Marinho Filho

CHARLES DO BRONX VISUALIZA VITÓRIA PERFEITA: "UM ROUND. UMA MÃO."

Recommended Posts

15 horas atrás, Timbó disse:

Depende de quais russos você tá falando

Existe todo um contexto histórico muito forte envolvendo questões étnicas na Rússia. Não vou me aprofundar muito pq não é o tema do tópico, mas existem dois "tipos" de russos:

Ruskis: é o russo étnico, eslavo. Exemplo: Fedor, Kharitonov, etc

Rossianin: são aqueles que possuem o passaporte russo, mas não são eslavos. Exemplo: Khabib, Makhachev, Amagov, etc 

Os rossianins fazem parte dos países do Cáucaso, como Daguestão e Chechênia, que seguiram anexados à Rússia pós-URSS, porém com inúmeras diferenças culturais e religiosas. Muito se brinca que russos bebem vodka pra caramba, mas os rossianins em sua enorme maioria são muçulmanos, então isso já seria impossível. Aliás, é óbvia a diferença física entre ambos os grupos, os rossianins fazem um perfil árabe/otomano, os ruskis aquele perfil de propaganda russa soviética, loiros, olhos azuis, etc

Onde quero chegar: a migração de lutadores do Daguestão/Chechênia pro MMA se deu há pouco tempo. Lembra de algum desses caras no Pride? No Strikeforce tinha apenas o Amagov de referência. Khabib, por exemplo, surgiu no UFC em 2012, depois dele vieram outros. A questão é que mesmo com pouco tempo de migração pro MMA ocidental, esses caras já fazem um baita barulho faz tempo, Khabib é considerado o maior peso leve da história, Makhachev atual campeão dos leves do UFC, Ankalaev era pra ter sido campeão dos meio pesados, Umar Nurmagomedov tá chegando nos galos com força, no Bellator o Usman Nurmagomedov é campeão dos leves, fora outros ótimos lutadores que vêm chegando no top 10/15 nos grandes eventos, e isso com um plantel bem menor se comparado a Brasil e EUA

 

Timbó, muito obrigado por esta aula. Você sabe demais do assunto!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
15 horas atrás, Timbó disse:

Tem dois pontos aí

1 - Volkanovski e Charles possuem jogos completamente distintos, além da óbvia diferença física entre ambos. É mais "fácil" o Makhachev trabalhar seu wrestling contra um cara alto e esguio como o Charles do que contra um anão como o Volka

2 - Aí eu já peço a opinião dos demais colegas, mas a trocação do Makhachev tá muito longe de ser ruim. Pelo contrário, pelo o que já li e vi de análises, sempre elogiam, principalmente a parte defensiva de seu striking

1- Concordo. O centro de gravidade do Charles favorece muito mais a queda do que o do Volka.

2 - A trocação dele é muito boa sim, com boas sequencias e potência e  boa pegada. Contra isso um one puch não dá. Se fosse um Wand da vida, com sequencias longas e punch em praticamente todos os golpes, aí dificultava. Mas one punch fica difícil. E não acredito que o Charles consiga cansar o Islam, acho até que o inverso pode acontecer. A saída para o brasileiro a meu ver seria bastante movimentação e pressionar com sequencias, especialmente de golpes retos. E fazer de tudo para não cair por baixo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
19 horas atrás, Timbó disse:

Tem dois pontos aí

1 - Volkanovski e Charles possuem jogos completamente distintos, além da óbvia diferença física entre ambos. É mais "fácil" o Makhachev trabalhar seu wrestling contra um cara alto e esguio como o Charles do que contra um anão como o Volka

2 - Aí eu já peço a opinião dos demais colegas, mas a trocação do Makhachev tá muito longe de ser ruim. Pelo contrário, pelo o que já li e vi de análises, sempre elogiam, principalmente a parte defensiva de seu striking

Eu acho que para um wrestler, a trocação dele é boa, mas não é boa realmente.

O Volkanoviski deu dois knockdown nele. O primeiro foi bizarro... Um direto que entrou limpo sem nenhuma reação. Nem a guarda estava posta. O Makhachev joga bastante cruzadão e uns mata-cobra. Ele tem bons chutes altos... Nisso ele é realmente bom.

Mas a trocação dele está bem longe da trocação de um striker real. Por isso eu acho que o Charles pode vencê-lo nessa área.

O que o Charles não pode fazer é lançar aqueles golpes malucos que dão a chance de o oponente acertá-lo. Tipo, em todas as lutas que o Charles venceu contra os tops da divisão, ele quase foi nocauteado para então voltar e virar a luta. Isso não funciona sempre. Nem sempre dá pra contar com isso. E eu acho que ele aprendeu isso na primeira luta entre eles.

Tipo o golpe que deu início à finalização veio de uma voadora que o Charles deu sem nenhum tempo, espaço, nada... O Makhachev teve a maior tranquilidade do mundo pra escolher o golpe e conectar. Não dá pra viver só dessas coisas.

o Charles trabalhando a trocação com um pouco mais de calma, caminhando pra frente, que é seu estilo, mas sem atirar golpes ao vento, escolhendo bem onde colocar as mãos, pode vencer essa luta com certeza.

Agora, se for pra colocar uma mão, como ele mesmo disse no vídeo, e rezar pra aterrizar e vencer, vai se frustrar de novo. O Makhachev tem queixo, tem gás pra sobreviver a esse tipo de loteria e depois capitalizar a luta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Charles tem que focar na defesa em seu jogo. Tanto no chão qto em pé ele tem uma defesa péssima.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
4 horas atrás, junior-sjc disse:

Eu acho que para um wrestler, a trocação dele é boa, mas não é boa realmente.

O Volkanoviski deu dois knockdown nele. O primeiro foi bizarro... Um direto que entrou limpo sem nenhuma reação. Nem a guarda estava posta. O Makhachev joga bastante cruzadão e uns mata-cobra. Ele tem bons chutes altos... Nisso ele é realmente bom.

Mas a trocação dele está bem longe da trocação de um striker real. Por isso eu acho que o Charles pode vencê-lo nessa área.

O que o Charles não pode fazer é lançar aqueles golpes malucos que dão a chance de o oponente acertá-lo. Tipo, em todas as lutas que o Charles venceu contra os tops da divisão, ele quase foi nocauteado para então voltar e virar a luta. Isso não funciona sempre. Nem sempre dá pra contar com isso. E eu acho que ele aprendeu isso na primeira luta entre eles.

Tipo o golpe que deu início à finalização veio de uma voadora que o Charles deu sem nenhum tempo, espaço, nada... O Makhachev teve a maior tranquilidade do mundo pra escolher o golpe e conectar. Não dá pra viver só dessas coisas.

o Charles trabalhando a trocação com um pouco mais de calma, caminhando pra frente, que é seu estilo, mas sem atirar golpes ao vento, escolhendo bem onde colocar as mãos, pode vencer essa luta com certeza.

Agora, se for pra colocar uma mão, como ele mesmo disse no vídeo, e rezar pra aterrizar e vencer, vai se frustrar de novo. O Makhachev tem queixo, tem gás pra sobreviver a esse tipo de loteria e depois capitalizar a luta.

1 KD, o outro foi flashdown, que inclusive ele tbm deu um no Volkanovski no primeiro round, não é a mesma coisa que KD 

A trocação dele não é a de um striker real, mas isso a torna ruim? Mediana pra ruim é a trocação do Khabib. O striking do Islam, na minha visão, é muito bom

A principal surpresa da luta entre ambos foi justamente o Volka ter dado um puta sufoco no grappling e o Islam ter se sobressaído em pé em vários momentos da luta 

Sobre o Charles, o início do fim pra ele naquela luta foi exatamente um baita direto que o Makhachev acertou logo no início do primeiro round, ali o Charles claramente sentiu e afetou todo o restante da luta. E realmente, o estilo do Charles favorece pra que ele seja vulnerável em pé, mas como vc mesmo disse: ele sempre fez isso. Até onde sei, não buscou mudanças de treinamento e treinadores em relação a trocação, então mudança nesse sentido creio que seja difícil

Caminhar pra frente contra o Islam soltando golpes é uma estratégia, porém com a certeza de que a tentativa de queda vai vir

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
14 horas atrás, junior-sjc disse:

Eu acho que para um wrestler, a trocação dele é boa, mas não é boa realmente.

O Volkanoviski deu dois knockdown nele. O primeiro foi bizarro... Um direto que entrou limpo sem nenhuma reação. Nem a guarda estava posta. O Makhachev joga bastante cruzadão e uns mata-cobra. Ele tem bons chutes altos... Nisso ele é realmente bom.

Mas a trocação dele está bem longe da trocação de um striker real. Por isso eu acho que o Charles pode vencê-lo nessa área.

O que o Charles não pode fazer é lançar aqueles golpes malucos que dão a chance de o oponente acertá-lo. Tipo, em todas as lutas que o Charles venceu contra os tops da divisão, ele quase foi nocauteado para então voltar e virar a luta. Isso não funciona sempre. Nem sempre dá pra contar com isso. E eu acho que ele aprendeu isso na primeira luta entre eles.

Tipo o golpe que deu início à finalização veio de uma voadora que o Charles deu sem nenhum tempo, espaço, nada... O Makhachev teve a maior tranquilidade do mundo pra escolher o golpe e conectar. Não dá pra viver só dessas coisas.

o Charles trabalhando a trocação com um pouco mais de calma, caminhando pra frente, que é seu estilo, mas sem atirar golpes ao vento, escolhendo bem onde colocar as mãos, pode vencer essa luta com certeza.

Agora, se for pra colocar uma mão, como ele mesmo disse no vídeo, e rezar pra aterrizar e vencer, vai se frustrar de novo. O Makhachev tem queixo, tem gás pra sobreviver a esse tipo de loteria e depois capitalizar a luta.

Aí meu amigo,  beleza?

Cara a trocação  do Charles  também  não ve isso tudo, até o caminhar dele, muitas vezes  é errado, vai para  cima com tudo , vc viu o Islan mandou um direto praticamente  de encontro.

Charles  tem uma trocação  um tanto própria também  em alguns aspectos, similares ao Islan.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 8/29/2023 at 3:00 PM, digo138 disse:

Tem toda razão bro. Essa bagagem na transição das quedas da uma grande vantagem pros caras. O Jiu Jitsu apesar de começar em pé, não se da a mesma ênfase no jogo de quedas.. E ainda tem essa turma que sempre puxa pra guarda , que são fenômenos no Jiu Jitsu e NOGI, que quando resolvem ir pro MMA sofrem pra conseguir botar a luta no chão. BAteu de frente com um wrestler de ponta, poucos conseguem derrubar.

 

 

Exato, tá ai a dificuldade do cara que vem do JJ esportivo e o cara bom em pé aqui do Brasil não sabe lidar com alguém tentando queda tbm, ficam enrolados ali naquele jogo de grade e se perdem, perdem punch, caem por baixo, não sabem se movimentar tbm pra defender queda. A transição é foda, a parte mais dificil.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 8/29/2023 at 9:39 AM, oxeboxing disse:

O ponto é que antes dos anos 90 principalmente nos anos 20 e 30 no Brasil todo mundo que praticava alguma coisa misturava grappling e strike com treino de transição, isso se perdeu depois que as competições de modalidades ficou extremamente popular, o grande trunfo dos Russos foi transformar a mistura em modalidade esportiva de forma organizada, por isso eles são bons em transição. É raro mas ainda acha, como na minha academia, treino de jiu-jitsu que foca em trasição, misturas, nessa pegada vale-tudo dos anos 30. 

Sobre o distanciamento me permita amigavelmente discordar irmão, os Russos e os europeus do leste em geral e oriente médio também, tem evoluído bastante, mas o Brasil e os EUA ainda estão na frente de forma disparada, os EUA pela profissionalização séria e o Brasil pelo material humano, o material humano brasileiro pra luta continua sendo o melhor do mundo em esportes de combate. 

a sua academia é a exceção da exceção pelo que você relata, já vi uns posts que você comenta os treinos. Te falo que eu hoje não me empolgo de treinar chão porque é um jogo muito de esportivo, não vejo muito valor naquilo.

Brasileiro tem quantidade talvez, qualidade eu vejo lá e não conheço a fundo também pra poder dar uma opinião embasada mas pelos resultados que eu vejo hoje em dia olhando o cenário global do MMA (não só UFC) eu to vendo a Rússia tomar o lugar do Brasil sim. EUA eu concordo que hoje é o número 1, isto não tem discussão.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora