções extrajudiciais”.


 


O MMA surgiu como um dos vetores mais estranhos na guerra da Ucrânia. Até Denis Kapustin – o lutador de MMA neonazista russo que atualmente lidera uma milícia anti-Kremlin fazendo incursões na Rússia – deu seu apoio a Prigozhin, afirmando no Telegram que o fundador de Wagner era um “verdadeiro patriota da Rússia, sem sarcasmo ou ironia. ”

No entanto, o levante de curta duração emergiu como uma convergência sem precedentes de esportes de combate e política. Durante um período de menos de 24 horas, lutadores de vários ginásios de esportes de combate estavam entre os soldados que se envolveram em uma luta pelo poder pelo futuro da Rússia, confundindo ainda mais as linhas entre o ringue e o campo de batalha.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essa guerra é um absurdo. O que me incomoda aqui no Brasil é que o atual presidente da República faz um apoio velado a Rússia, por sua ideologia. Bem como, a Globo não consegue criticar o presidente da República por esse apoio, também pela ideologia dos jornalistas da empresa. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
13 minutos atrás, smd disse:

Essa guerra é um absurdo. O que me incomoda aqui no Brasil é que o atual presidente da República faz um apoio velado a Rússia, por sua ideologia. Bem como, a Globo não consegue criticar o presidente da República por esse apoio, também pela ideologia dos jornalistas da empresa. 

Toda guerra é absurdo e no momento há vários países em guerra, principalmente na áfrica. Fora as guerras civis no Brasil também, no RJ  onde todo mês crianças e mulheres, por exemplo, morrem com bala perdida. Quando não grávidas.

Engraçado foi um vídeo de um político ucraniano, algo como... "é um absurdo, são europeus sendo mortos, brancos, de olhos azuis..." ou seja, o resto pode.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
18 minutos atrás, smd disse:

Essa guerra é um absurdo. O que me incomoda aqui no Brasil é que o atual presidente da República faz um apoio velado a Rússia, por sua ideologia. Bem como, a Globo não consegue criticar o presidente da República por esse apoio, também pela ideologia dos jornalistas da empresa. 

Exatamente, nunca engoli a campanha descarada que o jornalismo da globo fez em favor do lula durante as eleições, um jornalista que eu "admirava" pelas suas pautas ambientais era o André Trigueiro, mas durante as eleições o cara investiu pesado contra o Bolsonaro na tentativa de influenciar seus milhares de seguidores do Instagram. Hoje, ele não faz nenhuma menção sobre as gafes do atual presidente. É uma hipocrisia gigantesca, até parei de seguir.

Quando o Lula ganhou, viralizou um vídeo dos jornalistas da globo comemorando nos bastidores, se abraçando, chorando, e o André Trigueiro era um deles, um dos mais emocionados, foi uma das cenas mais patéticas que já vi na vida. A sensação que tive é que deram uma missão para eles, ajudar o lula a se eleger, e a missão foi cumprida.

Confesso que chega a ser "divertido" ver a cara de bunda da maioria deles quando acontece algo parecido com aquela agressão que uma jornalista global sofreu de um dos seguranças do Maduro em sua visita ao Brasil, foi um soco no peito, Lula cagou e andou pro ocorrido, foi bem bacana kkkkkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sobre esse princípio de rebelião do grupo Wagner, não sabia que lutadores de mma estavam incluídos no grupo, achava que era um grupo de gente da pior espécie, assassinos, criminoso, a maioria recrutados nas cadeias.

Eu acho que não vai demorar muito pro Putin aparecer morto, eu tenho minhas dúvidas sobre a soberania Russa e o poder Bélico que ela tem. Essa guerra é uma prova disso, por mais que a Ucrânia esteja recebendo armamento de outros países, a Rússia tem uma quantidade de soldados, tanques e armas infinitamente superior em número do que a Ucrânia, e mesmo assim a guerra já dura 1 ano ou mais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, Axiotis disse:

Toda guerra é absurdo e no momento há vários países em guerra, principalmente na áfrica. Fora as guerras civis no Brasil também, no RJ  onde todo mês crianças e mulheres, por exemplo, morrem com bala perdida. Quando não grávidas.

Engraçado foi um vídeo de um político ucraniano, algo como... "é um absurdo, são europeus sendo mortos, brancos, de olhos azuis..." ou seja, o resto pode.

O problema é que essas guerras na África- geralmente guerrilhas - não afeta diretamente todo o Globo, e dicilmente tomarão proporções de uma guerra Mundial.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
4 minutos atrás, alfred disse:

O problema é que essas guerras na África- geralmente guerrilhas - não afeta diretamente todo o Globo, e dicilmente tomarão proporções de uma guerra Mundial.

Pra quem é afetado, o problema é ter guerra. Se for em um bairro ou no mundo, pra quem está no fogo cruzado e refém de uma guerra civil ou mundial e grande problema é estar lá.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, Axiotis disse:

Toda guerra é absurdo e no momento há vários países em guerra, principalmente na áfrica. Fora as guerras civis no Brasil também, no RJ  onde todo mês crianças e mulheres, por exemplo, morrem com bala perdida. Quando não grávidas.

Engraçado foi um vídeo de um político ucraniano, algo como... "é um absurdo, são europeus sendo mortos, brancos, de olhos azuis..." ou seja, o resto pode.

Isso não  retira o absurdo da guerra sa Rússia,  e que o governo brasileiro  faz apoio  velado ..enfim, não se justifica um erro pelo outro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
18 minutos atrás, Axiotis disse:

Pra quem é afetado, o problema é ter guerra. Se for em um bairro ou no mundo, pra quem está no fogo cruzado e refém de uma guerra civil ou mundial e grande problema é estar lá.

Vc está indo por uma vertente totalmente  sem nexo como " o problema é ter guerra  e morrer gente branca !!

Primeiro cor não significa caráter existem brancos fdp e é extraordinários, como negro também. 

Vc está com pensamento de a na minha quebrada tem assalto então foda-se a criminalidade  no geral 

Ou morreu uns bilionários , são exploradores, morrem pobre todo dia , sendo que essa morte foi emblemático por tudo que se trazia pelo avanço e desafio da expedição 

 

Ou seja guerra da Rússia pode hera um conflito mundial, guerra  nuclear e etc. 

Felizmente  outras guerras não tem essa proporção  os qie não  as torna insignificantes.

Complica em pais onde diversas decisões  estão sendo tomadas pelas cortes superiores à favor do tráfico,  cão farejador não  traz Mais flagrante delito, ou denúncia anônima  mesmo achando grandes quantidades  de entorpecentes.

Agora decisão a favor de invasão de imóvel abandonado pode !!  

Enfim, odeio falar de política atoa , mas minimizar  a guerra da Rússia é  um tanto inócuo  , pq se vc aprender a votar e se conscientizar vc resolve a situação  do Brasil,  tanto no poder executivo  como no legislativo.

Rússia é  algo altamente  complexo , mexe com uma esfera de poder gigante e imensurável  que atrapalhe e rege todo o mundo moderno,  não se engane.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 6/28/2023 at 5:03 AM, smd disse:

Essa guerra é um absurdo. O que me incomoda aqui no Brasil é que o atual presidente da República faz um apoio velado a Rússia, por sua ideologia. Bem como, a Globo não consegue criticar o presidente da República por esse apoio, também pela ideologia dos jornalistas da empresa. 

concordo com você em relação ao atual presidente que não consegue criticar o Genocida e ditador Putin, nessa guerra absurda de invasão de um país onde e democrático, sou 100% Ucrânia, mas não podemos esquecer do ex presidente Bozonaro que foi abraçar o Putin uma semana antes da guerra começar? e ainda fez o papel ridículo dizendo que tinha ido para evitar a guerra! 

Só lembrando que não sou PT, muito menos gado minion…

sou contra bajular políticos porque são todos corruptos preocupados em encher o próprio bolso e dos familiares 。

Editado por bom-ba-ye

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
On 6/28/2023 at 10:50 AM, Axiotis said:

Pra quem é afetado, o problema é ter guerra. Se for em um bairro ou no mundo, pra quem está no fogo cruzado e refém de uma guerra civil ou mundial e grande problema é estar lá.

poiseh concordo contigo, mas discutir sobre human rights com torcedores de MMA eh dar murro em ponta de faca, esquece

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso