Entre para seguir isso  
pipo

Hoje na história do MMA: Jon Jones vence ‘Shogun’ e se torna o campeão mais jovem da história do UFC

Recommended Posts

 

jon-jones-shogun-rua-ufc-128-3.jpg?w=1000&h=600&crop=1
19 de março de 2024, 10h30 horário do leste dos EUA
 

(Nota do editor: esta história foi publicada originalmente em 19 de março de 2018.)

Se você quiser contar a história de quando Jon Jones se tornou o mais jovem campeão da história do UFC, você tem que começar pelo cachorro. Seu nome era BJ, uma mistura de German Shepard de sete meses de idade, e foi uma aquisição um tanto recente para Jones quando ele apareceu em Newark, NJ, para sua chance pelo título dos meio-pesados do UFC de Mauricio Rua em 19 de março, 2011.

Os tipos de lugares que Jones frequentou naquela semana – hotéis chiques, cenários de programas de TV, salões de hotel convertidos em espaços de treino do UFC – provavelmente não são o tipo de lugar onde você deveria levar seu cachorro.

Ainda assim, lá estava ele no saguão do Penn Station Hilton no Dia de São Patrício, esquivando-se de fãs e bêbados e conduzindo seu cachorro na coleira, sorrindo como um homem que estava aproveitando os privilégios extras inerentes a ser uma estrela, confiante de que ninguém ousaria dizer que ele não poderia trazer um cachorro para cá.

Mas toda a coisa de estrela ainda era nova para Jones naquela época. Ele tinha apenas 23 anos, pouco menos de três anos antes de sua estreia profissional em um esporte que estava prestes a conquistar, e uma lesão em um companheiro de equipe abriu a porta final.

Alguns meses foram turbulentos para Jones. Em fevereiro, ele despachou facilmente Ryan Bader por finalização no segundo round na eliminatória do UFC 126. Ele ainda estava na jaula comemorando a vitória quando o comentarista do UFC Joe Rogan lhe contou a notícia. Com Rashad Evans desistindo da luta pelo título contra o campeão “Shogun” Rua, o UFC queria que Jones interviesse pouco mais de um mês depois.

Isso foi ótimo para Jones, que parecia ver até mesmo o infortúnio de seu companheiro de equipe como apenas mais um passo inevitável no plano divino de colocar um título do UFC na cintura. Tudo estava funcionando exatamente como deveria, e o prodígio do MMA que gritou versículos bíblicos após suas vitórias sem esforço não poderia ter ficado mais feliz com isso.

Para a dupla meio-pesada formada por Jones e Evans, porém, este foi o começo do fim, os primeiros sinais de uma fratura que logo levaria à separação.

Desde que Jones chegou pela primeira vez à academia de MMA Jackson-Wink, onde o ex-campeão Evans era o melhor homem no meio-pesado, essas questões persistentes atormentavam os dois. Eles lutariam entre si algum dia? Seria inevitável, com Jones subindo rapidamente na hierarquia e Evans sempre no topo ou perto dele?

Evans assumiu o papel de mentor. Seu conselho para o jovem Jones: nem pense nessas questões. Não se deixe começar a falar sobre isso. Desligue-o antes mesmo de começar, assim como Evans fez com seu amigo de longa data e parceiro de treino Keith Jardine. Recuse-se a discuti-lo, mesmo que seja hipotético.

Jones ouviu por um tempo. Mas logo ficou cada vez mais claro que ele não se contentaria em desempenhar o papel de aluno por muito tempo. Ele se via como um campeão – e logo. Quando uma lesão no joelho tirou a chance de Evans pelo título e a transformou em Jones, isso apenas pareceu confirmar para ele que ele era um lutador especial, um escolhido. Tudo o que ele precisava fazer era aparecer em Newark e vencer um homem cujas lutas ele cresceu assistindo e estudando.

mauricio-rua-jon-jones-ufc-128.jpg

Mauricio “Shogun” Rua e Jon Jones na pesagem do UFC 128.

Mas é preciso dizer que, mesmo assim, o campeão não era o homem que era. O tempo foi cruel com o “Shogun”. Seis anos antes, ele havia vencido duas lutas em uma noite, nocauteando Alistair Overeem e Ricardo Arona para vencer o GP dos médios do PRIDE FC no Final Conflict 2005. Isso o colocava na conversa sempre que o assunto se voltava para os melhores 205- libras, mas sua transição para o UFC foi difícil.

Rua lutou para se recuperar das lesões e recuperar a forma anterior, e perdeu sua estreia no UFC para Forrest Griffin em 2007 e depois superou Mark Coleman por pouco em uma performance que fez os dois homens parecerem cansados e exaustos. Mas uma vitória por nocaute sobre Chuck Liddell em 2009 ajudou a colocá-lo de volta no caminho certo, e depois de perder uma decisão polêmica para o então campeão Lyoto Machida em sua primeira disputa pelo título do UFC, Rua se recuperou com uma vitória por nocaute no primeiro round no revanche.

Mesmo assim, Rua tinha 29 anos quando apareceu pela primeira vez para defender o cinturão. Evans teria sido um teste bastante difícil, mas Jones? Ele era maior, mais forte, mais rápido e mais jovem. Circulando pela mídia antes da luta, o jovem desafiante se gabou de seu corpo revigorado e livre de lesões. Ele poderia pular no ar, dar cambalhotas se quisesse e, ao contrário do campeão, suas juntas não rangiam como um velho navio preso no gelo. Não foi legal?

“Quer saber, eu achava 'Shogun' legal quando era mais jovem porque ele era um campeão do PRIDE de 23 anos, e eu amo José Aldo porque ele é um campeão do UFC de 23 anos”, disse Jones antes da luta . “Definitivamente não tenho medo disso. Eu sei que é muito possível. No momento, só preciso manter perto de mim as pessoas que sempre estiveram lá e perceber que haverá muito mais distrações vindo em minha direção, mas estou preparado para isso mentalmente. E prometo a mim mesmo que não vou me deixar cair no esquecimento. Estou muito perto dos meus sonhos para desacelerar ou começar a fazer algo idiota, e não farei nada idiota. Eu vou vencer essa luta.”

jon-jones-ufc-128-1.jpg

Jon Jones antes da luta contra “Shogun” Rua no UFC 128.

O evento foi marcado para Newark, principalmente porque era o mais próximo da cidade de Nova York que o UFC poderia chegar na época. O esporte não seria legal e regulamentado no Empire State até 2016, mas o Prudential Center ficava a apenas uma curta viagem de trem para os cerca de oito milhões de residentes dos cinco distritos, o que teria que ser bom o suficiente por enquanto.

Ao mesmo tempo, era impossível não notar que aquilo não era exatamente Manhattan. No início da semana, dirigentes do UFC lembraram aos lutadores que Newark provavelmente não era uma cidade pela qual eles gostariam de passear sozinhos à noite, mesmo que fossem durões profissionais. Como que para solidificar esse ponto, Jones ganhou as manchetes no dia da luta ao perseguir e prender um homem que ele disse ter visto invadindo um carro estacionado para roubar um GPS.

Como se o jovem desafiante já não tivesse uma vibração de Superman suficiente, agora ele estava lutando contra o crime no mesmo dia em que deveria lutar pelo título. Não foi exatamente um presságio positivo para Rua.

Os maus presságios foram transferidos para a própria luta. Rua apareceu na jaula naquela noite parecendo sólido e focado, claramente em melhor forma do que nas primeiras lutas do UFC, mas levou apenas alguns segundos para Jones lembrá-lo de que havia uma diferença significativa entre eles quando tratava-se do atletismo, bem como da pura exuberância juvenil.

Depois de uma tentativa de retoque no centro da jaula, Jones acertou Rua com uma joelhada saltitante no corpo, depois recuou e mostrou seu alcance estendendo a perna aparentemente de um lado a outro da jaula por alguns movimentos rápidos. chutes. 30 segundos após o início da luta, Jones estava misturando ataques giratórios selvagens com quedas violentas. Rua estava ficando para trás e começando a parecer cada vez mais perdida.

Depois de levar cotoveladas no tatame durante a maior parte do round inicial, Rua ficou de pé contra a cerca, pagando o preço com joelhadas no corpo e um longo gancho de esquerda de Jones que balançou suas pernas.

“Ele está apenas fazendo o que quer com o 'Shogun'”, disse o comentarista do UFC Joe Rogan após aquele primeiro round unilateral.

jon-jones-shogun-rua-ufc-128-2.jpg

Jon Jones derrota “Shogun” Rua durante a luta no UFC 128.

A situação só piorou no segundo round, e Jones finalmente acertou a cotovelada giratória para trás que estava procurando no primeiro. Rua estava ensanguentado e desacelerando, desferindo socos largos de fora enquanto lutava para se aproximar do desafiante esguio, e depois foi atingido pelas esquerdas quando ficou à distância.

“Meu Deus”, disse o comentarista do UFC Mike Goldberg pouco antes de Jones derrubar Rua novamente e brutalizá-lo um pouco mais no tatame. Era mais ou menos tudo o que precisava ser dito sobre uma luta pelo título que cada vez mais se assemelhava a um caso de abuso de idosos.

O fim veio, finalmente, no terceiro. Depois de levar socos e cotoveladas enquanto estava preso de costas no início do round, Rua, atordoado e machucado, ficou de pé cambaleando, recuando em direção à cerca enquanto Jones se aproximava. O lado direito de seu rosto estava inchado. Ele respirou fundo e com dificuldade enquanto levantava os braços para cobrir o rosto.

Jones mergulhou com um gancho de esquerda no fígado, seguido de uma joelhada na cabeça. Rua desabou, batendo humildemente no tatame enquanto o árbitro Herb Dean interveio para detê-lo.

"Está tudo acabado!" Goldberg cresceu. “Jon Jones é o campeão mais jovem da história do UFC!”

Jones caminhou lentamente até o centro da jaula, com os braços longos estendidos ao lado do corpo, depois deixou-se cair de costas antes de se sentar de pernas cruzadas na jaula, aparentemente sem saber o que fazer a seguir.

“E nem foi uma luta”, disse Rogan. "Incrível. Isso, senhoras e senhores, é o futuro. Ele é o presente e o futuro, e pode ser o maior talento que já vimos no UFC.”

Mas quase assim que Jones terminou de gritar sobre seus treinadores e seu salvador na entrevista pós-luta, o UFC estava pronto para se concentrar na próxima luta. Rogan tinha acabado de entrevistar Rua, que parabenizou Jones pela vitória, explicando simplesmente: “ele era melhor do que eu”, quando de repente lá estava Evans, parecendo elegante em um terno de corte fino enquanto a multidão o vaiava e o sorriso desaparecia de Jones. face.

“Ele me ensinou muitas coisas e é uma pena que eu tenha que fazer isso”, disse Jones quando Rogan lhe disse que Evans era o primeiro na fila para disputar o título. “Mas este é o meu sonho.”

Depois de deixar a jaula naquela noite, Evans declarou-se “acabado com Jackson”, oficializando a separação com sua equipe e companheiro de equipe que vinha fervendo lentamente há semanas.

Mas, apesar de todo o drama desse confronto, seria necessário mais um ano e mais duas defesas de título bem-sucedidas para Jones antes que eles finalmente terminassem juntos na jaula.

Naquela época, Jones não era mais o garoto cujos sonhos se tornaram realidade. Em vez disso, ele era o campeão dominante, o rei da categoria meio-pesado. Como Evans e todos os outros aprenderiam, a única pessoa que poderia detê-lo era o próprio Jones .

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Jon Jone o maior lutador de MMA  e esportes de combate  de toda história  da humanidade. 

Tinha 2 anos e meio e venceu o fenômeno Shogun!!

E apesar de drogas  , problemas , ninguém  o vence um fenômeno, gênio  absurdo. 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

JJ é tão foda q era um resultado esperado.  E isso q ele tinha 23 anos e o Shogun vinha de uma vitória épica em cima do Lyoto. 

As únicas lutas em que Jon Jones nao entrou como favorito foram as primeiras dele no UFC (Gusmão e Bonnar) e recentemente contra o Gane. 

E quando falo em favoritismo não é opinião e sim odds das casas de apostas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

gênio mesmo. Tirando o Comier, que pra mim sempre foi seu maior desafio, atropelou todos

o Reyes e o Marreta eu vou morrer sem entender se foi salto alto, desmotivado..

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Postado (editado)
3 horas atrás, Rappa Hemp disse:

JJ é tão foda q era um resultado esperado.  E isso q ele tinha 23 anos e o Shogun vinha de uma vitória épica em cima do Lyoto. 

As únicas lutas em que Jon Jones nao entrou como favorito foram as primeiras dele no UFC (Gusmão e Bonnar) e recentemente contra o Gane. 

E quando falo em favoritismo não é opinião e sim odds das casas de apostas.

Ele era favorito nas casas de aposta mesmo, mas aqui no PVT (época saudosa), Shogun era considerado favorito. Havia um pouco de pachecada, e também o fato de que Shogun sempre foi muito superestimado aqui no PVT. Muita gente dizia que Jones apanharia em cima ou embaixo, pois mesmo que o brasileiro fosse derrubado, a guarda dele seria muito boa. Eu fui o único (até onde me consta) que vaticinou que Jones não apenas venceria, mas massacraria. Para mim, era óbvio que a frágil defesa de quedas do brasileiro aliada ao GnP devastador do americano seria péssimo para o brasileiro, mas não esperava que nosso curitibano fosse apanhar tanto em pé também. Lembro que, mesmo após o massacre, muita gente dizia que Shogun entrou despreparado e que numa revanche, a história seria diferente. Acredito que chute boxer seria massacrado em qualquer época.

Editado por brunogandhi88

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 minuto atrás, brunogandhi88 disse:

Ele era favorito nas casas de aposta mesmo, mas aqui no PVT (época saudosa), Shogun era considerado favorito. Havia um pouco de pachecada, e também o fato de que Shogun sempre foi muito superestimado aqui no PVT. Muita gente dizia que Jones apanhava em cima ou embaixo, pois mesmo que o brasileiro fosse derrubado, a guarda dele seria muita boa. Eu fui o único (até onde me consta) que vaticino que Jones não apenas venceria, mas massacraria Jones. Para mim, era óbvio que a frágil de defesa de quedas do brasileiro aliado ao GnP devastador do americano seria péssimo para o brasileiro, mas não esperava que nosso curitibano fosse apanhar tanto em pé também. Lembro que mesmo após o massacre muita gente dizia que Shogun entrou despreparado e que numa revanche, a história seria diferente. 

Isso foi ontem , né? Impressionante  como o tempo voa .

Shogun era superestimado? Sinceramente  nunca fui fã dele, mas até antes daquela  luta ele era o cara , Lyoto era imbatível  e nesse ano deu trabalho ao próprio  Jones ou início de 2012 ganhando um rounds mas aquela queda com cotovelada foi genial, Shogun tinha muuti potencial  , aquela  luta o que o Marreta fez o Shogun poderia ter feito melhor , acho qie Sinceramente  era  o único da 93 que se morasse nos EUA com o Rafael  poderia vencer o Jones.

Shogun preferiu a família , o churrasco  e doces , se for feliz assim , ótimo. 

 

Mas ali vc viu o Jones  pronto em pouco tempo e ele foi melhorando  em cada luta tirou Rampage e Rashad pra nada .

Depois  o Lyoto deu um trabalho  mas massacre , Belfort  trt muita gente boa entre 23 a 25 anos naquela época só o Aldo era assim mas o brasileiro

treinava desde dos 16 , Jones começou aos 20 no MMA  aos 21 estava no UFC.

Até o Rafael  Cordeiro  falou na época a hora de ganhar do Jones  é  agora ele vai melhorar absurdo ainda .. não  deu uma surra em todos os aspectos..

E se ele tiver ainda bem 35 é  novo ele motivado  acaba com Aspinall  , Jones Sinceramente  não  sei se já existiu alguém capaz de vence-lo

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

essa luta me deu muita agonia pq além do talento do Jones que era relativamente desconhecido, o Shogun estava literalmente mancando no octagon pq apressou a volta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
8 minutos atrás, bigby disse:

essa luta me deu muita agonia pq além do talento do Jones que era relativamente desconhecido, o Shogun estava literalmente mancando no octagon pq apressou a volta.

Ali o Shogun morreu NUNCA  mais foi o mesmo. 

Existem  derrotas que  matam o atleta.

Wand vs Cro Cop 

Jon Jones  vs Shogun

Anderson  vs Weidman 

Aldo vs McGregor. 

Cigano vs Velásquez. 

Algo se quebra no espírito, na cabeça( neurológico) e psicológico.

Não  existe o Aldo tomar um nocaute em 7 segundos. 

Anderson  quebra uma perna  e ficam a mesma coisa de antes ?

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
12 horas atrás, brunogandhi88 disse:

Ele era favorito nas casas de aposta mesmo, mas aqui no PVT (época saudosa), Shogun era considerado favorito. Havia um pouco de pachecada, e também o fato de que Shogun sempre foi muito superestimado aqui no PVT. Muita gente dizia que Jones apanharia em cima ou embaixo, pois mesmo que o brasileiro fosse derrubado, a guarda dele seria muito boa. Eu fui o único (até onde me consta) que vaticinou que Jones não apenas venceria, mas massacraria. Para mim, era óbvio que a frágil defesa de quedas do brasileiro aliada ao GnP devastador do americano seria péssimo para o brasileiro, mas não esperava que nosso curitibano fosse apanhar tanto em pé também. Lembro que, mesmo após o massacre, muita gente dizia que Shogun entrou despreparado e que numa revanche, a história seria diferente. Acredito que chute boxer seria massacrado em qualquer época.

Minha memória não resgata o q era discutido aqui, por mais q esteja aqui desde 2005 se não me engano, mas me recordo mto bem de me reunir com amigos p assistir essa luta e todos apostavam se JJ venceria, a questão era em qto tempo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Shogun é lenda! Mas certamente sua desmotivação para a luta aflorou muito precocemente. Caso contrário, teria ido muito mais longe.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
11 horas atrás, NEGO DÁGUA disse:

Ali o Shogun morreu NUNCA  mais foi o mesmo. 

Existem  derrotas que  matam o atleta.

Wand vs Cro Cop 

Jon Jones  vs Shogun

Anderson  vs Weidman 

Aldo vs McGregor. 

Cigano vs Velásquez. 

Algo se quebra no espírito, na cabeça( neurológico) e psicológico.

Não  existe o Aldo tomar um nocaute em 7 segundos. 

Anderson  quebra uma perna  e ficam a mesma coisa de antes ?

 

O Aldo na verdade foi um.soco só. Como o McGregor havia dito que faria meses antes. Foi triste. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, The Joker disse:

O Aldo na verdade foi um.soco só. Como o McGregor havia dito que faria meses antes. Foi triste. 

bote tristeza nisso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
10 minutos atrás, pipo disse:

bote tristeza nisso

Lembro que estava com uma ex noiva na cama ela dormindo  e eu acordado quando  aconteceu eu gritei : Caralho , ela se assustou e disse " parece que um parente seu  morreu ".

Tamanha tristeza  por mais que ele diga que não  , ali foi algo nunca superado, UFCnem uma  revanche  lhe deu .

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Postado (editado)
5 horas atrás, NEGO DÁGUA disse:

Lembro que estava com uma ex noiva na cama ela dormindo  e eu acordado quando  aconteceu eu gritei : Caralho , ela se assustou e disse " parece que um parente seu  morreu ".

Tamanha tristeza  por mais que ele diga que não  , ali foi algo nunca superado, UFCnem uma  revanche  lhe deu .

 

Na verdade Nego, o UFC ofereceu a revanche pro Aldo quando o RDA se machucou...O Aldo havia dito estar pronto e depois correu.

Pelo campeão que foi, merecia mais respeito, concordo 1000%. Mas ofereceram a revanche.

Pelo que o Conor fez e como fez, não consigo ver o Aldo ganhando do Conor. Mas pelo menos não seria tão brutal como foi.

O Aldo pode ter se recuperado daquilo, mas eu acho isso quase impossível. Até os números mostram isso. E pelo que sofro na minha vida sendo um completo anônimo, já mudo...Imagina alguém que fez o que ele fez...É totalmente compreensível que mude também.

 

Eu gosto do Conor, nada contra ele. Mas comigo, minha mulher tomou um susto quando o Conor lutou com o Khabib. De longe a luta que eu mais gostei de assistir na vida.

Não somente pelo Aldo, mas por tudo que o Conor fez com o Khabib, pra chegar no meio da luta e dizer :  São só negócios huahuahua. Demais !!!

Editado por The Joker

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, The Joker disse:

Na verdade Nego, o UFC ofereceu a revanche pro Aldo quando o RDA se machucou...O Aldo havia dito estar pronto e depois correu.

Pelo campeão que foi, merecia mais respeito, concordo 1000%. Mas ofereceram a revanche.

Pelo que o Conor fez e como fez, não consigo ver o Aldo ganhando do Conor. Mas pelo menos não seria tão brutal como foi.

O Aldo pode ter se recuperado daquilo, mas eu acho isso quase impossível. Até os números mostram isso. E pelo que sofro na minha vida sendo um completo anônimo, já mudo...Imagina alguém que fez o que ele fez...É totalmente compreensível que mude também.

 

Eu gosto do Conor, nada contra ele. Mas comigo, minha mulher tomou um susto quando o Conor lutou com o Khabib. De longe a luta que eu mais gostei de assistir na vida.

Não somente pelo Aldo, mas por tudo que o Conor fez com o Khabib, pra chegar no meio da luta e dizer :  São só negócios huahuahua. Demais !!!

Eu tinha  me esquecido  , realmente  o Aldo deu mole ali.

Sinceramente  o Aldo abandonou o kickboxing  ao menos de alto nível, eu falava com tido respeito  só Falcão  ( Emerson  Falcão) o cara não tinha nível para treinar  o Aldo , para luta do Peter Yan foi um menino chamado  Matheus sem expressão  alguma.

Veja na segunda luta contra o Max ele chutou pouco esse saiu marcado do octógono, Aldo quis lutar  boxe , Peter Yan ganhou o primeiro  round , depois foi pata o boxe,chutou bem mesmo sem o tempo correto da combinação. 

E deveria perder  para o McGregor  nocauteado a não  ser que  chutasse ,mesclasse  mas esse Aldo nunca existiu .

Se ele largar s perna e joelho ganha do cara se  vacilar luta  pelo cinturão 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso