----

Treinos a porta fechada

Recommended Posts

Convidado armlock
Em homenagem ao Armlock, ainda aguardando os relatos dele no tópico, foto da última visita de Tadashi Takeushi ao Rio:

Em pé, esquerda pra direita: Arthur, Argolo, Pedro, Ingo(agachado), Ronny, Athayde, Edmundo, Gustavo Câmara, Arnaldo, Niemeyer

Agachados: Zé Carlos, Flavio (Kobukan), Fernando Soares, Takeuchi, Cezar, Paulão, Sertã, Pedro (tem tres faixas pretas (karate: Takeuchi; Judo: Mehdi; JJ: Carlson)).

649768-medium.jpg

Heh, Lawyer me colocando no fogo...

Apesar de tambem ser do tempo que os dinossauros andavam sobre a terra, nao tenho muito a acrescentar ao que voce e Alm ja colocaram ai... Tenho uma ou duas historias do Ryan la no Carlson da Figueiredo, mas nao acho que valha a pena... Lembro do Rozental, quando ele era roxa, desafiando os pretas a passarem a sua guarda, e promentendo manter as maos segurando a faixa e usar soh as pernas... E o pessoal recusava, rindo dos marrons que tentavam.

Mas quando jovem eu sempre fui muito quieto e reservado e embora treinasse karate e Jiu jitsu pelo amor as artes, poucas vezes me vi envolvido em confusao...

Posso lhes contar uma historia pessoal do Karate/JJ brasileiro aqui nos US, poucos anos depois de ter chegado, que embora nao seja nada comparavel as aventuras de alto nivel relatadas neste topico, foi muito marcante para mim, porque durante boa parte do acontecido eu estava praticamente dormindo, e nao tinha a minima ideia da "situacao"....e hoje ainda nos suscita bons risos em ceias de Thanksgiving.

Foi o dia em que eu e um professor amigo meu, que comandava o "kickboxing and Hapkido club" aqui na universidade colocamos o time de futebol americano da universidade "para correr."

Parte I - Armlock

Quando eu cheguei aqui eu era um reles marron do Tanaka e roxa de JJ (treinei com o Carlson e depois com o Rolls. Ja aqui, cidade pequena, depois de muito procurar, encontrei esse camarada, hoje um grande amigo, que era instrutor no acima citado clube, e mais tarde descobri que era sandan (ou yondan?) do Nishiyama. Tecnica eximia, velocidade absurda. De quebra, ele era graduado de Hapkido por um instrutor Koreano famoso que me escapa o nome agora.

O clube era aberto, com custos apenas para manutencao administrativa. Era um lugar agradavel para treinar, porque embora nao fosse hard core, sempre tinha gente nova chegando, varios com rankings avancados em alguma variedade de estilos que eu nao conhecia, e havia um clima de intercambio que tornava o treino animado. Lembrando novamente essa ser uma cidade universitaria pequena, com 60 mil habitantes...

Quando queriamos treino forte, treinavamos um com o outro... e ai o pau comia solto.. nos presenteamos olhos roxos, cabeca aberta, sangue escorrendo, dentes quebrados, etc e depois iamos jantar juntos, com as caras inchadas, para a intriga do pessoal nos restaurantes. Eventualmente ele me deu a preta, e continuamos treinando ate hoje, embora nao mais na mesma intensidade, obvio. E aos poucos fomos criando preferencia por escrima/kali com bastoes e facas, mas isso eh outra historia.

Parte II - Os omegas vao "treinar" Karate (yeah right...)

Tinha acabado um batalhao de provas, apos uma semana com apenas 3 ou 4 horas de sono por noite, e cheguei em casa absolutamente exausto. E dormi... lembrei que havia treino, mas resolvi que naquele dia ia dormir ate me fartar.

Toca o telefone, eu ignoro, mas o diabo nao para. Atendo, balbuciando alguma coisa initeligivel, e tento mostrar com a voz o quao inoportuna a chamada eh... Do outro lado so ouco esse meu amigo dizer isso:

"Armlock?"

"Hey...escute, preciso dormir hoje..."

"Venha para o clube. AGORA! Temos um problema"...

e desligou.

Isso foi no inicio dos anos 80, antes dos celulares.. nao tinha como chama-lo, pois o telefone era do ginasio de esportes, e nao do clube. Xinguei, me vesti, me arrastei ate o carro e fui...

Cheguei la e tinha uma multidao enorme de estudantes da universidade na porta no salao onde treinavamos... mais de 100 pessoas. Eu entro, sonado, sem entender nada, e vejo o bando de alunos que treinavam com a gente meio nervosos, e meu amigo vem na minha direcao e diz. Os Omegas vieram "treinar".

Pausa para explicacao: Quem eram os Omegas? Era uma das fraternidades de atletas negros da universidade, onde para voce ser aceito voce tinha que ser "branded" (marcado?) a ferro em brasa, com um omega no biceps ou no peito, para mostrar bravura. Tinham fama de badboys na cidade e eram temidos pelas outras fraternidades. No nosso caso, haviam uns 6 linebackers do time de futebol americano da universidade, que "queriam treinar"...o resto da fraternidade e um bando de gente veio ver. Eu tenho 1:85m entao estimo que o mais baixo ali tivesse cerca de 1:90m...Pesava 180lbs na epoca, e a olho, os pesos deviam ser de 220 lbs para cima, "secos"... Nao chegavam a ser um Bob Sap da vida, mas ate aquele dia eram os maiores motherfuckers que ja tinha visto pessoalmente....

f.mathews-omega-branded-for-life.jpgpyramids%20riddle%2082.jpeg

Mas isso eu digo hoje.. porque no dia estava morto de sono, e sem entender porque diabos eu precisava estar ali.. Pombas, da o treino pros camaradas e pronto...

Enfim... eu vejo o meu amigo ir na direcao dos Omegas, aponta para os dois maiores do grupo e diz "Voce! Comigo.. E voce! Com ele...apontando para mim..."

O meu par vem, eu estendo a mao, pergunto se ele ja treinou, etc enquanto ele pouco fala... dou um par de luvas para ele, coloco o timer para o round de 5 minutos e falo para comecar-mos devagar... O bell rang e o camarada corre e me da um football tackle, caindo por cima de mim... eu ainda "dormindo" pensando, What the fuck? Eu, idiota, conversando com o dito e ele comeca a me dar socos da montada. Quando vi que estava falando sozinho, a adrenalina subiu e acordei. Fiquei pau da vida, e mandei tudo as favas... coloquei os pes nas axilas do mesmo e o empurrei por sobre a minha cabeca, rolando e saindo sentado nas costas do mal educado... Sempre fico de mau humor quando acordo de repente... A perna dele estava na minha mao, entao entrou uma chave de calcanhar direta, enquanto tambem amassava a batata da perna dele com o meu joelho..como diziam la na figueiredo, aprendeu como eh a dor do parto...

Para quem nao entendeu. Acabei como na figura, soh que segurando uma so perna, e com a batata da perna do omega contra o meu joelho, emagando o musculo:

boston.jpg

Deixei ele gritar ate me satisfazer a raiva, e para que os outros ouvissem bem, larguei e fui indo na direcao dos outros 4 Omegas... Nesse momento olhei para o lado e vi meu amigo professor vindo na mesma direcao, enquanto seu sparring partner estava estendido no chao. Nao vi o que ocorreu.

Eu apontei para um dos quatro linebackers e ele apontou para outro...pareceu coreografado, mas nao foi.. jogamos luvas para eles, e comecou outro round.

Desta vez, ficou-se na trocacao mesmo, como deveria ser o treino... e descobri que um soco de linebacker eh indigesto, mas eh como se fosse um puxao pesado,uma inercia descomunal, mas sem muita velocidade. Para quem estava acostumado com socos de um Ronaldo e de um Hugo, aquilo nao incomodava muito, ainda mais de luva - desde que nao pegasse na cabeca...

Como ainda queria ir dormir, usei um artificio simples para acabar aquela frescura toda ali. Durante a trocacao eu sorria e falava para o camarada que ele estava socando errado.. e disse para ele acertar um soco no abdomem. Tomei o soco tentando fingir nenhum incomodo (e pensei como era bom estar de estomago vazio}... A seguir, acertei com toda a forca o figado do dito, sentindo levar a costela

flutuante junto...Omega 3 desceu sentado na hora... Disse "esse eh o jeito certo"...e o ajudei a levantar.

Comecei a andar na direcao dos Omegas restantes, quando eles se anteciparam, olharam o relogio e disseram que tinham que ir embora. Ouvi um grito e virei a tempo de ver o quarto Omega caindo no chao segurando o peito. Um soco em cheio no coracao.

Falamos para os rapazes que eles eram atleticos, tinham potencial, e que deveriam sem duvida continuar aparecendo para treinar, e que nos sempre precisavamos de sparrings grandes e fortes, que aguentassem levar porrada. Lembro que a ultima coisa que dissemos foi que "fresh meat" era sempre bemvinda... E tudo acabou por ali... Embora nas semanas seguintes, por alguma razao o numero de alunos mais do que dobrou.

O que tinha ocorrido:

Depois eu soube que um omega tinha treinado com a gente, e tinha ido comentar na fraternidade que o clube era hard core (nao era) e tinha criado um clima que levou os jogadores de football a se provarem em frente aos outros membros. E foram la com sua propria torcida... Como chegaram la e so tinham alunos sem muita experiencia, estes ligaram para o meu amigo, que era o coordenador, e ele eventualmente me ligou ao acessar a situacao. E eu fui la de gaiato, e soh acordei no meio da situacao...

O jiujitsu foi que me salvou o dia, porque ninguem com 180 lbs segura um tackle inesperado de um linebacker de 230+...

Tivemos varios outros "testes" ao longo dos anos, wrestlers (Hank the tank), karatekas, marines (Bapcock, the marine from hell), e um instrutor do clube de Judo, que acabou com um braco quebrado mas por culpa dele... Mas nenhuma historia teve o peso da acima para mim... talvez por ter sido a minha primeira com envolvimento direto.

Editado por armlock

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Heh, Lawyer me colocando no fogo...

Lembro do Rozental, quando ele era roxa, desafiando os pretas a passarem a sua guarda, e promentendo manter as maos segurando a faixa e usar soh as pernas... E o pessoal recusava, rindo dos marrons que tentavam...

Quando eu cheguei aqui eu era um reles marron do Tanaka e roxa de JJ (treinei com o Carlson e depois com o Rolls...

Quando queriamos treino forte, treinavamos um com o outro... e ai o pau comia solto.. nos presenteamos olhos roxos, cabeca aberta, sangue escorrendo, dentes quebrados, etc e depois iamos jantar juntos, com as caras inchadas, para a intriga do pessoal nos restaurantes....

kali + facas...

Para quem estava acostumado com socos de um Ronaldo e de um Hugo, aquilo nao incomodava muito...

Tivemos varios outros "testes" ao longo dos anos, wrestlers (Hank the tank), karatekas, marines (Bapcock, the marine from hell), e um instrutor do clube de Judo, que acabou com um braco quebrado mas por culpa dele... Mas nenhuma historia teve o peso da acima para mim... talvez por ter sido a minha primeira com envolvimento direto.

Meu velho, te coloco no fogo com o maior prazer e pelas razões destacadas acima:

Ótima lembrança do Rozental. Mais um lendário lutador da CGT!

Ninguém é "reles" faixa-marron do TANAKA e roxa do ROLLS! Só isso já engrandece qualquer depoimento seu. Aqui, além de você, só Mestre Álvaro teve a honra de treinar com Rolls. Eu só tive contato com Tanaka na seleção carioca de karate, mas deu pra sentir o tamanho do problema...

Mais um depoimento que atesta o que era o karate dos velhos tempos. Esse negócio de sair arrebentado era o dia-a-dia, nada de viadagem...

Aguardamos ansiosamente o seu depoimento sobre o kali!!!!

Outro depoimento de respeito: Treinar com Ronaldo Carlos e Hugo Arrigoni é atestar o que eu já falei aqui sobre esses lutadores, o karate do Rio nos anos 70 era de impressionar japonês! Você pode explorar o tema à vontade, pra ninguém achar que eu tô de sacanagem, hehehe...

Quanto aos treinos a portas fechadas com wrestlesrs, karatecas, marines e judocas... ÓTIMO! O espírito do tópico é esse mesmo! Agora é que a coisa tá ficando boa, com a sua chegada e dos nossos amigos chute-boxers Léo, Digo, etc...! Vou assistir isso de camarote! :unsure:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Heh, Lawyer me colocando no fogo...

Apesar de tambem ser do tempo que os dinossauros andavam sobre a terra, nao tenho muito a acrescentar ao que voce e Alm ja colocaram ai... Tenho uma ou duas historias do Ryan la no Carlson da Figueiredo, mas nao acho que valha a pena... Lembro do Rozental, quando ele era roxa, desafiando os pretas a passarem a sua guarda, e promentendo manter as maos segurando a faixa e usar soh as pernas... E o pessoal recusava, rindo dos marrons que tentavam.

Armlock, armlock... Nao se acanhe... rwsrsrsrsrs Vale MUITO a pena com certeza. No aguardo das 2 historias. Se nao quiser contar pelos motivos ja citados em relacao ao Ryan, vou entender tb. Mas historias da antiga Carlson sao as minhas preferedias. Entao, pelo menos para mim, vai valer a pena sim. No aguardo!!!

Editado por mengão

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado armlock
Mais um depoimento que atesta o que era o karate dos velhos tempos. Esse negócio de sair arrebentado era o dia-a-dia, nada de viadagem...

Outro depoimento de respeito: Treinar com Ronaldo Carlos e Hugo Arrigoni é atestar o que eu já falei aqui sobre esses lutadores, o karate do Rio nos anos 70 era de impressionar japonês! Você pode explorar o tema à vontade, pra ninguém achar que eu tô de sacanagem, hehehe...

Como dizem nos Marines, dor eh a fraqueza saindo do corpo..

Treinar no Tanaka me ensinou a ignorar dor (o que ha uns anos atras quase me matou), ou pelo menos viver alegremente com ela. Voce provavelmente iria apreciar e simpatizar conosco quando nos comecamos a treinar com um pessoal do Kendo. Eles apareceram por la, e na base do intercambio, nos mostraram a arte... foi esse o primeiro passo que eventualmente nos levaria ao Kali...

Kendo era divertido demais...A questao eh que existia protecao demais para o nosso gosto. O que limitava a mobilidade e a sensibilidade. Durante o processo de um semestre, comecamos a experimentar remover gradualmente as partes da armadura, peito, antebraco e maos.

Depois de um ano, nos dois lutavamos Kendo full force, de camiseta, apenas usando um capacete de esgrima, que era bem mais leve. Tinhamos que reforcar a ponta das shinais com mais camadas de couro, para garantir que nao haveria penetracao no caso de um "thrust" (empurrao?) no peito...mas esse tipo de golpe eh raro tambem. Quase sempre no dia seguinte eu tinha que ir trabalhar de camisa de mangas compridas, mesmo no auge do verao, que aqui tambem chega aos 42/44 graus, para esconder os welts (listras?) vermelhos e impolados da vespera... O sangue ficava aflorando em goticulas microscopicas nos antebracos, nos meses iniciais...

O pessoal do Kendo tradicional nos achava loucos. Tentaram treinar sem a armadura, mas estranharam. O que eu ate entendo, porque eles gostavam da arte tradicional.

A vantagem, no nosso ponto de vista, eh que voce sentir o impacto da arma na carne ensina rapidamente onde voce esta com falha na defesa... Com luvas e protecoes em demasia, voce acaba ignorando quando eh acertado, e cria vicios. Isso fez com que rapidamente nos saissemos muitissimo bem quando lutando com kendoistas tradicionais muito mais experientes, apesar da nossa estrategia e ritmo serem completamente diferentes da tradicional, e mal vistos pelos criterios estilisticos. A ideia principal era, don't get hit! Then hit.

Obviamente pagavamos um preco por isso, tendo varias vezes que colocar gelo nas maos e antebracos depois do treino e gastarmos $$$$ em vidros de pomadas de arnica para dissover hematomas..Mais por questoes esteticas do que por dor, realmente... pega meio mal voce aparecer todo roxo para trabalhar todo dia num meio academico...

Uma forma como descobria-mos que estavamos melhorando significativamente era pela cor dos hematomas no final dos dias e das semanas... Voce tende a levar os golpes de shinai geralmente nos mesmos lugares, o que identificam os buracos na sua defesa. Quanto mais vezes voce for hit naquele spot, mais escuro o hematoma. Quanto mais claro, melhor a defesa. Quando eventualmente naquele ponto nao aparece mais hematoma, significa que voce conseguiu eliminar o buraco na defesa....

O lado negativo deste desprezo pela dor: Ha uns 5 anos atras, depois de viajar "enlatado" num aviao por mais horas do que planejado, tive um embolismo pulmonar (em ambos os pulmoes). Comecei a sentir dores fortes no gym, e, pensando ser por eu estar "falta de forma", insisti... repeti a dose por 3 dias... e no quarto acabei no hospital. Fiquei internado 2 semanas. Minha capacidade pulmonar todal caiu para 0.5 litros (de um normal de 6 litros). Nao podia nem falar uma palavra. Tinha que respirar depois de cada silaba... Foi a mesma coisa que matou aquele amigo da Hillary (Peter Bivona) no mundial ha um mes e pouco atras.

Acabaram os tempos de invulnerabilidade da juventude.... :wacko:

Editado por armlock

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o senhor armlock ta mandando bem nos comentarios!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tópico lendário, tem que ser imortalizado. Fico imaginando o armlock sonado e o Omega tackleando ele e descendo a porrada, ele acorda e WTF, quase leva a perna do negão pra casa. Senseicional.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora