Rucci

Sobre a falta de sentido da proibição de joelhadas em um oponente no chão.

Recommended Posts

Vou deixar o vídeo original em inglês para quem fala o idioma, mas vou deixar aqui um resumo do que é comentado.

O vídeo é basicamente uma crítica a regra que proíbe joelhadas em um oponente em 3 apoios e usa como justificativa algumas táticas adotadas por lutadores para explorarem essa regra tornando em uma vantagem uma posição que numa luta real seria extremamente perigosa. Para exemplificar, ele usa o Sterling que, como na imagem inicial do vídeo, se mantém repetidamente nessa posição sabendo que o lutador em pé não terá opções além de deixar a luta voltar em pé ou entrar numa posição desvantajosa onde pode ser quedado. Ele argumenta que foi justamente na tentativa de fazer uso dessa regra que ele foi acertado pelo Petr Yan,

Outro ponto relevante que foi levantado é que, por causa da regra, um striker não pode tirar vantagem de um sprall bem sucedido, ficando a mercê de um wrestler que pode tranquilamente continuar tentando quedas em sequência, já que não pode ser acertado com a técnica mais apropriada no caso de falha, ou seja, uma joelhada. Enfim, é um assunto que eu já discuti aqui no fórum algumas vezes e creio que é uma mudança necessária nas regras, já que cria situações que artificialmente privilegiam os grapplers.

Arrisco dizer inclusive que grande parte do sucesso do gameplain dos lutadores daguestaneses vem da impossibilidade de um striker contragolpear efetivamente após uma tentativa queda mal sucedida por causa da limitação imposta pelas regras. Na posição em que se encontra o sterling, um striker não teria outra opção senão entrar no alcance de uma catada de perna para tentar atacar com socos. O que seria impensável numa situação real.

Editado por Rucci

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

concordo totalmente que so prejudica a dinâmica da luta... 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
17 horas atrás, André Filho disse:

@Rucci Concordo plenamente e pra mim o mesmo vale para as pedaladas.

Concordo e vou ainda além, por mim voltava o tiro de meta também. Isso acabaria com artifícios como o que o Kron usou para praticamente não lutar.

E por conta dessa diferença de regras tenho assistido muito mais o One.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
On 5/10/2023 at 10:27 AM, Rucci said:

Outro ponto relevante que foi levantado é que, por causa da regra, um striker não pode tirar vantagem de um sprall bem sucedido, ficando a mercê de um wrestler que pode tranquilamente continuar tentando quedas em sequência, já que não pode ser acertado com a técnica mais apropriada no caso de falha, ou seja, uma joelhada. Enfim, é um assunto que eu já discuti aqui no fórum algumas vezes e creio que é uma mudança necessária nas regras, já que cria situações que artificialmente privilegiam os grapplers.

Então como falei em outro tópico eu continuo a dizer que as regras consolidadas modernas do MMA favorecem muito os Wrestlers em específico pois são esses atletas com esse esporte de origem que abusam e usam dessas regras em muitos momentos dessa luta por exemplo ficou uma impressão de que eles estavam trocando Wrestling puro e isso tira toda a dinâmica e possibilidades da luta, o OneFc é muito foda por na Ásia permitir muita coisa pra equilibrar o jogo. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
20 horas atrás, oxeboxing disse:

Então como falei em outro tópico eu continuo a dizer que as regras consolidadas modernas do MMA favorecem muito os Wrestlers em específico pois são esses atletas com esse esporte de origem que abusam e usam dessas regras em muitos momentos dessa luta por exemplo ficou uma impressão de que eles estavam trocando Wrestling puro e isso tira toda a dinâmica e possibilidades da luta, o OneFc é muito foda por na Ásia permitir muita coisa pra equilibrar o jogo. 

Concordo, as regras tem de equilibrar as possibilidades de  cada tipo de jogo com a segurança. Pra mim, até poderia ter uma regra para evitar chute na cabeça de um oponente caído após um knock down, por exemplo. Mas fazer disso uma regra geral, como é atualmente, dá brechas para exploração sem sentido dela, caso descarado do Sterling, que inclusive levou uma cinta por essa via vergonhosa.
 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hour ago, Rucci said:

Concordo, as regras tem de equilibrar as possibilidades de  cada tipo de jogo com a segurança. Pra mim, até poderia ter uma regra para evitar chute na cabeça de um oponente caído após um knock down, por exemplo. Mas fazer disso uma regra geral, como é atualmente, dá brechas para exploração sem sentido dela, caso descarado do Sterling, que inclusive levou uma cinta por essa via vergonhosa.
 

A questão é que nem do ponto de vista da segurança tem uma coerencia, qual a diferença dessa joelhada pra se ele não tivesse de 3 apoios? Ou alguma joelhada com o cara em pé abaixado? Só vejo essa situação pra beneficiar o wrestler mesmo...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, hvalentim disse:

A questão é que nem do ponto de vista da segurança tem uma coerencia, qual a diferença dessa joelhada pra se ele não tivesse de 3 apoios? Ou alguma joelhada com o cara em pé abaixado? Só vejo essa situação pra beneficiar o wrestler mesmo...

Supostamente essa regra seria para evitar tiro de meta ou que um lutador grogue recebesse um golpe perigoso sem chance de defesa mas. da forma como a regra está posta, o que ocorre é que lutadores oriundos do wrestling, ou grapplers em geral, tentam tirar vantagem dela, sendo o Sterling o maior exemplo, embora esteja longe de ser o único. Quem não se recorda do Jones sempre indo de encontro aos adversários em 3 ou 4 apoios no primeiro round? Até quase tomar uma bica do TRT Belfort, olhar pro Herb Dean e este dar de ombros e ele parar com essa palhaçada. Acho que se o objetivo é evitar o perigo, o melhor seria informar que é proibido aplicar chutes na cabeça de um lutador que tomou um knock down e pra garantir que um atacante atacante soubesse quando, poderiam deixar obrigatório o árbitro central anunciar quando considera que isso ocorreu. Ele poderia gritar "down", por exemplo, e a partir desse momento o atacante não poderia mais chutar a cabeça de um lutador caído até que a luta voltasse em pé.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
40 minutes ago, Rucci said:

Supostamente essa regra seria para evitar tiro de meta ou que um lutador grogue recebesse um golpe perigoso sem chance de defesa mas. da forma como a regra está posta, o que ocorre é que lutadores oriundos do wrestling, ou grapplers em geral, tentam tirar vantagem dela, sendo o Sterling o maior exemplo, embora esteja longe de ser o único. Quem não se recorda do Jones sempre indo de encontro aos adversários em 3 ou 4 apoios no primeiro round? Até quase tomar uma bica do TRT Belfort, olhar pro Herb Dean e este dar de ombros e ele parar com essa palhaçada. Acho que se o objetivo é evitar o perigo, o melhor seria informar que é proibido aplicar chutes na cabeça de um lutador que tomou um knock down e pra garantir que um atacante atacante soubesse quando, poderiam deixar obrigatório o árbitro central anunciar quando considera que isso ocorreu. Ele poderia gritar "down", por exemplo, e a partir desse momento o atacante não poderia mais chutar a cabeça de um lutador caído até que a luta voltasse em pé.

Entendi, eu sou contra sempre o subjetivo, mas nesse caso bem melhor deixar em aberto como por exemplo o árbitro pune dedo no olho, golpe baixo...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 5/10/2023 at 2:06 PM, André Filho disse:

@Rucci Concordo plenamente e pra mim o mesmo vale para as pedaladas.

pedalada é um absurdo total. O chute em 3 apoios ainda tem a justificativa de danos serem serios. Ja a pedalada só visa ajudar os wrestlers.

mesma coisa, proibir cotovelada norte sul, e deixar as leste oeste...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, Rucci disse:

Supostamente essa regra seria para evitar tiro de meta ou que um lutador grogue recebesse um golpe perigoso sem chance de defesa mas. da forma como a regra está posta, o que ocorre é que lutadores oriundos do wrestling, ou grapplers em geral, tentam tirar vantagem dela, sendo o Sterling o maior exemplo, embora esteja longe de ser o único. Quem não se recorda do Jones sempre indo de encontro aos adversários em 3 ou 4 apoios no primeiro round? Até quase tomar uma bica do TRT Belfort, olhar pro Herb Dean e este dar de ombros e ele parar com essa palhaçada. Acho que se o objetivo é evitar o perigo, o melhor seria informar que é proibido aplicar chutes na cabeça de um lutador que tomou um knock down e pra garantir que um atacante atacante soubesse quando, poderiam deixar obrigatório o árbitro central anunciar quando considera que isso ocorreu. Ele poderia gritar "down", por exemplo, e a partir desse momento o atacante não poderia mais chutar a cabeça de um lutador caído até que a luta voltasse em pé.

lembrei do weidman tomando a joelhada do mousasi e metendo um migué

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, siso_ disse:

lembrei do weidman tomando a joelhada do mousasi e metendo um migué

Sim, Poirier vs Alvarez teve um lance similar também.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora