André Filho

Teria sido um golpe ilegal?

Recommended Posts

1 hora atrás, Rappa Hemp disse:

Fala Nego, blz?

Os golpes giratórios são proibidos no boxe. Na regra é descrita a proibição de golpes com luva aberta, com a parte de dentro ou com a parte de fora (dorso da mão) q no caso caracteriza esse golpe giratório q é bem eficiente quando aplicado de encontro no kickboxing.  Basicamente o boxe só permite golpes com a parte da frente da luva e isso acaba limitando qm é boxeador de origem e entra no MMA.  No Muay-Thai ensinam na "escolhinha" já nos primeiros treinos.

Sinceramente  nem sei fazer isso direito.

Relutei a eficiência  disso durante uma vida, depois vi pessoas  utilizando com contusões sérias a quem recebeu , eu tinha cisma pq ninguém  nunca o aplicou em mim.

No muay thsi tradicional  tem esse golpe?

Só dúvida pelo questão  do equilíbrio?

Poatan tá um jab com o lado de fora da mão como um movimento  de karate .

A forma de soco que boxeadores simplesmente  não  acreditam  vindo do karate ou kung fu, esses dias vi que capoeira  usa muito golpe de escala, essa escala não  seria o golpe de mão  aberta do karatê?

Sei lá arte em pé por ser traumática  acabamos pq simplicidade bastante .

Mas ela tão detalhada  como o grappling. 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

acabei de ver a luta

GUERRA!! a Chinesa bate muito forte

 

em relação ao soco giratório, acho que foi mais pra baixo da orelha que na nuca

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
11 minutos atrás, pipo disse:

acabei de ver a luta

GUERRA!! a Chinesa bate muito forte

 

em relação ao soco giratório, acho que foi mais pra baixo da orelha que na nuca

pra mim foi na orelha tbm. Depois do golpe a cabeça da joanna gira e parece q foi na nuca, mas foi bem no pé d'ovido mesmo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
6 minutos atrás, siso_ disse:

pra mim foi na orelha tbm. Depois do golpe a cabeça da joanna gira e parece q foi na nuca, mas foi bem no pé d'ovido mesmo

exatamente. pra mim foi isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, NEGO DÁGUA disse:

Sinceramente  nem sei fazer isso direito.

Relutei a eficiência  disso durante uma vida, depois vi pessoas  utilizando com contusões sérias a quem recebeu , eu tinha cisma pq ninguém  nunca o aplicou em mim.

No muay thsi tradicional  tem esse golpe?

Só dúvida pelo questão  do equilíbrio?

Poatan tá um jab com o lado de fora da mão como um movimento  de karate .

A forma de soco que boxeadores simplesmente  não  acreditam  vindo do karate ou kung fu, esses dias vi que capoeira  usa muito golpe de escala, essa escala não  seria o golpe de mão  aberta do karatê?

Sei lá arte em pé por ser traumática  acabamos pq simplicidade bastante .

Mas ela tão detalhada  como o grappling. 

 

Muay-Thai tailandês rola muito esse giratório, mas pega mais cotovelo e antebraço.  Os karatecas usam mais com o dorso na mão.  Plasticamente é mais bonito de ver e acho até mais preciso.  É um golpe q tem q entrar com um tempo certo. Não deixa de ser uma esquiva batendo. Andy Hug, lenda do K-1 tinha essa marca.   

O Muay-thai brasileiro começou a ter mais influência tailandesa não faz mto tempo com a facilidade de intercâmbio. Quem começou a treinar antes da década de 2000 ou em equipes mais tradicionais pegou um muay-thai com mais influência de taekwondo e o próprio karate q eram mais difundidos.  Eu fui treinar cotoveladas anos depois já com muay-thai aplicado a MMA.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
46 minutos atrás, Rappa Hemp disse:

Muay-Thai tailandês rola muito esse giratório, mas pega mais cotovelo e antebraço.  Os karatecas usam mais com o dorso na mão.  Plasticamente é mais bonito de ver e acho até mais preciso.  É um golpe q tem q entrar com um tempo certo. Não deixa de ser uma esquiva batendo. Andy Hug, lenda do K-1 tinha essa marca.   

O Muay-thai brasileiro começou a ter mais influência tailandesa não faz mto tempo com a facilidade de intercâmbio. Quem começou a treinar antes da década de 2000 ou em equipes mais tradicionais pegou um muay-thai com mais influência de taekwondo e o próprio karate q eram mais difundidos.  Eu fui treinar cotoveladas anos depois já com muay-thai aplicado a MMA.

Olá, não  sei como sua história  com muay thai vc é de Curitiba?

Eu comecei a uns 12 anos atrás e só tinha o nome, treinavamos kickboxing  nem nas aulas dávamos cotovelos direito, um professor ou outro tinha uma certa noção  de postura e equilíbrio,  mas depois ninguém  aceitava , existia o termo  muay thai holandês,  muay thai estilo k1 cara ate 2018 eu via nwgo falando  isso, pelo forum eu sabia que treinavam kickboxing. 

Lá pra 2015 tive certo contato com muay thai através de seminário  , 2016 treinei algo parecido meio misto   2018 treinei muay thai puro uns 3 ou 4 meses aí peguei uns vícios comp chute , agora eu voltei a chutar como antes , acho melhor pra meu jogo.

Não  gosto e tirei muita coisa do meu jogo do muay thai pq na boa aquilo é  um jogo mas bota movimentação,  volume,  boxe, chutes variados ...

Mas isso é  questão  de de identificação  eu gosto dos cotovelos  e clinch.

Gosto na verdade  do muay thsi Brasileiro, o que o katel faz, o que Cordeiro faz, Noguchi faz.

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Soco rodado é muito utilizado no Muay Thai daqui, eu sempre dei. E na hora da luta eu achei que pegou no pé da orelha, naquele ossinho ali abaixo da orelha, um lugar que se pega qq golpe derruba mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
13 horas atrás, NEGO DÁGUA disse:

Olá, não  sei como sua história  com muay thai vc é de Curitiba?

Eu comecei a uns 12 anos atrás e só tinha o nome, treinavamos kickboxing  nem nas aulas dávamos cotovelos direito, um professor ou outro tinha uma certa noção  de postura e equilíbrio,  mas depois ninguém  aceitava , existia o termo  muay thai holandês,  muay thai estilo k1 cara ate 2018 eu via nwgo falando  isso, pelo forum eu sabia que treinavam kickboxing. 

Lá pra 2015 tive certo contato com muay thai através de seminário  , 2016 treinei algo parecido meio misto   2018 treinei muay thai puro uns 3 ou 4 meses aí peguei uns vícios comp chute , agora eu voltei a chutar como antes , acho melhor pra meu jogo.

Não  gosto e tirei muita coisa do meu jogo do muay thai pq na boa aquilo é  um jogo mas bota movimentação,  volume,  boxe, chutes variados ...

Mas isso é  questão  de de identificação  eu gosto dos cotovelos  e clinch.

Gosto na verdade  do muay thsi Brasileiro, o que o katel faz, o que Cordeiro faz, Noguchi faz.

 

 

Sou do RS, a escola introdutória tb vem do Nelio Naja.  Alunos dele no Rio e em Curitiba criaram as primeiras equipes de Muay-Thai por aqui (há por óbvio um delay de quase uma década no comparativo a Curitiba visto q o homem tava lá).  Esse Muay-Thai à brasileira foi fundamental p sucesso na aplicação ao MMA visto que o tailandês a movimentação de pernas é baixa o q seria alvo fácil de jiu-jiteros no vale-tudo. 

Nos anos 90 já se via nos eventos do K-1 um cross de modalidades de luta em pé q se deu mais rápido q no UFC.  Talvez até pq a modalidade já era popular antes.  Então viamos caratecas treinando mto boxe, muay-thai, taekwondo. Aquele lance de duelo de modalidades q se fazia nos primeiro eventos foi morrendo e se tornando um MMA da luta em pé.  Prova disso q o mais eficiente da história (Semmy Schilt) é um karateca q treinava na Golden Glory.  Usava mto bem o jab pra atacar e chutes diagonais bem característicos do karate ambos pra manter a distância e privilegiar o tamanho dele e quando o adversário conseguia encurtar via um jogo de clinch do muay afiadíssimo q era a marca registrada.  Até hj ele é meio q menosprezado pela trajetória (veio de uma carreira irregular no MMA antes de ir p K-1) e estilo não mto plástico, mas foi de longe o cara mais dominante da luta em pé e justamente nessa mescla de estilos privilegiando o tamanho/envergadura

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 6/13/2022 at 9:03 AM, André Filho disse:

O soco rodado da Zhang, acertou a nuca da Joana, pq nesse caso não é considerado um golpe ilegal?

Salve André, tudo bem?

Ao que pude ver, o golpe foi válido porque atingiu a parte da têmpora para trás. Observe a perfeição do movimento da chinesa. Executou direitinho, primeiro girando o pescoço e a cabeça para "localizar" a Joanna e depois soltando o golpe. E no momento em que girou a cabeça para ver a polonesa, esta estava de frente para ela. Então não houve intenção de atingir a nuca. 

O @NEGO DÁGUA mencionou que os pugilistas não gostam desse golpe e é verdade. Mas ele pega TODO boxeador, justamente porque nunca esperam por ele e muito menos treinam ataque ou defesa, então se vão para o MMA sem considerar a possibilidade desse soco, sempre caem.

A gente treinava muito esse golpe, inclusive a cotovelada com o mesmo movimento, mas com muito cuidado, porque machuca demais, especialmente o cotovelo, e pode realmente atingir a nuca. Já teve lutador que ficou paralítico com esse golpe.

Mas a chinesa executou com maestria, ficou muito bonito.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
9 minutos atrás, masterblaster disse:

Salve André, tudo bem?

Ao que pude ver, o golpe foi válido porque atingiu a parte da têmpora para trás. Observe a perfeição do movimento da chinesa. Executou direitinho, primeiro girando o pescoço e a cabeça para "localizar" a Joanna e depois soltando o golpe. E no momento em que girou a cabeça para ver a polonesa, esta estava de frente para ela. Então não houve intenção de atingir a nuca. 

O @NEGO DÁGUA mencionou que os pugilistas não gostam desse golpe e é verdade. Mas ele pega TODO boxeador, justamente porque nunca esperam por ele e muito menos treinam ataque ou defesa, então se vão para o MMA sem considerar a possibilidade desse soco, sempre caem.

A gente treinava muito esse golpe, inclusive a cotovelada com o mesmo movimento, mas com muito cuidado, porque machuca demais, especialmente o cotovelo, e pode realmente atingir a nuca. Já teve lutador que ficou paralítico com esse golpe.

Mas a chinesa executou com maestria, ficou muito bonito.

Tetraplegico? Deus é  mais

 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
22 minutos atrás, masterblaster disse:

Salve André, tudo bem?

Ao que pude ver, o golpe foi válido porque atingiu a parte da têmpora para trás. Observe a perfeição do movimento da chinesa. Executou direitinho, primeiro girando o pescoço e a cabeça para "localizar" a Joanna e depois soltando o golpe. E no momento em que girou a cabeça para ver a polonesa, esta estava de frente para ela. Então não houve intenção de atingir a nuca. 

O @NEGO DÁGUA mencionou que os pugilistas não gostam desse golpe e é verdade. Mas ele pega TODO boxeador, justamente porque nunca esperam por ele e muito menos treinam ataque ou defesa, então se vão para o MMA sem considerar a possibilidade desse soco, sempre caem.

A gente treinava muito esse golpe, inclusive a cotovelada com o mesmo movimento, mas com muito cuidado, porque machuca demais, especialmente o cotovelo, e pode realmente atingir a nuca. Já teve lutador que ficou paralítico com esse golpe.

Mas a chinesa executou com maestria, ficou muito bonito.

Realmente eu nem sei dar esse golpe, uma tomei fiquei bem tonto.

Eu coloco a mão como defendo um cruzado  ou jogo o tronco pra trás. 

Mas já vi nego quebrando  maxilar,  outro fica com visão ruim , outro quebrar os dentes de trás.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, NEGO DÁGUA disse:

Realmente eu nem sei dar esse golpe, uma tomei fiquei bem tonto.

Eu coloco a mão como defendo um cruzado  ou jogo o tronco pra trás. 

Mas já vi nego quebrando  maxilar,  outro fica com visão ruim , outro quebrar os dentes de trás.

 

O mais certo é pendular com a guarda bem fechada, mão na altura do ouvido, cotovelos colados nas costelas, dando um passo diagonalmente para frente na direção em que está pendulando.

Jogar o tronco para trás é um tanto arriscado, já que esse golpe é dado à média distância e muita vezes acaba entrando o antebraço, então se você der um passo só para trás, acaba que o dorso da mão pode entrar em cheio, tem que ter a guarda sempre muito fechada e se recuar, recua bem. Mas aí você fica longe para engatar um contra ataque.   

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
3 horas atrás, NEGO DÁGUA disse:

Tetraplegico? Deus é  mais

 

 

 

Fernando me contou isso quando treinávamos esse golpe, isso aconteceu na época do Dominique Valera.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora