Recommended Posts

eu sinto falta de um treino fisico mais forte no jiu-jitsu.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

andei vendo uns rankings e varios que estão na seleção treinam na RVT (ruas vale tudo, certo?) alguem saberia me dizer aonde que fica a academia?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que os praticantes de wrestling tem mais esforço porque crescem em um meio mais competitivo.Nos EUA tem bolsas e mais bolsas em faculdades TOP são patrocinadas por esporte,o ambiente competitivo lá é muito mais incentivado do que aqui e vejo nesses lutadores uma mente mais aberta a outras práticas complementares ao esporte.

Aqui o JJ é endeusado,tida como arte infalível e restrita a academias.Muitas vezes a preparação física é relegada a segundo plano tida como superficial.Não temos essas cultura competitiva se tratando de esportes no Brasil,com exceção de alguns bem populares como futebol e vôlei.É a técnica prevalece sobre a força sim,você pode passar o carro em todo mundo na sua academia ou na casa do seu amigo sendo muito técnico mas gordo e sem preparo físico.Quero ver competir em alto nível assim,que é o que importa de verdade para o indivíduo e para a representatividade do país/esporte.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aqui vai uma explicação que coloquei em um tópico aqui da seção sobre as diferentes modalidades de wrestling:

Bom, primeiramente temos que diferenciar os estilos de wrestling. Há o folkstyle wrestling (college wrestling), o Freestyle wrestling e a tão famosa Greco-Romana. O primeiro estilo é o wrestling que a maioria dos americanos praticam na high school e no college (universidade), o segundo e o terceiro são os chamados estilos internacionais, são as 2 modalidades de wrestling praticados nas Olimpíadas, no Pan-Americano, no Mundial da FILA, etc.

A diferença entre o folkstyle wrestling e os estilos internacionais são várias, como as regras, o foco da luta e o sistema de pontuação (esse é mais complexo e eu não conheço muito bem). O estilo folkstyle é mais focado no controle de um oponente sobre o outro, o controle físico no chão, tanto uma queda normal como uma queda mais plástica (como os “throws”, quedas que tiram o adversário do chão) é dado o mesmo número de pontos (2 pontos), a luta acontece mais no chão do que em pé (é o “mat wrestling”), e por isso que vemos vários wrestlers (com noção de submissions é claro) controlando seus oponentes no chão no MMA hoje em dia (incluindo faixas-pretas de jiu-jitsu), além de eles saberem quedar, sabem muito bem exercer esse controle, dominar o adversário no chão. Os estilos internacionais (Freestyle e Greco-Romana) são focados mais na explosão das quedas, a luta acontece mais em pé do que no chão, quanto mais explosiva uma queda for, mais pontos o wrestler ganhará (máximo de 5 pontos), algumas quedas do estilo internacionais são até proibidas no folkstyle wrestling, como o famoso “suplay” (queda que o Jon Jones aplicou no Stephan Bonnar).

Também há uma diferença entre os estilos internacionais, no Freestyle wrestling, o wrestler pode tanto atacar como defender segurando nas pernas do adversário, já na Greco-Romana não é permitido o wrestler atacar partindo para as pernas do adversário, ou segurá-las tentando se defender, as quedas são todas agarrando o tronco do adversário (só acima da cintura), é o estilo com as quedas mais explosivas, que tiram o adversário do chão (é o estilo do famoso Alexander Karelin).

Lembrando que o Folkstyle wrestling é o estilo de wrestling praticado somente nos EUA, enquanto os estilos internacionais são praticados no mundo todo, com a potência máxima sendo a Rússia.

Com essa explicação, fica claro notar que as Olimpíadas são o ápice dos estilos internacionais de wrestling. No folkstyle wrestling, a NCAA Division I é o campeonato nacional (não tem internacional) mais importante, são reunidos vários wrestlers (que se classificam para o nacional) das mais variadas universidades de todo o território americano. Para o wrestler ser considerado All-American wrestler ele tem que ficar entre os 8 melhores no campeonato da NCAA (Division I nesse caso).

O melhor wrestler do estilo folkstyle (estilo de wrestling predominante no MMA) lutando no MMA hoje em dia é o Ben Askren, que já foi campeão da NCAA Division I duas vezes, e classificou para as Olimpíadas no Freestyle wrestling, mas não se deu bem, pois era novo nesse estilo. Além dos 2 títulos da NCAA, ele tem vários outros títulos e condecorações no folkstyle wrestling, inclusive ganhou o troféu Dan Hodge 2 vezes (dado para o melhor wrestler do ano), feito conseguido apenas por ele e mais outro wrestler (Cael Sanderson).

Outro que vale a pena mencionar também do folkstyle wrestling lutando no MMA hoje em dia é o Johny Hendricks, 2x campeão da NCAA Division I, sendo 4x All-American e 3x campeão da Big 12 Conference, além de ser várias vezes campeão do estado de Oklahoma e uma vez nacional na high school.

O melhor do Freestyle wrestling no MMA é o Yoel Romero, prata nas Olimpíadas e campeão mundial em 1999, outros que valem a pena mencionar são: Daniel Cormier, com 6 títulos nacionais, um dos Jogos Pan-Americanos e outro do campeonato Pan-Americano, bronze no mundial de 2007, além de ter ido 2x para as Olimpíadas (2004 e 2008), sendo em 2008 o capitão do time, e outro é o King Mo Lawal, que ganhou 3 títulos nacionais.

O melhor da Greco-Romana no MMA é o Lindland, ganhando medalha de prata nas Olimpíadas, vale a pena mencionar também o Dan Henderson, que foi 2x para as Olimpíadas (em 1992 e 1996), o Chael Sonnen que foi 2x campeão nacional e medalhista de prata no Mundial de Greco-Romana das universidades em Tokyo, e também o Joe Warren, campeão mundial em 2006.

E todos esses wrestlers que eu mencionei dos estilos internacionais também lutaram no folkstyle wrestling, mas nenhum conseguiu a façanha de ser campeão da NCAA Division I, como o Ben Askren (2x), Johny Hendricks (2x), Josh Koscheck, Brock Lesnar, Phil Davis, pra citar alguns que foram campeões.

Portanto, ir e participar das Olimpíadas (ou ser campeão) e ser campeão da NCAA Division I são os cumes de estilos diferentes de wrestling, apesar das Olimpíadas ter um nome maior obviamente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

mas NCAA não só na universidade?

e depois que o cara se forma? faz o que dai?

migra para os estilos olimpicos?

Sim, folkstyle wrestling é só na época de escola (high school e college (faculdade)), NCAA é só na época em que você está na universidade.

Quando acaba, alguns migram para outros estilos como fez recentemente com sucesso Jordan Burroughs, migrando para o folkstyle wrestling e se dando bem (sendo campeão mundial na modalidade) por causa de suas quedas explosivas (inclusive disse que pretende migrar para o MMA em 2017 - quando terá 28-29 anos). Outros tentam o MMA, pois como falei, é um dos melhores estilos de wrestling para o MMA, pelo foco no controle sobre o adversário no chão. E outros simplesmente abandonam esse meio.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ótima explicação do Axe. No MMA, tem tbm Munoz e T-Wood de all-americans competindo em alto nível, entre outros. Se nao me engano o TW tem um cartel extraterrestre no wrestling universitário.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ótima explicação do Axe. No MMA, tem tbm Munoz e T-Wood de all-americans competindo em alto nível, entre outros. Se nao me engano o TW tem um cartel extraterrestre no wrestling universitário.

Na verdade não, o Woodley é 2x All-American wrestler (ficou duas vezes entre os 8 melhores na NCAA), foi campeão da Big 12 Conference, mas nunca foi campeão da NCAA.

Bem lembrado do Munoz, esse sim tem credenciais bem respeitáveis no college wrestling, inclusive sendo o primeiro filipino americano a vencer a NCAA Division I.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu já conhecia a diferenciação, exatamente por ter lido posts antigos seus Axe. Parabéns pelo post, vai sanar a dúvida de muitos!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mencionei soh alguns exemplos de quadrifinalistas da NCAA com cartel fenomenal e nao necessariamente campeoes, que conseguiram adaptar o estilo pra MMA com exito. Nao me lembro de nenhum outro wrestler tao amarrao e eficaz em controlar os oponentes no solo como o TW.

Curioso que o Sonnen nao se destacou tanto como parece nas universidades, mas no estilo olimpico ele se sobressai, e conseguiu reunir todas as qualidades que tem ao seu jogo no MMA. Ele ja eh um monstro nas quedas, e vem melhorando mais do que nunca no tal pinning down.

Mas o melhor greco me parece o JJ mesmo, embora ele nao tenha as credenciais. E no estilo livre o GSP, que derruba quem quer, embora, a exemplo do JJ, não tenha o curriculo que outros da sua propria categoria tem.

Editado por Caliani

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No que tange o preparo físico a galera do jj é muito precária e tal eu vejo na minha acadêmia o meu professor é campeão sul americano e europeu mano ele só treinou jj e fez uma preparação física muito boa e tal mais não fez musculação, o que eu acho que é essencial para qualquer atleta, mais no MMA a pegada é diferente o condicionamento e força física conta muito e vocês puderem postar mais videos eu agradeço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E em relação aos russos,todos dizem que são potência e talz,além do Karelin(que já foi) quem é destaque/promessa no wrestling russo hoje?

Alguém tem vídeos deles parecidos com esses de nebraska?

Existe uma espécie de Copa do Mundo de wrestling ou Grand Slans?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora