malicia

Myao X Cornelius - O que voces acharam do DQ?

Recommended Posts

Opinião do Luca Atalla na Gracie Mag. O que acham?

Desclassificação em debate – Em defesa do Jiu-Jitsu de Keenan e Paulo Miyao

Luca Atalla

17 de abril de 2013

O lado fã de quase todos nós aplaudiu a atitude do árbitro ao desclassificar os dois finalistas do absoluto faixa-marrom do WPJJC de Abu Dhabi. Isso porque o que todos nós queríamos era assistir a uma luta eletrizante, com idas e vindas, destes dois grandes lutadores de Jiu-Jitsu.

Acontece que nem sempre embates entre dois grandes lutadores se traduzem em grandes lutas.

Alguém se lembra dos momentos que antecederam a luta entre BJ Penn e Matt Serra em setembro de 2002? A maioria aguardava o maior combate no solo da história do UFC. E o que se viu foi uma luta travada em pé, que, aposto, nenhum dos dois campeões considera estar na lista dos seus melhores momentos.

É apenas um exemplo entre tantos. Fabio Gurgel e Amaury Bitetti lutaram incontáveis vezes nos anos 1990, e raramente a luta deles era resolvida por mais que dois pontos. O mais interessante é que a maioria criticava duramente a técnica do eventual vencedor (Amaury, na maioria das vezes), mas a razão de a luta ser travada era porque o nível técnico de ambos era altíssimo e equivalente, e não por ausência de técnica como se fazia crer.

Mesmo um dos maiores finalizadores do fim da década de 1990, Nino Schembri, se viu segurando a luta em combate que abriu cinco pontos contra outro monstro da finalização, Fernando Margarida, em luta casada realizada em São Paulo.

E até aquele que é possivelmente o maior finalizador da história do Jiu-Jitsu de competição, Roger Gracie, passou bons momentos “descansando” na guarda fechada de Marcus Buchecha, durante o confronto dos dois no Metamoris, simplesmente porque era o mais prudente a se fazer naquele momento.

Precisamos distinguir valentia de inteligência e estratégia, e não estimular a valentia desmedida, beirando ao suicídio.

Novamente, é mais fácil ao não assistirmos a Keenan Cornelius e Paulo Miyao entrarem para matar e morrer que nossa frustração de fã se reflita num lado perverso de comemorar a desclassificação de ambos.

Mas, concorde você ou não com a atitude do juiz, não é justo passar a julgar o Jiu-Jitsu destes dois atletas pela luta de um contra o outro, e usá-la para desconstruir as qualidades técnicas de ambos.

Lutas parelhas e monótonas não são privilégios da atual geração, sempre existiram e sempre vão existir. Mas se você quer analisar a técnica e o ímpeto dos dois melhores faixas-marrom da atualidade, faz mais sentido observar suas lutas contra outros adversários.

Notará, pois, que Paulo impressiona domando monstros muito além dos seus 61kg desde que era faixa-azul, e que o percentual de finalizações de Keenan Cornelius é tão alto quanto notáveis antecessores dele na faixa-marrom, jovens reis da categoria como Ronaldo Jacaré, Márcio Pé de Pano e Fernando Margarida.

Sequer conheço pessoalmente Keenan e Paulo. Mas admiro o Jiu-Jitsu que eles apresentam, muito além do que é percebido no confronto direto entre os dois.

http://www.graciemag.com/pt/2013/04/jiu-jitsu-desclassificacao-em-debate-em-defesa-do-jiu-jitsu-de-keenan-cornelius-e-paulo-miyao/

Bostejou muito o Atala nessa aí!

O próprio South já falou que "2 errados não fazem 1 certo" e digo mais, uma coisa é o combate ser travado pelos lutadores serem técnicos outra coisa é os caras amarrarem a luta e deixarem pra lutar só nos 30 segundos finais (pra ver quem sobe primeiro)!

ISSO NÃO TEM DESCULPA! Novamente PARABÉNS AO JUIZ que de forma correta fez cumprir a regra!!

O RESTO É MIMIMI! 2handed

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sobre a opinião do Atala, eu acho que uma coisa é amarrar na guarda fechada, na aberta, etc. São situações que estão aí no Jiu Jitsu desde sempre. E de onde a qualquer momento pode sair um ataque de raspagem, finalização, etc.

O problema é que a situação onde eles amarram é uma distorção permitida pela regra, um "limbo" do Jiu Jitsu. Dali nunca saiu nem vai sair nada. Eles ficam em uma posição de "pré-luta", de forma que o JJ só começa a existir quando um deles sobe.

Por analogia, imagino que é mais ou menos como se alguém ficasse em pé, circulando o adversário sem fazer as pegadas, durante 90% da luta. Aí volta e meia, pra dar um migué, vc faz uma pegada na manga, dá um tranquinho sem entrar queda, solta de novo e volta a circular.

Pra mim, é a mesma situação de "não-luta".

Eu acho que essa percepção equivocada, desculpe nofun, eh que esta prevalecendo.

Eles usam o mesmo jogo pra pegar todo mundo, entao aquele jogo de algum modo é efetivo, mesmo que muitas vezes nao pareca aos nossos olhos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pela miha leitura o Atalla não questiona a desclassificação, ele apenas tenta defender ambos dizendo que apesar das lutas em que se enfrentam serem uma bosta os 2 são extremamente técnicos e fazem boas lutas contra a maior parte dos adversários. Pelos resultados (Keenan finalizou todos até a final e o Myao ganhou com certa folga dos que não finalizou) e pelo que foi relatado pelo Hendo que acompanhou algumas das lutas acho que procede.

Agora é esperar que eles soltem mais o jogo quando se enfrentarem.

Exato!

Essa foi a ideia do texto, de não descriminarem os atletas por causa de uma estrategia clara de luta. Podem lutar melhor? Podem! Mas o Keenan tem uma estrategia de luta na qual o Myao não consegue se impor, e assim ele esta ganhando até hoje.

Como falei anteriormente, acho que o juiz agiu errado em punir os dois ao mesmo tempo. Deveria punir separadamente, para causar estimulo de luta para o que estivesse perdendo. Punir os dois ao mesmo tempo, até eu cagaria para o juiz. Não iria me expor com a luta estando, bem ou mal, empatada.

Agora se eu, sozinho, tomo punição, é claro que eu iria partir mais para o combate. Acho que tem que entender um pouco a mentalidade dos competidores, ao invés de querer dar lição de moral em uma final aonde a campanha, até a final, dos lutadores foi acima de media.

A essência do juiz foi boa, somente pecou na sua aplicação.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Posso estar com uma visão limitada, mas eu entendo jiu jitsu com um atleta passando guarda e o outro fazendo guarda.

Um dos atletas deveriam subir, ignoraram as punições e foram corretamente desclassificados.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Posso estar com uma visão limitada, mas eu entendo jiu jitsu com um atleta passando guarda e o outro fazendo guarda.

Um dos atletas deveriam subir, ignoraram as punições e foram corretamente desclassificados.

Todos tem essa visão, porem estamos falando de um jogo, ou seja, de uma competição. A regra não diz que é proibido ambos fazerem guarda, e muito menos obriga a somente um fazer guarda e outro passar guarda. Questão de estrategia de luta, como o Keenan deixou claro na entrevista dele.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sou fanzao dos Miyaos, os moleque sao muito foda!

Mas agora, que ridiculo eh esse tipo de luta: comeca a luta e os sentam no chao, um vira cambota pro lado e o outro vira cambota pro outro, ninguem cai matando, ninguem cai por cima pra amassar, ninguem com alpha male DNA pra esfregar a cara no kimono do outro.

Ridiculo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sou fanzao dos Miyaos, os moleque sao muito foda!

Mas agora, que ridiculo eh esse tipo de luta: comeca a luta e os sentam no chao, um vira cambota pro lado e o outro vira cambota pro outro, ninguem cai matando, ninguem cai por cima pra amassar, ninguem com alpha male DNA pra esfregar a cara no kimono do outro.

Ridiculo.

Por isso que fizeram esse video :lol:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sou fanzao dos Miyaos, os moleque sao muito foda!

Mas agora, que ridiculo eh esse tipo de luta: comeca a luta e os sentam no chao, um vira cambota pro lado e o outro vira cambota pro outro, ninguem cai matando, ninguem cai por cima pra amassar, ninguem com alpha male DNA pra esfregar a cara no kimono do outro.

Ridiculo.

Tu chegou a lutar com algum deles né ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parem Tudo:

Opinião do filho do Homi:

Royler Gracie comentou em GRACIEMAG

Acho que já esta mais do que na hora de fazermos mudanças.

Certo ou errado a regra de um jeito ou outro tem que mudar e acabarmos com essa amarração. Jiu-Jitsu para sempre....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alexandre Ribeiro · Owner na empresa Xande Ribeiro Jiu-Jitsu

Queridos mestres e amigos, na minha opiniao o jiu jitsu deve ser travado com um atleta por cima e outro por baixo, passando, guardeando , derrubando amassando ou sendo amassado. Ja o fato de dois lutadores estarem por baixo, como a guarda dupla, ai sim acredito que nao ha o comprometimento com a luta, entendo que a intencao deles era de lutar, mas julgar a intencao eh muito dificil e temos que julgar e conceituar o posicionamento e na minha opiniao ficar sentado sem querer oassar a guarda eh nao se comprometer com a luta. Admiro muito o jiu jitsu do Paulo e Keenan e acho que eles sao fenomenos do esporte, mas acho q guarda dupla nao eh jiu jitsu e se depois dos primeiros 30 seg nao ha comprometimento com a passagem, deveria sim aplicar punicao. Obrigado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Outro que entende muito do assunto:

Romero Jacare Cavalcanti · Seguir · Trabalha na empresa PERFIL LOTADO!!! FULL PROFLE!!! PLEASE ADD ROMERO JACARE CAVALCANTI II · 431 assinantes

Caro Lucas respeito a sua opiniao, lutas chatas e amarradas nao acontecem so hj em dia, antigamente tambem tinha muita luta chata e amarrada, mas o juiz deve ser o condutor da luta como em todos os esportes de luta, se ele adverte , manda os lutadores se movimentarem e nem assim eles obedecem, tem sim que serem punidos com a desclassificacao, quem sabe assim nao aprendem as regras, bem essa e a minha modesta opiniao. Luta de cahorro engatado depois de cruzar ninguem merece.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alexandre Ribeiro · Owner na empresa Xande Ribeiro Jiu-Jitsu

Queridos mestres e amigos, na minha opiniao o jiu jitsu deve ser travado com um atleta por cima e outro por baixo, passando, guardeando , derrubando amassando ou sendo amassado. Ja o fato de dois lutadores estarem por baixo, como a guarda dupla, ai sim acredito que nao ha o comprometimento com a luta, entendo que a intencao deles era de lutar, mas julgar a intencao eh muito dificil e temos que julgar e conceituar o posicionamento e na minha opiniao ficar sentado sem querer oassar a guarda eh nao se comprometer com a luta. Admiro muito o jiu jitsu do Paulo e Keenan e acho que eles sao fenomenos do esporte, mas acho q guarda dupla nao eh jiu jitsu e se depois dos primeiros 30 seg nao ha comprometimento com a passagem, deveria sim aplicar punicao. Obrigado

Como falei, questão de mudar a regra apenas. Muda isso, deixando claro, e essa estrategia acaba. Simples!!! Os atletas não são os reais culpados, e sim a regra atual do jogo que esta desatualizado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Outro que entende muito do assunto:

Romero Jacare Cavalcanti · Seguir · Trabalha na empresa PERFIL LOTADO!!! FULL PROFLE!!! PLEASE ADD ROMERO JACARE CAVALCANTI II · 431 assinantes

Caro Lucas respeito a sua opiniao, lutas chatas e amarradas nao acontecem so hj em dia, antigamente tambem tinha muita luta chata e amarrada, mas o juiz deve ser o condutor da luta como em todos os esportes de luta, se ele adverte , manda os lutadores se movimentarem e nem assim eles obedecem, tem sim que serem punidos com a desclassificacao, quem sabe assim nao aprendem as regras, bem essa e a minha modesta opiniao. Luta de cahorro engatado depois de cruzar ninguem merece.

Lemão,

Mestre Jacaré te acompanha no PVT... :D :D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se os caras que sao os caras tem essa opiniao.. quem sou eu pra discordar.. e sim.. concordo com eles. A regra esta um pouco desatualizada e o arbitro pode dar mais dinamismo a luta, assim como e no judo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agora que acabei de ler o tópico, e com a opinião de tanta gente que entende e tem muita experiência no assunto, só vou afirmar que concordei com a opiniao da DQ desde o acontecido.

Uns adendos que gostaria de fazer:

Malicia, um magrinho realmente merece congratulaçoes por lutar absolutos e ainda mais, por disputar as finais. Agora, indiferente de ter o 1, 10 ou 30kg a menos, não quer dizer que o mais pesado que deva buscar a luta ou ter desvantagens por ser mais pesado.

Acontece algo parecido no MMA quando dizem, lutador X é o campeão, o lutador Y que tem que correr atrás, o que é também errado, pois é uma luta de igual pra igual, o cinturão ou o peso (no caso do absoluto no jj) é algo fora do 8 ou do tatame.

Com relação a dizerem que esse jogo da final é o verdadeiro JJ puro e que Hélio ou Carlos concordariam, na boa, acho que estão confundindo e bastante, as coisas.

Hélio gostava de afirmar, e com razão, que o JJ muitas vezes fazia o menor ganhar do maior, mais isso não tem relação NENHUMA com o acontecido, até porque Hélio pregava o JJ em busca de progressão e finalizações.

Você ser mais leve e no final da luta não levar pontos e não ser finalizado pelo mais pesado, é uma vitória pra VOCÊ (sua mente), agora o seu menor peso não pode influenciar no resultado oficial de uma luta.

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora