MV8

Mestre Vinicio Anthony vê favoritismo grande para Lyoto contra Belfort e justifica: "foco"...

Recommended Posts

Técnico vê favoritismo grande para Lyoto contra Belfort e justifica: "foco"

Alex Trautwig/Getty Imagespinit_fg_en_rect_red_28.png
 
Lyoto Machida enfrentará Vitor Belfort em maioImagem: Alex Trautwig/Getty Images




 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Múltiplas vezes campeão de torneios de artes marciais, Vinicio Antony - faixa-preta de caratê sexto grau, faixa-preta de jiu-jitsu quarto grau e mestre internacional de kickboxing e muay thai - trilhou uma carreira que poucos podem se dar ao luxo de comparar dentro do universo dos esportes de combate. E não à toa os treinos comandados por ele agradam feras consagradas do MMA.

Atualmente, Antony é responsável pelo preparo do carateca e ex-campeão meio-pesado (93 kg) do UFC Lyoto Machida, que treina para o embate de veteranos contra Vitor Belfort, marcado para o próximo dia 12 de maio, na cidade do Rio de Janeiro. E como fato curioso está o fato que ele e seu ilustre pupilo já foram oponentes em campeonatos de caratê no passado.

"Já competi com os irmãos Machida. Já competi com Take, já competi com Lyoto. Eu sou de uma geração anterior a da deles. Quando eles estavam começando a despontar nas competições, eu já estava encerrando a minha carreira de atleta. Inclusive, o Lyoto estragou minha aposentadoria perfeita. Eu iria me aposentar com medalha de ouro em todas as categorias que participei no Campeonato Brasileiro de 1998 e a única categoria que disputei com ele, não ganhei", brincou o treinador durante conversa com a reportagem da Ag. Fight.

Anthony, no entanto, também possui algo em comum com Vitor Belfort, uma vez que o 'Fenômeno' já foi seu aluno anos atrás. Por sinal, este conhecimento prévio é uma ferramenta que Vinicio pretende utilizar quando Lyoto Machida encontrar o carioca no octógono, já que o professor afirma conhecer as falhas técnicas e os pontos fracos do rival.

"Como trabalhei com Belfort durante muito tempo, obviamente conheço grande parte dos defeitos técnicos que ele tem, alguns que trabalhei muito tempo para corrigir e sei muito bem os que não foram corrigidos, além de alguns vícios mecânicos e posturais que ele tem e eu pretendo explorar. Isso obviamente é segredo, não dá pra se falar abertamente o que vai ser feito, mas contando com isso, aposto em uma vantagem clara para o Lyoto", narrou.

"Agora, é uma questão de subir lá e colocar o plano em prática. Temos duas lendas do MMA e do UFC. O Vitor é um lutador extremamente perigoso, independentemente da fase que ele atravessa. É um cara que eu conheço muito bem a potência e a precisão dos golpes. No momento que ele acerta, é muito pouco provável que alguém resista. O meu trabalho é não deixar que ele acerte. Exatamente fazer o bloqueio e evitar que ele progrida com aquele ataque que todo mundo sabe que é fulminante".

Além da questão técnica, Anthony ainda destacou uma possível vantagem psicológica e motivacional de Lyoto Machida sobre Vitor Belfort, fator que ele aponta ser diferencial para alcançar o resultado positivo. Embora ambos sejam ex-campeões, o carateca acaba de reencontrar o caminho das vitórias e batalha para voltar ao topo do esporte, enquanto seu rival se prepara para fazer sua despedida dos octógonos.

"Hoje, vejo um favoritismo grande para o Lyoto, simplesmente pela questão da vontade, do foco. Estou fazendo um trabalho de reconstrução do Lyoto, tanto tecnicamente quanto psicologicamente, no objetivo de retomar aquele caminho das vitórias. A gente conhecia o Lyoto como um campeão invicto, num momento em que ele tinha um foco muito grande, uma vontade muito grande. Nós temos feito um trabalho muito legal de reconstrução desse antigo Lyoto, agora um homem maduro, de quarenta anos de idade. Eu assumi o camp tanto na direção técnica e estratégica quanto na preparação física", analisou.

Já no caso de Vitor Belfort, Vinicio garante que o lutador jamais recuperou a autoconfiança após fevereiro de 2014, quando entrou em vigor a proibição oficial da Terapia de Reposição de Testosterona (TRT) - tratamento que era utilizado por Belfort e outros lutadores no período.

"Já fui treinador do Vitor durante alguns anos, trabalhei com ele não diretamente como treinador nas lutas desde 2008. Eu fazia a preparação estratégica dele aqui no Rio e ele viajava para as lutas sem a minha presença. Só voltei a acompanhar o Belfort no momento em que ele precisou de um trabalho de reconstrução psicológica, quando houve aquele corte da possibilidade do TRT, o que fez com que ele caísse muito de rendimento e a performance dele ficasse muito comprometida. Com isso, a confiança dele também caiu. Fiz a intervenção que, num primeiro momento, foi bem-sucedida, mas daí em diante me parece que a vontade dele caiu muito".

 

Fonte: https://esporte.uol.com.br/ultimas-noticias/ag-fight/2018/03/13/tecnico-aposta-em-superioridade-psicologica-de-lyoto-machida-sobre-vitor-belfort.htm

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esses dois fizeram muito pelo MMA,eles poderiam morrer abraçados nesta luta,o Vitor cumpriu a missão,mas,me sinto decepcionado com o Lyoto,via nele uma espécie de Royce,estou até agora a espera da "ERA MACHIDA"que nunca veio,que descansem em paz. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só eu achei as declarações do mestre meio antiéticas?

Foi quase como comentar treinos, falando das fraquezas do adversário.

De repente é exagero meu, mas eu não gostaria que meu ex treinador expusesse para imprensa que eu tenho falhas posturais e vícios mecânicos (como se isso não pudesse ser ajustado) que não foram corrigidos.

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
30 minutos atrás, Último Imperador disse:

Só eu achei as declarações do mestre meio antiéticas?

Foi quase como comentar treinos, falando das fraquezas do adversário.

De repente é exagero meu, mas eu não gostaria que meu ex treinador expusesse para imprensa que eu tenho falhas posturais e vícios mecânicos (como se isso não pudesse ser ajustado) que não foram corrigidos.

 

 

Concordo.

Achei que o mestre falou mais do que deveria.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Colegas se enfrentando acho até normal, mas técnico que o cara pagou pra treinar durante anos usar isso contra você e ainda ficar se gabando que sabe seus pontos fracos é foda. Já vi mestres que preferiram não treinar ninguém em um caso desses, acho que esse cara tá se queimando no meio. Amanhã se alguém for lutar contra o Machida é só pagar que esse cara vai lá e solta tudo. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, tpastorello disse:

Colegas se enfrentando acho até normal, mas técnico que o cara pagou pra treinar durante anos usar isso contra você e ainda ficar se gabando que sabe seus pontos fracos é foda. Já vi mestres que preferiram não treinar ninguém em um caso desses, acho que esse cara tá se queimando no meio. Amanhã se alguém for lutar contra o Machida é só pagar que esse cara vai lá e solta tudo. 

O que eu achei pior foi o que ele disse durante o ultimo camp do Machida, ja se falavam na possibilidade de ocorrer Machida vs Belfort e perguntaram pra ele se ele treinaria um dos dois caso esse combate acontecesse e ele respondeu: "Como ja treinei os dois eu sei os pontos fracos e pontos fortes de cada um, então quem me chamar pra preparação ja vai sair na frente"

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

sou fã do antony, porém realmente ele nao precisa deixar publico essas informações.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Faltou humildade aí nessa entrevista, coisa que um treinador versado em tantas artes deveria ter de sobra...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 Por isso não gosto de katateca, pregam uma coisa é fazem outra cadê a famosa humildade???

Dizem que um dos pilares da arte.

Quis se exaltar , declaração sem ética.

Estou com Belfa nessa

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
58 minutos atrás, All@n disse:

O que eu achei pior foi o que ele disse durante o ultimo camp do Machida, ja se falavam na possibilidade de ocorrer Machida vs Belfort e perguntaram pra ele se ele treinaria um dos dois caso esse combate acontecesse e ele respondeu: "Como ja treinei os dois eu sei os pontos fracos e pontos fortes de cada um, então quem me chamar pra preparação ja vai sair na frente"

Bizarro! Mas enfim, tá aí algo que pode acontecer com qm escolheu o caminho de ser um cigano em equipes como fez Belfort. Carlson Gracie, BTT, Luiz Alves, Gracie Barra, Couture Xtreme, Chute Boxe, Blackzilians são só algumas q lembro agora.  

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
39 minutos atrás, NEGO DÁGUA disse:

 Por isso não gosto de katateca, pregam uma coisa é fazem outra cadê a famosa humildade???

Dizem que um dos pilares da arte.

Quis se exaltar , declaração sem ética.

Estou com Belfa nessa

 

Ele mandou mal. Acredito que ficou alguma rusga com o Belfort, o que não justifica. Mas ele é apenas "um karateca". Essa atitude não representa os outros.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
10 horas atrás, Valderazzi disse:

QUARTO grau de jiu jitsu? Nao sabia nem que era preta.

Ele começo a treinar Jiu antes do Karate mestre @Valderazzi

Só que fez carreira no Karate daí treinava Jiu mais dedicado só no intervalo da temporada de competição

Quando foi diminuindo a participação nas competições se dedicou mais ao JJ

Inclusive tem um vice mundial só nao sei se nas coloridas ou na preta. Acho de deve ser na marrom tlvz

Ele é preta do GIGI (Alexandre Paiva) que acho que é da linhagem do Hélio e do Rolls

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
24 minutos atrás, FredLopes disse:

Ele mandou mal. Acredito que ficou alguma rusga com o Belfort, o que não justifica. Mas ele é apenas "um karateca". Essa atitude não representa os outros.

Conheço muitos que são assim, ele não é um karateca ele o karateca o mestre não só na faixa mais na cabeça na atitude, experiente ainda os jovens vão buscar um conselho.

Então foi o erro total dele.

Na verdade se vc prega uma coisa é faz outra é hipocrisia o karatê na verdade prega que luta um fundamento uma parte pequena da arte marcial.

As vezes um karateca dar mais valor a um kata do que uma medalha.

Diferente do boxe, thai ou kickboxing.

Ele deveria se calar diante de um problema pessoal que teve ou tem com Belfort.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ser mestre não é só puxar treino.  Não é só falar de filosofia. Não é ter uma faixa preta na cintura. É saber que vc é referência  e que deve ser aquilo que vc prega. Sou professor de Jiu Jitsu há vários anos no Pará e sempre busquei educar meus alunos. Não falo oq não sou e não cobro oq não prego. Já expulsei aluno talentoso pq não agiu de acordo com a nossa ética.  Não sou perfeito e nem cobro pra dar aula. Tenho atividades que me permitem viver sem depender da luta. Dinheiro é Bom, mas mesmo num cenário e "profissionalização " dos atletas.  Dos professores. Devemos lembrar que os treinadores são chamados exatamente pela qualidade técnica que possuem. Que engloba a parte da luta em si e da postura moral. Quem sou eu pra julgar o multi Mestre Vinicius. Mas jamais faria algo desse tipo. Isso depõe contra a conduta ética e moral do que levamos anos pra construir. Se foi isso msm, só tenho a lamentar a atitude. #nãomerepresenta

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora