FlavioRJ

PBP - UFC 287 - Alex Pereira "Poatan" x Adesanya 2

Recommended Posts

43 minutos atrás, siso_ disse:

por esse e outros comentários q frequento o fórum!
na primeira luta deles, o vitor miranda tinha apontado essa estratégia do jab com atraso no retorno pra encobrir o direto tbm!

tem muita gente aqui q acha o adesanya marrento, mas o cara é lutador demais. e não é tão desrespeitoso qto outra galera q faz trashtalking, tipo o colby

Qto a questao da Tecnica nao tem o que discutir ele e fora de serie...mas fala muita coisa nonsense...se ele tivesse Mais compostura Seria um grande idolo do esporte

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
19 horas atrás, Luiz Melo disse:

https://www.instagram.com/p/Cq0jvJBp3yh/

Vou levantar outra bola aqui: vc n acha que esse combo do Potan- a cadência-  acaba mostrando que a conversão do kixboxing pra o MMA não é tão simples qt parece? Acho que os padrões do kickboxing- os combos longos-  não são tão usuais no MMA. Sou  inclinado a pensar que o MMA é mais favorável a golpes isolados- na grande maioria das vezes.  No geral, luta-se de longe, há menos choque - os bloqueios não são muito efetivos com luvas menores- então, é menos provável que o adversário opte apenas por bloquear uma sequência  mais longa em vez de dobrar a aposta e bater junto. Por tudo isso, acho que o custo benefício de lançar 3 ou 4 golpes em sequência é horrível- é evidente que existem exceções- o adversário estar andando pra trás, por ex- tipo o Jones contra o Marreta e Reyes-  mas acho que, pelo menos na parte de mão, o MMA é "mais simpático" a entradas furtivas- 1-1 ou a um grande soco no time. Uma seleção de golpes tão "cautelosa"- eufemismo pra lenta-  quanto a do Poatan não parece ser uma boa pedida. Lembro do Conor tomando um gancho curto do Siver do nada durante uma blitz- bem parecida com a do Poatan, por sinal- a mão veio do nada e ele nem viu. 

Quanto ao problema que apontou- a falta de movimentação de cabeça- penso que seja sintomático do kicboxing- infelizmente n da pra unir o melhor dos dois mundos: a perna de trás é mais fixa no chão e apoia o peso do corpo- pelo menos na maior parte do tempo-  a da frente fica mais leve- isso permite tanto agilidade pra boquear os chutes, qt, em último caso,  "rolar com o movimento do ataque- o que acaba sendo melhor do que ser acertado com a perna cravada no chão- como rolou com o Conor contra o Poirier. 

Acho que esse posicionamento contribui para um problema crônico- a  perda de mobilidade de quadril. Não é raro perceber que a galera tem um quadril de vergalhão- Miocic, Aldo, Charles, Cerrone, e o próprio Poatan- todos são bem acertáveis e praticamente não tem movimentação de cabeça. Não sei se concorda, mas acredito que, pra o  tronco se deslocar com fluidez  o quadril tem que ter mobilidade- tem que "estar solto"- coisa q  n vai acontecer com o peso do corpo repousando na perna de trás.  Vc nota que os caras do boxe o tronco está  sempre caído pra frente- e aí entra um trabalho conjunto o quadril  fica flexionado, mas,  por estar solto, faz flexão e extensão muito rápido , os joelhos tbm estão sempre trabalhando, a alternando a altura, a passada é mais rápida e larga enfim - o resultado de do quadril solto é um tronco muito ágil móvel- algo incompatível com a postura que o pessoal do kickboxing tradicionalmente adota. Mas sabemos que nem tudo são flores-  se por um lado, ao apoiar o peso do corpo na perna da frente o atleta ganha em desenvoltura, por outro, a perna da frente fica mais pesada e muito mais vulnerável aos low kicks. Difícil encontrar um equilíbrio perfeito. Mas é fato que o Poatan é meio durão e praticamente nulo nas esquivas- e, sinceramente, não sei se isso tem solução no curto prazo.  

Falei tudo isso  como se fosse uma mega novidade pra vc kkk é muita inocência e falta de noção de minha parte kkkkkkkkk  
Obrigado pela paciência e pela simpatia de sempre. Abração

Grande Luiz! Rapaz, estamos  aqui aprendendo juntos. Sempre fui fã dos seus posts, principalmente pela lógica com que você embasa suas idéias, e geralmente é onde discordamos que aprendemos mais. E nesse ponto estou sempre aprendendo aqui. E eu que agradeço a simpatia e a paciência, um prazer estar aqui!

Você levantou lebres muito interessantes que, se não tomadas como absolutas, tem todo fundamento do mundo. A questão dos combos curtos, se você observar, hoje em dia você vê muito mais do que, por ex., no Pride. Hoje joga-se como você falou, mais "seguro", à distância e com ataques isolados. Isso, a meu ver, está relacionado ao fato de que, antigamente, os lutadores ingressavam no MMA oriundos de alguma modalidade, nas quais eram experts. Se essa modalidade fosse o kickboxing ou muay thai, você ia ver sequencias mais longas, com diversidades de golpes não só de mão, mas joelhos também. Lembra das sequencias do Wand, do Shogun, do Melvin Manhoeff ou do Evangelista Cyborg, para ilustrar. Oriundos do striking, confiavam muito mais nessas valências e não poupavam os golpes. Mas atualmente os atletas começam lutando MMA, sem uma modalidade de origem, e ficam muito bons em tudo e excelentes em nada. E você vê que as exceções são evidentes, como os próprios Adesanya e Poatan, e mesmo neste as tendências individuais são gritantes. O Adesanya sempre jogou mais no contra e com sequencias menores, e o Poatan no ataque com sequencias maiores. E levaram esses valores para o MMA. E se parar para pensar em termos de qualidade ou técnica, aqueles overhands que abundam no MMA sequer são utilizados no striking convencional. Então essa variação que você mencionou dos combos, a meu ver, existe mais em razão do background que o lutador traz para o 8, que hoje em dia é muito mais pacificado. E com relação à defesa e bloqueio com a luva pequena do MMA, temos que observar que, se a um passo as luvas do boxe e kickboxing são maiores, por outro lado as de MMA permitem que você abra sua mão. Então numa blitz, se o defensor está fechadinho da maneira correta, a palma da mão protege a têmpora, os punhos fecham em diagonal se juntando à frente do queixo, os cotovelos estão colados nas costelas e os dedos no topo da cabeça. Essa proteção é muito eficiente, e permite que o atleta suporte uma blitz até achar uma brecha para engatar o contra ataque. Isso a guarda estando fechada certinho.

Com relação à movimentação de quadril, cabeça e distribuição do peso pelo corpo, temos que voltar um pouco atrás até a origem da evolução do kickboxing, que aqui no Brasil nem é tão distante. A modalidade se originou principalmente das junções de karate e boxe e taekwondo e boxe. Na primeira, tendo em vista que o karate utiliza muito o contra ataque, a evolução se deu com a distribuição do peso na perna de trás indo para o centro do corpo. Na segunda, levando em consideração a maior movimentação do atleta, que utilizava de diferentes ângulos e maior movimentação para entrar aplicando os chutes, a fusão com o boxe foi mais tranquila, por conta da movimentação circular deste esporte, e aí o peso ficou mais focado no centro e a perna da frente. Tivemos até junção de capoeira e boxe para você ter idéia, e funcionava muito bem na parte ofensiva. Na Europa, tendo como meca a Holanda, a derivação principal veio do karate com boxe, mas com muita preponderância da movimentação do boxe, embora com o quadril não tão solto, vide atletas da Chakuriki,

Eu fui privilegiado por ter um mestre que lutou praticamente de tudo que existia antes de iniciar no kickboxing, e também em decorrência da amizade dele com grandes pugilistas, como o Servilio de Oliveira, que lapidava nosso boxe. Então quando eu lutava usava mais o peso justamente na perna da frente ou no máximo distribuía entre as duas pernas, porque a gente fazia muito ataque que hoje não é considerado válido e o Poatan ressuscitou, como jab, cruzado e chute circular com a perna de trás, o que demanda o peso do corpo na perna da frente. Eu só jogava o peso na perna de trás quando defendia chutes com a canela ou chutava com a perna da frente após tapar a visão do oponente com um jab ou baixar a guarda dele com minha mão da frente. Ou para aplicar uma ashi barai (rasteira) com a perna da frente, por exemplo. Então volto naquele ponto que já mencionei. Não considero o "engessamento" do quadril ou a falta de movimentação de cabeça como crônicos do kickboxing,   mas sim da forma que os atletas aprendem o MMA atualmente, sem um background em uma luta de origem, e nesse especial que estamos discutindo, sem um background em striking.; Lembra como  o Wand avançava antes das blitz, balançando o quadril e a cabeça? Igualzinho ao Mike Tyson. O Remy Bonjanski também se movimentava muito bem, o Manhoeff também , o Andy Hug tinha uma movimentação soberba,embora não utilizasse tanto os movimentos de cabeça, mas compensava isso com um deslocamento muito bom. Assim como o Cro Cop. Recentemente TJ Dillashaw e Dominick Cruz,  que me recordo agora, também mostravam muito bem essa movimentação.

Teve um ponto que um outro colega ressaltou aqui que gostei muito, que foi quando falou que o Adesanya defendia jogando a cabeça para trás, e fez uma assertiva muito correta. Se no kickboxing, no boxe e no striking essa defesa é muito boa, no MMA é terrível, porque jogar a cabeça para trás lutando com um bom grappler é sinônimo de chão.    

Com relação ao Poatan, concordo com você. Mas aí friso que a técnica individual foi o que fez dele o monstro que é. Porque outro que tentasse utilizar as mesmas valências, não tendo as aptidões individuais que ele tem, não iria longe de jeito nenhum. O que não quer dizer que não tenha erros crassos. Vou me bater sempre que o principal a ser corrigido ali é a guarda, e isso para ontem. Esse fator não leva tanto tempo para consertar. E uma vez tendo isso, a questão do quadril passa a ser até secundária, ficando atrás, por ex., do aprendizado de defesa de quedas e como sair do chão. Isso sim, demanda muito mais tempo, e tenho certeza de que será o divisor de águas da carreira dele no MMA, principalmente subindo de categoria. Duvido que vá encontrar mais algum "inteligente" como o Strickland, que vai decidir abrir mão do ponto onde é excelente para trocar com ele, ninguém sabe porquê.

Esse é meu ponto de vista, acho que casa com o seu em muitos pontos.

E é sempre um prazer estar aqui trocando idéias com você, colegas do seu calibre sempre engrandecem o ambiente. Aliás, dá um orgulho imenso ver o nível em que essa nossa casa se encontra hoje.

Forte abraço meu amigo!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
14 horas atrás, siso_ disse:

por esse e outros comentários q frequento o fórum!
na primeira luta deles, o vitor miranda tinha apontado essa estratégia do jab com atraso no retorno pra encobrir o direto tbm!

tem muita gente aqui q acha o adesanya marrento, mas o cara é lutador demais. e não é tão desrespeitoso qto outra galera q faz trashtalking, tipo o colby

Grande siso, muito obrigado, a recíproca é mais do que verdadeira!

Não tem como não considerar o Adesanya um lutador extraordinário, embora minha torcida vá sempre para o brasileiro.

Grande abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 4/12/2023 at 9:09 AM, masterblaster disse:

Fala meu amigo, tudo bem?

Rapaz, muito obrigado pela menção, mas fico muito feliz aqui aprendendo com os comentários de vocês.

Sobre a luta, para mim mérito total do Adesanya que aproveitou à perfeição a oportunidade que apareceu.

O Poatan estava encurralando mesmo, sua característica é sempre atacar, indo para frente. Realmente já tinha minado muito as pernas do nigeriano, que não estava se movimentando como no início. Acredito no que ele falou no vídeo, mais uns dois rounds mantendo os low kicks e provavelmente decidiria a luta.

Mas aí entra uma pressa incompatível com o desenvolvimento do resultado com segurança. Poatan sabe que seus golpes são muito fortes. Sabe que Adesanya está sentindo a perna. Podia entrar e sair com combinações fortes de um dois mais low kicks. Estava na vantagem e iria acabar nocauteando. Mas quis acelerar para provar que poderia acabar com aquilo de vez, acho que subestimou o Israel sim. Glover já tinha falado que ele iria tentar terminar a luta mais rápido. E o simples fato de entrar no ringue ou octógono com a intenção de acelerar um resultado já contando com ele é prejudicial ao desfecho do combate. Você entra para perseguir o resultado, e um eventual nocaute não pode ser objetivo, mas consequencia da busca pelo resultado. Isso no lado psicológico. Creio que houve um excesso de confiança que nesse nível de elite foi crucial para o desfecho.  

E outro fator que para mim foi determinante para o resultado foi aquela guarda. Você encurralar  na grade e partir para o infight de guarda baixa com um striker do calibre do Adesanya não tem sentido nenhum. E obviamente o Israel e seus treinadores já estavam estudando as características do brasileiro nos treinos, tanto que usaram sparrings que emulavam os movimentos do Poatan.

Então não tem como dizer de jeito nenhum que o Adesanya deu sorte ou encontrou golpes ao acaso. Um striker daquele nível não tem golpes ao acaso. A combinação queixo/têmpora foi letal e executada com uma maestria que só advém de muito treinamento e estudo. Treinamento na execução e estudo das falhas técnicas do oponente. Especialmente os golpes na têmpora são muito evitáveis com a simples utilização da guarda alta.

Já disse isso e vou repetir. Lutador que joga plantado tem que ter a guarda alta até na média distância. O que se movimenta mais sempre vai atacar mais rápido, então esse condicionamento tem que estar em dia.

Agora, fica patente que, apesar de extremamente frio e lúcido após a luta, o Poatan não deu indício que que vá buscar auxílio mais qualificado para o treinamento. E isso pode custar muito para ele.

E outra coisa que não posso deixar de mencionar, das antigas como sou, foi a postura do Adesanya com relação ao filho do Poatan. Deu para notar o quão rancoroso o nigeriano foi. Guardou a atitude de uma criança de 5 anos para devolver na primeira oportunidade que teve chance. Para mim isso diz muito em relação a ele. O que não tira de forma alguma o mérito total de sua vitória.

Outra aula aqui neste PBP! Muito obrigado Mestre!

Grifei os pontos que mais me chamaram a atenção👍

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 4/12/2023 at 6:26 PM, NEGO DÁGUA disse:

Cara na vida precisamos da o passo  atrás  até o Anderson  o maior da história  ouvia corners , trazia o Pedro Rizzo e etc.

Alex precisa de certos  ajustes  revi a luta de novo ( sou torcedor  do cara estou extremamente  chateado ) até no boxe vi umas deficiências  qie anteriores  não  tinha visto ele demorou e achar distância  de mão  pq o Adesanya  estava marcado por cima sempre,  um instante  ele investiu no primeiro  round  e Adesanya  respondeu parando e esperando .

Ou seja estava bom base sólida, guarda alta e contra golpe , eu disse anteriormente  Alex e nocauteavel , mas reitero  não  esperava um KO avassalador. 

Uns minutos até me animei o vi superior nos chutes  ao Adesanya  , tanto qie acertou um chute alto no primeiro  round , o Nigeriano  andou para atrás ele foi pra cima deu  investida de mão  e foi resolvida..

Cara foi muito bem o Adesanya  , muito. 

Estamos falando  aqui , mas independente  eu @masterblaster @oxeboxing sempre apontamos defeitos do Poatan.

Vejo Mais uma adaptação  ao kickboxing  para o MMA  e fora um anti jogo de grappling,  eu vejo o Rafael  como esse cara..

Primeiro  veio da trocação  brasileira  , como o katel,  eles vão  iriam mudar o Poatan  é  um cara super campeão  , ele iria tirar falhas , e ver como potencializar  mais ainda suas qualidades, primeiro  são  brasileiros,  língua não  seria barreira , Rafael adaptou o Wanderlei,  Shogun   Anderson  ( veio do Noguchi,  mas o MMA  treinou muito com com Rafael) ao jogo do anti grappling. 

Glover a gente ver espetacular  ser humano , mas é  um grappling  e não é  coach do Poatan , quem treina o kickboxing  dele,  que são  os sparring?

 

 

Nego, boa tarde!

Negritei o que achei de melhor

Parece que estamos vendo o Rafael como a pessoa com qualidades mão só técnicas, mas tb de relacionamento interpessoal, pra ajustar o jogo do Poatan!

Qq q seja a decisão do Alex, espero que seja a melhor, pra que não acabe o hipe que existe sobre ele, e que a gente veja ele chegando longe, bem mais longe do que já chegou. Todos nós gostaríamos muito disso: dele fazer ótimas lutas e pegar o cinturão da 84 ou 93kg. E, pegando, se manter com o título com bastantes defesas contra ótimos nomes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 4/12/2023 at 9:13 AM, masterblaster disse:

Do Rafael posso te dizer pessoalmente, ele realmente não te manda fazer isso ou aquilo, mas demonstra o quanto determinada tática é vantajosa, de uma forma que você fica ansioso para aprender e executar aquilo. E mostra fazendo. Extremamente capacitado e inteligente. Acho que seria o ideal para o Poatan.

Pois é, Master! Parece que estamos enxergando o Rafael Cordeiro como a pessoa com as qualidades que o Poatan precisa! Vamos torcer pra que dê certo!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 4/12/2023 at 6:54 PM, oxeboxing disse:

Isso, como falei também, ele pode estar passando por uma adaptação pois o MMA é complexo e não importa o quão bom em pé você seja em relação aos seus adversários você precisa se adaptar, o Israel achou o caminho dele, Poatan está sim achando o dele também e torço pra que ele seja bem-sucedido, mais ainda né, poq o que ele fez raramente alguém fará novamente, a gente fala assim pois somos muito fã dele e de lutas, junta as duas coisas e ficamos meio inflamados querendo ver o melhor pra ele e pro esporte. 

Sobre a mudança de time vamos ser sinceros de que vai ser improvável, beirando a quase o impossível, Glover querendo ou não é uma parte muito importante pro Poatan estar no UFC e acredito que ele fique na academia do Glover, mas isso não impede conexões, inclusive o Poatan gosta muito disso, de interagir com outros caras do esporte, mas agora precisa ser algo que seja realmente direcionado as suas falhas, qualidades e adaptação as regras, treinar sempre pensando em tudo o que eu acredito que ele já faça mas reforçar sempre que ainda há muita coisa a se absorver. 

Enfim... eu acho que o Poatan vai ser campeão de novo, seja dos médios ou meio-pesado, aguardem...

Eu tb não mudaria de time, tentaria, talvez, ver como seria possível agregar o Rafael Cordeiro, mas sem tirar quem tá caminhando junto há tanto tempo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 4/12/2023 at 11:42 PM, Rucci disse:

Eu acho que vi a luta um pouco diferente do que geral aqui. Acho que todos fomos impactados pelo nocaute brutal e isso acaba maquiando um pouco o que ocorreu. Pra mim a luta foi decidida em um detalhe e a estratégia deles ficou bem evidente, sendo que ambos tiveram méritos em aplicar o game plan até o momento do nocaute.
Na minha visão a luta estava claramente começando a pender para o brasileiro que, como ele mesmo disse, se emocionou e acabou se precipitando, mas de fato havia machucado o Israel pouco antes do nocaute quando os leg kicks já começavam a comprometer mais seriamente a movimentação, ainda que não ao ponto de o anular completamente.

Sei que tem gente que acha que a reação do Adesanya ao chute baixo foi encenada mas não foi o caso, e ele próprio admitiu isso na entrevista pós luta. O que ele quis dizer quando usou o termo "play possum", ou fingir de morto em português, foi quando ele se fechou na guarda enquanto estava na grade. Foi isso que induziu o Poatan a ligar o modo berserker quando se expôs e acabou tomando o nocaute. Lembrem-se que pouco antes o brasileiro conectou uma joelhada certeira seguida de um cruzado de esquerda que pegou na guarda, Alex no instinto mandou um segundo cruzado no mesmo lado com o intuito de confundir o Israel mas este foi muito feliz na reação e na sequência.

Adesanya teve muita precisão ao conectar aquele golpe, mas também teve uma dose de sorte de o ajuste que fez após ter tentado essa sequência antes ter funcionado perfeitamente, do contrário ele corria sérios riscos de ser o cara no chão alguns segundos depois da sequência. Lembremos que ele tentou essa sequência em outros encontros entre eles, mas nunca com esse nível absurdo de precisão.

Sim, eu concordo que o Poatan ter mantido a guarda baixa naquela blitz foi um erro técnico, ali ele deveria, ou ter mantido a guarda alta ou ter alternado saltos para fora e para dentro do alcance para evitar se expor, mas tem muito mérito do Adesanya em ter encontrado o contra golpe perfeito naquela situação que facilmente poderia ser desesperadora para um cara com menos experiência. Não é como se o brasileiro fosse nulo por ter levado um golpe tecnicamente impecável, ele só foi pego numa falha e com poucos ajustes poderia ter conquistado outra vitória para uma coleção de triunfos impressionantes contra o striker extremamente competente que é o Israel.

Sobre a pontuação dos rounds, tem muita subjetividade nisso. Adesanya vinha conectando mais na cabeça e no corpo, porém sem tanta contundência, enquanto engoliu a maioria dos leg kicks que já claramente começavam a comprometê-lo. Não tivesse resolvido naquele lindo lance, certamente estaria em apuros até o final daquele round.

Muito bom ! 👍

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
18 horas atrás, Loucus disse:

Outra aula aqui neste PBP! Muito obrigado Mestre!

Grifei os pontos que mais me chamaram a atenção👍

Grande Loucus, tudo bem?

Rapaz, aqui todos somos mestres e alunos, ensinamos e aprendemos. Aprendo muito com você.

Realmente o Rafael é quase uma unanimidade, gostaria muito que alguém do staff do Poatan passasse os olhos por aqui e considerasse essa opção.

Mas no que você negritou com relação a postura do Adesanya com o filho do Poatan, achei aquilo uma vergonha. Talvez por ser de outra geração mesmo, mas lembrei logo da última luta do Fedor com o Coleman. Após a luta o americano levou as filhas para o ringue para apresentar para o russo. Elas estavam chorando porque a cara do pai estava detonada mesmo e o Mark falando para elas “ele e amigo do papai”, e deu uns dois soquinhos de leve no rosto do russo. O Fedor ficou lá, tentando acalmar elas com o pai, sorrindo um pouquinho e muito respeitoso.

Que diferença, né? Aquilo chegou a emocionar. E o Adesanya mostrou exatamente o contrário para uma criança de 05 anos, e talvez tenha mostrado mais de si ali do que gostaria. Rancoroso e vaidoso, na minha opinião.

Grande abraço meu amigo!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 4/16/2023 at 8:50 PM, masterblaster disse:

 E o Adesanya mostrou exatamente o contrário para uma criança de 05 anos, e talvez tenha mostrado mais de si ali do que gostaria. Rancoroso e vaidoso, na minha opinião.

 

O normal hoje em dia. E o numero de individuos assim aumenta cada vez mais. Quanto ao moleque ter debochado antes, fica ao encargo dos pais corrigirem isso.

Editado por Gurkha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, Gurkha disse:

O normal hoje em dia. E o numero de individuos assim aumenta cada vez mais. Quanto ao moleque ter debochado antes, fica ao encargo dos pais corrigirem isso.

Exatamente, meu amigo. Mas quando relembro o comportamento do Fedor com as filhas do Coleman, fico imaginando qual o mérito para um adulto de guardar por tanto tempo uma brincadeira de uma criança de 5 anos e esperar para dar um troco. O próprio Poatan tinha repreendido o filho. Para mim a atitude do Adesanya falou muito sobre ele. 
Ah meu amigo, e mudando de alhos para bugalhos, com essa onda de violência nas escolas aqui, peguei aquele livro do Gimenez e repassei aquela parte sobre ataques em ambientes fechados para minha esposa e filha. Disse como se comportarem e estou treinando minha filha nesse sentido. Mandei para o grupo dos pais também e sugeri que fizéssemos treinamento  grupo com as crianças de uma forma mais lúdica, mas consciente. Também enviei o material para a escola e sugeri que preparassem os alunos e capacitassem os professores para lidar com eventuais problemas. Então muito obrigado por ter trazido um material tão importante. Forte abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
56 minutos atrás, masterblaster disse:

Exatamente, meu amigo. Mas quando relembro o comportamento do Fedor com as filhas do Coleman, fico imaginando qual o mérito para um adulto de guardar por tanto tempo uma brincadeira de uma criança de 5 anos e esperar para dar um troco. O próprio Poatan tinha repreendido o filho. Para mim a atitude do Adesanya falou muito sobre ele. 
Ah meu amigo, e mudando de alhos para bugalhos, com essa onda de violência nas escolas aqui, peguei aquele livro do Gimenez e repassei aquela parte sobre ataques em ambientes fechados para minha esposa e filha. Disse como se comportarem e estou treinando minha filha nesse sentido. Mandei para o grupo dos pais também e sugeri que fizéssemos treinamento  grupo com as crianças de uma forma mais lúdica, mas consciente. Também enviei o material para a escola e sugeri que preparassem os alunos e capacitassem os professores para lidar com eventuais problemas. Então muito obrigado por ter trazido um material tão importante. Forte abraço!

Disponha Master. Tudo isso e' o Trabalho bom do Gimenez e merece ser divulgado. Utlidade publica com certeza. Abraco!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu tenho tido pouco tempo para ler as ricas discussões que estão havendo em alguns tópicos, só tenho conseguido passar o olho por alto. Quero ainda parar para ler direito. Mas um ponto que vi que foi muito apontado, a guarda baixa, eu discordo que tenha sido algo decisivo ali. 

Acho que foi muito mais méritos do Adesanya que conseguiu impor o contra golpe dele, de costas para a grade e guarda alta, situação bem atípica para ele, mas que é um contra golpeador excelente. O Poatan é muito experiente para se expor a contra golpes no meio do ringue, trocando porrada, mas ali acabou se expondo em meio a um ataque, não tem jeito de não se expor ao atacar. 

Ali, a meu ver, foi uma precipitação do brasileiro, que superestimou os efeitos dos chutes baixos no poder de reação o Israel, ele claramente estava sentindo os chutes baixos, só que não foram golpes na cabeça, o poder de reação, leitura de luta e tempo de resposta estavam inteiros ainda para o Israel, era "só" a base afetada, a luta estava no começo ainda. Ali foi mérito total do Israel pela frieza ali de aplicar o golpe no meio do ataque do Poatan, acuado e com a base já avariada ainda.

Não vejo a guarda alta como algo decisivo, pq o Poatan nunca teve uma defesa alta, a defesa dele é muito de movimento de tronco e cabeça, evadir com as pernas, e é uma defesa muito boa, tanto que sempre deu certo e ele chegou onde chegou. Apesar de sempre dar agonia a guarda baixa na curta distância, ele tem uma ótima defesa. A defesa dele só não é a mais comum, mas quase nada nele é o "mais comum", a ver pela forma que solta os chutes. Não vejo como um "erro", e sim como uma boa adaptação do que dá mais certo para ele. Ali é mais uma adaptação do que um 'vício' errado, a meu ver, pq ele tem outras formas muito eficientes de defesa. E no caso, ele manter uma boa guarda alta o impediria de lutar como ele luta, os golpes de saírem do ângulo que saem, ter fluidez no corpo para conseguir evadir, que é o que melhor funciona para ele. etc.

Em meio a um ataque, não tem jeito, a guarda alta pode amenizar, mas não evita um bom contra golpe não. Ainda mais ali, como foi, ele podia estar com a guarda alta que não tinha jeito.

Estava revendo aqui o finalzinho da luta aqui, algumas vezes e  em câmera lenta, no fightpass do ufc, a partir do minuto 7:33:20, o Poatan avança quando vê que o Israel sentiu o chute na perna, duas vezes, na última acaba tendo o contra golpe fatal.

O Poatan defende um chute no corpo e emenda um direto no corpo que entra bem, não me lembro se o Israel já vinha sentindo o corpo e se isso pode ou não ter influenciado o avanço também. Logo depois o Poaran dá um chute baixo, o Israel sente, ele entra de nova, faz uma sequência linda ali, dá um jab e cruzado com a mão esquerda, não muito forte, mas mantendo a guarda do Israel alta, um gancho no corpo de direita forte e emenda com uma joelhada alta usando o clinch linda, linda sequência mesmo, e emenda no final dois cruzados de esquerda. Vi um podcast comentando sobre o fato de dois cruzados de esquerda te exporem muito, o que é verdade, mas o primeiro furou a guarda do Israel, e apesar disso, teve que ser  um cruzado mais longo pelo Israel ter se afastado o tronco e o pé de trás depois da joelhada. Acho que por isso o Poatan quis emendar o golpe mais forte dele, para definir a luta, pq a joelhada e o cruzado mais longo pegaram, e o Isarel estava todo acuado (de tocaia, mas acuado). Mas nisso, como o primeiro cruzado mais longo, para soltar o segundo mais forte o Poatan tem que dar um passo/salto para o lado, para se aproximar e se posicionar com a base para conseguir soltar um golpe forte, nesse meio tempo, o Israel que já estava lá pegou ele. Possivelmente o Israel sabia que o Poatan ia usar o cruzado de esquerda dele em algum momento para resolver a luta, ele sempre usa. Aí em meio a aplicação da movimentação para se posicionar para o segundo cruzado e sua aplicação, que saiu muito forte, para definir a luta, o Israel joga um jab rápido e leve, que pega no rosto do Poatan, e emenda um overhand meio curvado de direita que pega em cheio,, acabando com a luta. O Poatan bambeia e volta em pé ainda deois disso, mas ali já acabou a luta. Depois disso o israel coloca mais golpes, mas o último golpe que entrou em pé, que derrubou mesmo, o Poatan já estava 'apagado em pé', o penúltimo golpes, o do contra golpe, que acabou com a luta. Qualquer próximo golpe ali derrubaria o Poatan. 

Dá para ver isso também a partir de um replay, no fightpass do ufc, a partir do minuto 7:35:10, sugiro que usem a velocidade lenta, vale a pena demais.  

Acho que ali foi mais mérito do Adesanya, pela vantagem de posicionamento - intencional ou não -, por saber captar essa vantagem, pelo contra golpe, pela frieza e leitura da luta, aproveitou a oportunidade do espaço entre a passada e aplicação, para meter um contra golpe usar um sabe ainda para se certificar da distância, acho que esse jab do contra golpe não tamou a visão, mas ele faz isso de tampar a visão muito bem também. O Poatan poderia ter esperado mais, mas era compreensível também ele avançar, ele pecou ali foi em subestimar a reação do Adesanya, que sentiu mesmo na luta, "só" as pernas. Vejo mais como uma aposta do Poatan que como um "erro", daria certo contra 99% dos adversários, o problema é que ele estava diante do único cara que conseguiria aplica esse contra golpe propositalmente nessa situação. 

Mas enfim, monstros. Nesse nível, qualquer um poderia vencer. Em todas as outras lutas o Israel esteve perto de vencer ou foi bem acirrada. Não tira mérito de nenhum dos dois nenhum dos resultados. Altíssimo nível de trocação, talvez as lutas com o mais alto nível de trocação no MMA. De cabeça agora, não me lembro de outra luta onde dois kickboxers tão renomados se enfrentaram no MMA, se não forem as lutas com mais alto nível, certamente está entre uma das.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 4/16/2023 at 9:50 AM, masterblaster disse:

Grande Loucus, tudo bem?

Rapaz, aqui todos somos mestres e alunos, ensinamos e aprendemos. Aprendo muito com você.

Realmente o Rafael é quase uma unanimidade, gostaria muito que alguém do staff do Poatan passasse os olhos por aqui e considerasse essa opção.

Mas no que você negritou com relação a postura do Adesanya com o filho do Poatan, achei aquilo uma vergonha. Talvez por ser de outra geração mesmo, mas lembrei logo da última luta do Fedor com o Coleman. Após a luta o americano levou as filhas para o ringue para apresentar para o russo. Elas estavam chorando porque a cara do pai estava detonada mesmo e o Mark falando para elas “ele e amigo do papai”, e deu uns dois soquinhos de leve no rosto do russo. O Fedor ficou lá, tentando acalmar elas com o pai, sorrindo um pouquinho e muito respeitoso.

Que diferença, né? Aquilo chegou a emocionar. E o Adesanya mostrou exatamente o contrário para uma criança de 05 anos, e talvez tenha mostrado mais de si ali do que gostaria. Rancoroso e vaidoso, na minha opinião.

Grande abraço meu amigo!

Tudo bem, mestre?

Muito boa leitura e sua analogia fecha a questão. O caso do Coleman com o Fedor foi muito bonito de se ver. Já o do Adesanya despertou outro tipo se sentimentos nas pessoas, eu fiquei muito chateado, porque o garoto fez o que fez com 5 anos (segundo o Poatan, influenciado por pessoas em volta do menino, e que isso se repetiu no UFC em que ele ganhou do Israel, mas ele já tinha conversado com o garoto pra não ir na pilha dos outros), já o Poatan fez o que fez e ainda saiu dizendo qu é vingativo e rancoroso mesmo. 

Como você afirma: mostrou mais sobre o Israel do que ele mesmo gostaria.

Grande abraço amigo!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
3 horas atrás, Loucus disse:

Tudo bem, mestre?

Muito boa leitura e sua analogia fecha a questão. O caso do Coleman com o Fedor foi muito bonito de se ver. Já o do Adesanya despertou outro tipo se sentimentos nas pessoas, eu fiquei muito chateado, porque o garoto fez o que fez com 5 anos (segundo o Poatan, influenciado por pessoas em volta do menino, e que isso se repetiu no UFC em que ele ganhou do Israel, mas ele já tinha conversado com o garoto pra não ir na pilha dos outros), já o Poatan fez o que fez e ainda saiu dizendo qu é vingativo e rancoroso mesmo. 

Como você afirma: mostrou mais sobre o Israel do que ele mesmo gostaria.

Grande abraço amigo!

Sempre um prazer falar com você . Grande abraço !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora