Recommended Posts

Prezados colegas,

Lá pelos idos de 96/98, o povo, assistindo as diabruras do Marco Ruas com seus leg-locks nos IVCs e nos UFCs, começou a indagar a um nobre discípulo do Carlson sobre a utilização destas chaves no Jiu-Jitsu. Ele, marrom do Carlson à época, com patch da Nobre arte no kimono, vindo diretamente das entranhas do Vale-Tudo do Rio, respondeu que "não pegava muito" este tipo de chave e, por tal motivo era pouco praticada.

Para demonstrar, chamou um azul para aplicar-lhe algumas posições de chave de pé e perna. E, com a perna livre, empurrava as mãos/braços que estavam aplicando o golpe na perna/pé alvo da chave. E assim ficou esclarecido que as leg-locks não eram aquela coisa.

Passado o tempo, começou uma avalanche de lutas de jj com chaves de perna e várias finalizações desta forma. Isso lá por 2003, 2004.

Isso tanto foi observado que, quando chegou dois grandes lutadores de XXXX aqui para darem aulas, eles começaram uma "reciclagem" principalmente nos roxas e marrons para que ficassem em dia com estas chaves, que vinham sendo bastante usadas em campeonatos de nível nacional.

Contada esta historinha, vem agora a minha pergunta pros colegas "das antigas" ou também para aqueles que fuçam estes causos:

As chaves de perna foram durante algum tempo tratadas com menos importância nos ensinamentos de JJ? Se 'sim', isto era observado a partir do próprio instrutor?

[]´s

Jaraqui

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bicho, pelo pouco que li, sei que, antigamente, a chave de perna era tratada como "grosseria" ou "coisa de suburbano" pela galera do jiu-jitsu. Hoje, por sorte, esse pensamento (a meu ver) imbecil já não existe mais. Tá aí o Buchecha, maior atleta da atualidade, e exímio "sapateiro", pra não me deixar mentir.

pelo que sei até esse termo era pejorativo, né?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pô, valeu caras!

Era uma curiosidade que eu tinha.

Restou mais outra dúvida, porém para não misturar os assuntos vou postar em outro tópico.

[]´s

Jaraqui

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Será que foram esses acontecimentos no Vale-Tudo que acabaram por reorientar os ensinamentos de chaves de pernas no JJ?

Óia uma aqui do Ruas:

[]´s

Jaraqui

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só p/ add um ponto de vista:

Eu acho q certos golpes nas pernas e pes, como essa do video ruas x smith ficam muito dificeis de escapar e ate mesmo evitar se for numa luta de kimono + oponente for forte, alias provavelmente desse ser esse o motivo de não valer (alem do perigo, é claro).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Salvo engano o pessoal do Fadda usava bastante chave de pé já o pessoal Gracie não curtia não

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Salvo engano o pessoal do Fadda usava bastante chave de pé já o pessoal Gracie não curtia não

Exatamente, segue uma entrevista do Mestre Deoclécio Paulo, aluno direto do mestre Oswaldo Fadda, aos 07:25 ele fala disso, que os Gracies consideravam mão de vaca e chave de pé grosseria.

Vale a pena a entrevista inteira, uma aula de jiu jitsu.

Se alguém me ensinar a colocar o vídeo agradeço bastante.

Abraço.

Editado por malemaoz

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Salvo engano o pessoal do Fadda usava bastante chave de pé já o pessoal Gracie não curtia não

TEnho quase certeza que esse é um dos motivos de chamarem a galera que dava chave de pé de suburbano (no sentido pejorativo) na dec de 80/90.

Eu gosto de pelo menos marcar o golpe só para saber que naquela posição dava para aplicar, mas quando tô treinando com pessoas que eu sei que vão atacar com essas chaves aê eu ataco tbm.

Na minha humilde opinião se for usar no treino tem que ficar muito esperto na reação do parceiro pq o cara pode girar para o lado errado ou não bater muito rápido (as vezes machuca muito rápido).

Porra fico de cara como o pessoal da LLE tira essas chaves da manga!

Se alguém me ensinar a colocar o vídeo agradeço bastante.

Abraço.

Malemaoz clica lá na sua direita em "Inserir Media"

insere o link sem a parte em destaque www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=oHIKv6RZoAY#!

Editado por Malacarne

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

TEnho quase certeza que esse é um dos motivos de chamarem a galera que dava chave de pé de suburbano (no sentido pejorativo) na dec de 80/90.

Eu gosto de pelo menos marcar o golpe só para saber que naquela posição dava para aplicar, mas quando tô treinando com pessoas que eu sei que vão atacar com essas chaves aê eu ataco tbm.

Na minha humilde opinião se for usar no treino tem que ficar muito esperto na reação do parceiro pq o cara pode girar para o lado errado ou não bater muito rápido (as vezes machuca muito rápido).

Porra fico de cara como o pessoal da LLE tira essas chaves da manga!

Malemaoz clica lá na sua direita em "Inserir Media"

insere o link sem a parte em destaque www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=oHIKv6RZoAY#!

Um tempo atrás tava treinando com um gringo faixa branca, que usava um kimono de Sambo (manga curta e uma calça curta). Não sei qual era a graduação dele, só sei que ele foi de branca pra aula de jiu. Meu prof me botou pra treinar com ele e avisou que era lutador de Sambo. O cara não sabia nada de chão praticamente, só finalização. Fui devagar com o cara msm ele sendo meio grosso. Numa dessa eu fico em pé na guarda e abro ela.. O maluco do nada manda uma chave de calcanhar. Olhei pra ele e o cara ainda me disse: "No jiu não vale né? No Sambo vale." Se sabia que não valia porque deu? Parece que o cara queria uma vitória moral sobre mim e mandou essa.. Assim que ele encaixou bati logo. Se ele continua era bem capaz de me machucar feio. Bola fora do cara.. Não treinei mais com ele.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Malemaoz clica lá na sua direita em "Inserir Media"

insere o link sem a parte em destaque www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=oHIKv6RZoAY#!

Valeu Malacarne!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

alguem sabe como foi esse ultimate absolute, qm ganhou?

pelo q vi no YT so teve lutasso pqp!

Qt a chave de pe/perna comecei a dar mais bola qd peguei a faixa marrom, meu professor fala até hoje que cara bom mesmo nao bate no pé, eu discordo ate pq meu pé n eh duro de paraíba igual o dele rs.

Editado por gardenalmack

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Com o relato dos colegas, principalmente com esse do JistuNaja, eu entendi um rolo que deu na época em que eu treinava.

Como comentei, dois atletas de nível internacional começaram a ensinar/reciclar chaves de pé/perna.

Acontece que, com o "aparece/some" de muitos colegas, um marrom apareceu pra treinar na turma do meio-dia - uma turma normalmente composta por um pessoal mais tranquilo, que queria voltar inteiro para seus afazeres após o almoço.

Porém, o povo estava no fogo de aplicar as tais chaves que vinham sendo ensinadas. E, aconteceu. Um roxa iniciou a aplicação de uma chave de joelho no marrom. Jesus... o cara ficou alucinado. Cada um de nós estava atracado e se debatendo com um colega, naquilo que pra mim eram infindáveis sequências de lutas de cinco minutos. Faixa branca é f... A gente ali, lutando, começou a fazer silêncio e ficar com um olho na nossa luta e outro olho nos dois, pra evitar que começassem a entrar na porrada. Os cinco minutos acabaram e os dois continuaram. E começou aquela "roda de técnicos" dando palpites pra um e pra outro. E os dois lutando na gana, em ritmo de campeonato mesmo.

Muito tempo depois, sem que fosse necessária uma "intervenção", os dois, de comum acordo, resolveram interromper, após "um técnico" falar "parô", pra que não ficassem de sacanagem depois dizendo que um tinha pedido pra parar antes do outro.

Na sessão pós-treino, que era um tempo que alguns de nós dávamos jogados no tatame, olhando pro nada e refletindo sobre o treino, sem forças pra mover um músculo (ou o músculo que movesse era tremendo), o marrom explicou que aquilo era um golpe de trairagem e que não era aplicado. E o roxa respondeu que todos estavam usando aquilo. Explicado isso a treta foi se dissolvendo e as coisas esclarecidas.

Agora isso que o Malacarne escreveu, --> marcar o golpe <--, eu achei vital pra mantermos a conexão com a arte marcial propriamente dita.

O importante é torcer para que o colega que recebeu a marcada do golpe não leve pro outro lado e esquente a cuca com isso.

[]´s

Jaraqui

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Senti um recado nesse post do Doguera :lol:

Tô com o South nesse quesito. Do tatame que eu venho é do mesmo jeito. O roxa em questão aí que o Jaraqui falou SABE porque tomou o esporro, não é roxa a toa. Foda que as vezes o cara tá a um tempo estagnado na faixa e quer se provar com um graduado da faixa de cima... ego dentro do tatame é uma bosta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu acho um absurdo chave de joelho e PRINCIPALMENTE chave de pé. Grosseria pura, coisa de quem nao sabe Jiu Jitsu. Golpes se refinamento técnico nenhum.

Eu jamais usaria. :D

Coisa de suburbano né ? :rolleyes:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

hahaha... tava só cornetando o xexexa msm.

mas sobre o pensamento do south (já conversei com ele sobre isso uma vez, e ele me corrija se eu estiver errado), ele enxerga o jiu-jitsu como um jogo de progressão, fluído, que deve ser desenvolvido posição por posição. E essa, a meu ver, é msm uma das maiores belezas da arte. Nesse cenário, golpes como chaves de perna e mão de vaca muitas vezes impedem que o jogo seja jogado, encurtam ou impedem o barato da coisa, feito ejaculação precoce.

Entretanto, pra mim, o jiu-jitsu, que sempre se gabou de ser a arte marcial mais eficiente que existe, não pode discriminar golpes tão eficientes seja lá por qual motivo for. Ainda mais por um motivo tão mesquinho qnt o q me parece ter dado origem a esse, pq n?, preconceito. N afirmo peremptoriamente, mas tenho a impressão de q esse problema com essas chaves ocorrem pq gente de outra arte ou msm do jiu-jitsu mas n do clã Gracie se mostravam superiores nesse quesito, e venciam algumas lutas assim. Ao invés de correrem atrás, a "solução" foi criticar, diminuir. Mas, repito, isso é achismo meu.

Eu acho que as chaves de perna atrasaram a evolução do meu jogo durante um bom tempo.

Eu rolava com uns amigos e já treinava wrestling quando comecei a treinar chão, fui treinar direto com uma galera cascuda que estava se preparando para MMA, nisso eu aprendi a aplicar e defender todas essas chaves super perigosas que eram usadas nos treinamentos de MMA.

Depois disso, toda vez que esbarrava na minha limitação técnica na hora de passar ou raspar eu "apelava" para essas chaves, existe um acordo de cavalheiros na minha academia que joelho e tornozelo não precisa forçar, depois de encaixada a posição é solta e conta como se fosse uma finalização.

Como eu era forte pra kct pegava na botinha e fazia uma força sinistra, finalizava uns e em outros só gastava força, mas com o passar do tempo fui aperfeiçoando a pegada e hoje em dia consigo finalizar sem fazer muito força.

Depois de um bom tempo essas chaves foram perdendo espaço no meu jogo e hj dificilmente as uso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora