pipo

Como Ciryl Gane pode derrotar Jon Jones e se tornar campeão dos pesos pesados

Recommended Posts

 

 

Dan Tom, analista do MMA Junkie, analisa as principais lutas do UFC. Hoje, olhamos para o evento principal do UFC 285 .

O UFC 285 acontece neste sábado, na T-Mobile Arena, em Las Vegas. O card principal vai ao ar no pay-per-view após as preliminares na ESPN e as preliminares no ESPN+.

 

Jon Jones (26-1 MMA, 20-1 UFC)

jon-jones-ufc-285-media-day-4.jpg

Informações do grampo:

  • Altura: 6'4″ Idade: 35 Peso: N/A lbs. Alcance: 84,5″
  • Última luta: vitória por decisão sobre Dominick Reyes (8 de fevereiro de 2020)
  • Camp: Jackson-Wink MMA (Novo México)
  • Postura/estilo de golpe: Switch-stance/kickboxing
  • Gestão de risco: Razoável

Informações complementares:
+ Ex-campeão meio-pesado do UFC
+ Título nacional de luta livre JUCO
+ Faixa roxa de jiu-jitsu brasileiro
+ 10 vitórias por nocaute
+ 6 vitórias por finalização
+ 7 finalizações no primeiro round
+ Atacante criativo e dinâmico
^ Instintos sobrenaturais e improvisação
+ Efetivamente dita o alcance
^ Chutes rápidos, chutes oblíquos, postes de mão
+ Enganosamente eficaz dentro do clinch
^ Excelente luta de mãos/interrupção do aperto
+ Múltiplas ferramentas de queda
+ Golpeador de solo devastador
+ Sempre procura garantir os rounds
^ Sempre chega atrasado

 
 

Ciryl Gane (11-1 MMA, 8-1 UFC)

ciryl-gane-ufc-fight-night-209-ceremonia

Informações do grampo:

  • Altura: 6'4″ Idade: 32 Peso: 247 lbs. Alcance: 81″
  • Última luta: vitória por nocaute técnico sobre Tai Tuivasa (3 de setembro de 2022)
  • Acampamento: MMA Factory (França)
  • Postura/estilo de golpe: Switch-stance/muay thai
  • Gestão de risco: Razoável

Informações complementares:
+ Campeão interino dos pesos pesados do UFC
+ Título regional de MMA
+ 2x campeão francês de muay thai
+ 5 vitórias por nocaute
+ 3 vitórias por finalização
+ 3 finalizações no primeiro round
+ poder de nocaute
+ atlético e ágil
+ ritmo e pressão consistentes
+ fintas criativas e trabalho de pés
^ Mudanças de tempo/mudanças de postura
+ Seleção precisa de chutes
^ Vai para o corpo e ataca as pernas
+ Funciona bem dentro do clinch
^ Controles e configurações de pulso sólidos
+ Mostra um jogo de finalização surpreendente

 
 

Ponto de interesse: Chutes e contra-ataques

O evento principal do UFC 285 apresenta uma disputa de título vago entre dois lutadores familiarizados com chutes e seus contra-ataques associados.

Apesar de ser abençoado com alguns dons naturais, a computação quase inabalável de Jon Jones de trocas impressionantes o ajudou a ficar à frente de seus contemporâneos ao longo dos anos.

Raramente você verá Jones lançar a mesma sequência de golpes no mesmo minuto ou mesmo rodada - a menos que ele esteja tentando estabelecer sua oposição ou levá-los a algo sinistro. E com ele sendo um dos trocadores de postura mais testados e verdadeiros no MMA, Jones pode exercer uma infinidade de opções disponíveis para ajudar a promover sua agenda.

 

Esteja ele se escondendo atrás de postes de mão ou interrompendo a abordagem de seu oponente com chutes oblíquos e agressões corporais, Jones claramente não é tímido quando se trata de utilizar seu comprimento. Ainda assim, eu também argumentaria que Jones provou que também não depende disso.

Jones não apenas tem as habilidades mencionadas para navegar nas trocas, mas também fez progressos silenciosos em sua habilidade de boxe em um esforço para ajudar a aumentar o alcance que a maioria de seus oponentes arrisca a vida e os membros para manter. Mesmo contra a pressão vertiginosa que Daniel Cormier trouxe para sua segunda reunião, Jones foi capaz de girar ou mudar seu caminho para contra-ataques como nunca antes em sua carreira.

Dito isso, Jones também experimentou seus golpes mais difíceis ao entrar ou sair desse alcance e não está além de se cruzar na retirada - algo que pode custar caro contra alguém que pode igualá-lo em tamanho e velocidade.

 

Entra Ciryl Gane .

Um ex-jogador de futebol que descobriu o gosto pelo muay thai, Gane parece representar as esperanças de muitos em relação ao potencial de atletas peso-pesado em transição para as artes marciais mistas.

Além de olhar o papel esteticamente, Gane, mais importante, demonstra uma habilidade para técnicas de esponja e sequência, indo muito além de sua idade.

Mostrando que pode mudar de posição com substância, Gane parece competente de ambos os lados, mudando suavemente o ritmo de seus ataques. De mudar a velocidade de seus chutes a socos e checks, Gane parece totalmente capaz de frustrar e punir sua oposição.

O gerenciamento de distância e a propriocepção de Gane parecem estar no ponto, mas ele ainda precisará estar atento às ameaças iminentes de Jones.

 
 

Ponto de interesse: Ameaças potenciais de agarramento

Considerando que existe a maior disparidade no papel dentro do reino do wrestling, estou curioso para ver se Jones procura o caminho de menor resistência.

Embora Jones tenha optado por atacar cada vez mais nos últimos anos de sua carreira, o ex-campeão dos meio-pesados inicialmente começou como um lutador de clinch agressivo que tinha o dom de encontrar posições prejudiciais.

Mesmo na primeira luta de Jones contra Cormier, um lutador de classe mundial e artista de conquista de MMA de todos os tempos por mérito próprio, Jones foi capaz de encerrar seu ataque de perto, utilizando controles de pulso criativos para interromper o jogo do ex-campeão dos meio-pesados e abrir o seu próprio.

 

Usando seu corpo longo para multitarefa dentro do clinch, Jones pode implementar over-hook violentos (como aqueles que machucaram o ombro de Glover Teixeira), enquanto usa sua mão livre para golpear ou ajudar a proteger o pulso para seu over-hooking. mão. Essa amarração intrincada também permite a Jones a alavancagem para passar por cima com os cotovelos, independentemente de ele ainda estar segurando os pulsos.

 

 

Para aqueles que não lutaram ou lutaram de alguma forma, o controle de pulso é o guardião anônimo do avanço da posição, já que um lutador de mão sólido pode confundir até o melhor dos grapplers.

 

No entanto, na defesa de Gane, o ex-campeão francês de muay thai não é exatamente um desleixado no quesito luta corpo a corpo.

Comportando-se bem em ambientes fechados, Gane mostra competência e conforto dentro do clinch. Utilizando controles de pulso diligentes, Gane pode manter o controle sobre as intenções de seu oponente, mantendo joelhadas duras ou cotoveladas sorrateiras em jogo.

 
 

 

Gane não está longe de fazer footsweeps ou procurar quedas próprias neste espaço, só não tenho certeza do quanto ele vai querer lutar com alguém como Jones. O lutador francês pode parecer dar as boas-vindas ao jogo de luta de Jones enquanto as câmeras estão ligadas, mas foi a vontade de se envolver no chão que colocou Gane em apuros em sua última luta pelo título contra Francis Ngannou (o “homem mais malvado do planeta” ).

Mesmo que Gane ainda tenha mostrado alguns vislumbres sólidos de grappling naquela luta, espero que alguém da equipe de “Bon Gamin” seja inteligente o suficiente para priorizar as táticas de contra-luta antes do sábado; caso contrário, Gane poderia estar em apuros.

Seja no clinch ou no chão, as habilidades de luta corporal e compreensão posicional de Jones (quando ele está no seu melhor) permitem que ele quase imite uma daquelas imagens de uma lula gigante consumindo um navio - simultaneamente negando seu espaço de oposição enquanto levando-os para águas cada vez mais profundas.

 
 

Ponto de interesse: probabilidades e opiniões

Apesar dos apostadores definirem o homem historicamente menor como o azarão, o dinheiro público inverteu a linha em favor do americano, listando Jones -155 e Gane +135 via Tipico Sportsbook .

Entre a popularidade de Jones e o status peso por peso anterior, vê-lo como o favorito favorito não é nenhuma surpresa.

Jones não apenas merece a distinção, mas o ex-campeão dos meio-pesados também é o lutador mais comprovado e completo no papel. Caso Jones exerça suas vantagens óbvias no departamento de luta livre, ninguém deve ficar chocado ao vê-lo no chão e bater em Gane a caminho de um retorno bem-sucedido.

O problema potencial, no entanto, é que não tenho certeza de onde está o wrestling de Jones (muito menos suas habilidades gerais) depois de três anos longe do esporte.

 

Embora Jones tenha conseguido derrubar em suas lutas mais recentes, pode-se argumentar que ele não demonstrou uma performance dominante no wrestling ou no clinch desde sua primeira luta com Cormier em 2015 – mais de oito anos atrás.

Claro, Jones foi capaz de derrubar Alexander Gustafsson, manco e ferido, após duas rodadas competitivas em sua revanche, mas há uma série de ressalvas para esse desempenho e outros ao longo de sua carreira. Dito isso, Jones fez alguns esforços claros no ano passado, uma boa tendência para quem espera vê-lo retornar às suas raízes no wrestling.

Jones não apenas recrutou um treinador de luta greco-romana para este acampamento, mas o produto Jackson-Wink também fez algum treinamento cruzado com Henry Cejudo e a equipe Fight Ready para ajudar a tirar o pó de suas ferramentas. Independentemente de Gane estar ou não jogando seu jogo de finalização para as câmeras, não confio exatamente em seu acampamento para priorizar o plano de jogo ou as táticas adequadas se Jones vier para lutar.

 

Mesmo que Jones não tenha tido uma performance dedicada ao wrestling desde seu encontro com Chael Sonnen há uma década, eu suspeito que provavelmente veremos ele ir atrás disso com Gane. Mas se Jones não conseguir se livrar de quedas seguras ou emaranhados no início, isso pode significar que o veterano de 35 anos pode ficar preso tendo que carregar seu novo corpo de peso pesado pelo resto dos 25 minutos programados - - que é onde as coisas ficam complicadas em relação aos prognósticos.

Os únicos outros campeões dos meio-pesados do UFC a tentar essa façanha com sucesso foram Randy Couture e Cormier.

Couture saiu da aposentadoria para voltar ao peso pesado e tirar o título de Tim Silvia em aproximadamente 10 anos e 22 lutas em sua carreira, enquanto Cormier conquistou seu retorno ao peso pesado no UFC 226, nove anos e 21 lutas em sua carreira. .

Jones terá a idade e outros fatores a seu favor nesta equação, mas ele ainda está tentando essa façanha 15 anos depois de uma carreira de 28 lutas. Também será a dispensa mais longa da existência profissional de Jones em quase 20 meses.

 

Não ficarei nem um pouco chocado se Jones for capaz de fazer história mais uma vez, mas ainda me encontro semi-surpreendentemente inclinado para o outro lado.

Apesar de todos criticarem Gane por suas escolhas de grappling contra Ngannou, eu tomaria cuidado ao criticar demais o francês e negligenciar a incrível técnica do último campeão dos pesos pesados.

Na verdade, fora algumas más escolhas para finalizar, Gane mostrou uma sólida consciência posicional em relação ao uso da gaiola ou táticas de perna única para ficar em pé.

Se Gane for bom o suficiente para sobreviver aos primeiros esforços de luta de Jones, provavelmente teremos uma luta de kickboxing em ritmo lento que vai tarde. E nesse tipo de luta, não posso deixar de favorecer Gane. O lutador do MMA Factory pode não ter uma presença de pressão consistente, mas Gane faz a única coisa que tradicionalmente incomoda Jones - e isso é contra-atacar.

 

Tanto na vitória quanto na derrota, não é incomum ver Jones sair cautelosamente da gaiola, já que sua abordagem pesada para dissuadir a pressão parece ter um custo para seu corpo. Quando lutadores como Cormier, Gustafsson, Thiago Santos ou Dominick Reyes contra-atacaram agressivamente as inclinações de chute de Jones, eles conseguiram encontrar alguns dos melhores sucessos que já vimos no campeão até hoje.

 

 

Gane não apenas tem uma inclinação natural para contra-ataques, mas acredito que um chutador canhoto atlético e veloz com paridade de tamanho trará problemas estilísticos para Jones.

 

Eu não recomendaria escolher contra grandes nomes como Jones a longo prazo, mas você só pode enganar a morte por tanto tempo neste jogo. Seja por lesão ou pela construção da carroceria, estou oficialmente do lado de Gane para marcar a reviravolta por meio de uma paralisação na quarta rodada.

Previsão: Gane dentro da distância

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Jones que tem que entrar pra vencer tem que ser o Jones malvado, o Wrestler do mau, se for o Jones egocêntrico querendo vencer o oponente no que ele tem de melhor ele se fode nessa luta. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu vi a encarada agora pela manhã e pela primeira vez vi o Jones pequeno. Ele não é só menor em altura mas em lastro físico também.

Essa mão do Gane vai machucar ele e eu acho que o Jones vai ter problema no striking. O Gane é um peso pesado veloz, leve e com mãos bem precisas, além de chutes fortes.

Eu ainda acho o Jones favorito pelo chão bem fraco do Gane, mas a vitória do Jones nessa luta depende dele saber jogar na área certa. Um erro pode ser fatal contra um cara como o Gane.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A pegada da porrada do peso pesado é outro jogo. As bombas que o Jones tomou na cara no meio pesado é bem diferente de levar uma bomba no pesado. Por mais que o Game não tenha um punch devastador, ele bate bem mais forte que um cara do meio pesado. Outra questão são os chutes baixos que com certeza o Game vai explorar para quebrar a movimentação do Jon Jones.. Eu acho que está superestimando o Jon Jones e subestimando o Gane. Amanhã a gente vai tirar às dúvidas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, junior-sjc disse:

Eu vi a encarada agora pela manhã e pela primeira vez vi o Jones pequeno. Ele não é só menor em altura mas em lastro físico também.

Essa mão do Gane vai machucar ele e eu acho que o Jones vai ter problema no striking. O Gane é um peso pesado veloz, leve e com mãos bem precisas, além de chutes fortes.

Eu ainda acho o Jones favorito pelo chão bem fraco do Gane, mas a vitória do Jones nessa luta depende dele saber jogar na área certa. Um erro pode ser fatal contra um cara como o Gane.

Jones  se jogar na estratégia  tem muita chance

Se for na loucura  de querer  trocar   pode se dar mal

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra mim o Gane deveria investir nos chutes na panturrilha trocando de base desde o início. Jones não tem porte físico para uma guerra de leg kicks com ele, e com o peso extra, terá mais dificuldades no decorrer da luta de performar com a base comprometida. Grande parte dos oponentes do Jones cometeram o erro de o caçarem pela cabeça. Todos os oponentes que tiveram algum sucesso contra ele exploraram golpes nas pernas e no tronco. Sobre o jogo de controle dos pulsos, reparem que todos os adversários que aparecem nesse vídeo são caras menores e que aceitaram o jogo de grade. Ele não tem quase nenhum registro desse controle contra caras que lutavam bem na longa distância se movimentando bem e criando ângulos.
Gane tem tudo para vencer se conseguir manter a luta na longa. Ele tem um jogo de chutes mais variado e potente do que o do Jones, variando não apenas o tipo de chute mas também os alvos.
Pra mim o caminho é esse, manter a luta na longa, abusar dos chutes nos tornozelos, panturrilha e tronco no início dos rounds iniciais para minar a movimentação do Jones e, quando a oportunidade pintar, atacar a cabeça com contundência. Evitar a todo custo posições que o deixem ser quedado, como ser pressionado contra a grade ou andar para trás. Jones sobra contra oponentes que se deixam ser pressionados. Quando ele perceber que não terá jogo em pé, as quedas surgirão como uma alternativa desesperada, o que deve inclusive facilitar a defesa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra mim JJ deve morrer no gaz rapidinho,ta gordo demais.... se o Gane explorar os chutes baixos nas pernas de sabia do JJ estilo Marcos  Ruas  ai q vai fuderrrr de x tudo pra ele.......

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se o gane estiver com bem com as defesas de queda e com o chão suficiente pra se levantar, jones estará fod***

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gane 247,5lbs  vs 248lbs Jones
Tá vindo ligeiramente mais pesado pra luta o Jones.

Editado por Rucci

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
14 minutos atrás, Rucci disse:

Gane 247,5lbs  vs 248lbs Jones
Tá vindo ligeiramente mais pesado pra luta o Jones.

Mas aí tem a recuperação amanhã, Gane deverá estar mais pesado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 minuto atrás, André Filho disse:

Mas aí tem a recuperação amanhã, Gane deverá estar mais pesado.

Acho que nesse caso a diferença é pouco relevante, André. São poucas gramas, ambos estão com cerca de 112 quilos e eles dois não devem ter cortado peso algum. Tão bem longe do limite da categoria. Quem costumava cortar peso nos pesados era o Ngannou e o Lewis. A maioria dos pesados não corta peso como nas outras categorias porque o limite já é bastante alto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora