Entre para seguir isso  
pipo

Como Poatan superou alcoolismo, morte trágica do irmão e foi de borracheiro a estrela do MMA

Recommended Posts

 

Alex "Poatan" Pereira (7-1) enfrenta Israel Adesanya pela segunda vez no MMA neste sábado, na Miami-Dade Arena, no UFC 287, na revanche que vale o título do peso médio seis meses depois do brasileiro nocautear o nigeriano no UFC 281.

Bem antes de ser um dos lutadores mais temidos do planeta e uma estrela no MMA, Poatan era apenas Alexsandro Pereira, um garoto de 12 anos de São Bernardo, cidade da região metropolitana da capital do estado de São Paulo, que não gostava de estudar. Com essa idade, Alex Pereira desistiu da escola.

Se os estudos não atraíam o jovem garoto, uma coisa não lhe faltava: determinação de ganhar seu dinheiro para se sustentar na vida. Por isso, desde pequeno trabalhou como ajudante de pedreiro com o pai, até outros trabalhos menores para render apenas um dinheirinho para poder ter coisas que qualquer criança dessa idade gostava: jogos de fliperama, coxinha (aperitivo típico brasileiro) e outras guloseimas.

Até que com 12 anos, Neri Lopes entrou na vida de Alex Pereira.

Neri era vizinho dos Pereiras e tinha amizade com os pais do garoto. Ele era dono da borracharia Villa Nova, localizada em São Bernardo. "Com 12 anos de idade, ele não estudava e eu falei pra ele 'você não quer, no período que você não estudar, ir lá na borracharia pra varrer o chão lá?'. E ele começou a frequentar a borracharia com 12 anos de idade", disse Lopes, hoje com 49 anos, à ESPN.

"Eu comecei lá com 12 anos de idade, mas antes disso ajudei meu pai como servente de pedreiro, fazia uns bico pra se virar, pra ter um dinheirinho pra comprar as coisas que eu queria. Nunca gostei de estudar, então estava difícil, parei de estudar, me dediquei só ao trabalho, vida difícil, trabalho duro. Fazia um trabalho de uma pessoa mais velha com 12 anos", revelou Poatan, à ESPN.


 

 

"Ele sempre foi um moleque bem zoeiro, sempre brincalhão com os clientes, gostava de brincar, hoje ele é mais sério, mas ele era mais novo e gostava muito de desafio em serviço, metas. Ele, se um dia desistir da luta, como borracheiro vai se dar bem, é difícil um borracheiro igual ele hoje, porque ele tinha muita força, era rápido, pegava 10 pneus de caminhão e fazia rapidinho. Os clientes gostavam muito dele, ele atendia bem", disse Neri.

 

"Como ele era um menor de idade e eu coloquei ele pra trabalhar, não podia forçar muito porque é um serviço perigoso, então ele ficava calibrando pneus de automóveis, coisas básicas. Eu dava uns R$ 200 por semana pra ele".

A morte trágica do irmão de Poatan

Enquanto Poatan ia crescendo e se dando bem como borracheiro, ganhando seus trocos apesar da falta de estudos, seu irmão Angelo, um ano e sete meses mais velho, tomava outro rumo na vida.

"A gente sempre andava junto. A gente estudava junto, mas eu não gostava muito de estudar, eu sempre estava procurando algo pra fazer, algum trabalho. Eu insisti bastante pra trabalhar, arrumei o trabalho na borracharia. Já meu irmão não tinha um trabalho pra se ocupar. Ele tomou o caminho errado e eu fui pelo certo. Até hoje a gente não entende muito. Eu sempre andei junto com ele, sempre soube de tudo. Mas em um momento eu tomei um caminho e ele tomou outro caminho, então eu fiquei sem saber muito das coisas. Ele estava usando drogas, andando com pessoas que já estavam nesse tipo de vida há mais tempo", relembrou Poatan.

Angelo morreu aos 17 anos, assassinado em São Bernardo.

"Eram pessoas que tinham pedidos, ameaças, de gente falando que ia matar. E ele estava sempre junto com essas pessoas. Depois eu escutei pessoas falando, 'pô, seu irmão está nessa vida'. Mas fazia mal pra ele andar com essa galera. Aí quando foram pegar ele falaram 'pode ir embora que a gente não quer você, quer só o seu amigo'. Mas ele falou 'não, tô com o cara, tô com o cara'. Aí mataram os dois. Mataram ele, foi uma vida que ele escolheu, foi bem triste mesmo", disse Poatan.

Alex Pereira poderia ter tomado o mesmo rumo de seu irmão mais velho, mas a vida como borracheiro o livrou disso.

"Talvez se ele não tivesse vindo pra borracharia ele teria acompanhado o irmão dele e teria ido pra outro caminho. O Alex fala disso, ele me agradece mais por isso, ver onde ele está e o irmão foi pra outro caminho", afirma Neri.

image.png.77b4bd5ed37dacc69bc384aadd351c56.png

 

Ao entrar no octógono em Miami, talvez um pensamento de "e se" esteja na cabeça do brasileiro de 35 anos. "E se meu irmão estivesse aqui?". Angelo, segundo Alex, poderia também ter ido para o mundo das lutas.

"Eu sempre penso nele, não tem como esquecer. Pra quem conhece, pergunta dele. 'Seu irmão, se fosse pra esse lado da luta, será que ele seria bom?'. Não dá pra saber. Ele era mais velho do que eu, a gente brigava muito quando era moleque e eu apanhava dele. Eu era maior que ele, mas tinha menos força do que ele. Na maioria das vezes eu sempre apanhei dele".

O drama de Poatan com o álcool

Nesta idade, não só um trabalho e um salário mudaram a vida de Poatan, mas também foi quando ele começou a ser introduzido ao álcool.

"Chegava final de ano, a molecada pegava escondido uma champagne da mãe e do pai e a gente bebia. Eu já tinha alguns indícios que ia gostar de beber. Comecei beber com 12 anos de idade", disse Poatan.

Já adulto, Poatan sabia que seu problema com a bebida estava o prejudicando. "Eu sempre era irresponsável, eu bebia e andava de moto, passei por vários apuros, chegando atrasado no trabalho, faltando". "Ele era muito da noite, de virar a noite em baladas, fazia bastante isso", relembra Neri.

"Ele trabalhava numa outra empresa e passou a noite nas baladas bebendo e chegou de manhã, pra não trabalhar, jogou detergente no olho. Aí ele foi lá na empresa e falou que estava com conjuntivite, que não podia trabalhar e tinha que ir para o médico", disse Neri.

 

Até que Poatan, reconhecendo que a bebida o prejudicava, resolveu agir. Aos 21 anos, começou a praticar a primeira arte marcial de sua vida: kickboxing. Porém, com seu salário não era possível se sustentar apenas com a luta no começo. Por isso, foi trabalhar na borracharia Villa Nova de novo.

"Fui cada vez bebendo mais. E falei 'vou ter que fazer algo que tire essa atenção pra eu sair da bebida'. Foi onde eu conheci o kickboxing. Eu mesmo nunca tive um pai, irmão, tio, alguém que tenha feito algo pra me incentivar. A gente escuta que o esporte salva. Nunca gostei de futebol, não levava jeito. Eu sempre gostei de brigar na rua, combina mais comigo".

"Eu trabalhava e estava treinando, aí chegou um tempo que eu comecei a ter algumas ajudas, achava umas parcerias, era um pouco menos do que o salário que eu ganhava como borracheiro, mas tentei me dedicar, talvez conseguisse algo. Cheguei no patrão (Neri) e falei que não ia dar mais pra trabalhar, ele me apoiou, 'tomara que dê certo'. Aí saí da borracharia. Fiquei uns meses, acho que um ano, sem trabalhar, e aí vi que não dava. Cheguei novamente no meu patrão, falei que estava difícil, perguntei se não tinha como trabalhar meio período, e ele falou que dava, que estava precisando. Ele falou 'te pago meio salário e vc trabalha meio período'. Chegou no final do mês, ele me pagou o salário todo, foram 8 meses, um ano fazendo isso. Me ajudou muito", relembra Poatan.

image.png.79b762fa9eca3ba412a894c923540450.png

Neri Lopes, dono da borracharia, ao lado de Alex Poatan em sua juventude Arquivo Pessoal/ Neri Lopes

E o próprio Neri revelou por que pagava o salário integral a Alex Pereira. "Ele falava 'hoje vou ter que sair porque tenho um treino', ele saía e eu nunca descontava do salário dele e ele me agradece muito por isso. Chegou uma hora que ele pediu as contas porque não ia dar mais e falou 'vou pra cima da luta'. E eu falei 'Alex, pode ir. Tomara que dê certo. Se um dia não der, as portas estão abertas'. Na época ele pagava aluguel, tinha filho pequeno, as coisas não eram fáceis. Como ele era um garoto que nunca me deu trabalho, me deu bons rendimentos, não fazia questão de horas. Quando a pessoa merece, você não faz contas. Ele às vezes passava do horário e não reclamava, uma coisa justifica a outra".

 

image.png.0009df8f8fa23b658cbf9613cb0f7f52.png

"Tinha dia que ele vinha trabalhar com o corpo doendo, pra chegar no horário era difícil, coisa de moleque novo. Ele não tinha grana pra comprar luva e outros materiais, aí juntava os colegas e fazia uma vaquinha na hora de lutar. Foi tudo bem na vontade. Cheguei a patrocinar ele um tempo, eu e um colega do bar do lado", completou Neri.

Quatro anos depois de sua primeira aula de kickboxing, Alex Poatan, ainda batalhando contra o álcool, deu um basta que foi decisivo para sua carreira na modalidade, que inclui o título do Glory e duas vitórias sobre Israel Adesanya.

"Em 2012 eu tinha lutado no Brasil e perdi essa luta, não treinei direito, a bebida me atrapalhou e foi onde eu falei 'tenho que parar, se não parar não vou pra canto nenhum'. Comecei a treinar, fiquei quatro anos e tentando parar de beber. Fiquei quatro anos na luta, na porrada, pra sair da bebida. Com quatro anos eu consegui. Muito difícil ainda, mas tive melhores resultados e parei há 10 anos, tem 10 anos que não bebo nada".

 

 

"Começar tarde pra mim foi bom porque eu vi muitas pessoas que nasceram no berço da arte marcial. Quando você começa ali como criança e se profissionaliza, você já correu um tempo enorme e você está meio de saco cheio. Com 20 e poucos anos você começa a se desanimar, eu estava começando na hora que as pessoas estavam desistindo. Achei que começar tarde pra mim foi melhor. O que eu sofri pra chegar aqui...se eu tivesse nascido no berço da arte marcial, eu talvez teria desistido".

Não fosse Neri Lopes e a borracharia Villa Nova, talvez Alex Poatan, campeão do peso médio do UFC não existisse. E o próprio lutador faz questão de toda vez que vem ao Brasil visitar seu antigo local de trabalho.

"Toda vez que venho aqui eu tenho que passar naquela borracharia. Enquanto vocês verem eu fazendo isso, vocês podem ter certeza que eu vou ser eu mesmo".

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

História  totalmente  improvável,  sem estudo ( semi analfabeto) porém com uma inteligência  anormal  para lutar vida soube traçar seu caminho sozinho. 

Alcoólatra  na adolescência,  irmão  se perdeu ( não  sabia) e o interessante  o Poatan era um garoto normal  nada de muito forte pelo visto , ele até conta  até 16 anos tinha 1.84 ( alto, mas normal, )18 anos , 1.94 .

Vi uns treinos  dele de 2016 e uns 2022 mano, tá o instagram  dele, realmente  o cara não  tem muita explicação  ele sozinho foi modificando  e juntando 2 estilos 

Se quiser ver vejam  esse  vídeo curto explica pq o estilo dele é  tão oposto ao atual..

E outra pouco  importa o resultado  , Alex já fez tudo nos esportes de combate maior kickboxer  da história  até 85  , maior kickboxer  da história  do Brasil,  campeão UFC, Duplo campeão  do Glory, foi o Rei do kickboxing  mundial. 

Acho que seus feitos são históricos 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
9 minutos atrás, NEGO DÁGUA disse:

História  totalmente  improvável,  sem estudo ( semi analfabeto) porém com uma inteligência  anormal  para lutar vida soube traçar seu caminho sozinho. 

Alcoólatra  na adolescência,  irmão  se perdeu ( não  sabia) e o interessante  o Poatan era um garoto normal  nada de muito forte pelo visto , ele até conta  até 16 anos tinha 1.84 ( alto, mas normal, )18 anos , 1.94 .

Vi uns treinos  dele de 2016 e uns 2022 mano, tá o instagram  dele, realmente  o cara não  tem muita explicação  ele sozinho foi modificando  e juntando 2 estilos 

Se quiser ver vejam  esse  vídeo curto explica pq o estilo dele é  tão oposto ao atual..

E outra pouco  importa o resultado  , Alex já fez tudo nos esportes de combate maior kickboxer  da história  até 85  , maior kickboxer  da história  do Brasil,  campeão UFC, Duplo campeão  do Glory, foi o Rei do kickboxing  mundial. 

Acho que seus feitos são históricos 

história foda mesmo

E mesmo que sua carreira no MMA não vá tão longe (pode perder do Adesanya, perder novamente em uma 3º luta..), o cara cravou seu nome no mundo das lutas. Hoje não seria lembrado nunca como um AS, um Shogum, Minota, mas tem história pra contar. 

O cara ser campeão do UFC com apenas 7 lutas no MMA é bizarro. Se não me engano, o Cigano foi campeão do UFC na 8º luta, mas já tinha feito 7 lutas antes de estrear no UFC. É outra história

espero que ele vença sábado, pegue o Whittaker, e vá pra voos maiores na categoria de cima!

tem minha torcida

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 minutos atrás, pipo disse:

história foda mesmo

E mesmo que sua carreira no MMA não vá tão longe (pode perder do Adesanya, perder novamente em uma 3º luta..), o cara cravou seu nome no mundo das lutas. Hoje não seria lembrado nunca como um AS, um Shogum, Minota, mas tem história pra contar. 

O cara ser campeão do UFC com apenas 7 lutas no MMA é bizarro. Se não me engano, o Cigano foi campeão do UFC na 8º luta, mas já tinha feito 7 lutas antes de estrear no UFC. É outra história

espero que ele vença sábado, pegue o Whittaker, e vá pra voos maiores na categoria de cima!

tem minha torcida

Cigano muito mais novo  , com um mentor do lado o Dorea e Minotauro  , Poatan  foi ele  e ele.

Belocqua  lhe deu a base, mas seu auge foi sozinho , a última  equipe reclama,  mas ele saiu de lá e unificou o cinturão sozinho,  prova todo dia que é  seu próprio técnico. 

Quem ia falar que ele seria campeão  do ufc estando no Glory ,? Ele fez o transição  e foi campeão  , pegou grappling,(grego campeão  de jiu  )wrestling (Strickland), lutador de MMA  (Blindado).

Foi testado 3 lutas e ganhou do campeã  dominante  por nocaute ..já fez tudo que deveria ser feito

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
21 minutos atrás, pipo disse:

história foda mesmo

E mesmo que sua carreira no MMA não vá tão longe (pode perder do Adesanya, perder novamente em uma 3º luta..), o cara cravou seu nome no mundo das lutas. Hoje não seria lembrado nunca como um AS, um Shogum, Minota, mas tem história pra contar. 

O cara ser campeão do UFC com apenas 7 lutas no MMA é bizarro. Se não me engano, o Cigano foi campeão do UFC na 8º luta, mas já tinha feito 7 lutas antes de estrear no UFC. É outra história

espero que ele vença sábado, pegue o Whittaker, e vá pra voos maiores na categoria de cima!

tem minha torcida

Perfeito. Já tem um grande nome que se orgulhar. No kickboxing chegou até onde poderia. No MMA ainda não iguala esses nomes, mas quem sabe…

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, NEGO DÁGUA disse:

História  totalmente  improvável,  sem estudo ( semi analfabeto) porém com uma inteligência  anormal  para lutar vida soube traçar seu caminho sozinho. 

Alcoólatra  na adolescência,  irmão  se perdeu ( não  sabia) e o interessante  o Poatan era um garoto normal  nada de muito forte pelo visto , ele até conta  até 16 anos tinha 1.84 ( alto, mas normal, )18 anos , 1.94 .

Vi uns treinos  dele de 2016 e uns 2022 mano, tá o instagram  dele, realmente  o cara não  tem muita explicação  ele sozinho foi modificando  e juntando 2 estilos 

Se quiser ver vejam  esse  vídeo curto explica pq o estilo dele é  tão oposto ao atual..

E outra pouco  importa o resultado  , Alex já fez tudo nos esportes de combate maior kickboxer  da história  até 85  , maior kickboxer  da história  do Brasil,  campeão UFC, Duplo campeão  do Glory, foi o Rei do kickboxing  mundial. 

Acho que seus feitos são históricos 

Monstro, Poatan foi pro UFC, pra bater o Adesanya feito esse conquistado mesmo que não seja um campeão dominante ou até mesmo perca a revanche, já fez história.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
3 horas atrás, masterblaster disse:

Perfeito. Já tem um grande nome que se orgulhar. No kickboxing chegou até onde poderia. No MMA ainda não iguala esses nomes, mas quem sabe…

 

2 horas atrás, André Filho disse:

Monstro, Poatan foi pro UFC, pra bater o Adesanya feito esse conquistado mesmo que não seja um campeão dominante ou até mesmo perca a revanche, já fez história.

exatamente. Já fez história

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tava lendo que foram convidados vários ex lutadores entre eles Spider, Belfort e Hendo...

Evento promete!

Editado por Genilson Lopes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É muito interessante como aparentemente ele é super limitado intelectualmente mas lutando é um cara super dotado. A inteligência realmente tem várias nuances 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
4 horas atrás, Raylan Givens disse:

É muito interessante como aparentemente ele é super limitado intelectualmente mas lutando é um cara super dotado. A inteligência realmente tem várias nuances 

Ele não  tem conhecimento  mas não é  burro.

Não  teve tutor e direcionou bem a vida dele.

Tenho um curso superior e conheço uns idiotas com mestrado e até doutorado que  não  são inteligentes  para  mim.

Vc dividir um treino  de luta no alto nível  é  fácil?

Ter uma rotina é  fácil?

Saber gerir sua grana é  fácil,?

Ele soube é sabe fazer isso  tudo.

Realmente  não  tem estudo , mas é  até mais esperto 90 % das pessoas  que conheço  e me coloco nessa estatística 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso